23 de janeiro de 2018

Random Card #60: Wiseman's Chalice


Tome o cálice da vitória!



WisemansChalice-DREV-EN-SR-1E
Wiseman's Chalice
Normal Spell Card

If you control no monsters, select 1 monster in your opponent's Graveyard. Special Summon it. During the End Phase of this turn, give control of that Special Summoned monster to your opponent. The monster cannot be Tributed, or used as a Synchro Material Monster, while it is face-up on the field.

Yu-Gi-Oh! Trading Card Game é um jogo de cartas que ao longo da sua extensa história possui mais de 9.000 cartas. Muitas delas são usadas desde quando foram lançadas, outras tem muita utilidade nos dias de hoje e algumas delas são até mesmo desconhecidas ou esquecidas ao longo do tempo (o que é normal em 20 anos de história). Coleções são lançadas cada vez mais rápido e com muito mais frequência, cartas novas chegam no jogo cada vez em maior quantidade e caem nas graças de muitos jogadores a um preço extremamente alto, e algumas dessas cartas até mesmo acabam indo parar na Banlist. Como um duelista, muitas vezes eu me perguntava se não existia alguma carta que tivesse uma função parecida e que fosse mais barata, e sim, existem inúmeras. E hoje você vai conhecer uma dessas cartas, a não tão famosa, mas altamente poderosa Wiseman's Chalice.


Duelist Revolution

Originalmente lançada no dia 17 de Abril no Japão e posteriormente no dia 17 de Agosto para o resto do mundo, Wiseman's Chalice chegou ao jogo no ano de 2010, na coleção Duelist Revolution, que traziam cartas do anime Yu-Gi-Oh! 5D's. Na época de lançamento era uma carta não muito efetiva, muito por conta de sua condição (que em late games era bastante difícil) e também por conta de sua restrição (já que a era Synchro estava a todo vapor).

A verdade é o que o tempo foi passando, a barba foi crescendo e o jogo se tornando mais versátil e trazendo novidades inovadoras: Invocação-Xyz e Invocação-Link. Além disso, cartas como Call of the Haunted ou Monster Reborn estavam na banlist e cartas com poder de mexer no Cemitério tornavam cada vez mais raras. Mas, mesmo com todo esse cenário, essa carta nunca chegou a desfilar no competitivo, e talvez o principal motivo tenha sido o seu longo tempo de lançada (caiu no esquecimento) e nenhum reprint. 

Se você não tem conhecimento do que essa carta pode fazer, aqui vai um breve resumo: se você não controlar nenhum monstro, pode escolher 1 monstro no Cemitério do seu oponente e Invocá-lo por Invocação-Especial no seu lado do campo. O monstro Invocado não poderá ser Tributado ou usado como Matéria-Sincro para uma Invocação-Sincro, e durante a Fase Final, será devolvida ao seu dono original. Essa carta é ótima se usada no momento ou no Deck correto. Se seu oponente começar primeiro, já pode ser um grande gatilho para a ativação deste efeito, já que provavelmente ele terá algum monstro no Cemitério dele que possa ser alvo deste efeito. Também existem Decks como U.A., Yosenju ou Spirit Monsters que podem se aproveitar muito bem desta carta, já que possuem uma Mecânica de retornar seus monstros para a mão (o que deixaria seu campo vazio), ou Paleozoic, que antes de se tornarem monstros são apenas Trap Cards e não interferem no uso dessa carta.

Com o avanço da velocidade e da variedade de Invocações do jogo, essa carta pode sim ganhar mais utilidade no jogo. O monstro Invocado por este efeito pode ser usado como Matéria Xyz para uma Invocação-Xyz caso seja do mesmo Nível de um dos seus monstros, ou pode até mesmo ser usado como Matéria Link para uma Invocação-Link, independente do seu Nível ou Tipo. Ou em casos mais raros, até usá-lo como Matéria de Fusão para uma Invocação-Fusão. (Infelizmente ele não pode ser usado em Invocações Rituais, já que seria Tributado como custo para essa Invocação). Outro detalhe é que os efeitos do monstro não são negados, e você pode usufruir deles, o que torna essa carta muito interessante em Mirror Matches. O monstro também pode atacar, o que pode te ajudar caso você precise daquele monstro a mais para terminar a partida na porrada. E você também tem inúmeros efeitos que podem burlar a desvantagem dessa carta. Usando o efeito de cartas como Book of Moon e mudando o monstro Invocado por este efeito para Posição de Defesa com a face para baixo, não vão permitir com que ele seja devolvido ao seu oponente, e você poderá usufruir dele ao longo do duelo, tornando essa carta uma Monster Reborn ilimitada e sem nenhuma desvantagem.

E o nosso post está chegando ao fim. O que vocês acharam dessa carta? Acham que ela pode se encaixar no cenário competitivo? Vou deixar essa pergunta no ar para vocês. Fico por aqui e espero que tenham curtido. Até a próxima!

Comentários
1 Comentários

1 Comentários:

M. disse:
23 de janeiro de 2018 às 15:07

Essa carta eh muito criativa,poderiam criar mais cartas assim e deixar um pouco de lado tantos tipos de cartas confusos sem pé nem cabeça que nao param de inventar..se focassem em cartas com efeitos legais e dar mais suporte para os classicos(spirit,amazoness,counter magician e tantos outros)seria muito melhor o jogo.

Seria bacana um post sobre todas as stapples que passaram pelo jogo,de antigamente e as do momento,as que continuam e as que ficaram pra tras tbm,to voltando a jogar e nao tenho nem ideia de quais cartas estao bombando no momento e nao tem mais dueling network pra pesquisar cartas tao bem como era pesquisado la