22 de agosto de 2018

A Konami não faz o meu tipo


Um post aleatório pro meio da sua semana


De todos os Tipos de monstro do jogo, eu acredito que o mais injustiçado sejam os reis do Rock (quero dizer, das pedras... não entenda isso mal, são outras pedras). Nunca tiveram uma participação grande no Meta, (mesmo com os Chronomalys), nunca tiveram Decks relevantes em nenhum formato (tá bom que Koa'ki Meiru até teve sua época de glória, mas eles não eram monstros só do Tipo Rocha). O fato é que poucos são os Arquétipos ou até mesmo os suportes razoáveis para o Deck, e muita gente se esforça com o que tem.

Talvez o Deck mais jogável desse Tipo, sejam os Magnet Warriors, que com a chegada da nova versão do Structure Deck: Yugi, de 2016, tornou o Deck ao menos um bom 4fun, ou os já citados Chronomalys (que até conseguiram ser meta por um curtíssimo período no OCG). Mas, nada que seja forte o suficiente. Até algum tempo atrás, Decks do tipo Rocha ainda precisavam de proteção e de buscadores (coisas que praticamente todo Deck do jogo já tem), que chegaram junto com o Block Dragon, que foi uma grande aquisição ao Deck, mas ainda assim, é muito pouco. Sem contar que o Deck mais famoso do tipo, os aclamados Fossil ainda são (e não se sabe por quanto tempo) apenas um Deck de Anime. É mole?


Megarock Dragon
Rock/Effect/EARTH
Level 7 ✰✰✰✰✰✰✰
ATK ?/DEF ?

This card cannot be Normal Summoned or Set. This card cannot be Special Summoned except by removing from play a Rock-Type monster(s) in your Graveyard. The original ATK and DEF of this card become the number of Rock-Type monsters you removed from play when you Special Summoned this card x 700 points.

De acordo com a Wikia, os monstros do Tipo Rocha possuem apenas 193 membros, e algumas poucas cartas de suporte (Spells/Traps). Pode parecer muito, mas não é. Numa matemática básica você vai ver que, de todas as aproximadamente 9120 do jogo, o total de monstros Rocha e seus suportes não passam de míseros 2,12%, enquanto que os Dragões e Magos do jogo juntos, somam quase 20% das cartas. Isso quer dizer que quem monta Decks desses dois tipos tem dez vezes mais opções, enquanto para os usuários de monstros Rocha, a opção se torna escassa e quase invariável. 

Costumo usar o Megarock Dragon como um bom exemplo, para mostrar de uma vez só todos os defeitos desse tipo. Um monstro lançado a 13 anos atrás e que carece de reprints (o último foi em a 12 anos atrás, na coleção Dark Revelation 3, como Super Rara). Individualmente é uma carta mediana, e pode ser usada como um beatsick em algum late game. Mas, a questão é: o que o Deck oferece pra que essa carta se torne relevante? Quase nada. Nem mesmo o Block Dragon se torna um buscador para essa carta, já que somando-se os Níveis, os monstros adicionados devem totalizar 8! O grande x do problema é que: os monstros Rocha só possuem 5 monstros de Nível 1, sendo que 1 deles é um Monstro Normal, exclusivo do OCG e os outros 4 fazem parte de Arquétipos diferentes: Aroma Jar, Gem-Knight Lazuli, Charm of Shabti e Gorgonic Ghoul (sendo que só o Gorgonic faz parte de um Arquétipo de monstros Rocha), então buscar o Megarock se torna inviável (mas isso não se aplica só a ele, e sim a quase qualquer monstro Rocha).

Pesquisando na Wikia, descobri que a maneira mais fácil de buscá-lo é usando o efeito do Dogu (que não possui nenhum buscador, exceto o Block Dragon) ou utilizando o efeito do Deep Diver (que é um monstro Aqua), esperar que ele seja destruído em batalha, e assim colocar o Megarock no topo do Deck (podendo ter o Deck embaralhado, escavado ou fazer com que o mesmo se torne um Dead Draw no meio desse processo). Enquanto isso, os Dragões possuem The Melody of Awakening Dragon, os Guerreiros tem a Reinforcement of the Army, e até mesmo os Répteis tem seus buscadores ou cartas que os Invocam do Deck.

E além do mais, qual vantagem eu teria em banir monstros Rocha do Cemitério? Qual deles possuem efeitos que se ativam quando são banidos? A resposta é incrível, e impressionante: NENHUM. Eu não vou ganhar nenhuma vantagem em banir meus monstros, ou até mesmo em enviá-los para o Cemitério (a não ser que outra carta gere vantagem com isso). Eles na maioria das vezes tem efeitos que não fazem sinergia uns com os outros, são lentos e ultrapassados e não tem quase nenhum poder de Recovery (os poucos, são do próprio Deck Magnet Warrior, e exclusivo deles). Como bater de frente com os piores Decks de Guerreiros ou Dragões assim? Se nem o melhor Deck de Rocha tem todos os recursos que os outros tem?

Muitos diriam que isso é fruto da evolução do jogo. Eu digo o contrário: isso é fruto da "má administração" do jogo. Sim, entre aspas. É uma má administração proposital - e não são só os monstros Rocha que sofrem com isso, serviu apenas como exemplo. A Konami sabe que os Répteis, Piro, Rocha, Aqua e Peixes existem, sem contar os Wyrms e Divine-Beasts (afinal, foi ela mesmo que criou), mas a questão é que Guerreiros, Dragões e Magos são bons protagonistas de histórias fantásticas, todo card game que se preze deve possuí-los, afinal de conta eles dão mais lucro. É a história do branco e do negro na sociedade de Yu-Gi-Oh!, uns são extremamente favorecidos porque geram resultado, e outros, mesmo com potencial de gerar, são deixados de lado por não gerar muito lucro, porque afinal, é muito mais nostálgico dizer "DRAGÃO BRANCO DE OLHOS AZUIS", do que dizer "DRAGÃO DE BLOCOS".

Bom galerinha, o post foi bem básico, e teve a intenção de gerar uma pequena discussão entre a comunidade. O que vocês acham dos diferentes Tipos de monstro, e qual deveria ser a posição da Konami para com todos eles, a fim de deixar o jogo mais igual e equilibrado para todos os Players, sejam de 4fun ou de Meta? E não, esse não foi um post de crítica (até porque meu Tipo favorito são os Guerreiros), e sim, apenas constatação de fatos. Porque acho que todos nós sabemos que a Konami não faz nosso tipo.

Comentários
1 Comentários

1 Comentários:

Seki disse:
30 de agosto de 2018 às 23:03

Eu ainda gostaria que o tipo Réptil ganhasse um arquétipo relevante.