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O temido Yata-Lock de 2003 |
2004 - O ANO DO CAOS
O ano de 2004 praticamente começou com o lançamento da coleção
Invasion of Chaos e com a chegada dos monstros "Chaos". Os dois principais monstros da coleção eram o
Black Luster Soldier - Envoy of the Beginning e
Chaos Emperor Dragon - Envoy of the End, que ao chegarem no jogo mudaram completamente o panorama do Metagame. Eles eram imbatíveis em termos de ATK e DEF e poderiam ser Invocados de forma fácil, pelos seus próprios efeitos (o que era um conceito relativamente novo para a época).
Os Chaos começaram a aparecer no jogo ao mesmo tempo que o TCG começou a realizar eventos competitivos com maior frequência e isso serviu para promover ainda mais o Deck, os WCS e Qualificatórias Regionais começaram a surgir nesse meio tempo e praticamente todos os Decks ou eram Chaos Control ou de alguma maneira tentavam jogar contra ele, e foi daí que surgiu o termo "Anti-Meta", já que se tratava de um Deck específico para combater o meta. As poucas vertentes que não usavam monstros Chaos ou que não eram anti-meta acabavam por perder espaço, e pode se dizer que foi a partir dessa época que o Deck de Summoned Skull e suas variantes morreram de vez para o cenário competitivo do jogo, e não mais voltariam.
Além do absurdo ganho de poder, a chegada dos Monstros Chaos também proporcionaram uma significativa mudança na forma como os Decks eram montados. Antigamente era incomum usar 2 ou 3 cópias de determinada carta, apesar de existirem exceções, mas foi a partir do ano de 2004 que grande parte do Deck começou a de fato utilizar 2 ou mais cópias de alguns monstros em específico, pois viram que isso ajudaria na estratégia e também na sinergia e consistência.
Outra grande diferença também foi a maior presença de monstros de LUZ e TREVAS em boa parte dos Decks, e foi a partir daí que Atributos de monstros passaram a ter certa relevância em algumas estratégias, principalmente para facilitar a Invocação dos monstros Chaos. Por conta disso, monstros como D.D. Warrior Lady e Shining Angel começaram a aparecer mais no cenário competitivo, e normalmente de forma potencializada, com 2 ou 3 cópias, e por fim o Reflect Bounder também se mostrou uma opção bem viável em boa parte dos Decks, por oferecer uma win condition adicional através do dano de efeito.
Para se ter ideia do quão dominante o Deck Chaos era nessa época, houveram o lançamento de duas novas coleções para o jogo (
Ancient Sanctuary e
Soul of the Duelist), e apesar de trazer cartas consideravelmente fortes como
Mobius the Frost Monarch ou
Enemy Controller, nenhuma chegou perto de conseguir mudar o panorama do meta. O Deck Chaos se tornou tão dominante ao ponto de ser necessário criar a primeira Forbidden & Limited List do jogo. O que antes era apenas um seleto grupo de cartas que por motivos óbvios tinham seu uso limitado, dessa vez se tornou algo muito maior. Cartas como
Raigeki,
Harpie's Feather Duster,
Chaos Emperor Dragon - Envoy of the End e
Yata-Garasu tiveram o seu uso proibido, e daquele momento em diante nenhum jogador poderia utilizar essas cartas em seu Deck.
Contudo, o Deck Chaos ainda permaneceu relevante no meta pelo resto do ano de 2004 com builds que agora focavam no Black Luster Soldier e que também tinham grande potencial de dar FTK no oponente, com o uso do Magical Scientist e Catapult Turtle como uma espécie de "engine", se é que assim podemos dizer.
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Deck Chaos em meados de 2004 |
2005 - O FORMATO GOAT
O ano de 2005 começou como terminou o anterior. O formato era completamente dominado pelo Deck Chaos e suas variantes. Algumas delas tinham foco em banir cartas, outras em dar FTK e algumas até se arriscaram na estratégia beatdown. Mas a verdade é que o Deck só saiu do metagame de fato com a segunda Banlist do jogo, lançada no dia 1° de Abril de 2005. Era bom demais para ser verdade. Algumas cartas como
Fiber Jar,
Magical Scientist,
Confiscation e
The Forceful Sentry foram banidas, e a popular
D.D. Warrior Lady foi limitada. Após isso o jogo entrou num dos períodos mais nostálgicos da história: o
Formato Goat.
O Formato Goat recebeu esse nome por causa do novo Deck denominado de "Goat Control". Sua premissa era relativamente simples e igualmente eficaz. A ideia era ativar a Scapegoat no final do turno do oponente e durante o seu turno ativar a carta Metamorphosis, oferecendo um dos Tokens como Tributo e Invocando um Monstro Fusão de mesmo Nível, que nesse caso era o Thousand-Eyes Restrict, que uma vez por turno poderia equipar um monstro do oponente nele e roubar seu ATK/DEF. Era uma forma de removal inovadora e difícil de ser combatida. Vale salientar também que o formato estava mais lento, o que tornou possível para esse Deck se popularizar.
No entanto, diferente do Formato Chaos, o Formato Goat também tinham outros Deck que conseguiam certo destaque. Um desses Deck era o
Machine OTK, que inclusive conseguiu boas colocações no Mundial daquele ano. A premissa era simples e relembrava os tempos dos Decks de Beatdown. A ideia era Invocar o
Fusilier Dragon, the Dual-Mode Beast o mais rápido possível e negar os seus efeitos com a
Skill Drain, assim era possível Invocar um monstro com 2800 de ATK de maneira fácil diretamente da mão, sem oferecer Tributos, burlando seu drawback e gerando vantagem. Para complementar essa estratégia os jogadores usavam e abusavam da
Limiter Removal (que assim como hoje, na época estava ilimitada) para facilmente dar OTK no oponente. O Deck também utilizava outros monstros Máquina com alto poder de ATK como o
Mechanicalchaser.
Outro Deck que se tornou possível com a diminuição da velocidade do jogo foi o famoso Flip Control, ou também chamado de Flip Flop, que era totalmente baseado em Virar e Baixar os monstros Flips como Morphing Jar e Des Lacooda, no intuito de adquirir vantagem e lentamente minar os recursos do seu oponente. Isso tudo era possível graças ao efeito da Tsukuyomi, que ao ser Invocada poderia colocar um monstro com a face para baixo, e durante a Fase Final, ela retornava para a mão e assim criava um ciclo vicioso. Outro monstro muito popular na época foi o Night Assailant, que conseguia jogar muito bem em volta da Delinquent Duo, uma staple muito comum da época.
O Formato Goat durou 6 meses no TCG e terminou oficial em Setembro de 2005 por conta de alguns fatores. O primeiro deles foi a Banlist de Setembro daquele mesmo ano, que baniu cartas
Graceful Charity,
Delinquent Duo,
Sinister Serpent e o poderoso
Black Luster Soldier - Envoy of the Beginning. No entanto, cartas como
Thousand-Eyes Restrict,
Scapegoat e
Metamorphosis foram Limitadas, o que deixou o Deck Goat Control extremamente enfraquecido. Além disso, a banlist também limitou cartas como
Tsukuyomi,
Book of Moon e
Night Assailant, que serviu para enfraquecer tanto o Deck Flip Flop, mas também o Goat Control, pois ambos utilizavam essas cartas.
O segundo fator foi a chegada de um novo monstro totalmente revolucionário. O Cyber Dragon foi lançado em Agosto de 2005 na coleção Cybernetic Revolution e se apresentaria como um novo marco no metagame. Antes do seu lançamento, a maioria dos monstros Invocados no primeiro turno eram apenas monstros com 1900 ou menos de ATK, em sua grande maioria Monstros Normais ou com efeitos considerados fracos, e por isso a sua chegada se mostraria bastante revolucionária e problemática num futuro não muito distante.
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Goat Control em meados de 2005 |
O fim de 2005 também marcou o início de uma nova era no card design de Yu-Gi-Oh! Lá se iam os dias em que apenas Invocávamos um monstro no primeiro turno e usávamos algumas Armadilhas para nos proteger. Assim como o cardpool do jogo aumentava, novas estratégias surgiam, que tornariam o jogo cada vez mais complexo e agressivo. Era chegada a hora em que teríamos de separar os homens dos meninos, mas isso fica para a parte 2 dessa história que está apenas começando.