Um verdadeiro eclipse solar!
O Deck Inca foi o último Deck da saga Signatários das Trevas a aparecer no Anime Yu-Gi-Oh! 5D's, e como já foi dito na introdução desse post, foi usado por Rex Goodwin. Eles possuem grande semelhança com criaturas e artefatos da civilização Inca, e além disso, seus nomes representam divindades Incas. Foram originalmente lançados na coleção Stardust Overdrive, recebendo suporte na coleção Absolute Powerforce, e depois de alguns anos, foram reprintados na coleção Legendary Collection 5D's, até finalmente receberem um novo reprint no OCG, e possivelmente, no TCG.
O principal foco desse Deck é Invocar por Invocação-Sincro o Sun Dragon Inti e o Moon Dragon Quilla. Esses dois monstros criam um loop, onde cada vez que um for destruído, ativa o seu efeito e Invoca o outro do Cemitério. Com isso, você sempre terá monstros em campo, e poderá repetir esse loop até esgotar os recursos do seu oponente, usando o efeito do Sun Dragon, que ao ser destruído, destrói o monstro que o destruiu e causa dano ao oponente igual a metade do seu ATK, além de Invocar o Moon Dragon, que quando atacado, te permite ganhar LP igual a metade do ATK do monstro do oponente, e claro, se for destruído, Invocará o Sun Dragon de novo, que poderá destruir outro monstro, e Invocar o Moon Dragon novamente, gerando assim um loop que nesse ponto, será impossível de ser parado.
Porém apesar de ser um Deck com uma mecânica interessante, e ser realmente formidável, ele sempre sofreu com alguns problemas, e o principal deles sempre foram os seus Monstros Sincros, que precisam de Reguladores específicos para serem Invocados, porém, encaixá-los em um Deck era extremamente difícil, tendo em vista que eles não possuíam bons efeitos, não tinham buscadores e eram extremamente lentos. Para se ter ideia, o jeito mais "fácil" de Invocá-los, era usando o Salvage Warrior, um monstro de Nível 5, que quando Invocado por Invocação-Tributo, poderia Invocar um Regulador da mão ou Cemitério, e só então, você poderia Invocar 1 dos seus Sincros, porém, eram necessários 2 deles para que o loop funcionasse.
- Oráculos do Sol e da Lua -
Foi pensando nisso que a Konami (tentou) solucionar o problema, e de certa forma, eles conseguiram, mesmo que ainda seja algo extremamente difícil (mas extremamente pensado) por parte da titia. O Envoy Oracle of Ascator é um monstro Spellcaster, do Atributo TERRA e de Nível 5, que pode ser facilmente Invocado ao custo de descartar 1 carta (nem preciso falar daquele papo de triggar efeitos, enfim...), e pode Invocar da mão ou Deck um Fire Ant Ascator para o campo. Já a Reaper Oracle of Supay possui os mesmos status, e um efeito praticamente igual, entretanto, ao ser Invocada, ela traz consigo um Supay da mão ou Deck.
Essas duas novas cartas simplesmente já fazem tudo o que todas as outras cartas juntas tentavam fazer: serem Invocadas e trazer os respectivos Reguladores, além de fazer isso de forma muito mais rápida e vantajosa. Ambos, por serem de Nível 5, podem Invocar os respectivos Dragões, mas ainda é muito difícil trazer os dois no mesmo turno, já que ambos limitam as Invocações de Extra Deck somente para monstros Sincro, ocupando o espaço da Extra Monster Zone naquele turno, mas ainda assim, com um dos monstros no Cemitério, você pode Invocar o outro, e já realizar o combo.
- Um Deck "Imortal" -
Além de tudo, o Deck também ganhou um novo monstro "Earthbound", que auxilia na sua mecânica, Earthbound Overwalker. Um monstro de Nível 8 (que serve como descarte para Trade-In) que pode ser Invocado por Invocação-Especial se você controlar um Monstro Sincro e ter outro Sincro no Cemitério. Depois de Invocado, durante a Fase Principal, você pode adicionar 1 monstro "Earthbound Immortal" do Deck ou Cemitério à mão, o que finalmente os tornam viáveis, já que agora possuem um buscador. Além disso, se um "Earthbound Immortal" for Invocado por Invocação-Normal para o seu campo, você pode fazer os LP do seu oponente se tornar 3000, o que pode parecer inofensivo, mas lembre-se que os "Earthbounds" podem atacar diretamente, e possuem ATK's extremamente altos.
O grande problema dos Earthbounds sempre foi a sua grande dependência em Magias de Campo. Caso não haja nenhuma em campo, eles são automaticamente destruídos, mas mesmo que você as tenha, o oponente pode facilmente destruí-las. Agora não existe mais esse problema, já que a Earthbound Geoglyph deu uma nova cara ao Deck. Se houver um monstro de Nível 10 no campo (o Nível dos monstros "Earthbound Immortal"), ela não pode ser alvo e nem destruída por efeitos. Isso por si só invalida cartas como Twin Twisters, Mystical Space Typhoon e tantas outras staples semelhantes de destruírem essa carta. Além disso, Monstros Sincro podem ser tratados como 2 Tributos para a Invocação-Tributo de um "Earthbound Immortal", e além de ser um Tributo a menos, essa carta é a chave para Invocarmos os nossos dois Dragões num só turno, já que ao Tributar 1 deles, limpamos a Extra Monster Zone e ficamos livres para Invocar o outro. E é por isso que, quando um Sincro é Invocado por Invocação-Especial para o nosso campo, podemos adicionar 1 Spell/Trap "Earthbound" do Deck à mão. Com o loop ativo, em todo turno, poderemos adicionar alguma carta para à mão, e usá-las como descarte para Invocar os Oráculos, usando-os como matéria para Invocação-Sincro.
- Outras Opções -
Mesmo conhecendo o Deck, e sabendo seu intuito, sabemos que não é fácil chegar onde queremos. Por esse motivo, o Deck também oferece outras opções viáveis, que podem ser Invocadas e controlar o duelo. O Naturia Barkion é um monstro que se encaixa nos requisitos, e precisa de monstros de TERRA para ser Invocado, podendo negar Traps ao banir cartas do Cemitério, quantas vezes for necessário. Já o PSY-Framelord Omega sempre é uma ótima opção, já que além de eliminar recursos do oponente, libera a Extra Monster Zone, e abre espaço para mais uma Invocação.
Espero que tenham gostado do post e da análise de hoje. E vos deixo com uma pergunta: Em qual Deck vocês apostam para receber mais suportes? Não deixem de comentar!
Até a próxima!