Por algum efeito de carta que faça ambos players comprarem cartas do Deck, mas nenhum jogador tenha mais cartas para isso. Morphing Jar e Card Destruction são bons exemplos. Lembrando que essas duas cartas estão banidas por outros motivos mais relevantes, não só por isso.
Por algum efeito que faça ambos players adicionarem todas as peças do
Exódia ao mesmo tempo para mão. Além de
Morphing Jar e
Card Destruction que abrem essa possibilidade, o monstro
Emissary of the Afterlife também consegue esse feito. Apesar de ser quase impossível, os dois players comprarem todas as peças do
Exódia na mão inicial também causa empate.
Pelo efeito da Trap
Relay Soul combinado com o
Exódia.
Pelo efeito dessa armadilha, o jogador pode invocar especialmente 1 monstro da mão, e enquanto esse monstro estiver face-up em campo, o jogador não leva dano. No entanto, se esse mesmo monstro sair do campo, o oponente vence o duelo. É uma condição de vitória. Para que ocorra o empate, deve acontecer o seguinte: O
jogador 1 ter 4 peças do Exódia na mão, e invocar uma no campo pelo efeito da
Relay Soul, ficando com 3 peças na mão. No turno seguinte, comprar mais uma peça do Exódia, ficando com 4 na mão, e 1 no campo. Um
jogador 2 (ou o próprio jogador 1) usar algum efeito de carta que retorne a peça do Exódia do campo para a mão do jogador 1. Dessa forma, o jogador 2 venceria o jogo pelo efeito da
Relay Soul, porque o monstro do adversário saiu de campo, mas ao mesmo tempo perderia o jogo, porque o adversário completou todas as peças do Exódia na mão.
Pelo efeito da
Final Countdown combinado com a
Pyro Clock of Destiny. Com a
Final Countdown, ao pagar 2000 de LP, o contador se inicia: Passando-se 20 turnos, o jogador que ativou ela ganha o jogo. É uma condição de vitória. Para que ocorra o empate, deve acontecer o seguinte: O jogador 1 ativar a Final Countdown no seu turno. No turno seguinte, o jogador 2 também ativar a
Final Countdown. O jogador 1 estará 1 turno de vantagem em relação ao jogador 2. No entanto, o jogador 2 poderá usar a
Pyro Clock of Destiny para avançar 1 turno no contador da
Final Countdown, se igualando ao jogador 1. Desse modo, os dois jogadores chegarão aos 20 turnos juntos. A Trap
Last Turn, além de ser apelona, também era uma forma ótima de garantir um empate, e é por isso que ela está na banlist.
Ao contrário de uma partida normal, em torneios oficiais não pode ocorrer um empate. Caso ocorra um, um duelo extra é iniciado até que um player vença.
Nos texto das cartas, o termo empate (DRAW) é sempre escrito de forma maiúscula, para distinguir do termo comprar (draw).
No anime
Os duelos que acabaram em empate no anime são:
- Yugi vs Joey (Ep.78)
- Varon vs Kaiba (Ep.150)
- Jaden vs Zane (Ep.52)
- Yubel vs Jesse e Jaden (Ep.130)
- Rei Supremo vs Axel (Ep.143)
- Jaden vs Yubel (Ep.152)
- Luna vs Professor Frank (5d's, Ep.19)
- Crow vs Broder (Ep.127)
- Kaito vs Yuma (Ep.24)
- Astral vs Number 96 (Ep.102)
- Gongenzaka vs Yaiba (Ep.11)
- Edo_Phoenix vs Yuya (Ep.104)
E então, já empataram em suas partidas? Conte como foi nos comentários.
É isso pessoal, espero que tenham gostado. Não deixem de comentar. Curtar, compartilhem, mostrem pros amigos, e até a próxima!