18 de agosto de 2018

Relembrando um Deck Supremo #7: Summoned Skull Beatdown


O mestre dos Arquidemônios já foi o monstro mais forte do jogo!


Um dos monstros mais clássicos do anime, e do jogo. Usado por Yugi Muto, o Rei Caveira virou um sinônimo de poder e força, e para as nossas mães, de demonização do jogo. Era um simples Monstro Normal, com um poder de ATK igual ao do Mago Negro, porém, com 1 estrela a menos. E pode acreditar, isso fazia muita diferença no ano de 2002. Curioso para conhecer a história do primeiro Metagame da história? Então sigam-me os bons.

A Lenda do Dragão Branco

Legend of Blue Eyes White Dragon


O jogo como nós conhecemos surgiu no ocidente em Março de 2002, com o lançamento do primeiro Booster Set do jogo, nomeado de The Legend of Blue Eyes White Dragon, ou no Brasil, A Lenda do Dragão Branco de Olhos Azuis. Assim também, foram lançados poucos dias depois 2 Starter Decks, que seriam representações dos Decks do Yugi e do Kaiba. O jogo estava aí, e podia começar a ser jogado. Mas, o fato é que, nesse estágio inicial, o jogo não tinha muita diversidade. Quase não existia monstros de efeito, e os poucos que existiam, possuíam efeitos simples e de apenas uma linha (porém, fortes para a época). E também existiam poucas Spell/Traps, a maioria não muito fortes (nem mesmo para a época), onde o destaque ficava por conta de cartas como Raigeki, Dark Hole e Pot of Greed, cartas praticamente sem custos, lançadas na primeira coleção do jogo.


O Imperador do Mal Populariza o Jogo

Metal Raiders

Apesar de ter sido lançado no Starter Deck: Yugi, o Summoned Skull foi re-lançado no segundo Booster Set do Jogo, Metal Raiders, então agora, estava acessível para o mundo todo. Era o Monstro Normal mais forte do jogo, não pelo seu poder de ATK, que era ultrapassado por monstro como o Dragão Branco de Olhos Azuis, mas sim pelo seu status. Um monstro com 2500 de ATK, mas com Nível 6, só necessitando de um único Tributo. Também nessa época, o Monstro Normal mais poderoso do jogo sem necessitar de Tributo era o mítico La Jinn the Mystical Genie of the Lamp, usado por Kaiba no anime, e sendo um monstro muito popular. Pouco tempo depois, ele perdeu esse status para o Mechanicalchaser, que tem 1850 de ATK, apenas 50 a mais dos 1800 de La Jinn, só que era uma carta raríssima, já que só era possível tê-la no Tournament Pack. Então os duelistas continuaram usando o La Jinn como staples no Deck.


Rei Caveira
Foi a partir daí que surgiu o formato "Summoned Skull Beatdown", que nada mais era do quê Decks que tentavam trazer o Summoned Skull da forma mais rápida possível e causar dano de batalha com seu alto ATK. A única diferença, eram os mais variados meios que os Decks achavam para tentar trazê-lo, mas na grande maioria, usavam quase as mesmas cartas da época. Na verdade, o termo "formato" ainda não existia naquela época, já que o jogo era novo, tinha poucas cartas e jogadores, e além disso, a grande maioria queria jogar por que era fã do anime. Porém, essa junção de conceitos e fatores fez com que o jogo se tornasse cada vez mais popular, e novos jogadores entrassem nele. Foi então que surgiram os primeiros torneios do TCG, onde esse Deck começou a ser o mais comum e vencedor. Claro que muito disso se dava pela precariedade do jogo, e pelas suas poucas cartas, mas o Deck então passou a ser chamado e aclamado como o Deck "Meta" de 2002.

Cartas como Monster Reborn, Pot of Greed, Raigeki, Dark Hole, Heavy Storm e Change of Heart eram staples da época, e não havia um limite para o uso dessas cartas, porém, não era comum ver mais que 2 cópias delas por Deck. Todas essa cartas, pouco tempo depois acabaram indo parar na Forbidden & Limited List (que na época era chamada somente de Limited List) e seus usos ficaram restritos a 1 cópia, porque eram cartas com efeitos muito forte pra época (algumas até mesmo pros dias atuais), sem custo e que não tinham nenhum Counter para seus efeitos. Porém, isso não fez com que o Deck perdesse muita força.

A Magia do Jogo

Resultado de imagem para Magic Ruler Booster

Ainda no ano de 2002, no dia 16 de Setembro, foi lançado o Pack Magic Ruler, depois mudado para Spell Ruler. Foi um pack revolucionário para a época e mudou a maneira do Deck jogar, de forma drástica. Como o nome sugere, é um Pack que trazia muitas Spells novas para o jogo, das quais The Forceful Sentry, Delinquent Duo, Mystical Space Typhoon, Confiscation, Painful Choice e Snatch Steal se destacavam, e logo viraram staples no Deck, e aceleram muito sua velocidade e versatilidade de jogadas. Muitos duelistas passaram a usar um combo, que destruía a mão do oponente, usando cartas como Delinquent Duo e The Forceful Sentry para embaralhar ou descartar cartas da mão dele no Deck, e depois criar um campo, que pra época era bastante poderoso. Traps como Trap Hole ou Ring of Destruction também eram staples na época, e ter um campo com 1 monstro e uma delas baixada no campo já garantia praticamente 1 turno de vantagem, e ainda deixava o oponente com quase nenhuma carta na mão.


Estratégia Final

Resultado de imagem para Jinzo Yugioh

E foi com o último Booster de 2002, Pharaonic Guardian, que o Deck ficou completo. Com a chegada do Jinzo no jogo, uma nova era se iniciava, a dos Monstros de Efeito. Eles já existiam, mas tinham ficado melhores. Apesar de ser um pouco mais fraco que o Summoned Skull em termos de ataque, o Jinzo tinha um efeito muito bom para a época (e até mesmo, para alguns Decks atuais). Ele podia negar os efeitos das poucas armadilhas da época. Então, cartas como Mirror Force, Trap Hole, ou Ring of Destruction não causariam mais problemas para o seu OTK. O Deck começava a ficar mais rápido e a ter um controle ainda maior de campo.

Summoned Skull Beatdown em 2002/2003
O Deck continuou sendo Meta até meados de 2003, e com a chegada de novos Sets como Pharaonic Guardian e Legacy of Darkness ele foi reforçado com novas Spells ou Traps, como United We Stand, Graceful Charity, Harpie's Feather DusterTorrential Tribute e novos monstros como Kycoo the Ghost Destroyer ou Bazoo the Soul-Eater, que deixou o Deck mais consistente e mais forte.

Porém, foi a partir do final de 2003 e início de 2004, que outro Deck começou a entrar em evidência no formato, e acabou tornando o Rei Caveira obsoleto e ultrapassado, já não sendo mais capaz de acompanhar o ritmo do jogo. Esse Deck era focado em controle de mão, uma estratégia bem mais aprimorada de destruir a mão do oponente e não deixar ele comprar cartas, que tinha como maestro principal o temido e hoje banido Yata-Garasu, que inclusive, já foi tema de um dos nossos posts desse quadro (se você não leu, clique aqui).

E acaba aqui o nosso post de hoje! E deu um trabalho pra fazer hein. As vezes eu até gosto de conhecer um pouco do jogo na época em que nem eu mesmo jogava, e você? Espero que todos tenham gostado, e pra você que se pergunta onde está a parte 2 do Nextory sobre os D/D/D, não se preocupe, qualquer dia desses ele sairá das sombras! Até a próxima, e tchau!

Comentários
0 Comentários

0 Comentários: