Nextory #15: Gagagigo, o Lagarto Mutante


Nos primórdios do nosso querido jogo de cartinhas do belzebu, não havia uma única coleção sequer que não houvesse dentro dela uma versão ou evolução do clássico Gagagigo. Ele aparecia em Cards de Magia, Armadilha e possuía inúmeras versões de Monstros Normais, todas em sua grande maioria comum e sem nenhum propósito aparente. Não faziam parte de nenhum Deck ou Arquétipo, nunca tiveram participação no meta e sempre eram vendidos em meio a lotes de cartas de cinquenta centavos. No entanto, havia sim um motivo por eles estarem ali. 

Muito mais do que apenas um conjunto de cartas, juntos o Gagagigo e todas as cartas que o envolvem formaram o que é por muitos considerado como a primeira lore de todo o jogo. E é sobre a grande e complexa história desse homem-lagarto que iremos falar hoje em mais um Nextory!

Então como diria um certo youtuber: senta, que lá vem história!

O pequeno Gigobyte


O pequeno réptil que um dia se tornaria o Gagagigo começou a vida de forma bem mais simples. Gigobyte era um lagarto pequeno e feliz, mas de relativa pouca força. Um dia, em uma de suas aventuras, os seus caminhos se cruzaram com o Eria the Water Charmer, uma poderosa maga que tinha o poder de controlar as águas. Com o passar do tempo, tornaram-se amigos, e Eria fez um trato com o pequeno lagarto: ela o treinaria e ele se tornaria o seu "familiar", sendo uma espécie de discípulo.

Enquanto era treinado fervorosamente por Eria, o Gigobyte fez inúmeros amigos ao longo do seu caminho, como o Mokey Mokey, Petit Dragon, Mushroom Man e Haniwa que o ajudavam em seus treinamentos, como podemos ver na arte da carta The Law of the Normal. Todo esse processo de treinamento constante fez com que o Gigobyte evoluísse e encontrasse sua nova forma: o Jigabyte.


Jigabyte continuou a treinar, lutar, ganhar experiência e se tornar mais forte. Ele ficou forte a tal ponto que conseguiu uma nova evolução. Ele havia superado as expectativas de sua mestra e se tornado o poderoso Gagagigo. Por muitos anos ambos lutaram juntos, tornando-se praticamente um só em uma perfeita sincronia, como podemos ver na arte da Familiar-Possessed - Eria. Acontece que Gagagigo já havia superado sua mestra, e não parecia justo que ele vivesse o resto da sua vida como um mero discípulo protetor. Foi então que Eria decidiu libertar o Gagagigo desse destino (como podemos ver em Unpossessed). O agora adulto Gagagigo começou a trilhar o seu próprio destino, porém, não demoraria muito para que ele entrasse em apuros.

Encontro indigesto


Agora livre e começando sua própria jornada, Gagagigo sentiu fome. Todo o tempo que havia passado com a Eria desde quando era apenas um pequeno bebê fez com que ele acabasse não desenvolvendo seus instintos básicos, e por isso precisaria encontrar algo para comer por contra própria, mas não sabia como fazer isso. Foi então que o nosso querido lagarto sentiu o cheiro agradável de algo que estava sendo preparado pelo Marmiting Captain especialmente para o seu general Freed the Matchless General que esperava ansiosamente. Eles estavam acampando ao ar livre, e o Gagagigo imaginou que pudesse roubar a comida e sair impune. E ele tentou... mas não conseguiu.

Freed e seus comandados acabaram por pegar o nosso meliante em flagrante, e ambos se envolveram em uma acirrada batalha que pode ser vista na arte da carta Subspace Battle, usada no famoso duelo entre Yugi x Jaden no Anime Yu-Gi-Oh! GX. E mesmo sendo uma carta exclusiva do anime, o Gagagigo estava lá. 

Como resultado, e com auxilio da sua larga experiência em batalha, Freed foi capaz de derrotar o Gagagigo com relativa tranquilidade, banindo-o para a Dimensão Diferente com o poder da sua espada. Essa foi a primeira derrota do Gagagigo que as cartas retrataram, e certamente a primeira desde que ele foi liberto pela Eria. Agora preso e sendo mantido em cativeiro na Dimensão Diferente (como podemos ver na arte da carta D.D. Borderline) o Gagagigo jurava vingança contra o capitão, e faria o que fosse necessária para obtê-la.

O grande sacrifício


Gagagigo havia jurado vingança, mas agora ele tinha outras prioridades. A primeira, e mais vital delas, era encontrar uma maneira de fugir da Dimensão Diferente. Enquanto procurava um caminho de volta para casa, ele ouviu falar do poderoso e imponente Invader of Darkness, o guardião da Dimensão Diferente. Sabendo que não seria capaz de derrotá-lo, Gagagigo tentou convencer esse terrível demônio para que o libertasse, em troca de se tornar o seu vassalo. A priori, o acordo foi aceito, mas não demorou muito para que Gagagigo descobrisse algo terrível: ele havia sido traído e colocado no Altar for Tribute para que seu poder fosse absorvido pelo Invader of Darkness.


A forma como o Gagagigo conseguiu escapar dessa situação é incerta, pois ainda não há nenhuma carta que conte essa história, mas apesar disso, conseguimos descobrir o que aconteceu depois. Gagagigo foi cercado pelos capangas do Invader of Darkness, e após derrotar quase todos eles, se viu frente a frente com o Blazing Inpachi, o servo mais fiel do Invader, e também o mais poderoso. Além do Inpachi, lá também estava o Marauding Captain, um ex-soldado que por muito tempo fez parte do exército do Freed, mas que por algum motivo havia sido lançado na Dimensão Diferente. Tudo isso pode ser observado na arte da carta Two-Man Cell Battle.

A luta vai se prolongando e juntos, pouco a pouco eles começam a ter vantagem. No entanto, quando a luta parece estar se aproximando do fim, eis que surge o próprio Invader of Darkness para ajudar o Blazing Inpachi na batalha. Agora, frente a frente com os dois inimigos (Unified Front), Gagagigo e o Marauding Captain começam a perder terreno e a batalha fica cada vez mais árdua. No entanto, Gagagigo havia ganhando uma enorme admiração por parte do Marauding Captain que chama reforços (Exiled Force) para ajudá-los. 

Juntos eles conseguem imobilizar e derrotar o Blazing Inpachi, mas ainda restava o Invader of Darkness. Furioso, ele lança um ataque mortal na direção de Gagagigo, e é então que o Marauding Captain se lança na frente do ataque, aparentemente sacrificando sua vida para proteger o amigo que conheceu em batalha. Tudo isso é retratado na arte da carta My Body as a Shield.


Após ver o seu amigo perecer em batalha, Gagagigo se sente em débito com ele, e vencer essa luta torna-se uma questão de honra. Então, juntamente com o restante do exército da força dos exilados, ele parte para o ataque contra o Invader of Darkess. Infelizmente, eles percebem que o Invader of Darkness é muito forte, e por mais que tentem, nada parece surtir efeito, e os soldados vão, pouco a pouco, perdendo suas vidas.

No ápice da batalha, restaram apenas o Gagagigo e um único soldado das forças exiladas. Frente a frente com o Gagagigo e o soldado exilado, o Invader of Darkness então se prepara para lançar o seu último ataque (Absolute End). E então ele o lança. Inspirado pelo seu falecido amigo, o Gagagigo se projeta a frente do ataque, no intuito de proteger o assustado soldado, mas ele percebe que durante o ataque o Invader of Darkness deixa sua guarda aberta e então se projeta sobre o seu peito, desferindo um forte ataque. Aparentemente ferido, o Invader of Darkness é forçado a se retirar, mas não sem antes causar um grande prejuízo.


A luta havia acabado, porém houve um alto preço a se pagar. O Marauding Captain e parte do seu exército estavam mortos. O Gagagigo estava gravemente ferido, e tudo o que havia sobrado era dor e sofrimento. Desesperado, o soldado das forças exiladas resolveu levar o Gagagigo ferido para um famoso cientista da Dimensão Diferente chamado Kozaky. Ele se prontificou a ajudar, e aparentemente tudo terminaria bem...

...aparentemente.

Você é fraco, te falta ódio!


Kozaky era mal, literalmente um demônio, e envoltos em desespero, ninguém havia percebido tal detalhe, e por conta disso as coisas não terminariam muito bem para o nosso querido lagarto. Usando o corpo do Gagagigo como base e o equipando com apetrechos cibernéticos e de alta tecnologia, o Gagagigo como conhecíamos já não existia mais, e dava lugar a um monstro muito mais poderoso, conhecido como Giga GagagigoContudo, tudo havia sido deixado para trás, incluindo suas memórias e principalmente sua sanidade. Enquanto mexia na região da cabeça do agora Giga Gagagigo, o Dr. Kozaky resolveu experimentar um amplificador de raiva, fazendo com que toda fúria e desejo de vingança que o antigo Gagagigo sentia contra Freed e seus capangas, fosse agora também estendido aos seres viventes, apenas por diversão.

Uma vez que havia finalizado todos os detalhes técnicos da sua nova criação, Kozaky decidiu que precisaria testá-lo, e não existia melhor forma de fazer isso, se não mandá-lo de volta a sua dimensão original para enfrentar Freed e seus soldados. Kozaky então levou o Giga Gagagigo em direção a sua máquina mais poderosa, o Compulsory Evacuation Device e lançou o pobre coitado de volta através do Monster Gate, uma abertura dimensional criada com a força da sua máquina.


Giga Gagagigo então voltou a ter consciência, mas estava incontrolável, cheio de raiva
 e sedento por sangue. Ele havia se tornado um monstro. Ao primeiro sinal de vida ele partiu para cima e começou a atacar tudo que se movia, incluindo animais como o Venom Cobra, como podemos ver na artwork da Ambush Fangs. Giga Gagagigo estava testando seus poderes e enfrentando cada vez mais "inimigos", até que pudesse enfim encontrar o seu alvo principal: Freed.


Giga Gagagigo finalmente encontrou quem tanto procurava, ao custo de ter matado inúmeras criaturas inocentes ao longo do caminho. Sem perder tempo e dando a mínima para as vidas que haviam ficado para trás, ele se lançou em direção ao poderoso general que também tinha se preparado e aprendido alguns golpes novos (mesmo que o nosso lagarto não soubesse disso). Ao longo da luta, Freed foi capaz de enfraquecer o Giga Gagagigo utilizando o Draining Shield, drenando parte dos seus poderes. Inconformado, o Giga Gagagigo continuou tentando, até ser (aparentemente) derrotado com um ataque direto, como visto na arte da Des Counterblow.

Um poder desperto


Enfurecido com a derrota e sem que os novos aprimoramentos de Kozaky pudessem ajudar, Giga Gagagigo colocou para fora toda sua fúria e decepção, e como resultado alcançou um novo estágio de evolução que o deixou ainda mais poderoso e louco. Digam olá para o todo poderoso Gogiga Gagagigo.

Sem repetir o erro que havia cometido, Gogiga Gagagigo resolve voltar a Dimensão Diferente e treinar seus novos poderes na Estrada das Memórias, massacrando todos que uma vez estiveram em seu caminho. O primeiro deles é o Inpachi, que não teve nenhuma chance. A luta foi tão fácil que o Gogiga Gagagigo o matou com apenas um único golpe e como prêmio resolveu levar sua cabeça junto com ele, seguindo enfrente para enfrentar aquele que o havia matado: Invader of Darkness. Da última vez, foi necessário um exército (e inúmeras mortes) para que o Invader se retirasse. Dessa vez, o Gogiga Gagagigo o enfrentou sozinho, matando-o e arrastando seu corpo inteiro com ele como um troféu. Tudo isso pode ser visto na arte da carta Memory of an Adversary.


Decidido que agora era poderoso o suficiente para enfrentar Freed novamente, Gogiga Gagagigo voltou para a sua dimensão para derrotá-lo. Dessa vez, Freed não tinha truques na manga para deter a fúria do Gogiga, e como resultado ele foi brutalmente espancado. Gogiga Gagagigo estava pronto para matar Freed, mas antes que ele o fizesse, ele foi impedido por um velho e conhecido amigo: o Marauding Captain, que ainda pode ser visto na arte da Memory of an Adversary.

Sim, o seu velho amigo e companheiro de batalhas de alguma forma havia conseguido sobreviver ao duro golpe e agora estava arriscando sua vida, frente a frente com um monstro brutal. O capitão então tentou fazer o Gogiga Gagagigo relembrar de quem ele era quando o conheceu, da sua gentileza, ingenuidade, inocência e desejo de ajudar os outros. Isso tudo é retratado na arte da Oath of Companionship. Todas essas emoções positivas foram suficientes para superar a programação que havia sido feita por Kozaky e o nosso herói se transformou pela última vez, se tornando o puro Gagagigo, the Risen.

Uma vez livres das garras diabólicas do Kozaky, e determinado a compensar o seu passado de destruição, Gagagigo the Risen poupou a vida do Freed, e dedicou o resto das suas vidas a combater as forças das trevas que se atrevessem a rondar a Terra.

Nunca será um adeus...


A verdade é que, depois do ocorrido não sabemos com exatidão o que aconteceu com o Gagagigo the Risen e nem em quais aventuras ele se envolveu. Mas desde a sua aparição a Konami continua, esporadicamente lançando cartas novas que contam um pouco da sua história. Podemos vê-lo por exemplo, batalhando contra o Sword Breaker na arte da Overlay Capture, ou até mesmo formando uma aliança junto com o Freed e o Marauding Captain na arte da Dimensional Barrier. E a verdade é que eu acredito que, enquanto Yu-Gi-Oh! existir, o legado e a história do Gagagigo continuará, e quem sabe um dia ele possa reencontrar a sua querida e amada Eria. E estarei ansioso esperando por esse reencontro.

No mais, eu gostaria apenas de agradecer vocês pelo apoio que estão dando a esse projeto de retomada. Muito obrigado por confiar na gente, e juntos vamos voltar para o topo, de onde nunca deveríamos ter saído. Então peço que deixem, seja nos comentários do blog ou em nosso grupo do Facebook sugestões de temas para o próximo Nextory! 

Até a próxima pessoal, fiquem bem!
Sayonara! Arigatô-gozaimas!

3 Comentários

  1. É uma história fantástica. Sempre quis que a Eria voltasse e salvasse o Gagajigo, pena que não foi bem assim. Kozaky aparece em algumas outras cartas, certamente ele atrapalhou a vida de mais gente. Essa história daria uns bons episódios de anime. Eu assistiria empolgado. Mantenham o bom trabalho

    ResponderExcluir
  2. O mais legal é que a partir da história dele quantas outras acontecem em paralelo. Se juntar todas dá um "mcu" de Yu-Gi-Oh. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem