Graduado no Jogo #2: "O Poder da Sabedoria"


Dessa vez, os créditos devem ser dados ao usuário r/bigwin408 (do Reddit). Ele é responsável por um total de 4 guias extremamente importantes. Este texto que seguirá nas próximas linhas é a tradução e adaptação do texto original do seu primeiro guia, publicado há pouco mais de 3 meses (aqui).

Sem mais, vamos começar:

YuGiOh é um jogo de cartas, e a maioria das pessoas ama ganhar em jogos de cartas. Pensando nisso, o leitor irá receber, nos próximos parágrafos, alguns conselhos sobre como ganhar em nosso jogo preferido usando algo que o autor desse conceito gosta de chamar de "O Poder da Sabedoria".

Mas... O que é o "Poder da Sabedoria"?

Assumamos que você está competindo em um torneio, onde você terá de vencer 2 jogos de uma melhor de 3 (basicamente, disputando um match). Você e o seu oponente não se conhecem, nunca se falaram na vida. Então, o dito "Poder da Sabedoria" está justamente no fato de você saber com qual deck ele está jogando.

Um exemplo simples disso seria se, no primeiro turno, seu oponente invocasse um "Nekroz of Unicore".



Nekroz of Unicore
Level 4 
WATER / Spellcaster / Ritual / Effect

You can Ritual Summon this card with any "Nekroz" Ritual Spell Card. Must be Ritual Summoned and cannot be Special Summoned by other ways. You can discard this card, then target 1 "Nekroz" card in your Graveyard, except "Nekroz of Unicore"; add it to your hand. You can only use this effect of "Nekroz of Unicore" once per turn. Negate the effects of face-up monsters on the field that were Special Summoned from the Extra Deck.





A partir do momento em que ele invoca o monstro, você pode intuitivamente assumir que seu oponente está jogando de Nekroz. Nesse momento, você está com o "Poder da Sabedoria". Ter essa simples informação a seu favor é importantíssimo. Se você não a possuir, você estará jogando às cegas.

Por exemplo, a "Number 103: Ragnazero".





Number 103: Ragnazero
Rank 4 ✰ / 2 level 4 monsters
WATER / Fairy / Xyz / Effect

Once per turn, during either player's turn: You can detach 1 Xyz Material from this card, then target 1 face-up Attack Position monster your opponent controls, whose current ATK is different from its original ATK; destroy it, and if you do, draw 1 card.






Um monstro razoável contra Deskbots, porém, não é muito útil contra Majespecters. Se você não sabe qual o deck que seu oponente está jogando, você talvez não utilize as melhores estratégias contra ele. O "Poder da Sabedoria" leva a estratégias ótimas para que a vitória seja adquirida mais rapidamente.

Você precisa levar em consideração que seu oponente está no mesmo estado; nenhum de vocês possui essa informação no começo de um match. Você pode abusar desse fato, e mais a frente há exemplos de como você pode fazer isso. A situação ideal é você conseguir o "Poder da Sabedoria" antes do seu oponente. Isso vai lhe permitir realizar jogadas bastante agressivas para contrapor o campo que o oponente pode estabelecer nos próximos turnos.

Vamos ao exemplos:

Exemplo 1: Roubando a sabedoria do oponente.

Digamos que você esteja jogando com um deck de "Rank 4 Spam":


Agora, digamos que o primeiro turno é seu e que sua mão é a seguinte:


Alguns jogadores podem assumir que o movimento ideal nessa situação seja ativar a RotA ("Reinforcement of the Army"), buscar o "Goblindbergh", e trazer algum Rank 4 para criar presença de campo. Porém, isso estaria entregando de bandeja o "Poder da Sabedoria" ao seu oponente. Dessa forma, ele poderia facilmente retirar seu monstro Xyz e potencialmente terminar o jogo no próximo turno (escolhendo os movimentos certos para rodear seu monstro).

Ao invés disso, é sugerido que você apenas baixe o "Thousand Blades", em posição de defesa, e baixe também a "Mirror Force" e o "Forbidden Chalice". Apenas isso. Sem mais. Nem ao menos ative a RotA. Isso mantém seu oponente no escuro, e pode até intimidá-lo de vir com tudo durante o turno dele. Entretanto, ele usará os próprios recursos para estabelecer um campo forte, a fim de prevenir que seja você a terminar o jogo no próximo turno. Isso te dá o "Poder da Sabedoria", e isso agora te permite realizar grandes jogadas no seu próprio turno posterior.

As informações que seu oponente esperava receber de você, no primeiro turno, não foram obtidas com sucesso. Ao invés disso, foi você quem tirou essas informações dele!

Exemplo 2: Perdendo o jogo para ganhar o match.

Agora, digamos que você esteja jogando de Fluffals e comece com uma mão impraticável:


Muitos jogadores possuem a impressão de que nunca se deve desistir de uma partida. Isso não é tão verdade assim. Com uma mão dessas, você deve desistir desse jogo. Porém, não imediatamente.

Se o primeiro turno do jogo for você, não faça nada. Absolutamente nada. Nem ao menos baixe a "Royal Decree". Use essa oportunidade para ver o que seu oponente está jogando.

O turno dele começa, então, ele invoca uma "Satellarknight Deneb". Parabéns! Você agora possui o "Poder da Sabedoria" e seu oponente nada sabe. Nesse momento, desista do jogo. Se você esperar, eles podem trazer um "Stellarknight Triverr" e começar a olhar o que você tem na mão. Assim eles conseguiriam o "Poder da Sabedoria".



Stellarknight Triverr
Rank 4 ✰ / 3 level 4 "tellarknight" monsters
LIGHT / Warrior / Xyz / Effect

During the turn you Xyz Summon this card, you cannot Special Summon monsters, except "tellarknight" monsters. If this card is Xyz Summoned: Return all other cards on the field to the hand. Once per turn: You can detach 1 Xyz Material from this card; send 1 random card from your opponent's hand to the Graveyard. If this card with Xyz Material is sent to the Graveyard: You can target 1 "tellarknight" monster in your Graveyard; Special Summon it.




Desistindo, você tem uma vantagem muito maior no jogo 2. Você tem a oportunidade de adicionar seus "Light-Imprisioning Mirror" enquanto seu oponente não tem nem ideia do que fazer (pois não sabe do que você está jogando).







Light-Imprisoning Mirror
Continuous Trap

Negate all LIGHT monster effects activated on the field or in the Graveyard.









Se você tivesse baixado a "Royal Decree" no jogo 1, ele poderia ter ativado um "Mystical Space Typhoon". Dessa forma, ele saberia que você não roda muitas armadilhas e, com certeza, usaria essa informação em favor próprio.






Mystical Space Typhoon
Quick-Play Spell

Target 1 Spell/Trap Card on the field; destroy that target.









Bom, esse é o básico sobre o uso do "Poder da Sabedoria" para ganhar matches. Espero que gostem!

Até uma próxima oportunidade!

Nilo Edson

22, Acadêmico de Engenharia Elétrica em Telecomunicações, Universidade Federal do Amazonas.

3 Comentários

  1. Dica muito boa eu sempre pensei dessa forma, evitar ao máximo no inicio do jogo de entregar sua estrategia para o adversário da uma vantagem absurda.

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  2. Artigo muito útil...fazia sem querer..tbm..RS

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