The Game of Generations: GX #5

Eai meninos, tudo bem? Hoje eu vou falar de um arquétipo um pouco pessoal para mim, foi o primeiro Deck que eu montei na minha vida!

Sim! Eu estou falando dos monstros mais carismáticos de todas as gerações, os Ojamas! Essa família de lindinhos foi usada pelo antagonista da era GX, Chazz Princeton.


Originalmente Chazz era apenas um duelista arrogante que apenas respeitava cartas "Broken", porém com sua evolução ao passar do tempo, com a convivência de Jaden e um imprevisto na sua historia, ele precisou duelar apenas com cartas de 500 ATK ou menos contra seu irmão, talvez sendo seu duelo mais impressionante, ele ainda conseguiu a vitória e começou a respeitar o valor de todas as cartas individualmente, mesmo que elas pareçam fracas e inúteis.

Seu relacionamento com os espíritos Ojama era uma das pegadas mais humorísticas na geração, ele vivia mal tratando os irmãos porém no final da geração um pouco antes de vencer Aster com a ajuda do Ojama Yellow, ele admite para ele que é seu monstro "ás" mostrando que ele sempre amou os irmãos por baixo de seu orgulho.


Ojama Yellow zerando os LP do Aster.
O primeiro Deck que eu fiz na minha vida foi um Ojama fusion la em 2009 gente, eles são muito nostálgicos para mim e já passaram por muitas versões em minhas mãos, sendo essa a mais recente, vamos analisar um pouco mais sobre esse arquetipo que contem o meu monstro favorito!

Primeiro Passo: Arquetipo
                  

Esses ai são os irmãos originais, todos são monstros normais e tem o mesmo atributo, ataque, defesa, tipo e texto. Com o passar do tempo eles ganharam mais dois irmãos, porém nessa minha build eu vou usar só eles.

                                       

Ojama Delta Hurricane sem duvida é a carta mais forte deles, e como Heavy Storm está banida, essa gracinha aqui pode surpreender seu oponente de varias formas, principalmente contra Decks que dependem de backrow e controle.

Como sempre, vocês sabem que eu tento deixar o Deck mais competitivo o possível, então parte do arquétipo mesmo nós só vamos usar esses 4 e fazer os suportes deixarem eles rodando e voltando toda hora para o field.

Segundo Passo: Suportes


Galaxy Serpent é quase como os Ojamas, porém ele é Tuner, tem 1000 de ATK e 0 de DEF (praticamente um membro da família que nasceu invertido). É um monstro do tipo normal, o que a gente vai precisar para fazer as nossas próximas cartas valer a pena.







           

Box of Friends é o que vai fazer o Deck rodar e ser reduzido para combar com as outras cartas, é obrigatório! O melhor de tudo é que ela não precisa ser destruída em batalha, então se você dar set e um Dragosak, Marksman, Bear ou qualquer outra putaria do momento te destruir, ela ainda vai dar trigger invocando os monstros de sua escolha.

E lembram na ultima matéria da geração 5Ds que eu falei para vocês sobre os "B Target"? Pois é, ambos os monstros acima conseguem ser um perfeito Target dessa categoria, tanto com Call Of The Haunted quanto com Limit Reverse. E alias a Reverse também pode servir para ativar na End Phase do oponente se você que precisa de dois monstros no seu turno para a situação, por que ativando o segundo efeito dela de mudar o monstro em posição de defesa e destruir o mesmo por efeito, vai dar Trigger na Box, invocando o que você precisa no seu turno.

"Ain Effy mas pra que eu vou ficar invocando esses monstros fracos sendo que eu não posso fazer Synchro"

Temos milhões de possibilidades para fazer, mas como eu vou falar mais delas no decorrer da matéria vamos só ao básico:

- Se você já tiver algum level 2 morto na sua Hand da para dar Normal Summon e invocar o poderoso Number 96: Dark Mist
- Da para simplesmente invocar o Number 64: Sandayu The Vetanuki e tirar qualquer monstro forte por batalha, ou causar um grande dano se você tiver algo grande do seu lado do campo.

- Qualquer Rank 2 de stall ou apropriado para o momento.

- Servir de tributo para Light and Darkness Dragon se você quiser usar ele na build, eu não uso, mas ele consegue se encaixar tranquilamente.¹

Fora esses itens você ainda vai ver mais no decorrer da matéria só que mais detalhado. E lembrando que o Zombowwow também funciona com todos esses macetes que eu estou falando sobre a Box, porém ele só chama ela, mas nada que possa te atrapalhar afinal ele tem uns efeitos bem interessantes, podendo se tornar um beater se o oponente não destruir ele logo, fora que ele é level 2, então mesmo sem Box para ele invocar, você ainda vai ter utilidade para ele.

Então depois de encher o cemitério com monstros normais, você vai ter acesso aos melhores combos, incluindo Red Nova Dragon com 2 cartas.

               

Tudo que vamos precisar para essa receita são 3 Galaxy Serpent no cemitério, 1 Tri-Wight na mão e 1 Bright Star Dragon na mão também, o passo a passo é super simples, você só precisa:

- Ativa a Tri-Wight dando Target nos 3 Galaxy Serpent.

- Normal Summon Bright Star Dragon ativando seu efeito transformando qualquer um dos Galaxy em level 4.

- Synchro Summon o Bright + Galaxy Serpent que foi transformado em level 4.

- Invoca o Red Dragon Archfiend.

- Agora sobrou os 2 Serpent junto com o Red Dragon, os requisitos para invocação estão completos, use os 3 para Synchro Summon e finalmente chame o Scar-Red Nova Dragon!


                                   

"Ain Effy mas eu vou usar essas cartas só para isso?"

Não jovens, essas duas gracinhas tem mil e uma utilidades, o Bright star é de atributo Light, o que significa que te da acesso a qualquer Rank 4 de qualidade, tais como Starliege Paladynamo, Constellar Omega e o genérico e poderoso Number 101: S.H.Ark Knight que podem te tirar das situações mais difíceis do jogo.

Já a nossa Tri-Wight é bem mais versatil, pois ela consegue se misturar em combo com varias outras, por exemplo, se você tem todos os Ojamas no seu cemitério, Tri-Wight e Hurricane na mão, você consegue limpar o field do cara usando apenas 2 cartas, isso fora os outros combos que você pode fazer aproveitando essa falta de field que ele vai ter, como pode exemplo:

- Aproveitar os 3 Ojamas no campo e invocar um Galaxy Serpent, Synchro Summon com algum Ojama para fazer Armory Arm, em seguida XYZ Summon os Ojamas que sobraram para fazer Daigusto Phoenix, ativa o efeito do Armory, deixando o Daigusto com 2500, ativa o efeito do Phoenix fazendo ele mesmo atacar duas vezes causando um total de 5000 de dano!

Isso sem falar que se algum monstro ficar em campo como o chato do Dragosak nós ainda temos como acabar com ele, afinal nada pode contra o Dark Mist em batalha, e vamos pensar um pouco, o Deck consegue fazer Dark Mist e S.H.Ark Knight fácil... Opa!

       

Isso mesmo, com esse Decks nós temos acessos a dois dos três Chaos Numbers mais fortes de todos (variantes do utopia sendo o terceiro) então você pode tanto tentar um ataque para causar um dano enorme com o C. Number 96, ou tirar monstros chatos e ter um controle de campo com o C. Number 101, isso sem contar que a Numeron tira combos chatos por exemplo Key Beetle + Safe Zone e variados, sendo assim mais uma para se combar com a Tri-Wight.

Uma coisa que vocês também devem estar cientes é de como deixar o Deck consistente, e como nós não vamos usar a Blue, temos varias opções, e claro, eu tenho uma preferencia, mas sigam o raciocínio com a minha lista de consistência abaixo:

- Cardcar D pode ser muito legal e é meu favorito, por que além de dar +1 para você, ela ainda pode servir de XYZ material já que também é level 2, ou você pode simplesmente dar Set nele em uma emergência que precise de stall, assim como Morphing Jar, só que esse é mais arriscado por que também pode acabar dando vantagem para o oponente, ai fica de critério de vocês.

- Pot of Duplicity é muito interessante também por que você pode se encontrar em situações eventualmente, por exemplo, de estar cheio de cartas para combar com a Box mas sem nenhum Normal Monster no Deck, ai é +1 e ainda recarga para a Box. Só que é mais arriscado que Cardcar D por que precisa dos requisitos no cemitério, e nem sempre vamos ter né.

- White Elephant's Gift pode ser legal para não ficar sem usar algum Normal que sobrou no campo após invocações do Extra Deck, porém ela não é exatamente +1 por que você vai tirar algo do seu campo né.

Ai temos nossos últimos recursos, que é tanto para tirar monstros chatos , quanto para causar um grande dano e atrasar o oponente.

          

Como durante os primeiros turnos nós dependemos da destruição dos nossos próprios monstros para o Deck rodar com força máxima, precisamos atrasar o lado do oponente enquanto isso não acontece, é ai que entra a Vanity's Emptiness, fazendo nossos Ojamas ganharem tempo para chegaram antes dos Merlanteans, Dragon Ruler e outros Decks façam a festa com o Spam deles. Até mesmo depois que já temos um campo feito é melhor prevenir, por que nesse formato nada está seguro, nem mesmo um Scar-Red Nova.

E como a maioria dos nossos monstros tem 0 de ATK e ativam seus efeitos na destruição, nada melhor que Creature Swap para ganhar esse efeito e ainda dependendo do monstro do oponente, dar um dano enorme.

Também podemos contar com stapples nesse Deck que podem ser de uma utilidade grandiosa, por exemplo Masked Chamel... MENTIRA, não vou colocar camaleão nesse Deck não ta? Hu3

Enfim gente, é assim que vocês vão usar eles de uma maneira geral, espero que vocês tenham gostado da matéria de hoje e usem os meus queridos Ojama com muito carinho por que eles merecem, logo abaixo fica a minha Decklist base e as opções para a próxima matéria de quinta feira.

The Red Storm: Ojama

3x Galaxy Serpent
3x Box of Friends
3x Bright Star Dragon
3x Cardcar D
3x Zombowwow
1x Ojama Black
1x Ojama Green
1x Ojama Yellow

3x Tri-Wight
3x Creature Swap
2x Ojama Delta Hurricane!!
2x Rank-Up-Magic Numeron Force
1x Dark Hole

2x Call of the Haunted
2x Dimensional Prison
2x Limit Reverse
3x Magic Cylinder
3x Vanity's Emptiness

Extra Deck

Armory Arm
Jeweled Red Dragon Archfiend
Red Dragon Archfiend
Red Nova Dragon
Daigusto Phoenix
Gachi Gachi Gantetsu
Number 101: S.H.Ark Knight
Number 64: Sandayu the Veteraccoon
Number 64: Sandayu the Veteraccoon
Number 96: Dark Mist
Number 96: Dark Mist
Number C96: Dark Storm
Number C101: S.H.Dark Knight
Princess Cologne
Starliege Paladynamo

Próxima semana:

Armed Dragon
Crystal Beast
Cyber Dragon
Horus
Neos
Ojama
Volcanic
VWXYZ
Yubel

¹* Light and Darkness Dragon foi o monstro ás do Chazz no mangá, então usar ele acaba por coincidencia deixando o Deck mais com a cara dele ainda rs.

x.o.x.o -Effy

22 Comentários

  1. Simplesmente lindos, foi mo legal quando o Chazz mandou o Yellow atacar o Aster.
    Gostei vadia, só faltou o camaleão! Hahahaha, apenas brincado.

    ResponderExcluir
  2. "hurr durr tirou o field q era a escencia hur durr"

    OP Better nerf.

    ResponderExcluir
  3. Só achei muita box pra pouco vanilla. Alias, Creature Swap virou monstro? kkkkkk Fora isso, ótimo post, adoro zuar de deck vanilla, esses dias fiz um Zombie Vanilla Box que dava spam com Plague pra fazer um mega United We Stand e abusar das Traps do Tirano Gordo.

    ResponderExcluir
  4. @Victor ahhhh, foi incrível mesmo né, da até vontade de começa a assistir GX tudo de novo kkkkkk.

    @Paradise HAHAHAHAHHAA, pois é, apenax aguardando comentários do tipo heh

    @Guilherme se colocar mais trava, e pelos testes que eu fiz, esse numero ficou o ideal. E como assim virou monstro, acho que você interpretou a minha frase errado, olha o que ta escrito la:

    "E como a maioria dos nossos monstros tem 0 de ATK e ativam seus efeitos na destruição, nada melhor que Creature Swap para ganhar esse efeito e ainda dependendo do monstro do oponente, dar um dano enorme."

    Não escrevi que Creature era um monstro, mas que ela ajuda os monstros a conseguirem seus efeitos, já que você vai destruir eles com o do oponente que foi trocado, sacou?

    ResponderExcluir
  5. mais voce deixou a carta creature no parte dos monstro sacou??

    ResponderExcluir
  6. Exato o que o Anônimo disse. Creature Swap está, na decklist, como monstro de efeito, não como spell.

    ResponderExcluir
  7. VWXYZ para o próximo, pls

    ResponderExcluir
  8. Nesse deck da pra.colocar tambem o Trident Dragion, ja q as call ficam em campo atrapalhando muitas vezes apos serem usadas. Tambem, se fizer isso, se colocar pelo menos 1 effect veiler da pra fazer o Star Eater.

    ResponderExcluir
  9. o que adianta eu votar se eu sei que vc nunca escolhe o tema com base nos nossos votos, lamentavel

    ResponderExcluir
  10. Sem o Masked Chameleon?

    FAKEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

    ResponderExcluir
  11. Dessa vez você se superou, eu testei um pouco e o deck é bem divertido, na minha opinião o mais 4fun de todos até agora.

    ResponderExcluir
  12. @Gui obigado pelo toque, já ta arrumado XD

    @Anonimo hmm verdade, mas ai é delicado o que retirar do extra né, mas tenta! Se ficar legal volta aqui pra me dizer o que você achou.

    ResponderExcluir
  13. @Anonimo moço desculpa por não postar todos que as pessoas votam mas pode ter certeza que eu levo em consideração, eu sei que tem muita gente pedindo VWXYZ e outros, e se eu ainda não postei é por dois motivos:

    1º estou testando ele ao máximo para fazer uma matéria completa para vocês, afinal eu tento deixar todos os Decks o mais perto possível do competitivo, e enquanto eu achar que pode melhorar, eu vou adiando a matéria, mas relaxa que a vez dele está próxima.

    2º No novo structure deck tinha um boato que agora dizem ser falso, sobre o novo arquetipo os Mechlight, e pelo nome é sugestivo que ajude todos os machine light de uma maneira geral, então eu gostaria de esperar mais spoilers do structure para fazer o V to Z entendeu?

    @Bruno Navas HU3

    @Emerson fico muuuuito feliz que consegui te divertir, sério mesmo, é tipo uma sensação de dever cumprido quando vejo comentários assim XD espero que o deck ainda te de muitas vitórias e momentos legais o/

    ResponderExcluir
  14. Muito legal mesmo! E ainda é um deck que pode contar com suporte dos Tanukit, que ainda estão no berço da Shadow Specters, e invocam Beast level 2 do deck, pra acelerar a chegada dos Ojama e o uso da Delta Hurricane. E eu testei o deck com 2 de cada Ojama, pra não correr o risco de um deles ser removido de jogo e acabar com a ideia da Delta, achei funcional também. Cardcar D é um monstro que eu sempre dispenso, não gosto da ideia de gastar um turno só pra comprar duas cartas, haha. E foi meio milagroso não ver Masked Chameleon nesse deck, já que ele poderia trazer qualquer dos Ojama para o campo, hahaha. Parabéns pelo deck, e deixo o meu voto para Cyber Dragon na semana seguinte! :)

    ResponderExcluir
  15. @RoFolDo obrigado, fico feliz que tenha achado legal rs, e sério que renomearam os raccon pra Tanukit? ><

    Tcg sempre estragando as coisas heh, enfim, eu acho que 9 vanila fica muito pesado, mas se está dando certo para você pode ser que seja melhor no corpo do deck que você montou né, e btw, o Masked não pode trazer os Ojamas, ele só pode trazer quem em 0 de DEF. E mais uma vez, obrigado pelos elogios ^^

    ResponderExcluir
  16. próximo do gx vc poderia fazer um deck Crystal Beast

    ResponderExcluir
  17. acho que vcs deviam mudar o banner do site para algo mais moderno,so uma sugestao

    ResponderExcluir
  18. Nossa, valeu por avisar, até hoje eu achava que o Camaleão trazia 0 de ATK ou DEF, e ninguém usa por aqui, ficaria sem saber eternamente, haha. E bom, Tanukit é como elas estão no YgoPro, então acredito que essa tenha sido a tradução. Deixei mais Ojamas pra usar Rescue Rabbit também, e ficou bem legal. É um deck bem chatinho, que mais controla do que bate, tipo Rabbit com Thunderbird, mas foi bem legal de jogar, haha. Só deve ser chato de enfrentar, claro! :P

    ResponderExcluir
  19. bacana o deck, curti muito a ideia dele de abusar da box ate msm pra ser de armadilha pro target 'b'. espero ancioso pelo deck de neos u.u

    ResponderExcluir
  20. Sem sombras de dúvidas um deck criativo e divertido de usar. Eu, assim como o cara acima, testei o deck com duas cópias de cada Ojama e ficou bem legal. Só tive que sacrificar o Draw Power do Cardcar D...
    A propósito, senti falta de algumas Thyphoon ou Dust Tornado no deck pra destruir as desagradáveis traps do oponente. Talvez tenha sido só comigo, mas durante os meus testes o oponente sempre usava Torrential Tribute pra tirar os Ojamas antes que eu sequer pensasse em Delta Hurricane. Bom, eu vou continuar testando esse deck com algumas modificações ao meu gosto.

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito da matéria, logo logo vou testar e acredito que será bem divertido! Segue meu voto para o Próximo:

    Crystal Beast

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem