11 de agosto de 2018

TCG: Melhores de Agosto


Um post diferente pra vocês!


Um dia desses estava navegando pelas páginas da Web quando me deparei com um artigo muito interessante na YGOrganization. Era um post que falava sobre os 14 melhores Decks do Mês de Agosto (até o momento), baseado no seu percentual de vitórias. Li, e achei que seria propício trazer um pouco dessa pesquisa para o Blog, também contanto minha opinião pessoal sobre os Decks, e acrescentando 1 Deck a mais na lista! Salientando que, não necessariamente o primeiro Deck da lista é de fato o "melhor" do mês. Pois, apesar de ter vencido mais Decks, ele pode ter enfrentado Decks inferiores a sua categoria, e consequentemente, vencido.


Lançado como TCG-exclusive na mais nova coleção: Cybernetic Horizon. O Deck "Danger!" chegou para o jogo com um certo hype por parte dos duelistas, principalmente por ser baseados em criptozoologia e por ter uma mecânica de jogo bastante rápida. Até o momento, o hype não foi totalmente justificado, porém, ele já aparece na 15º colocação dos Decks do mês de Agosto. Sua versão pura teve um percentual de vitórias de exatamente 50%, enquanto sua versão com Dark Worlds teve um percentual de vitórias de apenas 42%. Porém, as perspectivas para o Deck são boas, já que, se seguir o padrão, ainda faltam serem lançadas pelo menos 12 monstros e 4 Spells/Traps. O segredo é aguardar o que o futuro reservará para esse Deck.



Muito aquém do que já foram, os Burning Abyss ocupam apenas a 14º posição da lista. Lançados originalmente na coleção Duelist Alliance, em 2014, e reprintados algumas vezes depois disso, o Deck Burning Abyss já participou ativamente do Metagame, na época, que para mim, foi a melhor do jogo. Tem uma mecânica de jogo que depende muito do Cemitério, onde seus monstros ativam seus efeitos, e dos mais variados. O Deck já foi usado junto com os Phantom Knights, mas depois acabaram perdendo força, muito por conta da Banlist e da própria Link Summon. Hoje, com o lançamento da Sekka's Light o Deck voltou a ser usado com uma outra característica e ideia, mas ainda não é tudo o que era, e dificilmente será. Teve um percentual de vitória de 58,54%.


Um Deck atemporal e que se adapta a qualquer era do jogo: essa pode ser a definição certa para os Mermails. Lançado originalmente no ano de 2012, esse é um Deck que vem se mantendo consistente. Já foi Meta, e galgou posições mais altas, porém, continua sendo uma dor de cabeça para quem o enfrenta, muito por conta da sua velocidade e variação. Já vi Builds Synchro, Xyz e até de Tribute Summon desse Deck. Hoje, mesmo com os Links, eles não perderam tanta força desde dos últimos formatos e usam uma estratégia que consiste em Invocar o Moulinglacia e o Topologic Gumblar Dragon, para limpar a mão do oponente e deixá-lo com poucos recursos. De acordo com a pesquisa, não foi muito comum jogar Mirror Matches durante os testes, o que reforça mais ainda a força desse Deck, que teve o percentual de 61,25%. Nada mal.


Esse sim é um Deck que foi prejudicado pela Banlist nos moldes mais recentes do jogo. Se tornou meta pouco antes da chegada dos Links, na coleção Pendulum Evolution, no ano de 2017. Por serem Pendulums, muitos players acreditavam que eles perderiam força com a chegada da nova Master Rule para o TCG. Porém, isso se provou ser mentira, e o que aconteceu foi o oposto. O Deck continuava jogando, e foi com a chegada do Heavymetalfoes Electrumite, um Monstro Link que o Deck deslanchou de vez. Cansei de contar as vezes que esse Deck vencia, e ficava em segundo, e em terceiro, e em quarto... quase tudo era Pendulum Magician. Mas a alegria dos seus usuários durou pouco. Com o Astrograph Sorcerer, Double Iris Magician e Performapal Skullcrobat Joker banidos o Deck ficou muito mais frágil, e perdeu bastante espaço. Hoje, a versão mais usada pelos seus Players é um mix com Abyss Actor ou Mythic Beast, e foi isso que ainda conseguiu manter o Deck de pé, com um percentual de 61,29%, praticamente empatado com o Mermail.


Ironicamente, o Deck campeão do mundo ficou somente com o 11º Lugar dessa pesquisa. Trickstar é um Deck particularmente muito amado pela fandom (pelo menos a Brasileira) do jogo. Lançada no ano de 2017, na coleção Code of the Duelist, foi o Deck mais relevante do formato. Com sua mecânica burn, esse Deck limita as ações do seu oponente, causando dano aos seus pontos de vida, de forma pequena, mas que como uma bola de neve, vai aumentando até fazer com que ele perca. Possui muitos buscadores e uma poderosa Trap, que possivelmente serão lembrados pela Banlist. Tem um percentual de vitórias de 64,06%, e provavelmente, ainda aumentará.


Pode parecer uma boa posição, mas não é. True Draco foi um dos Decks mais absurdos que eu vi jogarem. Com um ótimo controle de campo, e podendo Tributar Spells/Traps para Invocar seus monstros, esse Deck passou um longo tempo no Metagame junto com Zoodiac. Para mim, o formato mais chato do jogo. Lançado em 2017, na coleção Maximum Crisis, trouxe consigo um dos monstros mais poderosos do jogo. Master Peace, the True Dracoslaying King. Era inafetado por efeitos de cartas do mesmo tipo as que usadas para seu Tributo e podia destruir cartas no campo, ainda com um poder de fogo de 3000 de ATK. Como se não bastassem seus buscadores que eram buscáveis, uma grande chatice. A Banlist pegou o Deck de jeito, e a cada mês que passa, ele vai perdendo cada vez mais espaço. Sua versão mixada com os Monarcas não consegue manter o Deck de pé, e apesar de ter um percentual de 65,02%, é um Deck que está fadado a cair ainda mais.


Pra mim, uma grande e positiva surpresa. Cyber Dragon ocupa a nona colocação do Rank de Decks do mês. Com suportes recentes lançados na Cybernetic Horizon, a sua velocidade aumentou de forma impressionante. Até fiz um post explicando seus novos combos e mostrando uma Decklist. Se ainda não leu, pode ler clicando aqui. E ainda virão mais suportes nos próximos meses. Para muitos jogadores, esse Deck tem a capacidade de voltar ao Meta depois de muitos anos (a última vez de fato foi em 2005, com um mix de outras máquinas). Hoje seu novo Monstro Link e sua Spell de Invocação e proteção deixaram o Deck muito mais forte, além dos seus novos monstros de efeito de Main Deck. Teve um percentual de 65,38% e tende a aumentar com o passar do tempo.


Na oitava posição temos o Deck mais recente da lista. Sky Striker é um Deck lançado ainda esse ano, na coleção Dark Saviors, e que se assemelha muito aos Spellbooks em relação a jogabilidade. Seu estilo de jogo consiste em deixar a Main Monster Zone vazia e ativar variadas Spell Cards, que variam entre encher o campo com Tokens, ou destruir cartas do oponente, e até mesmo negar efeitos. Possui uma poderosa Link Monster que recicla as Spells do GY, e permite que elas sejam usadas de novo. Por ser um Deck genérico, é muito comum ser usado como Engine de inúmeros outros Decks, mais isso não impede que sua versão pura também seja forte. Tem um percentual de 65,46%, e também tende a aumentar.


Na sétima posição temos um Deck que me agrada bastante: Altergeist. Assim que foi lançado, na coleção Circuit Break, não passava de um Deck comum, e sem nenhuma relevância. Ele era bom, mas muito lento, e não conseguia criar um campo forte. Passaram uns meses, e com a chegada do Altergeist Multifaker, a história do Deck mudou drasticamente, e ele se tornou vice-campeão mundial. Um Deck que trabalha com Trap Cards, e que tem uma natureza anti-meta (já que ele costuma não deixar o oponente jogar). Veio para essa lista com o percentual de 66,11%, e eu acredito que ele ainda tem muito a evoluir.


"As pessoas vão usar esse Deck até não conseguirem mais". Foi com essa frase que a YGOrganization definiu esse Deck. E é a mais pura verdade. A versão mais comum, e teoricamente a mais forte do Deck. Mistura a Engine de dois Decks já citados na lista e cria um só. Não tem como ficar ruim. Um Deck que controla o campo e Invoca poderosos Monstros Links. Ficou com um percentual de 67,43%.


Sempre achei que esse Deck poderia se tornar Meta. Me lembro de quando algumas pessoas riam de mim quando dizia isso. Um Deck extremamente rápido, e que joga quase sozinho. Com praticamente todas as cartas do Deck sendo buscadoras uma das outras, você usa seus recursos necessários em um único turno. Ainda pode, usar o efeito do Isolde para trazer outros monstros Goukis, e descartar a Equip Spell Divine Sword - Phoenix Blade inúmeras vezes para ativar os efeitos de monstros Knightmare. Um Deck que faz de tudo, e que não peca em quase nada, sem dúvida um dos que melhor se adaptou a Engine Knightmare. Tem um percentual de 67,81% e continua a subir.


Dinossauros sempre foram um dos meus tipos de monstro favoritos. Presentes no Meta entre 2016 e 2017 os Dinossauros parecem não ter perdido força. Se adaptaram muito bem ao formato e continuam sendo um problema. Seu estilo de jogo mudou um pouco, e agora não foca tanto no Ultimate Conductor Tyranno, apesar de ainda ser muito poderoso. Com a chegada dos Links eles tentam se aproveitar dos Tokens, e Invocar Link Monsters, abrir zonas e criar um Lockdown com Evolzar Dolkka e Evolzar Laggia, evitando assim todos os Monstros, Spells e Traps do oponente. E fazem isso de uma maneira bastante rápida. Foi o Deck que enfrentou menos Mirror Matches que todos os outros, e ainda se mostrou capaz de conseguir bons resultados. Ficou com um percentual de 67,92%.


Um Deck que não apareceu na lista original, mas que foi inserido por mim. De todos os duelos que fiz com ele (contando só contra Decks Meta) me surpreendi com o resultado. Seu estilo de jogo consiste em ativar cartas Vírus e Tributar monstros do oponente para ativar seus efeitos ou serem Invocados. Ainda tem um campo bastante poderoso que Invoca Tokens pro campo, que auxilia a Link Summon. Decidi colocá-lo na lista, pois consegui surpreendentes 68,74% de aproveitamento usando esse Deck.


De acordo com a pesquisa, é o Deck com mais variações da lista. Pode ser usado com Sky Strikers, World Legacy, Invoked, Brilliant Fusion e mais de 10 outras engines diferentes. Porém a que mais deu resultado foi a junção com Invoked. Não é um Deck que eu goste e nem que costume jogar. Mas, de acordo com a pesquisa, o novo Link Monster dos Mekk-Knights caiu como uma luva no Deck e o ajudou a subir de posição. Foram feitos 180 duelos, e 125 desses foram ganhos. Um percentual de 69,4%.


E o Deck do mês surpreendentemente é Frog! Um Deck que é usado já faz um tempo, e sempre consegue ficar entre os tops. Sua mecânica é bem simples, Invocar Frogs do Cemitério e trazer o Toadally Awesome pro campo, limitando assim as jogadas do seu oponente. Seja com sua versão Paleozoic ou Sky Striker esse Deck foi o que teve mais percentual de vitórias e ficou com o primeiro lugar. Um percentual de 70,85%, o que não é nada mal para um Deck já não tão recente no jogo.

E por fim, a pesquisa ainda mostra quais Decks os 15 primeiros colocados enfrentaram, qual a porcentagem de vitórias de um contra o outro, das Mirror Matches, e também quais foram as cartas mais usadas por ambos os duelistas durante os duelos. Lembrando que aqui, eles colocaram cartas que foram eventualmente usadas (ativadas ou Invocadas) durante os duelos, e não necessariamente dos mesmos Decks que estão no Top 15

TOP 20 Cartas de Main Deck por porcentagem de vitórias

Unexpected Dai
86.84%
Jizukiru, the Star Destroying Kaiju
83.78%
The Winged Dragon of Ra – Sphere Mode
81.25%
Slime Toad
78.43%
Mind Control
78.38%
Babycerasaurus
77.50%
Mekk-Knight Red Moon
77.14%
Moulinglacia the Elemental Lord
75.51%
Speedroid Terrortop
75%
Rescue Rabbit
75%
Lilith, Lady of Lament
75%
Gouki Bearhug
74.77%
Machine Duplication
74.58%
Ultimate Conductor Tyranno
74%
Cyber Dragon Drei
73.81%
Sky Striker Mecha – Eagle Booster
71.88%
Imperial Order
71.72%
Crusadia Maximus
71.43%
Miscellaneousaurus
71.43%
Sky Striker Maneuver – Jamming Waves!
71.12%                   

TOP 20 Cartas de Extra Deck por porcentagem de vitórias

PSY-Framelord Omega
78.69%
Borrelsword Dragon
77.60%
Tri-Gate Wizard
77.50%
Link Spider
74.74%
Altergeist Hexstia
74.56%
Wee Witch’s Apprentice
74.19%
Firewall Dragon
73.65%
Summon Sorceress
73.07%
Underclock Taker
73.05%
Toadally Awesome
72.55%
Bahamut Shark
72.09%
Topologic Trisbaena
72%
Chimeratech Rampage Dragon
71.93%
Knightmare Goblin
71.66%
Decode Talker
71.05%
Qliphort Genius
70.97%
Knightmare Unicorn
70.88%
Linkuriboh
70.60%
Knightmare Cerberus
70.60%
Borreload Dragon
70.41%
50 Cartas mais usadas, em 3000 Matches (6000 Duelos)

Ash Blossom & Joyous Spring
1463
Sky Striker Mecha – Hornet Drones
945
Sky Striker Ace – Kagari
922
Sky Striker Mobilize – Engage!
909
Infinite Impermanence
885
Knightmare Phoenix
817
Pot of Desires
708
Linkuriboh
683
Sky Striker Ace – Shizuku
661
Terraforming
652
Called by the Grave
701
Isolde, Two Tales of the Noble Knights
629
Knightmare Goblin
598
Gouki Suprex
611
Droll & Lock Bird
587
Gouki Octostretch
567
Knightmare Unicorn
547
Divine Sword – Phoenix Blade
558
Sky Striker Mecha – Widow Anchor
552
Firewall Dragon
501
Sky Striker Ace – Raye
511
Gouki Twistcobra
500
Gouki Headbatt
502
Knightmare Corruptor Iblee
517
Gouki Re-Match
487
Ghost Ogre & Snow Rabbit
457
Knightmare Mermaid
455
Sky Striker Ace – Hayate
442
Twin Twisters
463
Knightmare Cerberus
435
Gouki Bearhug
387
Sky Striker Mecha Modules – Multirole
405
Gouki Riscorpio
405
Altergeist Meluseek
429
Sky Striker Maneuver – Afterburners!
389
Altergeist Multifaker
393
Sky Striker Airspace – Area Zero
380
Summon Sorceress
359
Altergeist Marionetter
392
Reinforcement of the Army
380
Instant Fusion
368
Junk Forward
368
Altergeist Silquitous
350
Rivalry of Warlords
377
Altergeist Protocol
354
Neo-Spacian Aqua Dolphin
335
M-X-Saber Invoker
335
Evenly Matched
317
Foolish Burial Goods
328
Metalfoes Fusion
309

Melhores Decks por porcentagem de "controle de campo"

Gouki
23.13%
Sky Striker
19.03%
Altergeist
16.23%
Sky Striker Trickstar
7.26%
True Draco Monarch
6.76%
Mekk-Knight Invoked
6%
Frog
5.83%
Cyber Dragon
3.46%
Outros Decks Testados
12%

 Confrontos Tier 1 (Percentual de Vitórias) - Sem Mirror Matches

Gouki - 56.14%

Gouki >> Sky Striker
57.14%
Gouki >> Altergeist
53.66%
Gouki >> Sky Striker Trickstar
21.43%
Gouki >> True Draco Monarch
69.23%
Gouki >> Mekk-Knight Invoked
75.00%
Gouki >> Frog
50.00%
Gouki >> Cyber Dragon
72.73%

Sky Striker - 36.18%

Sky Striker >> Altergeist
46.15%
Sky Striker >> Sky Striker Trickstar
33.33%
Sky Striker >> True Draco Monarch
66.67%
Sky Striker >> Mekk-Knight Invoked
21.87%
Sky Striker >> Frog
0%
Sky Striker >> Cyber Dragon
28.57%

Altergeist - 69.26%

Altergeist >> Sky Striker Trickstar
60.00%
Altergeist >> True Draco Monarch
79.90%
Altergeist >> Mekk-Knight Invoked
64.00%
Altergeist >> Frog
100%
Altergeist >> Cyber Dragon
100%

Sky Striker Trickstar - 38.57%

Sky Striker Trickstar >> True Draco Monarch
40.00%
Sky Striker Trickstar >> Mekk-Knight Invoked
0%
Sky Striker Trickstar >> Frog
0%
Sky Striker Trickstar >> Cyber Dragon
33.33%

True Draco Monarch - 43.02%

True Draco Monarch >> Mekk-Knight Invoked
50.00%
True Draco Monarch >> Frog
66.67%
True Draco Monarch >> Cyber Dragon
33.33%

Mekk-Knight Invoked - 58.01%

Mekk-Knight Invoked >> Frog
75.00%
Mekk-Knight Invoked > Cyber Dragon
50.00%

Frog - 44.79%

Frog >> Cyber Dragon
100%

Cyber Dragon - 41.50%

Bom galera. Por hoje é só isso! Já estava pensando em trazer um post dessa magnitude para o blog fazia bastante tempo. Espero que tenham gostado, e me digam se querem que isso se torne uma série mensal para o blog! Até a próxima!

Comentários
0 Comentários

0 Comentários: