Primeiras Impressões: Cosmic Dragons & Wyrms - Parte 1

CosmicDragon

Eae galerinha, como vão? O post de hoje já estava na minha cabeça faz tempo, mas devido a vários problemas não conseguia escrever. É sobre o novo archetype do booster Duelist Alliance, Cosmic Dragons, e irei também aproveitar para falar sobre o novo tipo de monstro no qual eles fazem parte: Os Wyrms. Sigam-me os bons!



Decidi que para o post não ficar muito grande vou dividi-lo em duas partes. Na primeira vou apresentar o archetype puro e terá continuação, então vamos lá!

OBS: O nome em inglês dos monstros do archeytpe não são confirmados, portanto são apenas traduções dos nomes em japonês.

OBS²: Logo após eu ter começado a escrever o artigo, o nome na Wikia foi alterado para Yang Zing, mas vou manter o nome traduzido do OCG;

Wyrm é o nome do novo tipo de monstro nos quais os Cosmic Dragons fazem parte. Sim, o nome é estranho, lembra um pouco Worm, que é o archetype favorito do Enzzo, mas ainda acho melhor do que transformar em Legendary Dragon, Phantom Dragon e essas coisas que todo mundo temia.

Wyrms, também conhecidos como dragões europeus, são criaturas lendárias do folclore e mitologia entre as culturas de sobreposição da Europa. Tá, não sei o que isso quer dizer, mas se você quer saber mais, clique aqui e leia a página da Wikipédia que fala sobre essas criaturas que lembram bastante os dragões chineses.

O importante é que eles acharam um nome melhor do que Legendary Dragons e salvaram a vida de muitas pessoas que iriam cometer suicídio quando eles chegassem aqui com esse nome tosco de “mais um tipo de dragão!”.

Em suma é mais um tipo de dragão, mas estes parecem estar mais envolvidos com um lado místico e espiritual, o que pode ser observado na carta Metaphization, onde Dark Armed Dragon se transforma em Metaphized Armed Dragon. Metaphization lembra o termo metafísica, que é o estudo da essência das coisas, de abstração.

Essência das coisas, certo? Então, essa é a lógica dos Cosmics Dragons, onde cada membro representa um atributo primário (luz, vento, água, terra, fogo, brilho), que vocês vão conhecer agora.

Seus nomes são baseados nos 9 sons of the dragon, para saber mais, clique aqui. Os efeitos são praticamente padrões para todos os membros do archetype. Quando um deles é destruído, você pode invocar outro do deck, mas só pode usar o efeito de um deles por turno. O segundo efeito é quase um Formula Synchron, onde você pode usar seus monstros para fazer Synchro Summon no turno do oponente. E alguns possuem efeitos que são adicionados a um monstro Synchro invocado utilizando ele como material…

Chiwen, Cosmic Dragon of Light
Level 1 / LIGHT / ATK: 0 / DEF: 0
Wyrm / Tuner / Effect
You can only use 1 "Chiwen, Cosmic Dragon of Light" effect per turn, and only once that turn. When this card you control is destroyed by battle or by card effect and sent to your Graveyard: You can Special Summon 1 "Cosmic Dragon" monster from your Deck, except "Chiwen, Cosmic Dragon of Light". When a "Cosmic Dragon" monster you control is destroyed by battle or card effect and sent to the Graveyard while this card is in your Graveyard: You can Special Summon this card from your Graveyard. If Summoned this way, banish this card when it leaves the field.

O primeiro monstro do archetype e o único Tuner até agora. Chiwen, diferente dos outros quatro membros não-Synchro, não diz a posição de batalha do outro Cosmic Dragon invocado pelo seu efeito, então você pode escolher. O segundo efeito dele permite que você o invoque do cemitério quando um Cosmic Dragon que você controla é destruído, ou seja, já podendo ficar com dois monstros no campo quando um é destruído. Infelizmente Chiwen é banido quando invocado do cemitério desta forma, mas não se preocupe pois é isso que balanceia seu efeito.

Pulao, Cosmic Dragon of Wind
Level 1 / LIGHT / ATK: 0 / DEF: 1800
Wyrm / Effect
When this card you control is destroyed by battle or by card effect and sent to your Graveyard: You can Special Summon 1 "Cosmic Dragon" monster from your Deck in face-up Attack Position, except "Pulao, Cosmic Dragon of Wind". You can only use this effect of "Pulao, Cosmic Dragon of Wind" once per turn. Once per turn, during your opponent's Main Phase or Battle Phase: You can Synchro Summon 1 Synchro Monster using only "Cosmic Dragon" monsters you control as the Synchro Materials (this is a Quick Effect). A Synchro Monster that used this card as a Synchro Material is unaffected by Spell effects.

Pulão, também de nível 1 e representante do elemento WIND, quando destruído permite você invocar um Cosmic Dragon do deck em Posição de Ataque. Lembre-se de não escolher outro membro com 0 de ATK, a menos que o seu plano seja utilizar o efeito secundário dos CD para fazer Synchro no turno do oponente. Por último, um Synchro qualquer invocado utilizando Pulao como material não pode ser afetado pelo efeito de Spell Cards.

Bixi, Cosmic Dragon of Water
Level 2 / WATER / ATK: 0 / DEF: 2000
Wyrm / Effect
When this card you control is destroyed by battle or by card effect and sent to your Graveyard: You can Special Summon 1 "Cosmic Dragon" monster from your Deck in face-up Attack Position, except "Bixi, Cosmic Dragon of Water". You can only use this effect of "Bixi, Cosmic Dragon of Water" once per turn. Once per turn, during your opponent's Main Phase or Battle Phase: You can Synchro Summon 1 Synchro Monster using only "Cosmic Dragon" monsters you control as the Synchro Materials (this is a Quick Effect). A Synchro Monster that used this card as a Synchro Material is unaffected by Trap effects.

Bixi, o dragão-tartaruga de elemento WATER, também invoca Cosmic Dragon em Posição de Ataque. Perceba que os membros que possuem 0 de ATK invocam monstros em Posição de Ataque e os que possuem 0 de DEF invocam monstros em Posição de Defesa. Mesmo efeito de fazer Synchro no turno do oponente, e um monstro Synchro invocado utilizando ele como material não pode ser afetado pelo efeito de Trap Cards. Tanto Pulao quanto Bixi não deixam monstros serem afetados pelo efeito de suas próprias cartas, então fique atento a isso e use-o a seu favor.

Bian, Cosmic Dragon of Earth
Level 3 / EARTH / ATK: 1600 / DEF: 0
Wyrm / Effect
When this card you control is destroyed by battle or by card effect and sent to your Graveyard: You can Special Summon 1 "Cosmic Dragon" monster from your Deck in face-up Defense Position, except "Bian, Cosmic Dragon". You can only use this effect of "Bian, Cosmic Dragon of Earth" once per turn. Once per turn, during your opponent's Main Phase or Battle Phase: You can Synchro Summon 1 Synchro Monster using only "Cosmic Dragon" monsters you control as the Synchro Materials (this is a Quick Effect). A Synchro Monster that used this card as a Synchro Material cannot be destroyed by battle.

Bian, o dragão da guarda da prisão e de elemento EARTH, invoca outro Cosmic Dragon em Posição de Defesa quando destruído, permite você invocar Synchro no turno do oponente e como o dragão em que ele é baseado, um monstro invocado usando ele como material não pode ser destruído em batalha. Imagine você usando Bian, Bixi e Pulao e um tuner qualquer em um Synchro de Level 7 ou maior para ter um monstro indestrutível em batalha e efeito de cartas. Aí você já começa a ver o potencial do archetype.

Suanni, Cosmic Dragon of Fire
Level 4 / FIRE / ATK: 1900 / DEF: 0
Wyrm / Effect
When this card you control is destroyed by battle or by card effect and sent to your Graveyard: You can Special Summon 1 "Cosmic Dragon" monster from your Deck in face-up Defense Position, except "Suanni, Cosmic Dragon of Fire". You can only use this effect of "Suanni, Cosmic Dragon of Fire" once per turn. Once per turn, during your opponent's Main Phase or Battle Phase: You can Synchro Summon 1 Synchro Monster using only "Cosmic Dragon" monsters you control as the Synchro Materials (this is a Quick Effect). A Synchro Monster that used this card as a Synchro Material gains 500 ATK and DEF.

E por último dos não-Synchro, Suanni, o dragão do elemento fogo e que para mim é o com artwork mais bonita até agora. Ele tem 1900 pontos de ATK e invoca um Cosmic Dragon em Posição de Defesa quando destruído, também pode fazer Synchro no turno do oponente e um monstro Synchro invocado utilizando ele como material ganha 500 pontos de ATK e DEF, o que é útil em muitas situações.

Gongfu, Cosmic Dragon of Brilliance
Level 8 / LIGHT / ATK: 2300 / DEF: 2600
Wyrm / Synchro / Effect
1 Tuner + 1 or more non-Tuner Wyrm-Type monsters
When this card is Synchro Summoned: You can target cards on the field, up to the number of different original Attributes among the Wyrm-Type monsters used as Synchro Materials for its Synchro Summon; shuffle those targets into the Deck. Once per turn: You can target 1 card you control and 1 Level 4 or lower monster in your Graveyard; destroy that target on the field, and if you do, Special Summon that other monster from your Graveyard.

O todo-poderoso Synchro do archetype, o primeiro do tipo Wyrm. Nível 8, LIGHT, facilmente invocado em um deck Cosmic Dragon e por enquanto só. Quando ele é Synchro Summoned, você pode selecionar e embaralhar um número de cartas no campo igual ao número de monstros Wyrm com atributos originais diferentes usados como material.

Suponhamos que ele seja invocado com um Chiwen (Nível 1, Tuner), Suanni (Nível 4) e Bian (Nível 3): Você pode embaralhar 3 cartas no campo ao deck do dono, além de ganhar os efeitos de Suanni (+500 de ATK e DEF) e Bian (Não pode ser destruído em batalha).

Outra possibilidade é usando Chiwen (Nível 1, Tuner), Pulao (Nível 1), Bixi (Nível 2) e Suanni (Nível 4), para tirar outras 4 cartas no campo e ele acumular o efeito de Pulao (Não pode ser afetado por Spell Cards), do Bixi (Não pode ser afetado por Trap Cards) e do Suanni (+500 de ATK e DEF).

Não precisa necessariamente invocá-lo utilizando Chiwen, pode ser qualquer Tuner, mas nesse caso ele não poderá ser invocado no turno do oponente já que você só pode fazer usando monstros do próprio Archetype.

O efeito secundário de Gongfu funciona muito bem com os Cosmic Dragons. Você selecionar 1 carta que você controla e 1 monstro de Level 4 ou menor em seu cemitério: Destrói a carta selecionada e invoca especialmente o monstro do cemitério. Se o monstro destruído for um Cosmic Dragon, você pode invocar outro do deck, reviver um do cemitério e ainda reviver Chiwen caso ele esteja no cemitério, já tendo novamente 3 monstros para uma nova Synchro Summon.

Confesso que já tenho medo desse Synchro, mais do que alguma vez tive de Black Rose Dragon e Trishula, Dragon of the Ice Barrier.

Cosmic Dragon Comet Trail
Normal Spell Card
You can only activate 1 "Cosmic Dragon Comet Trail" per turn. Target 3 "Cosmic Dragon" monsters in your Graveyard; shuffle those 3 monsters into the Deck, then draw 2 cards.

Devido ao “butterfly effect” do archetype, o cemitério rapidamente fica lotado, e se não tiver uma carta como essa para reciclar seus monstros e ainda permitir que você compre cartas, ele não seria muito consistente. Apenas uma carta básica de compra de cartas, com um custo adequado para o benefício.

Cosmic Dragon Leyline
Continuous Spell Card
This card gains effects based on the number of different original Attributes among the "Cosmic Dragon" monsters in your Graveyard:
● 2 or more: "Cosmic Dragon" monsters you control gain 500 ATK; ● 3 or more: If a "Cosmic Dragon" monster(s) you control would be destroyed by battle or by a card effect, you can send this card to the Graveyard instead; ● 4 or more: Your opponent cannot Set monsters, also all face-up monsters your opponent controls are changed to Attack Position; ● 5 or more: You can send this card to the Graveyard; destroy all cards on the field.

Essa carta é mais uma daquelas que ganham efeitos dependendo do número de monstros no cemitério. Com 2 Cosmic Dragons de atributos originais diferentes em seu cemitério, seus Cosmic Dragons no campo ganham 500 pontos de ATK (Gongfu invocado com Suanni fica com 3300 ATK). Com 3 ou mais, você pode enviar a Leyline ao cemitério para negar a destruição de um monstro Cosmic Dragon que você controla, útil para proteger Chiwen ou Gongfu. Com 4 ou mais, o oponente não pode setar monstros e todos os monstros dele virados para cima são alterados para a Posição de Ataque, que também é um efeito muito legal e logo vocês saberão porque. E por último, se você ter 5 ou mais Cosmic Dragons com atributos diferentes no cemitério, você pode enviar Leyline ao cemitério para destruir todas as cartas no campo, e se for esperto também pode aproveitar isso para tanto ativar os efeitos dos Cosmic Dragons destruídos quanto para proteger um Gongfu invocado com um Pulao.

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Cosmic Dragon Incarnation
Continuous Trap Card
Once per turn, if a monster you control is destroyed by battle or by a card effect: You can Special Summon 1 "Cosmic Dragon" monster from your Deck. You cannot Special Summon monsters from your Extra Deck, except Synchro Monsters.

Incarnation é uma puta-carta-foda. Ela praticamente maximiza o efeito primário dos Cosmic Dragons, permitindo você invocar mais um do deck quando algum é destruído. Suponha que um Bixi seja destruído: Você invoca Bian em posição de defesa pelo efeito dele, Suanni pelo efeito da Incarnation e um Chiwen do cemitério pelo próprio efeito e pronto, você já pode invocar Gongfu no turno do oponente.

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Cosmic Dragon Zenith
Continuous Trap Card
All monsters your opponent controls must attack, if able. During either player's Main Phase or Battle Phase: You can send this face-up card to the Graveyard; Synchro Summon 1 Synchro Monster, using 1 or more "Cosmic Dragon" monsters as Synchro Material.

Com Zenith, todos os monstros do oponente devem atacar, mas se eles estiverem em Posição de Defesa será um problema, então, essa carta em conjunto com Cosmic Dragon Leyline enquanto você tem 4 ou mais Cosmic Dragons de atributos diferentes no cemitério = monstros do oponente forçando a ativação do efeito de seus Cosmic Dragons ou monstros do oponente se suicidando enquanto atacam um Gongfu.

O outro efeito da Zenith é semelhante ao que os Cosmic Dragons principais já tem, que é de invocar Synchros no turno do oponente, entretanto ela permite que você faça Synchro na sua Battle Phase (mesmo após ter atacado com os seus monstros) e os materiais não precisam necessariamente ser todos Cosmic Dragons, apenas um e o resto qualquer outro monstro, que também é legal pois preenche um ponto-fraco do archetype.

 

Enfim, acho que ficou bem claro o estilo de jogo do archetype: Destrói, invoca outro do deck, aproveita e invoca outro e outro, faz Synchro no turno do oponente, tira cartas do jogo e no seu próximo turno, destrói, invoca outro do deck, aproveita e invoca outro e outro, faz Synchro no seu turno, tira cartas do jogo, e assim sucessivamente. Só um exemplo do que ele é capaz até agora, com uma build pura, então imagine no futuro!

No post de amanhã: Suportes, Fraquezas e exemplos de Decks do archetype Cosmic Dragon. Não percam!


Então é isso galerinha, comentem o que estão achando do novo archetype, acrescentem algo que eu esqueci de mencionar no post e até amanhã!

17 Comentários

  1. post muito bom, deu para entender como eles funcionam, mas poderia colocar uma decklist.

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  2. Orras Blu, dahora o post. Eu já enfrentei o deck, mas não tinha parado para ler detalhadamente cada eff e pensar como esse deck vai ficar insuportável de enfrentar.Com Combinação com a Suply unit, fica mais chato ainda esse deck. Bom, mas pude ver a fraqueza deles haha. Gostei do post, espero ver a continuação, vlw

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  3. @Anônimo¹, o post de amanhã tem decklist.

    @Anônimo², no post de amanhã (que já ta pronto) eu também falo das fraquezas do deck, e você tem razão, ele é bem vulnerável, por enquanto.

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  4. só eu que achei o novo tipo desnecessauro?

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  5. Eu não achei desnecessário, na verdade muito pelo contrário, novos tipos são sempre bons, abrem oportunidades para cartas cada vez mais criativas e diferentes. Só acho que ter o tipo novo poderia ser diferente (não tenho ideia do que seria) ao invés de um relacionado a Dragons.

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  6. Só vc q achou desnec anon.

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  7. Ja tem um noco wyrm de lvl 7 coloca ele na materia de amanha . E um parceiro bom pros cosmic são os scrap

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  8. Não é tipo Desnecessauro, é tipo Wyrm sahuasuhsauhsauh. Mas eu gostei dessa nomenclatura. Anyways, bom post.

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  9. Dizer que é desnecessário é o mesmo que dizer que Beast Warrior são desnecessários pq existem os Warriors e os Beast e os Winged Beast tbm são desnecessários já que existem os Beast.

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  10. Desnecessauro kkkkk, rindo muito aqui com os comentários (desse e de outro post também). Enfim, ta certo que Wyrm é um tipo de dragões, mas digamos que ele seja uma fusão de Dragões + Spirits, igual os Beast-Warriors são fusão de Beast com Warrior.

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  11. Muito bom o post valew blu. Esse archetype promete ser dor de cabeça mesmo.

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  12. Na minha opinião os Wyrm só nasceram porque o tipo Dragon já tem suporte até o pescoço e se esses Cosmic Dragons viessem Dragon-type seria uma era Dragon Ruler denovo.

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  13. Belo post! Adorei tudo relacionado ao novo archetype, principalmente as artes FODAS. Não achei desnecessário a criação dos Wyrms, como disseram aí em cima, a tendência é a criatividade aumentar com eles. CHEGA de Dragões em si. lol Acho que a Konami deveria lançar algo como Toy, Windy e Royal, e Alien e Vampire deveriam ser tipos oficiais ao invés de archetypes.

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  14. Alien principalmente xD

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  15. Eles são chatinhos de enfrentar e só... já enfrentei vários no PRO e nunca tive grandes problemas... é só estar preparado pro synchro...

    E Gozen Match mandou um OI...

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  16. graças a trap (de sempre ter +1 no ccampo) e tals é um bom archtype as arts sao fodas e tudo mais só nao precisava ser dragao XD (dragao com bigode nao faz ele um dragao " espiritual" AHUAHAUHAHUAHU ) enfim legal mas ja to saturado de dragao XD

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