17 de dezembro de 2019

Análise Melodious (Pós-LVP3)


Uma melodia de encher os ouvidos 🎵


Melodious, ou em Português "Melodioso(a)" é um Arquétipo feminino de monstros de LUZ do Tipo Fada, e que foram utilizadas no Anime Yu-Gi-Oh! ARC-V por Yuzu Hiragi. Os monstros do Arquétipo possuem um design que fazem jus ao seu nome. Seus monstros usam vestimentas de bailarinas e/ou artistas e normalmente fazem referência a alguma nota musical como em asas, pernas e braços. Durante muito tempo foram um Deck bastante popular e foi utilizado por uma boa quantidade de pessoas no 4fun, porém com o passar do tempo (e a falta de suportes), o Deck acabou se enfraquecendo e perdendo velocidade em relação a complexidade do jogo. Com a chegada da Link VRAINS Pack 3, no OCG elas puderam finalmente receber um suporte que promete fazer com que elas voltem ao jogo!

1. A Canção de Bloqueio

O Arquétipo "Melodious" tem o estilo de jogo bem definido e giram em torno de Invocar por Invocação-Especial os seus monstros de Nível mais baixo, que protegem uns aos outros enquanto estão no campo, e tudo isso fica muito mais fácil quando se leva em conta que quase todos os monstros do Arquétipo podem Invocar uns aos outros ou se Invocarem sozinhos de forma muito fácil. Em versões posteriores do Deck, alguns desses monstros também poderiam ser utilizados como Tributo para Invocar os monstros de Nível mais alto do Deck, que quando Invocados traziam os recursos de volta para o campo ou para à mão. O Deck também conta com monstros que ativam seus efeitos ao serem Invocados por Invocação-Especial, ou que dão ATK/DEF para os monstros Invocados por Invocação-Especial.


Mas, apesar de fazer múltiplas Invocações, o principal objetivo do Deck é Invocar por Invocação-Especial a Aria the Melodious Diva e a Elegy the Melodious Diva de forma simultânea. Com ambas em campo Invocadas dessa maneira, os seus monstros "Melodious" não poderiam ser destruídos em batalha ou por efeitos e nem poderiam ser alvos de efeitos, e uma protegia a outra. Para se ter uma ideia, o seu oponente não poderia nem ativar Effect Veiler em seus monstros depois que esse campo estivesse estabelecido. Anos depois, com a chegada de coleções posteriores, o Deck também ganhou Monstros de Fusão que auxiliavam no controle de campo e também davam ofensividade ao Deck. A Soprano the Melodious Songstress podia adicionar uma "Melodious" do Cemitério para à mão. Esse combo era perfeito para adicionar a Sonata the Melodious Diva e Invocá-la pelo seu efeito, já que quando há outra "Melodious" em campo, ela pode ser Invocada da mão. Com os dois monstros já em campo, é possível Invocar por Invocação-Fusão a Schuberta the Melodious Maestra, que tem 2400 de ATK e que em qualquer turno pode banir até 3 cartas de qualquer Cemitério e ganhar 300 de ATK para cada carta banida por esse efeito. Por si só esse efeito pode ser problemático para o oponente, e vale lembrar que com a Aria e Elegy em campo, seus monstros estarão sempre protegidos.

2. A Canção da Vitória

A melhor maneira de Invocar os monstros do Arquétipo sempre foi através da 1st Moviment Solo. Quando não controlamos nenhum monstro, podemos Invocar por Invocação-Especial 1 Melodious de Nível 4 ou menor do nosso Deck. Apesar de não ser possível Invocar a Elegy por esse efeito, já poderiamos trazer a Aria para o campo, e proteger nossos monstros de alvos de efeitos e destruição em batalha. Outra maneira mais fácil de trazer a Elegy para o campo é através da Celestial Transformation, que pode Invocar por Invocação-Especial 1 monstro Fada, e cortar seu ATK pela metade. O monstro Invocado por esse efeito normalmente seria destruído durante a Fase Final, mas a própria Elegy se protege da destruição o que compensava e muito o uso dessa carta em versões mais antigas do Deck. Outra versão muito usada pelo Deck é a Athena Loop, que consiste em usar o efeito da Athena para reviver infinitamente seus monstros enquanto causa dano ao oponente. Uma vez por turno, você pode enviar 1 monstro Fada com a face para cima no seu campo para o Cemitério e depois Invocar 1 monstro Fada do seu Cemitério. O combo consistia em enviar a Elegy ou a Aria para o Cemitério para depois revivê-las de novo, e cada vez que um monstro Fada é Invocado, pelo efeito da Athena o oponente sofre 600 de dano, e isso não é OPT.

E finalmente chegamos onde queríamos. Com o lançamento da Bloom Harmonist the Melodious Virtuoso fazer esse o lock "Aria + Elegy" ficou muito mais fácil, mas não só isso, o Arquétipo agora é capaz de migrar entre o ofensivo e o defensivo de maneira muita rápida e eficiente. Quando Invocada por Invocação-Link, a Virtuoso nos permite descartar 1 carta para Invocarmos 2 "Melodious" com Níveis diferentes do Deck para as zonas em que ela aponta. Isso pode facilmente trazer a Aria e a Elegy para o campo no turno 1 (o que era um pouco mais difícil antes) e gasta muito menos recursos. Você também pode Invocar a Mozarta the Melodious Maestra e a Shopina the Melodious Maestra para o campo com esse efeito e deixar dois bons monstros com alto poder de ATK no campo. Vale citar que caso um monstro "Melodious" para o qual a Virtuoso atacar, o oponente não poderá ativar cartas ou efeitos até o fim da Damage Step. O mais interessante é que para ser Invocada, a Virtuoso pede apenas 2 monstros Fada e não 2 monstros "Melodioso". Esse detalhe aparentemente irrelevante pode trazer de volta a tona as Trickstars, já que com a Candina e Lilybell é possível fazer esse monstro, e depois Invocar as Melodious para o campo, criando o Lockdown dentro do Deck Trickstar, então é possível sim criar uma mini-tech de Trickstar dentro do Deck Melodious, com 1 Terraforming, 1 Light Stage, 3 Candina e 1 Lilybell. Não é necessário mais do que isso, já que cada uma dessas cartas vão buscar as outras cartas do Arquétipo.

3. Considerações Finais

Apesar do novo suporte, precisamos ser sinceros. O Deck Melodious ficou mais forte, mas não deve se tornar competitivo por conta disso, mesmo com o auxílio das Trickstars. O fato é que o Deck "Melodious" ainda tem muitas falhas e cartas simples como Fossil Dyna Pachycephalo, ou qualquer carta semelhante que prive nossas Invocações-Especiais é mais do quê o suficiente para matar o Deck, que possui poucas ou quase nenhuma opção de Invocação-Normal eficiente. Além disso, cartas como There Can Be Only One, que são bem presentes em Side Decks do meta atual também dizimam completamente a estratégia do Deck. Entretanto, o Deck é extremamente consistente e quando não é interrompido faz o que quer fazer de forma muito rápida enquanto acumula recursos na mão ou no Cemitério, então se você é um cara que não liga muito em jogar o Meta esse é um dos melhores Decks nesse quesito, e garantimos que você vai se divertir muito!

Até a próxima pessoal!

Comentários
0 Comentários

0 Comentários: