Top 10: Cartas com Efeitos Únicos (Pt. 2)


O jogo de Yu-Gi-Oh! atualmente possui quase 14.000 cartas lançadas entre o OCG  TCG e dentre elas apenas algumas se destacam por ter efeitos (ou partes do efeito) verdadeiramente únicos. Quase 10 anos depois, retornamos com um dos posts mais populares do blog e dessa vez encontramos mais algumas cartas bem interessantes para discutir. Venham ver!


Esse post é uma continuação do post Top 10: Cartas com Efeitos Únicos de 2015. De lá para cá a Darkness Approaches sofreu errata e não vira mais um monstro para baixo em Ataque, removendo ela da lista de efeitos únicos. 

Cartas presentes no post original não estarão presentes nesse post. A ideia é reunir 10 novas cartas, algumas lançadas de lá para cá e outras deixadas de fora na época. O critério escolhido para fazer o Top é o quanto a carta é interessante e/ou única, portanto são subjetivas ao meu gosto pessoal e também pode ser lido e interpretado como uma lista comum. Dito isso, vamos começar!

10º Lugar: Phantom Beast Cross-Wing


Fazendo parte de um archetype meio esquecido, Phantom Beast Cross-Wing é a única carta que possui um efeito contínuo enquanto está no cemitério que afeta a não ser ela mesma, concedendo um boost de 300 de ATK a todos os monstros "Phantom Beast" no campo (dos dois jogadores, e sim, incluem os Mecha Phantom Beasts!). 

Muitas cartas possuem efeitos que podem afetar elas mesmas enquanto no GY, como os monstros Gemini e monstros que são tratados tendo outro nome enquanto no cemitério, enquanto outras cartas possuem efeitos que podem ser ativados quando estão no cemitério e temos o caso raro do Elemental HERO Necroshade que permite você invocar um monstro "HERO" da mão sem tributo uma vez enquanto ele está no cemitério. Por mais que seja parecido, o efeito do Necroshade não é considerado contínuo da mesma forma que o Cross-Wing.

9º Lugar: Gravekeeper's Vassal


Gravekeeper foi o primeiro archetype a ser lançada no jogo e Gravekeeper's Vassal é o primeiro e também o único efeito que transforma dano de batalha em dano por efeito. Alguns podem achar que é um efeito inútil, mas se você já jogou Duel Links deve estar familiarizado com o potencial dele. Isso porque ele pode ser usado para burlar efeitos que reduzem o dano de batalha a 0 (ou que impedem que um jogador sofra dano de batalha), como a Union Attack usada no combo do DL para farmar em eventos.

8º Lugar: Serpentine Princess


Cartas antigas tem uma tendência a serem bizarras, inúteis, ou únicas. O efeito de Serpentine Princess é o único que é ativado quando a carta retorna do campo para o deck. É um gatilho (trigger) que invoca um monstro de Level 3 ou menor do deck, e também é mandatório, o que quer dizer que caso seu deck não tenha um alvo válido você tem que mostrá-lo ao oponente para comprovar. Existem efeitos de cartas que são ativados quando ela retorna do campo para a mão ou quando é enviada do deck ao cemitério, mas a Serpentine Princess é verdadeiramente a única de sua espécie.

O mais próximo ao efeito da Serpentine Princess são os efeitos dos Gladiator's Beasts, de retornar para o deck e invocar um com nome diferente, mas o efeito deles são ativados no campo e não no deck.

7º Lugar: Curse of Fiend


Curse of Fiend quando ativada muda a posição de batalha de todos os monstros no campo (Virado para cima em Ataque se torna Defesa e Defesa se torna virado para cima em Ataque) e impede que as posições de batalha desses monstros sejam mudadas nesse turno. Até aqui tudo bem, muitas cartas fazem isso ou semelhante, mas o que torna essa carta única é a última parte do efeito: Você só pode ativar ela durante a sua Standby Phase. Isso mesmo que você leu, é a única Normal Spell que só pode ser ativada durante a Standby Phase. WTF Konami? A gente não pode ativar Normal Spell na Standby Phase! Ops, pode sim, se está escrito na carta pode. 

6º Lugar: Magical Hats


Uma das armadilhas mais usadas pelo nosso Faraó Trapaceiro favorito e também a única carta que invoca Spells/Traps do deck viradas para baixo como se fossem monstros. Ela também seria a única carta que trata Spells como monstros, mas perdeu essa posição quando a Dark Sanctuary foi lançada, permitindo que as Spirit Message que sejam tratadas como monstros também. Também é a única que invoca Spells/Traps sem que tenham Nível, Atributo e Tipo de Monstro, já que essas características sempre estão presentes em Trap Monsters, por exemplo. 

5º Lugar: Pyro Clock of Destiny


Uma carta que foi criada exclusivamente para ser uma forma de acelerar a vitória com a Final Countdown, Pyro Clock of Destiny é a única carta que move o contador de turno de uma outra carta. Isso mesmo, por mais que o texto da carta em inglês implique que ela mude o contador do turno para um, na verdade o que ela faz é interagir diretamente com uma carta que conta turnos (Swords of Revealing Light, Lightforce Sword, Deck Devastation Virus, Zone Eater, etc).

Mas para o propósito que ela foi criada não é muito útil, já que em um deck de Final Countdown muitas vezes é melhor uma carta de stall poderosa que te dá 1 turno extra  (como Battle Fader, Threatening Roar, etc) do que ela. 

4º Lugar: Exodia the Forbidden One


O maior pesadelo de Seto Kaiba, a primeira condição de vitória alternativa do jogo, Exodia, O Proibido, segue sendo a única carta do jogo de seu tipo. Isso porque seu efeito não é considerado um efeito em si (não inicia chain) e sim uma condição de vitória estabelecida. Ou seja, o quanto antes você ter as 5 peças do Exodia na mão, você vence o duelo e não existe nada que possa ser feito a respeito disso. É tão forte que é capaz de encerrar correntes que estão em andamento, não é afetado por Prohibition, e até mesmo pode fazer um jogador ganhar o duelo antes dele começar de fato (no turno 0). Mas o que de fato traz ele para o ranking é o fato de ser a única carta que está verificando constantemente as cartas na sua mão em busca de nomes específicos.

3º Lugar: Last Turn


Essa é uma carta muito forte, não é a toa que está banida desde quase sempre. Seu efeito é estranho e cheio de camadas (e rulings complexas). Na resolução, o jogador que ativou escolhe um monstro que ele controla (não dá alvo) e envia todas as cartas do campo e mão de ambos os jogadores ao cemitério. Isso ocorre na resolução do efeito da carta. O que acontece depois não faz parte do efeito: O oponente Special Summon 1 monstro do deck dele (isso não é tratado como um efeito que faz Special Summon). Depois disso, vem a parte interessante: essa carta é a única que cria uma Battle Phase especial, podendo ser criada a qualquer momento do turno e recebendo as mesmas regras de uma BP comum mas que somente o monstro invocado pode atacar. Depois da batalha, o monstro que estiver sozinho no campo na End Phase concede a vitória ao seu controlador e qualquer outro cenário resulta um um Empate, sendo também a úncia carta que verifica se um monstro está sozinho no campo

2º Lugar: Mischief of the Time Goddess


A carta mais recente dessa lista (2018) e também a única Quick-Play Spell que não pode ser ativada como Chain Link 2 ou maior. E não para por aí: ela só pode ser ativada no final da sua Battle Phase se todos os monstros que você controla são "Valkyrie", e enviando esta carta ao cemitério, imediatamente se torna a Battle Phase do seu próximo turno, sendo a única carta com esse efeito. Isso faz com que a sua Main Phase 2, End Phase, o turno inteiro do oponente, a sua próxima Draw Phase, Standby Phase e Main Phase 1 sejam simplesmente puladas.

Existem cartas que pulam uma fase específica como a Time Seal, cartas que permitem ao jogador ter duas Battle Phases no mesmo turno como a Weather Report, e cartas que pulam o turno inteiro do oponente como o Arcana Force XXI - The World, mas a Mischief of the Time Goddess é verdadeiramente única no que se propõe.

1º Lugar: Transmission Gear


Essa cartinha tinha que ser o top 1. Quando um monstro que você controla batalha com um monstro do oponente, você joga Pedra-Papel-Tesoura com o oponente, e quem perder tem o seu monstro banido virado para baixo, sendo assim a única carta que brinca com Pedra-Papel-Tesoura. Isso mesmo, a Konami lançou uma carta com esse efeito só em 2017! Já tínhamos lançamentos de dados e moedas para definir resultados baseados em sorte, mas o mini-jogo era jogado só para decidir quem era o jogador que começava o duelo (apesar de não ser oficial e outros métodos pudessem ser usados).

O efeito não é lá essas coisas, existem traps de batalha melhores, mas a experiência vale a pena. É interessante também porque o Pedra-Papel-Tesoura não permite empate. Se os dois jogadores escolherem a mesma coisa, eles devem jogar novamente até que um dos dois seja o vencedor, ou seja: algum monstro vai ser banido nessa brincadeira. E claro que também existe o fator psicológico envolvido, se você conhece bem o seu oponente pode tentar prever qual ele vai escolher, entre outras possibilidades.

Eu já quero um archetype ou série de cartas que envolva Pedra-Papel-Tesoura! E vocês? O que acham desse conceito?

Mais agulhas em palheiro

Então é isso galerinha, encontrar esses cards únicos não é uma tarefa fácil então espero que tenham gostado do post. Será que daqui alguns meses ou anos teremos uma Parte 3? Você conhece alguma carta que poderia entrar na lista? Me conte nos comentários!

Outros posts sugeridos:
Até mais!

10 Comentários

  1. Meu sonho é um archetype que usa pedra, papel, tesoura.

    ResponderExcluir
  2. 👏👏👏👏 eu queria a Mischief of the Time Goddess

    ResponderExcluir
  3. Falando em cartas estranhas, tem a Reversal Quiz, que tem uma premissa parecida com a da Question!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, lembro que ela quase entrou no primeiro artigo. Mas vai ficar pra Pt. 3 😉

      Excluir
  4. Muito bom várias eu não conhecia

    ResponderExcluir
  5. Yu-jo friendship tbm é bem unico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim! Já falei sobre ela na parte 1 do artigo (Link no post)

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem