Random Tips #4: Os Guardiões da Tumba

Gravekeeper's

Eae galerinha, como vão? Como essa semana o subo falou um pouco dos novos Gravekeeper’s, não resisti em também comentar a respeito. Sigam-me os bons!



Basicamente, Gravekeeper é um dos meus archetypes favoritos do jogo, isso porque foi o primeiro com qual eu joguei na vida real quando eu comprei um Structure Deck: Marik – que mais tarde foi rasgado e queimado pelo meu pai – e vinha alguns monstros do archetype, dentre eles Spy, Guard, Assailant, Descendant e Visionary que eram os que eu mais usava. Nessa época eu nem sabia jogar muito bem e nem sempre o meu irmão queria jogar comigo (ele era meu único oponente xD)

Enfim, quando vi que os Gravekeeper’s estavam recebendo suportes no Legacy of the Valiant, fiquei com um pouco de raiva de mim mesmo por ter deixado meu Structure Deck do Marik ser rasgado, queimado, pisoteado e teletransportado pra China pelo meu pai.

300px-GravekeepersDisciple-LVAL-JP-C300px-GravekeepersAmbusher-LVAL-JP-C300px-GravekeepersShaman-LVAL-JP-C300px-GravekeepersSaniwa-LVAL-JP-SR

Vou falar um pouco dos novos monstros do archetype.

O Level 3 é o Gravekeeper’s Apostle (Disciple), que quando é destruído em batalha (OBS: Ele tem que ser destruído quando um monstro do oponente ataca ele ao invés do contrário em seu turno), você pode imediatamente invocar QUALQUER monstro Gravekeeper’s do seu deck virado para baixo em Posição de Defesa.

Ele é praticamente a chave dos novos decks, podendo chamar os antigos Gravekeeper’s Spy ou Gravekeeper’s Guard para invocar outro monstro do deck ou retornar um monstro do oponente para a mão quando eles forem virados para cima. E detalhe que se Necrovalley estiver virada para cima, os monstros já chegam com 500 pontos de ATK e DEF extras, tornando uma forte barreira para o oponente.

Outra dica com o Apostle é chamar outros dois monstros do Legacy: Gravekeeper’s Ambusher e Gravekeeper’s Shaman. O Ambusher quando é virado para cima te permite retornar qualquer carta do cemitério do oponente ao fundo do deck dele, assegurando que ele não use tal carta tão cedo durante o duelo. Se após ele ser virado para cima ele for destruído em batalha, seu outro efeito também pode ser ativado, te permitindo reciclar um Necrovalley do cemitério, colocando-o em sua mão. Sem dúvidas esse é um excelente membro do archetype, e sem contar que ele quando em Posição de Ataque com o campo fica com incríveis 2200 de ATK, o que é mais do que suficiente para bater em muitos monstros do oponente. Uma dica é invocar ele pelo efeito do Spy para aproveitar isso, apesar de as vezes você preferir invocar o Gravekeeper’s Descendant. Nesse caso, deixe o Descendant apenas para monstros com mais de 2200 de ATK, já que para ativar o efeito de destruição dele você teria que tributar um monstro Gravekeeper que pode mais tarde fazer falta, e com o Ambusher você pode usar ele e o Spy para uma Xyz Summon na Main Phase 2.

Apostle também pode invocar Gravekeeper’s Shaman, com a sua incrível defesa que aumenta em 200 pontos para cada monstro Gravekeeper em seu cemitério, podendo chegar em campo com no mínimo 2200 enquanto o campo estiver ativado. Além dessa poderosa defesa, Shaman também possui três outros efeitos: Nega o efeito de todos os monstros que se ativam no cemitério, como por exemplo Necro Gardna e Dragon Rulers. É o efeito que faltava para o Necrovalley que só nega cartas que tenham como alvo cartas no cemitério. O outro efeito é impedir que outro campo senão Necrovalley seja ativado. E o terceiro é impedir que Necrovalley seja destruída por efeito de cartas do oponente. Nunca na história do jogo um campo mágico foi tão bem protegido, hein!

A próxima carta é Gravekeeper’s Saniwa, aquele que possui o poder dos Três Deuses Egípcios ao mesmo tempo. Como ele foi o primeiro monstro a ser revelado no Legacy, já foi falado bastante dele por aí, então só vou reforçar. Você pode buscar ele do deck pelo efeito de Gravekeeper’s Recruiter. Uma excelente forma de invocar esse monstro é usando o efeito do Spy em seu turno para invocar Recruiter do deck, então Tribute Summon Gravekeeper’s Chief da mão por tributar o Recruiter. Nessa hora o efeito dos dois monstros vão ser ativados: Você busca o Saniwa do deck e pelo efeito do Chief pode reviver um Gravekeeper’s do cemitério. Com os três monstros em campo, ative Double Summon e Tribute Summon o Saniwa para aproveitar ao máximo seu efeito, aumentando seu ATK em até 1200 pontos (5+4+3), podendo destruir todos os monstros virados para baixo do oponente e diminuindo o ATK e DEF de todos os monstros virados para cima que o oponente controla em 2000 pontos.

As outras cartas de suporte se chamam Shrine of Necrovalley e Necrovalley Tomb. Uma coisa a ser observada nessas duas cartas é que para seus efeitos serem ativados, é necessário que Necrovalley e um monstro Gravekeeper’s estejam no campo. Não necessariamente no seu campo, o que pode facilitar em um Mirror Match.

O efeito de Shrine of Necrovalley é uma espécie de Vanity’s Emptiness, mas é uma mágica contínua ao invés e permite que apenas monstros Gravekeeper’s sejam invocados especialmente, o que facilita as coisas para você sem prejudicar o andamento do próprio deck. Assim como a ‘counterpart’, ela tem um ponto fraco: Se nenhum jogador controlar as cartas necessárias para mantê-la em campo, ela é automaticamente destruída. Não é uma carta para se manter durante o duelo inteiro no campo, mas se você tiver sorte ela pode ficar por mais de 2 ou 3 turnos. Com Shaman em defesa, por exemplo, impedindo que Necrovalley seja destruída pelo oponente, dá para fazer um block legal.

Se você achava o archetype chato por conta da Royal Tribute, vai achar ainda mais chato com essa armadilha que invejou a Solemn Judgment e a colocou na banlist. Necrovalley Tomb pode negar o efeito de mágicas, armadilhas e efeitos de monstros simplesmente por ter uma Necrovalley e um monstro Gravekeeper’s no campo. O custo é nulo para o deck e a única restrição é que você só pode usar uma cópia dela por vez. Fique a vontade para fazer o teste com ela no deck.


Então é isso galerinha, espero que tenham gostado do post. O que acharam das novas cartas Gravekeeper? Vão montar algum deck com elas? Comentem e até mais!

32 Comentários

  1. Uma correção, Spy não busca Ambusher pq ele tem 1700 de atk.

    ResponderExcluir
  2. Legal o post Blu. Eu atualmente uso o number 66 pra proteger a Shamam ou Shrine, e protejo ele com a Safe Zone, por enquanto o combo tá funcionando e_e", vc tem algum deck GK pra eu comparar? ^^. O ruim de Gk x Gk e porque a Tomb serve para ambos... testei o meu GK contra o de um amigo ficou muito preso o jogo, qm invoca-se a Shamam primeiro = Win.

    ResponderExcluir
  3. Será que aqui não tem ninguem que goste de archetype de anime não?(Chronomaly,Heraldic Beasts,gimmick puppet,etc...) não falam deles, so desses aí.

    ResponderExcluir
  4. Eu lendo o começo do post me lembrei d sua história com o Structure Marik, postada em outro post há um bom tempo; a parte do teletransporte para a China eu num manjei muito.
    Tá tudo misturado o efeito do Ambusher no Ygopro/Yugioh Wikia, não sei qual é o real.
    Ambusher ser enviado pro grave depois de ser flipado é a condição para o efeito de reciclagem(de um Necrovalley card, de acordo com Wikia). Não necessariamente imediatamente após ser flipado. Ele pode virar XYZ material, ser detached e ativar o efeito.

    ResponderExcluir
  5. Passei a gostar de Gravekeepers desde o Saniwa.

    ResponderExcluir
  6. Putz, como assim o Spy não busca o Ambusher? (só lembrei agora).

    Assim que tiver um deck eu posto separado, é que fiz esse post domingo a tarde quando tinha acabado de sair os GK no YGOPro;

    ResponderExcluir
  7. Blu, de boa, nao é cobrança nao, mas desconheço o jogo deles. Nunca os enfrentei em um duelo. Tendo um deck fica fácil imaginar como roda na prática.

    ResponderExcluir
  8. #QueremosTorneiosNaNexus

    ResponderExcluir
  9. #QueremosTorneiosNaNexus

    ResponderExcluir
  10. #QueremosTorneiosNoNexus

    E fora a isso, eu aceitaria de bom grado um post sobre os Heralid Beasts...

    Quanto ao post Blu, ficou bacana, mas só uma pergunta... Por que teu pai fizeste isso? o_O

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. #NãoQueremosTorneioNaNexus-q

    ResponderExcluir
  17. Ministério da saúde adverte, mais da metade dos que pedem torneio no Nexus nunca duelaram em match...

    ResponderExcluir
  18. ^ Yum4 adverte: Quem se passa por Ministério da Saúde não tem razão em nada...

    ResponderExcluir
  19. Não gosto desses caras, traps demais.

    ResponderExcluir
  20. Razão adverte: Quem se passa por Yum4 do ministério não tem saúde em nada...

    ResponderExcluir
  21. #NadadeTorneionoNexusporquetoseminternet!

    ResponderExcluir
  22. Sem problemas Blu, o que o pessoal da Tag tinha ficado confortavel no chat aqui do blog, foi com a ideia de eu moderar o torneio e fazer ele semanalmente, então você não precisa de internet necessariamente

    ResponderExcluir
  23. Blu, eu vou meter a real pra você, da minha tradicional forma objetiva:

    PORRA, PARA DE PUTARIA! PORRA!

    O pessoal ta pedindo torneio porque quer participar, você sabe muito bem que o Effy é tão gay quanto é responsável. E ele é o cara mais homossexual que eu já vi.

    Você tem o público, tem o organizador e tem a oportunidade. Sinceramente, eu não vejo motivo para ficar de viadagem sobre esse assunto.

    E o motivo desse "flood" e porque, como você mesmo escreveu nas políticas do Nexus, sugestões dos leitores devem ser feitas no post. O que fizemos. Se quiser um e-mail, a gente faz também.

    O que eu estou querendo dizer, é que o Nexus deseja isso. A única coisa que você precisa fazer é dizer sim ou não. E a opinião popular já tem a resposta...

    P.S: Louca essa sua falta de net que deixa você postar comentário contra, mas não aprovar o projeto. AHSAUSHUA

    Sinceramente, ta parecendo político, só aprova o que quer, quando quer e porque quer, sem ligar pros outros... DIGA NÃO A DITADURA, BITCHES. -Q

    ResponderExcluir
  24. Calma Porthos, o flood eu tava me referindo ao carinha que comentou 6 vezes a mesma coisa e floodou minha caixe de e-mail, todos os outros comentários pedindo torneio eu considerei e realmente tava pensando em fazer nesse final de ano mas não tinha certeza quanto a participação das pessoas. Tem ninguém de viadagem aqui não, e a minha hashtag foi no clima da de vocês.

    Mais tarde dou notícias.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem