27 de agosto de 2024

Top 10: Cartas que ficaram piores depois da Errata


Eai galerinha, tudo bem?

Se você acompanha Yu-Gi-Oh! a algum tempo deve ter percebido que algumas cartas icônicas e poderosas não são mais como eram antes e devido a isso até caíram no esquecimento. Isso se deve ao fato de que sofreram a famigerada Errata. No post de hoje vamos analisar o impacto dessas mudanças e ranquear as cartas que ficaram significativamente mais fracas após receberem seus nerfs.

Recadinho

Gostaria de te convidar para conferir nosso conteúdo no Instagram, Youtube e Tiktok. Por lá publicamos vídeos e posts exclusivos. Seguindo no Instagram você também ficará por dentro do que postamos aqui no blog e podemos interagir de forma mais direta. Aproveite para dar uma olhada, e se gostar, nos siga!

O que é Errata?

São mudanças em qualquer parte do texto de uma carta que ocorre entre uma impressão e outra da mesma. Pode ser feita para diversos propósitos como para corrigir erros, atualizar a terminologia para os padrões modernos ou para esclarecer o que a carta faz para se tornar mais fácil de entender, como por exemplo o famoso PSCT (Problem-Solving Card Text).
Algumas erratas especificamente alteram a funcionalidade de uma carta, geralmente para torná-las mais fracas (nerf) com o objetivo de removê-las da banlist, como por exemplo neste caso que aconteceu em 2016:
Vamos ao ranking!

10º Lugar: Dark Strike Fighter 

ANTES: Você podia tributar 1 monstro para causar dano ao oponente igual ao nível dele x200.

AGORA: Você só pode usar esse efeito durante a sua MP1 e somente uma vez por turno.

Um dos primeiros monstros Synchros a serem banidos devido ao alto potencial de OTK, sofreu errata em 2015 e foi liberto com uma bela restrição hard once per turn. Se tem um tipo de deck que a Konami sempre odiou foi Burn e OTK. Não é a toa que o Cannon Soldier e a Catapult Turtle que tem efeitos similares (e não são hard once per turn) estão banidas no OCG. O que diferencia o Dark Strike Fighter é que ele é um synchro genérico e pode ser usado no Extra Deck para finalizar partidas por poder se auto-tributar para causar 1400 de dano, mas não é tão utilizado hoje em dia devido a existir opções melhores.

9º Lugar: Brain Control


ANTES: Você podia pagar 800 LP para tomar o controle de um monstro do oponente até o fim do turno.

AGORA: Você só pode tomar controle de monstros que podem ser invocados ou baixados normalmente.

Uma carta bem antiga que foi usada até no anime nas trapaças do Faraó e que recebeu uma errata fazendo com que não funcione com monstros mais modernos. O nerf foi tão grande que agora ela só permite roubar monstros que podem ser invocados normalmente ou baixados. Será que a errata foi feito dessa forma para não funcionar com os Deuses Egípcios como no anime?

8º Lugar: Imperial Order


ANTES: O efeito de todas as Magias são negadas e durante a sua fase auxiliar você pode pagar 700 LPs para manter essa carta no campo.

AGORA: Você DEVE pagar 700 LPs todo turno e somente se tiver menos do que isso de vida ela será destruída.

Uma carta que teve o efeito corrigido possivelmente para solucionar uma falha no design original, que permitia que o dono ativasse durante o turno do oponente para negar as Spells deve naquele turno e então optasse por não pagar os 700 LPs no começo do turno para tirar ela do campo e ativar suas Spells normalmente. Sinceramente eu prefiro mais essa versão que obriga o jogador a pagar os LPs fazendo com que ele tenha que dedicar mais recursos caso queira não usar mais ela, o que sugere que ela não possa ser usada por aqueles que não querem se restringir também.

EDIT: Mesmo após a Errata e sair da banlist, Imperial Order voltou a ser banida em 2022 por estar criando momentos feels bad aos jogadores do competitivo na época (principalmente devido ao deck Sky Striker), sendo assim a primeira carta da história a ser banida após receber a Errata.

7º Lugar: Sangan & Witch of the Black Forest



ANTES: Quando eram enviados do campo ao cemitério podiam adicionar um monstro com 1500 de ATK/DEF do deck para a mão.

AGORA: Você não pode ativar cartas ou efeitos de cartas com o mesmo nome da carta adicionada pelo resto do turno, e o efeito só pode ser usado uma vez por turno.

Holofote duplo para o sexto lugar já que esses dois receberam erratas juntos e são counterparts. Além de receberem o famoso hard once per turn, também impede que facilmente busque monstros pêndulo para rapidamente usar suas escalas ou realizar combos com as cartas recém adicionadas, já que hoje em dia com tantas invocações de Extra Deck é muito fácil ativar os efeitos deles de serem enviados ao cemitério. Finalmente depois de anos esses dois conseguiram se encontrar fora da banlist e Sanwitch não é mais tão inútil rsrs.

6º Lugar: Destiny Hero - Disk Commander


ANTES: Quando era invocado especialmente do cemitério você comprava 2 cartas.

AGORA: Não pode ser invocado especialmente do cemitério no mesmo turno que foi enviado para lá e o efeito de comprar 2 se tornou opcional, mas você só pode usar ele uma vez por DUELO.

A partir daqui as coisas começam a ficar sérias. O counterpart do Bubbleman recebeu duas grandes restrições para poder sair da banlist: um inédito Once per Duel e uma restrição que impede que ele seja revivido no mesmo turno que foi invocado do cemitério, o que pode ser um pouco chato. Realmente a Konami não quis que essa carta fosse abusada até mesmo fora do deck de Destiny HERO.

5º Lugar: Sinister Serpent

ANTES: Durante a fase auxiliar você podia adicionar esta carta do cemitério à mão.

AGORA: Se adicionar à mão, você deve banir uma carta com o mesmo nome do cemitério no final do próximo turno do oponente, e só pode retornar do cemitério à mão uma cópia por turno.

Uma carta bem antiga que inicialmente era muito usada em combinação com cartas de descarte (como Graceful Charity e Labyrinth of Nightmare), retornando para a mão todo turno para poder ser descartada novamente. Mesmo se invocada podia ser um monstro para bloquear um ataque todo turno, podendo ser usada em decks stall. Banida por muito tempo, retornou com uma restrição hard once per turn assim como outras cartas nesta lista. Além disso, o efeito de retornar também obriga a banir uma cópia dela do cemitério no final do próximo turno do oponente, fazendo com que quem a use prefira "segurar" ela na mão por um pouco mais de tempo antes de descartá-la novamente, sendo bem difícil encaixá-la em decks modernos.

4º Lugar: Crush Card Virus


ANTES: Por tributar 1 monstro TREVAS com 1000 ou menos de ATK destruída todos os monstros no campo e mão do oponente que tinha 1500 ou mais de ATK. Também checava se as próximas 3 cartas que o oponente comprava estavam nessa categoria e os destruía.

AGORA: O oponente não recebe dano no turno até o fim do próximo turno em que essa carta é ativada. Não checa mais as cartas compradas do oponente. No lugar disso o oponente pode OPTAR por destruir ATÉ 3 monstros com 1500 ou mais de ATK do próprio deck.

Uma das armadilhas mais fortes já lançadas e que causou estragos no game de muita gente quando era liberada. Hoje em dia por mais que o poderoso efeito principal de limpar a mão e campo do oponente tenha sido mantido, o drawback de dar ao oponente praticamente 3 Foolish Burial de graça a torna muito ruim, pois muitos decks têm formas de abusar disso o que pode ser uma armadilha para o próprio jogador que a ativou.

3º Lugar: Ring of Destruction


ANTES: Você destruía qualquer monstro no campo e causava dano simultaneamente aos dois jogadores igual ao ATK do monstro.

AGORA: Só pode ser usada durante o turno do oponente; só pode alvejar monstros do oponente com ATK menor que a vida atual dele; o dano é com base no ATK original do monstro; você recebe o dano primeiro; o dano causado ao oponente é igual ao dano que você recebeu; só pode ativar uma cópia por turno.

Mais uma carta nostálgica do anime e extremamente poderosa nos primórdios do game que precisou ficar banida. A errata tirou um dos principais combos dessa carta, que era destruir um monstro próprio com uma boa quantidade de ATK para finalizar o oponente. Outra dituação problemática era que poderia facilmente causar EMPATE no duelo já que o dano era infligido simultaneamente aos dois jogadores, e a Komoney não gosta nada dessa ideia. Agora além do dono da carta receber dano primeiro, o dano causado ao oponente é igual ao dano que ele recebeu, e não pode ser maior que a própria vida do oponente, impossibilitando que vença o duelo imediatamente e que cartas como o Ring of Defense ou semelhantes sejam usadas para reduzir o dano, como era feito no anime. 

2º Lugar: Dark Magician of Chaos


ANTES: Quando invocado você podia imediatamente recuperar uma magia do cemitério.

AGORA: Só recupera a Magia do cemitério no fim do turno que é invocado, precisando estar virado para cima até lá; só pode usar efeito uma vez por turno.

O efeito de reciclar qualquer magia do cemitério é poderoso, ainda mais se não tiver restrições e for uma época onde muitas magias fortes eram limitadas ou semi-limitadas. A primeira versão desse mago tinha uma interação muito boa com Monster Reborn, podendo criar um loop que podia ser difícil pro oponente lidar. A versão corrigida e legalizada ativa seu efeito apenas no final do turno que é invocada, obrigando o jogador a mantê-lo no campo até lá, o que dá ao oponente oportunidade de resposta. Além de que não pode mais ser usado para recuperar sua própria resposta ao campo do oponente (Raigeki, Harpie's Feather Duster) com consistência. Tudo isso aliado ao clássico hard once per turn que impede que múltiplas magias sejam recuperadas no mesmo turno. Pelo menos não mexeram no efeito de banir os monstros que ele destrói em batalha hehe

1º Lugar: Chaos Emperor Dragon - Envoy of the End


ANTES: Por pagar 1000 LPs, envia todas as cartas da mão e campo de ambos os jogadores ao cemitério e causa 300 de dano ao oponente por cada carta enviada ao cemitério por este efeito.

AGORA: Causa dano apenas pelas cartas enviadas ao cemitério do oponente pelo efeito, e você não pode ativar outras cartas ou efeitos no turno que usa esse efeito (nem antes).

O top 1 não podia ser outro, essa carta recebeu uma das erratas mais brutais de todos os tempos para conseguir sair da lista, que é a restrição de que nenhuma outra carta ou efeito pode ser usada no mesmo turno que o efeito dele é ativado, nem antes e nem depois. Ou seja, o jogador não pode nem usar efeitos das cartas que foram enviadas ao cemitério pelo efeito, o que provavelmente vai deixá-lo com a mão zerada durante o próximo turno inteiro do oponente caso ele não vença no mesmo turno. A parte de causar dano também foi nerfada, multiplicando somente por cada carta enviada ao cemitério do oponente, o que dificulta combos que enchem o campo primeiro. Tudo isso transformou ela em uma carta muito situacional de ser usada, precisando das condições certas para funcionar. Ainda assim é um monstro fácil de invocar em Deck Chaos, mas o BLS é uma opção melhor com os mesmos status.

Menção Honrosa: Firewall Dragon

ANTES: Uma vez enquanto estiver virada para cima no campo pode retornar monstros no campo ou GY igual ao número de monstros linkados a ele. Se um monstro que ele aponta é destruído em batalha ou enviado ao GY de outra forma, você pode invocar 1 monstro da mão.

AGORA: Só pode usar cada efeito uma vez por turno, e só pode invocar monstros do tipo Cyberse da mão.

O primeiro "monstro ás" de protagonista do anime a sofrer uma Errata e por isso ocupa essa posição. A Konami realmente achou que poderia lançar uma carta com um efeito quase sem restrições que os jogadores não encontrariam uma forma de abusar e formar combos malucos. Regra número 1 do desenvolvimento de jogos: Não subestime seus jogadores.

Outras Erratas

Não coloquei nesse top 10 cartas menos genéricas ou que não tiveram tanto impacto competitivo ao longo dos anos como por exemplo Exchange of the Spirit, Temple of the Kings e Future Fusion, mas podemos discutir nos comentários essas e outras não citadas. Para você qual foi a carta que mais sofreu com a errata (seja ela qualquer tipo)? Você acha que a Konami deveria nerfar mais cartas para tirar elas da banlist? Comente.
Ou siga para um dos posts abaixo:


Até mais! 

2 Comentários:

Anônimo disse:
27 de agosto de 2024 às 20:43

Faz das cartas que ficaram melhores depois da errata

Cyberblu disse:
28 de agosto de 2024 às 09:25

Acho que não existem tantos casos para fazer um top :c

Postar um comentário

O que Deseja Encontrar?