16 de dezembro de 2019

Random Card #61: Future Visions

Mirai Iro zutto bokura wa egaiteku 🎵

Future Visions
FIELD SPELL CARD

When a monster is Normal Summoned, remove from play that monster. During the next Standby Phase of the controller who Summoned that monster, return it to the field in face-up Attack Position.

Future Visions é uma carta estranha, isso é fato. Foi usada no Anime Yu-Gi-Oh! 5D's por Carly na sua forma Dark Signer, e que utiliza o Arquétipo Fortune Lady ao longo da série. O que é interessante é que a nossa Random Card de hoje até então não era uma carta diretamente ligada ao Arquétipo, e o próprio Deck em que era utilizada não tinha uma grande sinergia que envolvesse banir seus monstros. Porém, essa carta aparentemente sem nexo foi uma das grandes responsáveis pela reformulação do Arquétipo (que recebeu novos suportes não faz muito tempo) e hoje pode sim ser considerada uma de suas cartas trunfo do Deck. Então hoje, vamos falar um pouco mais da Visão Future e como uma ligação entre o Cardgame e o Anime podem interferir na mecânica e na configuração de um Arquétipo.

1. Pretérito Imperfeito


Future Visions foi originalmente lançada na coleção Ancient Prophecy, no ano de 2009, juntamente com outros dois monstros Fortune Lady (Light e Fire) - com o restante do Deck chegando na coleção posterior Stardust Overdrive, meses depois. As coisas pareciam promissoras no início, com o efeito da Fortune Lady Light que ativava quando era banida e com isso, poderia Invocar uma outra "Fortune Lady" do Deck e que era o gatilho para desencadear o efeito da Fortune Lady Fire, que quando Invocada por Invocação-Especial por um efeito de uma "Fortune Lady" poderia destruir um monstro do oponente e ainda infligir dano igual ao seu ATK, o que no início gerou um bom combo entre essas cartas e foi até mesmo usado como uma mini-tech dentro de alguns Decks. Infelizmente, a sinergia começou e terminou por aí. 


Nenhuma das Fortune Ladies lançadas posteriormente na coleção seguinte ativavam efeitos ao deixar o campo ou serem banidas, muito pelo contrário. Para se ter uma ideia de quão desconexo era o Arquétipo, a Fortune Lady Wind confrontava as próprias cartas lançadas anteriormente, já que para ativar seu efeito era necessário controlar monstros Fortune Lady e destruir um número de Spell/Traps igual a esse número, mas só era ativado quando Invocado por Invocação-Normal. Em muitos casos, quando era Invocada seus monstros ainda estavam banidos, ou nem estavam mais em campo, pois por terem um ATK ainda baixo, eram facilmente destruídas. Ainda podemos citar a Fortune Lady Water, que era uma péssima opção para ser trazida pelo efeito da Light, já que quando Invocada por Invocação-Especial, nos permite comprar 2 cartas, mas é necessário controlar outra Fortune Lady para ativar esse efeito (que estaria banida, graças ao efeito da Future Visions). Ainda tínhamos a Fortune's Future, que ao custo de retornar um monstro banido para o Cemitério nos permitia comprar 2 cartas, mas com isso, não teríamos monstros no campo no nosso próximo turno, e ficaríamos desprotegidos.

Mas apesar disso, era importante entender o propósito da Future Visions. Ela também era importante por que era capaz de atrasar as jogadas do oponente em um turno, já que os monstros dele também seriam banidos. E enquanto isso acontecia, no turno seguinte as Fortune Ladies voltavam para o campo e iam ganhando níveis, e por consequência pode de ATK e DEF, mas isso não era o suficiente, e apesar das Fortune Ladies nunca terem visto um jogo competitivo no geral, até mesmo os 4fun players preferiam não usar a Magia de Campo, e tentavam se aproveitar de forma mais consistente da Fortune's Future do combo Light-Fire usando cartas de fora do Arquétipo.

2. Presente Perfeito


Com o início da Era VRAINS o cenário comercial do jogo era bem complicado. Com baixa aceitação no início, os Monstros Links não eram bem vistos pelos jogadores, e com isso as vendas de novas coleções despencaram. Nem mesmo os novos Arquétipos Gouki e Trickstar, além de Cyberses e os incríveis World Legacy chamaram atenção do público de início. Pra completar o cenário, o Metagame estava monótomo e obsoleto, e o Deck Zoodiac continuava no topo utilizando o Missus Radiant como Link, e fazendo suas jogadas características. Olhando o cenário como um todo, a tentativa da Konami foi trazer de volta a tona Arquétipos nostálgicos, que eram bons aos olhos do público, que apareceram de diferentes formas, em diferentes pack. Vampires, Gladiator Beasts, Cyber Dragon e vários outros foram os contemplados com novas cartas, e até mesmo Monstros Links. E com a chegada da coleção Rising Rampage, lançada em Julho de 2019, foi a vez das Fortune Ladies voltarem para o centro das atenções.


É a partir daqui, que as coisas ficam interessantes. Olhando para as novas cartas, podemos perceber que o Arquétipo manteve sua principal identidade, enraizado em mudar os Níveis. Mas, havia algo a mais. A partir de agora, com a "era moderna" do Arquétipo, ele era capaz de fazer isso de uma forma muito mais rápida, ganhando recompensas por isso (algo muito parecido com que os "F.A." fazem). O grande jogada de marketing, é que Yu-Gi-Oh! sempre foi muito ligado à nostalgia, mas para um Deck como as Fortune Ladies, a nostalgia talvez não fosse o suficiente, já que poucas pessoas usaram o Deck no seu lançamento, já que ele era de fato um pouco ruim. A única forma de chamar a atenção do público para o Arquétipo talvez fosse através do Anime, e da Carly, e no anime, a carta trunfo da Carly era a Future Visions.

Com a nova remessa de cartas sendo lançadas no jogo, Fortune Lady ganhou uma "nova" identidade. Tudo se resumia em banir cartas, e por isso você agora poderia fazer uma conexão direta com uma velha conhecida do Arquétipo: Future Visions. E a Fortune Vision é uma carta que faz conexão direta com a Magia de Campo, seja pelo seu nome ou pelo seu efeito. Ela "incentiva" o banimento de cartas por parte de ambos os jogadores, que será feito pelo efeito da Future Visions, enquanto te protege de ataques e protege seus monstros de serem destruídos por efeitos quando uma carta (sua ou do seu oponente) for banida. Isso é muito importante, pois funciona mesmo se a carta deixar o campo, e protege o seu campo sem monstros (que foram banidos pela Field Spell).  Ainda podemos citar a Fortune Lady Past e a Fortune Lady Every, que oferecem maneiras mais rápidas de banir cartas e ganhar Níveis, além de te oferecer recompensas enquanto bane e destrói outras cartas do oponente.

O resultado final disso, é que o "novo" Arquétipo Fortune Lady teve sua mecânica totalmente re-criada, mas sem deixar de lado o seu passado. Com o jogo ficando cada vez mais rápido, era impossível esperar cada Fase de Apoio para aumentarmos os Níveis dos monstros e ativarmos seus efeitos. Com isso, a Fortune Lady Past (que é a representação da Carly) assume esse dever praticamente sozinha, mas deixa o Deck um pouco mais jogável, e tudo isso só foi possível graças a Future Visions.

3. Futuro Mais-que-Perfeito

Enfim, chegamos a conclusão que Yu-Gi-Oh, além de tudo, vive da nostalgia, e é por conta disso que muitos Decks do passado são reinventados. Por ter relação com o Anime, as vezes é isso que define a forma com a qual o Deck funciona. Os "Red-Eyes" passaram a equipar monstros porque no Anime, o Joey também utilizava Guerreiros. Os Ojamas passaram a dar suporte a monstros Máquinas porque a vida do Chazz é uma bagunça. O Mago Negro e a Feiticeira Negra passaram a trabalhar juntos no cardgame porque no Anime eles sempre foram muito importantes e quase sempre apareciam juntos, e com as Fortune Ladies não foi diferente. Essa nova identidade e mecânica inspirada no Anime era exatamente o que o Deck precisava para encontrar uma jogabilidade moderna.

Para uma única carta, que não ajudava o Deck diretamente e sequer era usada em suas builds, a influência que a Future Visions tem dentro da mecânica do Deck é impressionante. As Fortune Ladies encontraram uma nova casa e um novo porto seguro, banir cartas tornou o seu ideal de vida, e elas acharam um nível de jogabilidade que nunca sonharam, mesmo que ainda seja de uma maneira causal... e mesmo que a Future Visions ainda não seja usada no Deck (irônia do destino? Talvez!)

Até a próxima pessoal!

Comentários
0 Comentários

0 Comentários: