29 de novembro de 2015

Konami e os jogadores, a eterna briga de opiniões.



Banlist: O Taboo dos jogadores com a Konami.

Hoje vamos falar dela, a aclamada Banlist, que causa diversas opiniões tanto entre os jogadores quanto contra a Konami, e vamos até criar a nossa própria!


Bem, antes de mais nada, quero dizer que essa é minha opinião como jogador, e não expressa a opinião da Nexus, além de claro não expressar a opinião de todos os jogadores. Dito isso, vamos prosseguir com nossa matéria.


Todos os jogadores, independente se jogam competitivamente ou se jogam casualmente, tem costume de seguir a Banlist divulgada pela tão amada empresa Konami, criadora dos Monstros de Duelo.
É muito comum que muitas pessoas fiquem ansiosas e curiosas pra saber o que vem na próxima lista, que antigamente era divulgada de 3 em 3 meses, e hoje em dia não tem data pré-definida para prazo de expiração. E que também, ultimamente não tem agradado muitos jogadores que se baseiam por ela, tanto por banir cartas que eles usam como por não banir ou limitar cartas que são consideradas OP.

Eu não sei se a Konami não se importa com a opinião dos jogadores ou se simplesmente considera as opiniões “erradas” e que mais os ajudem financeiramente, fazendo assim as pessoas comprarem suas cartas novas e esquecerem as antigas que eram boas concorrentes(Vulgo: Dragon Rulers).
Há muitas cartas que hoje estão banidas e que não seriam tão OP no Metagame atual e outras que estão liberadas e que frustram qualquer jogador profundamente quando são Spammadas em campo como se não fossem nada, o que em minha opinião, isso torna o jogo menos divertido, fazendo até com que jogadores percam a vontade de jogar, vendam suas cartas, desistam de decks que amavam ou comecem a julgar mal o nosso amado Cardgame Yu-Gi-Oh!.

Por isso hoje eu tento trazer para vocês, uma Banlist que eu acredito que tornaria o Metagame mais balanceado, entre cartas novas e antigas, valorizando ambos os tipos de jogadores, tanto os mais nostálgicos como os que se focam nas cartas mais atuais e fortes. E independente da sua escolha, acredito que Yu-Gi-Oh! deve ser divertido acima de tudo, para ambas as partes, porque uma pessoa pode se divertir em um duelo mesmo que perca ele, mas pelo menos consegue reconhecer que foi um bom jogo.

Bem, sem mais delongas, aqui vai a minha Banlist, com as limitações que eu acredito que fariam um jogo mais abrangente e balanceado. Tentarei explicar o motivo de algumas das alterações depois da lista.
(PS: Essa lista é baseada na última lista que entrou em vigor no dia 09/11/15.)


Minha Banlist:

Banned Cards
Former Status
Victory Dragon

Makyura The Destructor

Tribe-Infecting Virus

Witch Of The Black Forest

Djinn Releaser Of Rituals

Cyber Jar

Morphing Jar #2

Fiber Jar

Morphing Jar

Cyber-Stein

Mind Master

Fishborg Blaster

Rescue Cat

Yata-Garasu

Magical Scientist

Destiny HERO – Disk Commander

Substitoad

Sangan

Wind-Up Hunter
NEW
Reactan, Dragon Ruler Of Pebbles
NEW
Stream, Dragon Ruler Of Droplets
NEW
Burner, Dragon Ruler Of Sparks
NEW
Lightning, Dragon Ruler Of Drafts
NEW
Thousand-Eyes Restrict

Brionac, Dragon Of The Ice Barrier

Lavalval Chain

Number 16: Shock Master

Tellarknight Ptolemaeus
NEW
Change Of Heart

Confiscation

Harpie’s Feather Duster

Dimension Fusion

Giant Trunade

The Forceful Centry

Delinquent Duo

Metamorphosis

Butterfly Dagger – Elma

Pot Of Greed

Cold Wave

Painful Choice

Graceful Charity

Last Will

Brain Control

Super Rejuvenation

Spellbook Of Judgement

Super Polymerization

Mass Driver

Mirage Of Nightmare

Card Of Safe Return

Future Fusion

Snatch Steal

Premature Burial

Sixth Sense

Return From Different Dimension

Last Turn

Time Seal

Self-Destruction Button

Trap Dustshoot

Imperial Order

Ultimate Offering

Royal Opression

Exchange Of The Spirit
NEW

Limited Cards
Former Status
Qliphort Scout

Left Arm Of The Forbidden One

Right Arm Of The Forbidden One

Left Leg Of The Forbidden One

Right Leg Of The Forbidden One

Red-Eyes Darkness Metal Dragon

Black Luster Soldier – E.O.T.B.

Mathematician

Inzektor Dragonfly

Graff, M. Of The Burning Abyss

Exodia The Forbidden One

Tour Guide From The Underworld

Deep Sea Diva

Artifact Moralltach

Infernity Archfiend

Inzektor Hornet

Genex Ally Birdman

Night Assailant

Satellarknight Deneb
NEW
Apoqliphort Towers
WAS FORBIDDEN
Shurit, Strategist Of The Nekroz
WAS FORBIDDEN
Blaster, Dragon Ruler Of Infernos
WAS FORBIDDEN
Tidal, Dragon Ruler Of Waterfalls
WAS FORBIDDEN
Redox, Dragon Ruler Of Boulders
WAS FORBIDDEN
Tempest, Dragon Ruler Of Storms
WAS FORBIDDEN
Chaos Emperor Dragon – E.O.T.E
WAS FORBIDDEN
Elemental HERO Stratos
WAS FORBIDDEN
Eccentric Archfiend
NEW
El Shaddoll Construct
WAS FORBIDDEN
El Shaddoll Winda
NEW
Evigishki Gustkraken

Evigishki Mind Augus

Nekroz Of Brionac

Nekroz Of Unicore

Nekroz Of Trishula
NEW
Trishula, Dragon Of The Ice Barrier

Dewloren, Tiger Of The Ice Barrier

T.G. Hyper Lybrarian

Wind-Up Carrier Zenmaity
WAS FORBIDDEN
Number 95: Galaxy-Eyes D.M. Dragon
NEW
Allure Of Darkness

One For One

Raigeki

Reinforcement Of The Army

One Day Of Piece

Burial From a Different Dimension

Monster Gate

Gateway Of The Six
WAS FORBIDDEN
Card Destruction
WAS FORBIDDEN
Heavy Storm
WAS FORBIDDEN
Monster Reborn
WAS FORBIDDEN
Pot Of Avarice
WAS FORBIDDEN
Sacred Sword Of Seven Stars
NEW
Mind Control

El Shaddoll Fusion

Dragon Ravine
WAS SEMI-LIMITED
Lose 1 Turn
NEW
Solemn Judgement
WAS FORBIDDEN

Semi-Limited Cards
Former Status
Summoner Monk

Cir, Malebranche Of The Burning Abyss

Card Trooper

Atlantean Dragoons

Wind-Up Magician
WAS LIMITED
Rescue Rabbit
WAS LIMITED
Dark Armed Dragon
WAS LIMITED
Dandilyon
WAS LIMITED
Qliphort Disk
NEW
Ritual Beast Ulti-Cannahawk
WAS LIMITED
Dark Hole

Chain Strike

Soul Charge
WAS LIMITED
Rekindling
WAS LIMITED
Foolish Burial
WAS LIMITED
Dragon Shrine
NEW
Book Of The Moon
WAS LIMITED
Ceasefire

Ojama Trio

Compulsory Evacuation Device
WAS LIMITED
Torrential Tribute
WAS LIMITED


No Longer On The List
Former Status
Dark Magician Of Chaos
WAS FORBIDDEN
Debris Dragon
WAS LIMITED
Thunder King Rai-Oh
WAS LIMITED
Neo-Spacian Grand Mole
WAS LIMITED
Honest
WAS SEMI-LIMITED
Tragoedia
WAS SEMI-LIMITED
Necroface
WAS SEMI-LIMITED
Evilswarm Exciton Knight
WAS FORBIDDEN
Advanced Ritual Art
WAS SEMI-LIMITED


Dragon Rulers, Dragon Ravine, Dragon Shrine, Sacred Sword Of Seven Stars e os Baby Rulers

Pam pam pam pam!!! Começando logo com umas das cartas mais polêmicas, se não as mais, das listas atuais, e são eles, os Dragon Rulers!

Por que foram banidos? Por que acho que deveriam ser liberados? A resposta é simples: Eles são o único Archtype realmente poderoso do tipo Dragon até hoje.

Eles são uma potencia que seria muito competitivo no Metagame atual, eu acredito que eles nem seriam o Archtype mais forte, tem muita coisa poderosa no jogo atualmente, mesmo com limitações, mexe dali e mexe daqui, por exemplo, Nekroz não perdem muito sua força e continuam sempre entre os Top Decks de Yu-Gi-Oh!, mesmo na Banlist atual. Burning Abyss também é um deles, mesmo com a limitação faz tempo da Tour Guide, Spammar Dante e fazer, refazer e desfazer Virgil é fichinha para B.A... Entre muitos outros decks novos, que já saíram tocando o terror em todo mundo; Majespecters, PSY-Frames e a força de Star Wars, os aclamados Kozmo. Dragon Rulers vão apenas dar uma base para os dragões se reestabelecerem no Meta. Os deixando limitados e banindo seus babys que os tornam OP demais, é algo nada mais e nada menos que plausível. Claro, infelizmente é preciso diminuir Dragon Ravine e Dragon Shrine também, o que é uma pena para os outros Archtype de Dragões, mas... Há outras maneiras de mandar monstros ao cemitério, então, deixemos assim e vemos no que dá. Sacred Sword também deve ir a 1, pois ela aumenta significantemente o Draw e o Search Power dos Rulers.


Tellarknight Ptolemaeus e Satellarknight Deneb

Primeiramente, por que uma carta como o Ptolemaeus existe? Simplesmente pra dar um poder excessivo de cartas MUITO OP a decks que não deveriam ser capazes de faze-las, por exemplo: Satellarknight e Clown Blades fazendo Cyber Dragon Infinity(que bate a porta do TCG) e Constellar Pleiades como se não fossem nada. Isso é justo? Não, nem um pouco justo, alguns decks deveriam ter seu poder unicamente para si mesmo para que tudo seja mais justo.

Deneb é um Search Power muito bom para o Archtype, mandando ele para o cemitério ou tendo ele na mão, Altair e Vega fazem ele procurar uns aos outros milhares e milhares de vezes. Não acho que essa limitação vai deixa-los tão mais fracos, além de que Satellarknights tem outros monstros além de Vega, Altair e Deneb, usem mais eles e pensem mais ao criar seus decks de Tellarknights.


Exchange Of Spirit

Essa carta tem um efeito, que com todo o respeito, é retardado, força muito as coisas e deixa decks Combo ainda mais difíceis de lidar. E quando chegar os novos Monarchs, eles fazendo o oponente perder seu Extra Deck, ela vai se tornar uma carta ainda mais estúpida. Não é saudável para o jogo, nunca foi e nunca deveria ter sido criada pra começo de conversa, sinto muito por opiniões adversas.


Apoqliphort Towers e Qliphort Disk

Towers... Amado por seus usuários, completamente odiado por quem o enfrenta, poder de ataque alto, não muito difícil de trazer ao campo, efeito destrutivo e que ainda diminui o poder de ataque do oponente e não é afetado por muitos efeitos. Então, por que “desbani-lo”? Ele é o único que tem poder de ataque dos Qliphort, ele quem mantém eles em jogo e por eles dependerem quase que unicamente de seu Main Deck, Towers é o único “grande trunfo” deles, liberar ele totalmente é errado, os decks Turbo dele são ridículos e para diminuir um pouco mais o Search Power dos Qliphort, diminuir um Qliphort Disk é uma boa pedida.


Shurit, Strategist Of The Nekroz e Nekroz Of Trishula

Shurit é uma carta muito boa em Nekroz, aumenta ainda mais seu imenso Search Power, e ainda torna ainda mais fácil a invocação deles... Mas, ele realmente precisa ser banido? Limitando ele e um dos maiores poderes do Archtype, Nekroz Of Trishula, não seria mais viável? Eu acredito que sim, por mais que ficar vendo um Nekroz usar seu deck inteiro como praticamente a sua mão seja frustrante, se Rituais não tiverem um bom Search Power, o que eles tem? Seu Main Deck inteiro é a verdadeira arma e seu Extra Deck é mais pra um impulso extra, e sem Lavalval Chain e nem Djinn Releaser Of Rituals, fica impossível para eles dar Lockdown no oponente.

Chaos Emperor Dragon – Envoy Of The End

Essa carta tem um efeito muito destrutivo, é uma carta que praticamente “recomeça” o jogo, ela vira jogos e hoje em dia com os Pendulum, ele vai fazer um belo estrago em Burn Damage, mas apesar disso, não acho que é uma carta digna de ficar banida, pois ela não fica em campo, ela se destrói junto com tudo que está na frente e seu efeito precisa de 1000LP pra ser ativado, é relativamente baixo o custo, mas precisa ser mencionado. Apesar de suas Erratas, OCG tem ela completamente liberada, e isso eu já não acho certo, pois Spammar ela a todo momento já é absurdo.


Elemental HERO Stratos

Sim, Stratos volta ao jogo depois de tanta demanda em cima dele! E eu acho que não tem problema algum ele voltar ao jogo, vai dar um UP a mais nos Masked HERO(Divine Wind que o diga) e aumentar o seu Search Power pela limitação da Reinforcement Of The Army.


El Shaddoll Construct e El Shaddoll Winda

Sério? Banir a Construct é algo tão necessário assim? Eu não acho. Nunca tive muitos problemas com Shaddoll e quando tive, foi mais com a Winda do que com a Contruct. Removendo ela assim completamente de jogo deixou Shaddoll completamente um deck For Fun e eles merecem sim estar no metagame para que Yu-Gi-Oh! seja jogado como um todo e não apenas para uns 5 decks que são os únicos a vencerem campeonato, e por serem novos dar mais dinheiro a mercenária Konami. Então, acho que liberar a Construct e limitar a Winda vai deixar as coisas um pouco menos extremistas.


Wind-Up Carrier Zenmaity, Wind-Up Magician e Wind-Up Hunter

Carrier Zenmaity... Não vejo as caras dele tem um bom tempo e ainda mais hoje em dia não tem motivo para bani-lo mesmo, porque invocar vários monstros para o campo é uma coisa bem difícil, não é? PENDULUM SHOKAN!!!

Acho que ele merece ser pelo menos liberado a 1, e Wind-Up Magician mais um também, e para evitar que o oponente fique com a mão zerada sem poder fazer nada, banir Wind-Up Hunter, assim como no OCG.


Archfiend Eccentrick

Até parece que a Konami vai banir uma carta nova tão cedo... Mas, deixei esse lugarzinho especial para essa carta. Imagine uma carta que a todo turno destrói uma carta sua... Tá, tá, você vai dizer Apoqliphort Towers que eu acabei de liberar. Mas ele pelo menos fica em campo e você pode dar um fim nele, mesmo que seja difícil. Porém, essa carta aqui não está em campo pra você dar fim nela, Bottomless não pega ela e se jogar Torrential, ela volta no turno seguinte, fora que na Pendulum Zone ela destrói Spell/Traps. Então, já que Towers está a 1 nessa ocasião, ela merece o mesmo lugar.

Outra carta que vai sair que é tão apelona quanto essa é a Ariadne The Absolver, nem vou comentar sobre ela, mas ela tem que ser uma carta pelo menos limitada, junto com Solemn Scolding assim que sair.


Number 95: Galaxy-Eyes Dark Matter Dragon

Uma vez eu já vi a frase “Rulers não são nada sem Dark Matter e Dark Matter não é nada sem os Rulers”. Eu não acredito que seja tão drástico, mas que eles se completam isso é verdade. Então, para trazer os Rulers eu limito Dark Matter. Seu OTK não será destruído, ainda temos Galaxy-Eyes Full Armor Photon Dragon para fazer um estrago.


Gateway Of The Six


Ae! Vamos trazer os Samurais de volta ao Metagame? Sim, vamos!
Poxa, uma Continuous Spell que pode ser destruída a qualquer momento por 1 MST, banida? Mesmo com Shi En de volta, não vejo grande necessidade nesse banimento, ela é muito boa para os Six, e como eu já disse, vamos abranger Yu-Gi-Oh! como um todo, vamos trazer qualquer deck possível de volta para o metagame para bater de frente com decks novos, então, que venha Gateway!


Card Destruction, Heavy Storm e Monster Reborn

OCG tem 1 Card Destruction, por que não podemos? Ela tanto pode ajudar quanto atrapalhar, tanto quem usa quanto quem enfrenta, é uma espada de dois gumes, então não vejo problema.
OCG tem 1 Harpie’s Feather Duster e nós não. Ok, ela é bem apelona, então eu prefiro Heavy Storm que é outra espada de dois gumes, saiba usa-la.

Ah cara, Monster Reborn é clássica, boa parte das pessoas prefere invocar monstros do seu cemitério ao invés do cemitério do oponente, ela é muito boa, e advinha? OCG TAMBÉM TEM UMA! Volta Monster Reborn, please!


Pot Of Avarice

A maior parte dos decks de hoje em dia dependem do Graveyard para invocar monstros, poucos decks precisam reciclar cartas para o deck, como Lightsworn e Dark World, a maior parte dos decks precisam das cartas no cemitério mesmo, então essa carta, apesar de Staple, seria boa para alguns decks e não é muito apelona.


Lose 1 Turn

Essa é uma daquelas cartas que você olha e diz “PQP! QUE CARTA CHATA!”,  e realmente, que carta chata! Qliphort é um dos decks que mais se dão bem com essa carta, porque ela nega os efeitos dos Qli que limitam seu ataque, ferram o oponente se ele der muito Special Summon, isso se ele conseguir com os efeitos negados de suas cartas que foram Special Summon e ainda taca tudo em modo de defesa para todo mundo realmente perder 1 turno, mas essa perda de turno é vantajosa pra quem ativou, e muito vantajosa por sinal, então, fica a 1 que é melhor para evitar infartos nas pessoas.


Solemn Judgement

Era uma das cartas mais usadas pra ferrar o oponente, mas ela ser banida é muito duro e o OCG tem 1 dela, ela é a única que nega qualquer coisa, sem dar vantagem ao oponente, tipo fazendo ele sacar 1 carta ou aumentando seus pontos de vida, fora o custo dela ser bem alto, então acho que devemos ter 1 dela também.


Dark Armed Dragon, Rescue Rabbit, Soul Charge, Rekindling e Book Of The Moon

Nossa, quantas cartas de uma vez! Sim, essas cartas não tem motivo para estarem limitadas, são cartas boas, mas que não são assim tão apelonas, talvez Dark Armed Dragon devesse ficar a 2 mesmo, não popularizar demais novamente Tele-DAD ou Salvo-DAD, mas o restante é bom sem ser extremamente OP e nem ser irreversíveis, portanto, não vejo motivo pra tanta carta limitada.


Ritual Beast Ulti-Cannahawk 

Acho extremista demais limitar essas cartas, Ritual Beast é um bom Archtype, mas não vejo necessidade de limitar cartas dele, eu deixaria como estava antes, mas vamos devagar com 2.


Foolish Burial

Com o banimento de Lavalval Chain, ela é uma boa para muitos e muitos decks mandar cartas para o cemitério. Lavalval Chain era liberado por muito tempo e ela limitada, ele é muito mais forte que ela. Não acho certo deixar a 3, mas 2 é um lugar melhor para a Foolish.


Compulsory Evacuation Device e Torrential Tribute

Cartas muito usadas e realmente muito boas... Mas como eu disse, elas são boas e não OP, tanto que o OCG tem a Torrential e Compulsory liberadas. Talvez elas até dificultem a montagem de alguns decks porque muitas pessoas vão querer utilizar o máximo delas e irá ocupar muito espaço, assim como MST, por isso, acho uma boa mais uma de cada para nós.


Dark Magician Of Chaos

Com sua nova errata, ele ficou uma carta boa sem ser extremamente forte, não há mais combos infinitos e nem tem tanto suporte assim pra ele, então, não há mais motivo para limitação alguma, e logo logo vem uma carta com o efeito parecido, sendo suporte para Pendulum, Enlightenment Paladin.


Neo-Spacian Grand Mole

É uma cartinha bem chata e acaba com muito monstro poderoso com seu efeito, mas acho que um deck depender dela é complicado por ser tão lenta, e alguns decks até não faz diferença alguma suas cartas voltarem para mão. Pendulum quer se viralizar como mais poderoso, e ele é um dos que fala "Pff, whatever" pra essa carta, acho que essa carta pode ser liberada, assim como no OCG.


Evilswarm Exciton Knight

Por que o Exciton foi banido? Ele é uma ótima carta, mas não acho que precise chegar ao extremo de bani-lo, Black Rose Dragon tem o efeito muito parecido com ele e nunca nem foi cogitado algum tipo de limitação nela. Ele é apenas tão bom quanto Castel, The Skyblaster Musketeer e Number 101: Silent Honor ARK, e com menos poder de ATK. Um Rank 4 genérico poderoso, só isso.


Debris Dragon, Tragoedia, Honest, Thunder King Rai-Oh, Necroface e Advanced Ritual Art

Muita carta novamente com o mesmo motivo: Não tem motivo! Novamente são cartas boas, mas não tão boas quanto as que citei anteriormente. Debris Dragon limitado? Tragoedia semi? Honest? Não vejo problema em deixar elas liberadas no jogo. Um destaque especial para quem acha Thunder King Rai-Oh apelão... Ele gasta 1 Summon, se você quer utilizar o efeito dele tem que deixa-lo em campo, não pode usa-lo como material para nada e pra ativar o efeito ele tem que ser tributado, uma carta boa de fato, mas bem lenta, então não tem motivo para manter ela limitada.


Bem pessoal, é isso, espero que tenham gostado e qualquer dúvida ou opinião diferenciada, é só comentar e vamos discutir sobre o assunto, e claro, me corrijam por qualquer erro ou “inocência” por não saber do que alguma carta é capaz.Muitas cartas ficaram parecidas com as do OCG, porque a Banlist deles é bem melhor do que as nossas aqui, então eu tirei algumas como base, mas mesmo assim a lista de lá tem seus erros e sua ponta de fundo monetário por trás dela. Eu sou novo por aqui, então podem me chamar de ShadowKuros, espero que deem seu Feedback e que gostem das minhas postagens.


Ficou meio grande o texto, mas eu acabei querendo explicar todas as minhas alterações. Obrigado pela atenção e até mais. o/


Fonte: http://yugioh.wikia.com/

0 Comentários:

Postar um comentário


O que Deseja Encontrar?