19 de agosto de 2024

O Rush Duel vai ser lançado no TCG ou já é tarde?


Eai galerinha, tudo bem?

Neste post vamos explorar se o Rush Duel têm chances de ser lançado no TCG e o que isso pode significar para os jogadores.  

O que é Yu-Gi-Oh! Rush Duel:

(Galactica Oblivion: Um monstro de Rush Duel do tipo Galaxy)

Em 2020 o anime Yu-Gi-Oh! Sevens foi lançado no Japão junto com o novo formato Yu-Gi-Oh! Rush, quase completamente diferente do Master Duel em questão de regras e até mesmo template de cartas. Dentre as principais diferenças, estão:
  • Cada jogador tem 3 Zonas de Monstro e 3 Zonas de Spell/Trap (igual ao Speed Duel).
  • No início do turno, ao invés de comprar 1 carta, o dono do turno compra cartas até possuir 5 na mão.
  • Um jogador pode fazer quantas Normal Summons no turno ele quiser e não existe Main Phase 2.
  • Alguns tipos de cartas não existem no Rush Duel (ainda), como Spells (Continuous e Quick-Play), Traps (Counter e Continuous), e invocações Rituais e de Extra Deck (exceto Fusion).
  • O Rush Duel tem um tipo de invocação exclusivo (Maximum Summon) e tomou liberdade para criar tipos de monstro exclusivos como Galaxy, Magical Knight, High Dragon, entre outros.
  • Algumas cartas recebem o rótulo "LEGEND". Cada jogador só pode ter 3 cartas lendárias em seu deck (1 Monstro, 1 Magia e 1 Armadilha).
  • Cada carta só pode ter um efeito, e por padrão o efeitos de monstros só podem ser ativados uma vez por turno enquanto estiverem virados para cima. 
De modo geral o Rush Duel é projetado para ser mais dinâmico e com turnos e partidas mais rápidas.

Por que o Rush Duel pode ser lançado no TCG em breve?

Ao mesmo tempo que o Rush Duel foi lançado no OCG, o TCG tinha recebido recentemente outro formato novo: Os Speed Duels, com regras semelhantes ao jogo de celular Duel Links que estava fazendo sucesso na época. Até hoje, os Rush Duels não chegaram ao TCG e o formato Speed Duel não chegou ao OCG.

O Rush Duel já chegou globalmente no Duel Links ano passado com o mundo Sevens e há boatos de que esse ano o mundo do Go Rush vai ser adicionado.
 
Com o recém anúncio que o Speed Duels no TCG estaria fazendo uma "pausa" e que pelo menos mais dois produtos seriam lançados antes disso, muitos acreditam que essa pode ser a oportunidade perfeita para lançar o Rush Duel no TCG. Mas será que é mesmo uma boa ideia? 

O sucesso do Rush Duel no Japão


Recentemente saiu uma lista dos card games mais lucrativos no Japão. O Yu-Gi-Oh! OCG ocupa o segundo lugar, sendo um dos líderes do mercado. Já o Rush Duel aparece em 9º lugar, registrando um faturamento de 1 bilhão de ienes, quase o dobro em comparação ao ano anterior, com um crescimento impressionante. Esse aumento significativo indica que o Rush Duel está ganhando cada vez mais popularidade no Japão, superando o crescimento de qualquer outro card game na lista. Com isso podemos deduzir que o que a Konami está fazendo com o Rush Duel está dando muito certo.

Diferenças entre Rush Duel e Master Duel

(Sevens Road Magician e Elemental HERO Shining Flame Wingman na raridade Over Rush Rare)

Uma das sacadas do Rush Duel foi focar mais no aspecto colecionável das cartas, trazendo cartas borderless (Over Rush Rare) e cartas com artworks alternativas, o que agregam muito valor aos produtos e incentivam o farm por essas cartas raríssimas.

Esse elemento por exemplo já era visto em outros card games de sucesso (a maioria da lista) como o próprio Pokémon (o nº1 em vendas), Duel Masters, Weiß Schwarz, Vanguard, MTG. Yu-Gi-Oh! foi o último a "entender" que essa estratégia vende, não é a toa que está trazendo cada vez mais artes alternativas para o master duel também.

A introdução de temas clássicos como Blue-Eyes e Elemental HERO com cartas exclusivas, com mecânicas e estilo de jogo reimaginados para o formato é outro ponto que atrai bastante e também ajuda a convencer jogadores do Master adentrarem ao Rush, apesar de não ser o foco deles fazer com que seus próprios jogadores troquem de lado.


(Mystical Elf, Kanan, La Moon e Dian Keto no Rush Duel)

Porém, o design das cartas é voltado muito mais para o ponto de vista oriental, com uma estética mais kawaii em muitos casos, e referências regionais e folclóricas que um jogador do TCG não saberia identificá-las logo de cara. De modo geral o "tom" é muito menos sério, o que agrada mais o público-alvo de lá. Ele se permite ser caricato mais vezes do que se permite ser sério, com o artwork de algumas cartas parecendo até recortes de cenas do anime. 

Esse traço compete diretamente com os card games da concorrência, que também são voltados para um público mais jovem e mais antenados nos animes.

O lado mais sério fica por conta de cartas de decks de personagens pontuais da animação, por algumas cartas exclusivas do card game, e pela revisitação às cartas clássicas, que geralmente recebem uma arte atualizada e com mais detalhes do que sua versão do Master Duel lançadas a mais de 20 anos atrás.

Timing Perdido?


Atualmente já faz 4 anos que o Rush Duel foi lançado no OCG, e possui dois animes: Sevens, que teve 92 episódios, e Go Rush, que atualmente tem quase 120 episódios (e provavelmente terá uns 150) e em questão de história se passa tanto antes quanto depois do Sevens, com personagens e "arquétipos" semelhantes.  

Além disso são mais de 2000 cartas já lançadas, espalhadas entre decks pré-construídos, booster packs, e cartas promocionais. Apesar de possuir imports de cartas que existem no Master Duel, o layout do Rush é também diferente. Com isso em mente, podemos pensar que seria impossível o formato existir no TCG da mesma forma que existe no OCG, e seria difícil vender as cartas "mais fracas" sabendo que existem cartas "mais fortes" que já existem do outro lado do mundo e que serão lançadas no próximo pack.

Quando o Yu-Gi-Oh! TCG nasceu lá em 2002, o jogo já fazia sucesso de vendas no Japão desde 1999, com 3 anos de produtos lançados, e a Konami teve que dar um jeito de espremer vários boosters em um (Legend of Blue-Eyes White Dragon) e dois starter decks (Yugi e Kaiba), e apesar de muitas cartas terem sido importadas posteriormente, muitas outras permanecem exclusivas do OCG até hoje (O Speed Duel até tentou trazer algumas). 

Se o Rush Duel fosse lançado em breve no TCG, esse mesmo cenário iria se repetir, já que em algum momento teriam que priorizar as cartas novas no lugar das antigas. De qualquer forma, o lançamento teria que acontecer em algum momento, e quanto antes menor seria essa diferença.

Como o Rush Duel poderia funcionar no TCG?


Uma abordagem que a Konami pode fazer é trazer o formato em si, porém com cartas exclusivas para o TCG, se desvinculando da "leva inicial" dos dois animes e focando no que faz sucesso aqui no ocidente. Poderia trazer os monstros clássicos como o Mago Negro e o Dragão Branco de Olhos Azuis e seus respectivos decks nas versões Rush, por exemplo, e a partir disso ir aos poucos importando cartas do OCG. 

Poderiam até mesmo seguir uma abordagem semelhante ao Speed Duel e lançar caixas com decks pré-construídos para facilitar a entrada no formato, com decks prontos dos personagens do anime aproveitando que a dublagem em inglês já existe.

Outra abordagem seria o lançamento de produtos exclusivos e mega packs como foi quando foi lançado o jogo em Asian-English, com Creation Packs contendo 200 cartas essenciais para montagem de diversos decks e arquétipos, e Essential Selections, contendo staples e engines

Depois de alguns lançamentos assim os packs seguintes poderiam ser lançados em conjunto com o OCG tranquilamente, com um número maior de cartas do que a versão original para acomodar mais importações. No Japão cada pack normal tem em média 60 cartas com 5 cartas por pack, então na versão TCG poderia ter 100 ou 120 com 9 cartas por pack, o que não fugiria muito do que estamos acostumados por aqui, inclusive com cartas exclusivas para nós.

O problema é que provavelmente a Konami teria que lançar muitos produtos em pouco tempo inicialmente para construir uma boa card pool, ao mesmo tempo que tem que vender outros produtos importados e produtos exclusivos e convencer os donos de lojas a comprarem os produtos na promessa de que vão conseguir revender mais um formato enquanto os produtos do Speed Duel ainda estão empoeirados nas prateleiras

Outro desafio, talvez o maior deles, seria atrair novos jogadores sem perder os do Master Duel. Sabemos que Yu-Gi-Oh! afastou muitos jogadores ao longo do tempo devido ao aumento da complexidade e ao power creep, e resgatar esses jogadores para um novo formato poderia ser um dos primeiros passos para construir uma base.

Não é uma missão impossível, ainda mais para uma empresa multibilionária que deve ter vários setores de pesquisa de mercado e desenvolvimento de produto para fazer com que isso dê certo.  Ainda assim pode ser uma jogada arriscada considerando o panorama geral. 

Meu palpite: O Rush Duel vai ser lançado em algum momento para nós, talvez em paralelo com o lançamento de um novo anime no Japão ano que vem ou no final dessa série de core boosters, mas eu tenho fé.

E vocês, o que acham? Estão esperançosos para o Rush Duel no TCG ou preferem que o Speed Duel continue? Deixe sua opinião nos comentários! (Ou sigam para um dos artigos recomendados abaixo):
 
 
Até mais!

0 Comentários:

Postar um comentário


O que Deseja Encontrar?