6 de agosto de 2018

I Want My Gems


QUEREMOS JUSTIÇA! QUEREMOS SOLUÇÃO!


Não vou poupar palavras. O post de hoje vai gerar polêmica, e digo isso porque sei que opiniões divergentes sempre será uma razão para discussões. Não se trata apenas de um easy view propício pro blog, e sim de um post de utilidade praticamente pública para toda a comunidade de Yu-Gi-Oh como um todo e sem exceções. A verdade é que nos últimos dias a hashtag IWantMyGems tem tomado conta das redes sociais. Mas até que ponto vale o direito de se reivindicar, e até que ponto faltam limites por parte da Konami? Se você quer saber qual a MINHA (e não da Nexus como um todo) opinião sobre isso, baseando-me em alguns fatos, recomendo que leia o post abaixo, e claro, não deixem de dar a sua opinião. 

Yu-Gi-Oh! Duel Links, ou popularmente conhecido como Duel Links é um jogo para as plataformas Android, iOS e PC. O jogo foi anunciado pela primeira vez na Jump Festa 2016. Desenvolvido e produzido pela Konami, foi oficialmente lançado no dia 17 de Janeiro de 2017, e rapidamente se tornou um sucesso mundial, sendo o jogo mais rentável da história da Google Play Store. 

A questão principal é que, para promover o jogo, a Konami disponibilizou para os jogadores Gemas (que é a moeda virtual do jogo) em números bastante elevados, possibilitando que os seus usuários comprassem as cartas disponíveis em seus Packs, dentro do jogo. Eu mesmo jogava Duel Links com certa frequência e cansei de receber gemas na minha caixinha de presentes, as quais usava para comprar cartas novas e montar meus inúmeros Decks. Não tinha do que reclamar, mas, por falta de tempo, fui deixando o jogo de lado. 

O tempo passou, e Duel Links batia recordes atrás de recordes, e inclusive começou a fazer parte do cronograma do WCS, tendo uma categoria própria no Mundial. Os jogadores deveriam jogar qualificatórias dentro do próprio jogo e chegar ao nível de Rei dos Jogos, para ter a chance de participar do mundial, e por isso, os duelos online no jogo aumentaram ainda mais. Os duelos se tornaram mais acirrados, e surgiram até Meta Decks dentro do próprio jogo, claro que, divergentes dos Decks Meta presentes no TCG/OCG. 

Acontece que, ao longo do tempo, muitos duelistas percebiam que a quantidade de Gemas diminuía cada vez mais, e todos se perguntavam o porquê? A situação foi ficando cada vez mais crítica, e num duelo que antes era se possível ganhar 25 ou 50 Gemas, hoje, o duelista é premiado com 1 ou 3 Gemas, dependendo da situação. Porém, os jogadores que quiserem ter mais gemas, e consequentemente mais possibilidades de comprar suas cartas, precisam pagar dinheiro real, para terem privilégios dentro do jogo - algo que já acontecia, mas que não prejudicava de uma forma grande os jogadores menos favorecidos. 

Foi a partir daí que a situação chegou ao ponto crucial. Jogadores desocupados do mundo todo resolveram promover um furdúncio atrás de gemas como se fossem a coisa mais importante do mundo, e em contrapartida, a Konami, tacou o foda-se e ligou o modo mercenária. Isso é uma situação muito comum entre os jogadores do TCG/OCG, e que agora enfim chegou no mundo virtual. A questão é: quem está certo nessa estória? Os desocupados ou os mercenários? 

Analisando os dois lados eu chego a seguinte conclusão, os dois estão certos, porém errados. E como isso é possível, você deve me perguntar? É bem simples. Os jogadores foram mal-acostumados pela Konami a receber gemas praticamente todo santo dia, mas não tem culpa nenhuma nisso. A Konami deveria ter medido as consequências dos seus atos, e que isso poderia causar no futuro, mas ao mesmo tempo, ela agiu como toda empresa agiria, criou benefícios temporários para que o jogo fosse promovido, e ela ganhasse lucro, naquele momento, tudo parecia perfeito para os dois lados. 

Tudo estava pronto, e agora com o jogo já promovido e no ponto máximo, a Konami resolveu abrir as suas garras, possibilitando que os jogadores se tornassem campeões mundiais, criando a categoria Duel Links no WCS de 2017. Porém, para isso, ela deveria manter o jogo funcionando quase sem que nenhum problema todos os dias, mantendo TODOS os seus servidores onlines e em perfeita forma. E isso, que para os jogadores se passa de forma imperceptível, gera custos, e bastante altos. 

A Konami, para conseguir manter o jogo funcionando tinha que fazer algo, e ela fez. Diminuiu o número de gemas e "forçou" muitos jogadores a pagarem dinheiro real para conseguir continuar jogando. E isso, querendo ou não é o certo a se fazer. A Konami, apesar de ser uma grande empresa, tem suas despesas, e por incrível que pareça, quanto mais alto os custos, maior serão suas despesas. A Konami precisa investir cerca de U$$ 20,000,000 (Vinte Milhões de Doláres) por DIA para manter os seus servidores funcionando, e necessita de algum jeito, pagar essa conta. 

Por outro lado, os jogadores não tem nada a ver com isso, e só querem se divertir jogando o game. A questão é que: A Konami não quer pagar os prejuízos do seu jogo, mas os jogadores também não. E quem ganha nessa briga, sempre é a mais forte. Isso porém é um problema já vivido a muito tempo no TCG. No início, tudo era mil maravilhas, e com o passar do tempo, cartas cada vez mais fortes (e caras) foram sendo lançadas, e se você não tem, fica pra trás. Ai, muitos jogadores são forçados a gastar fortunas para ter essa carta, que, depois de um tempo (quando a Konami já vendeu o quanto quis) acaba sendo limitada ou banida, e o jogador, perdeu seu investimento. 

Mas, afinal de contas? O que eu quis dizer com isso? É fato que vivemos em um mundo capitalista, e analisando de um lado empresarial, a Konami está correta e os jogadores estão errados, mas analisando de um lado social, os jogadores tem total razão e a Konami é mercenária. E como resolver isso? Sinceramente, eu não sei. Existe muito mais do que um simples jogo e uma empresa, isso é um problema social do nosso dia a dia, e sim, a reivindicação é válida, porém fútil, já que a Konami não vai se dispor a perder dinheiro. Na realidade, deveria existir uma união entre Duel Links e TCG, que afinal de contas, são o mesmo jogo. Tudo é Yu-Gi-Oh! 

Se os jogadores querem fazer a Konami sofrer um prejuízo e mudar sua postura, que de um ponto de vista empresarial é correta, infelizmente, ele também terão de sofrer. Sim, a hashtag IWantMyGems é extremamente válida, e apoiada por mim, porém, não vai resolver nada, essa é minha visão como jogador um do TCG, mas, convenhamos, de que adianta reclamar da baixa quantidade de gemas, e continuar correndo atrás delas no jogo. E, também, do que adianta reclamar do preço de uma Ash Blossom e sair procurando elas em quase todos os sites de lojas ou grupos de vendas? Essa é minha opinião como jogador de Duel Links. Abandonem seus jogos, saiam um pouco do comodismo. Sim, é difícil dizer isso para dois opostos, mas se unam. Deixem de jogar o Duel Links, desinstalem o jogo. Deixem de comprar cartas, façam com que elas peguem mofo na vitrine da loja. E juntos, vocês podem fazer muito mais do quê reclamar e não serem ouvidos, deem prejuízo e a Konami vai dar um jeito de atender os pedidos dos mais diversos jogadores. Keep Fighting, Stay Strong, e vamos deixar de brigas bobas, afinal de contas, se trata da mesma franquia! Juntos pelo Yu-Gi-Oh!, e é só isso que eu peço.

Comentários
0 Comentários

0 Comentários: