15 de novembro de 2017

Relembrando um Deck Supremo #3: Yata-Lock


De volta ao passado! Conheça um dos Decks mais poderosos da história do jogo!


Sem dúvida, hoje, Yu-Gi-Oh! é um jogo muito conhecido mundialmente, e bastante diversificado. Atualmente, existem milhares de Arquétipos, cada um com sua mecânica, história e poder, além disso, o jogo evoluiu muito e cativou ainda mais fãs, principalmente o público jovem e infantil. E é por conta disso, que hoje eu resolvi voltar no passado, e falar de um Deck que existiu nos primórdios do jogo, lá entre 2003 e 2004, quando muitos não eram nascidos ou ainda eram pequenas crianças, e foi o primeiro Deck tier 0 do jogo: Yata-Lock. Senta na cadeira, come sua pipoca, e vem ler um pouco mais sobre essa história.

Que o jogo das trevas comece

Invasion of Chaos

No dia 1º de Março de 2004, na coleção Invasion of Chaos, uma aberração chegava ao jogo: o lendário, temido e atualmente banido Chaos Emperor Dragon - Envoy of the End. Um poderoso dragão, com 3000 de ATK, que era facilmente Invocado por Invocação-Especial, apenas ao custo de banir 1 monstro de LUZ e 1 de TREVAS do Cemitério. Mas a sua característica marcante não parava por aí. Pelo seu efeito, ao simples custo de 1000 LP, você poderia enviar as cartas do campo e da mão de ambos os jogadores para o Cemitério, e infligir 300 de dano para cada carta enviada. Um efeito, que ainda hoje seria muito forte, imagine só em 2004, quando o jogo ainda estava engatinhando.

PainfulChoice-DLG1-NA-C-UE

Embora fosse uma das principais peças desse combo, o Dragão do Caos não é o único. Desde meados de 2002, uma carta bastante comum na época era a Painful Choice. Uma Spell Card que tem um efeito bastante poderoso, até pros padrões atuais. Simplesmente, você pode escolher 5 cartas quaisquer do seu Deck e mostrar para o seu oponente, então ele vai escolher 1 delas e adicionar para a sua mão, e as outras são enviadas para o Cemitério (imagina Burning Abyss com isso). E aí estava o segredo: para o combo ser feito, você precisava escolher pelo menos 2 monstros de LUZ qualquer no Deck, de preferência a Magician of Faith, que por incrível que pareça, era Staple na época, além disso, você precisava escolher 1 Sangan e 1 Witch of the Black Forest (sem as erratas), e 1 Dark Magician of Chaos (com todas elas a 3 na época, era muito fácil ter recursos). 

O monstro que renasce!

MonsterReborn-YGLD-EN-C-1E-C

Numa situação como a descrita acima, provavelmente seu oponente escolheria o Mago Negro do Caos, já que seria o "pior" entre todas as cartas reveladas (na época não era tão fácil Invocá-lo também), e com isso, enviaria o restante das cartas para o Cemitério. Só que é aqui que entrava em cena uma outra carta, também bastante conhecida, e também banida, o famoso e poderoso Monster Reborn. Com seu efeito, você escolhia um monstro em QUALQUER cemitério, e Invocava ele no seu campo, e, nessa situação, você teria 2 monstros obrigatórios como alvo: Sangan e Witch of the Black Forest, pois, qualquer uma delas, teria a mesma função.

O - 200 pior que Trickstar

YataGarasu-RP02-EN-C-UE

Depois de Invocar qualquer um desses monstros, era hora de trazer o poderoso Dragão do Caos para o campo. No seu Cemitério, você teria pelo menos 2 monstros de LUZ e 1 de TREVAS, e poderia cumprir a condição de Invocação do Chaos Emperor Dragon. Depois de Invocá-lo, era hora de ativar seu efeito e enviar tudo do campo para o cemitério (inclusive ele mesmo). Ao custo de 1000 LP, você deixava seu oponente sem recursos, e causava um dano de pelo menos 600. Depois disso, o efeito da Witch of the Black Forest seria ativado no seu Cemitério, te permitindo adicionar 1 monstro com 1500 ou menos de DEF do Deck para á mão, que nesse caso seria, o mais recém lançado Yata-Garasu. Com o campo de todos vazio, e só com 1 carta na sua mão, você deveria agora Invocá-lo por Invocação-Normal (já que você não fez isso ainda no turno). Depois disso, você só precisava atacar (por isso deveria ser o segundo a começar). O Yata-Garasu tem um efeito que o faz voltar para a mão do dono no turno em que foi Invocado, porém, se ele causa dano ao oponente, ele pula a Draw Phase dele. Numa época do jogo onde efeitos de Grave eram praticamente inexistentes, seu oponente não poderia fazer nada para negar o seu ataque, e ficaria sem cartas na mão e sem poder comprar, sendo forçado a terminar o turno, e então seu turno começava, e você fazia a mesma coisa que antes: Invocar e atacar, e continuava assim, até terminar com os LP do seu oponente, de 200 em 200, ou até ele desistir, e no fim das contas, só precisou de 2 cartas para gerar todo esse combo.

O inimigo de todos: Banlist

Resultado de imagem para Logo Banned Yugioh

Assim como todos os Decks que aparecem nessa série, esse também tem uma triste história e um histórico legado. O Deck continuou seu caminho de vitórias, até Agosto de 2004, quando a Banlist matou de vez o Deck. As cartas que foram banidas naquela época foram: Sangan, Witch of the Black Forest, Chaos Emperor Dragon - Envoy of the End, Yata-Garasu e Monster Reborn, além de limitar (e na outra lista banir) a Painful Choice. Ou seja, basicamente todos as cartas do combo foram banidas (algumas até os dias de hoje), e ele foi declarado morto no dia 25 de Agosto de 2005, quando a Banlist passou a ser efetiva. Hoje ele só vive na memória de quem jogou naquela época, e nos registros históricos do jogo.

Bom pessoas, por hoje é só! Espero que tenham gostado, demorei um tempo pra trazer outro post dessa série de volta, mas é porque eu estava pesquisando e falando com alguns players daquela época para ter um melhor conhecimento. Deixem seus comentários, e me sugiram temas para o próximo post dessa série. Agora eu me despeço de vocês, e até a próxima!

Comentários
2 Comentários

2 Comentários:

Pando disse:
24 de novembro de 2017 às 16:31

Muito interessante essa série, já ouvi muito falar nesse combo mas não sabia como funcionava

M. disse:
9 de dezembro de 2017 às 17:58

Haha nessa epoca eu tive esse deck,me lembro que comprei um yata garasu japones comum pq o americano era quase cem reias, tive que vender meu game boy advanced pra conseguir ter delinquent duo e painful choice americanos e outras cartas pra esse deck.
era muito overpower e realmente merecia ser banido...mas mesmo assim ainda era melhor do que é hj em dia,com carta sendo banida e voltando toda hora fora outras coisas..nao conheço uma empresa que desrespeitou tanto os fãs como a konami