14 de dezembro de 2016

Zoodiac used Splash!


Its Super Effective!

 Eae pessoal, blzinha? Quem anda antenado com o Meta Game japonês sabe muito bem o que está acontecendo por lá e que logo logo vai se tornar realidade aqui: Zoodiac é um tipo de deck que a Konami adora fazer de vez em quando, as vezes eu acho que é proposital, ele tem um objetivo próprio, uma mecânica interessante e por si só não é ruim não. Mas ai vem uma carta (e as cartas que ajudam você a chegar nesta) que destrói a linha tênue entre o jogável-absurdo sem dó nem piedade. A carta da vez é Zoodiac Marmorat, novamente, caindo no antigo problema de cartas como Performage Plushfire, os Dragon Rulers, Spellbook of Judgement entre muitas outras, a falta da devida restrição.(e acho que tem um pouco também de falta de testes também, pode parecer idiota ressaltar isso, mas essas coisas não andam juntas, não com a Konami) 

 Apesar de tudo isso, o que mais chamou a atenção foi o fato de que a jogada principal do deck requer tão pouca carta pro campo que ela consegue criar que parte dos Zoodiac virou uma engine de soft lock em muitos outros decks, se não, todos eles. E é disso que nós vamos falar hoje, como essa engine funciona de forma tão splashable e porque você deveria arriscar por ela sem medo em praticamente todos os seus decks. Botem uma roupa de mergulho, porque esse splash vai fazer voar água pra todo lado.



Quem pode, pode.

 Primeiro vamos esclarecer os ingredientes da receita, o que leva a engine de Zoodiac: A engine requer por volta de 10-15 cartas no Main Deck (3 Marmorat, 3 Elemental Triangle of the Zoodiac, 3 Speedroid Terrortop, 1 Speedroid Taketomborg, das mais importantes, as demais são opcionais), parece muito, mas sabe o que são 10 cartas no deck? São o custo da ativação da Pot of Desires, ainda acha muito? E se eu te falar que se você iniciar essa engine você esvazia o deck em quase a mesma quantia de cartas, sem perder consistencia, pelo contrário, ganhando! E mais, essa engine jamais bricka!! O Marmorat pode invocar outro Marmorat direto da mão, se você abrir 2 dele, o máximo que aconteceu foi começar o turno com uma carta a menos, mas a jogada forte continua de pé. Enquanto no Main Deck a engine supre cartas fillers e dá mais poder de fogo, no Extra Deck é uma tarefa um pouco mais dolorida...

 O Extra Deck te pede 6 cartas no mínimo. 6!!! (2 Zoodiac Drancia, 1 Zoodiac Tigress, 1 Zoodiac Bullhorn, 1 Zoodiac Wildbow e 1 M-X-Saber Invoker, fora algum outro Rank 3 pra ir de encontro com os Speedroids) Enquanto no Main Deck você perde por volta de uns 25% do seu deck somente na engine, no Extra Deck você perde 40%!!! E vocês sabem como o Extra é muito apertado hoje em dia. Mas é o sacrifício necessário para você aumentar a tendência de campos fortes já no começo do duelo. 

 Com tudo isso anotado é claro que tem decks que não vão aceitar de jeito nenhum a engine: Decks que rejeitam tudo que não seja 100% sinérgico, como Burning Abyss; Decks com Main/Extra Deck MUITO apertados, como D/D/D; Decks de combo que precisam da exatidão nas 5 cartas que compram no começo do duelo (E que com menos consistência fazem muito mais estrago que a engine), como Omega Hand Loop. Fora alguns exemplos ainda mais específicos, só que num geral mais da metade dos decks de qualquer formato podem sim abrir espaço para novos amigos.

E é isso que os japoneses descobriram: não é porque Zoodiac é absurdo que nenhum outro deck está topando sem eles, é porque com eles os decks que já são muito bons ficam ainda melhores. ABC é forte, com Zoodiac ele se torna ainda mais forte. Consequentemente, decks que podem aderir as forças do zodiaco vão ganhar uma vantagem contra decks que não usufruem delas, é o exato mesmo caso da Pot of Desires, como diabos Burning Abyss consegue competir contra decks que tem um Pot of Greed no meio? Obviamente o deck caiu de popularidade, e em seguida já ressurgiu com novas versões que encaixaram a Desires nela sem problemas. O Meta Game nunca vai ser algo sólido, ele é um liquido que vai mudando de forma e cor conforme novas tendencias e ferramentas se misturam, pode parecer que o OCG ainda está no mesmo formato de Soft Lock, mas ele veio mudando sim e as pessoas se adaptaram a ele ou de forma a favorece-lo ou desconstruí-lo.


 O que o Zoodiac tem de tão bom?


 Dado os ingredientes e com um bom preparo nós chegamos ao nosso resultado final. O que a engine de Zoodiac traz para o deck? O primeiro ponto, e o que eu acho o mais crucial é que ele não atrapalha as demais jogadas do deck, tudo que você precisa é de um Terrortop vindo por Invocação Especial ou um Marmorat pela Triangle e pronto, você deu ignição. Ela não compromete a Invocação Normal (na maioria das vezes) e também não te restringe de fazer outras coisas no turno, você ganha jogadas a mais que seu deck não faria, com 1 carta você ganha +1 ou até +2, tal carta que podia ser uma filler qualquer que nem +0 ela faz direito. (uma terceira Solemn, uma terceira Twin Twister, etc.) Numa era infestada de Invocações Especiais as pessoas subestimam muito a Invocação Normal, o que não só é equivocado como bem idiota. pois era pra ser justamente o contrário: quanto mais formas de Invocação Especial, mais a Normal se valoriza, porque ela é única, e muitas vezes é ela quem decide o duelo. (fora que ela não toma Solemn Strike e afins, ela é a forma de invocação mais segura do formato) 

 Além disso e do Quick Start que a engine se proporciona por iniciar-se com 1 carta, os efeitos que ela causa no duelo são bem impactantes, em resumo, você termina o seu turno, com um deck thinning considerável, um Rank 4, um M-X-Saber Invoker (se você usou os Speedroids) que tem 1600 de ATK (lembra do meu post sobre Pontos de ATK, esses quebrados na mesa valem muito) e o mais importante, um monstro com 0 de ATK e 0 DEF! O twist nisso é que ele tem a incrível habilidade de destruir 1 carta por turno, em qualquer turno, a qualquer momento!!! Soft Lock não se trata somente de negar/impedir ativações, se trata também de impedir que monstros destruam os seus negadores em batalha ou que o oponente desenvolva uma outra jogada forte ou até mesmo usar o Drancia pra morder uma isca no lugar das cartas que realmente importam no seu campo. Quem sabe até, destruir um monstro que veio por Invocação Normal e a sua Solemn Strike não pôde negar. Engraçado, que a própria engine pode proteger um protetor de cartas, se você invocar um Number 39: Utopia (ele ainda tem utilidade sim!), ele protege o Drancia de batalha. Pela falta de restrições nas cartas, essa engine se tornou tão ampla que não tem como não usar, ela é assim tão boa, e quem não usa tá em desvantagem.

 Vamos a um exemplo mais dinâmico, ABC Zoodiac, começando com A, B, Hangar, Gadget e 1 Terrortop: o campo que terminaria como ABC Dragon Buster + Tsukuyomi + 0-2 Traps agora ganha + Rank 4 + M-X Saber Invoker + Drancia, fora o Deck Thinning. Fizeram os calculos de quanto valor uma mesa dessas tem? E 1 Terrortop na mão pode transformar o que era uma mão lixo em uma mão boa, só pelo fato de você conseguir criar presença de campo e não deixar seu oponente numa situação confortável.


Eidolon Beast used Z-Splash!

 Eu já vi isso antes em algum lugar, espera... Eidolon Beast foi um arquétipo lançado um mês depois dos Zoodiac e tem uma premissa bem similar, o diferencial é que esse daqui nunca tentou esconder seus propósitos. Eles vieram em um Booster SP, uma série de packs do japão que vem poucas cartas novas, e por isso o arquétipo teve que ser feito de uma forma que poucas cartas fossem o suficiente pra eles, e a saída foi a mesma que Zoodiac encontrou forças: poucas cartas de Main Deck e Extra Deck apertado. Só que, enquanto o Marmorat foi um erro de laboratório, o Aleister foi um sucesso de experiencia, eles queriam mesmo que o deck fosse automático nesse nível pra ele funcionar com tão poucas key cards (Aleister busca a fusão, os monstros fusões são bem simples de invocar, a fusão recicla o Aleister, o Aleister tem um efeito no campo e na mão e ainda tem uma field que busca o Aleister. Repita o ciclo até acabar monstros no Extra Deck pra invocar todo turno.), eu não sei como a Konami queria que isso fosse um deck próprio e obviamente não foi, ele é altamente splashable, assim como Zoodiac, porém um pouquinho mais específico.

 Suas jogadas extras são mais fortes que Zoodiac  só que ao mesmo tempo mais difíceis de performar, que podem brickar e que podem atrapalhar as jogadas do deck porque ele gasta a Invocação Normal. Não é tão fácil misturar o Aleister e seus monstrinhos em qualquer deck, mas se der certo a química, ele vai ganhar uma grande força.

 E como ambos tem a incrível semelhança de se misturar, é claro que existe um Zoodiac Eidolon! Quem faz a magia acontecer são os Zoodiacs que entram em tudo, os Eidolons são só a base. Agora temos um vencedor do campeonato de Splash, caso encerrado.




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  Espero que vocês não tenham se molhado, não é todo dia que a Konami decide que a nova moda são engines que se misturam. Eu não comentei nada sobre Pêndulo no post, que é basicamente um deck de melhores engines, daria uma boa conversa nesse tópico também, mas pra ele eu estou reservando algo especial, só estou esperando o Arc-V terminar. Aguardem...

 Muito obrigado a todos que leram o post, voltarei ao meu hiato indeterminado, tenham uma boa semana e falous!

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