Balance, pêndulo da alma! Olhos de ira e vingança!


Olá, caros duelistas. Hoje eu venho trazendo uma postagem diferente, visto que sempre trato de assuntos relacionados à fansub. E em primeiro lugar, gostaria de argumentar que não me coloco aqui como alguém cujo ponto de vista acerca de um tema seja absoluto. Portanto, não o tratem como um veredito. Se você discorda de mim, comente com educação, expressando seu posicionamento. Se eu tiver um contra-argumento, o farei com igual respeito. Senão, terei sempre hombridade para admitir meus equívocos. Desta forma, faremos valer os milhares de ano de evolução da nossa espécie.
Enfim, venho vos trazer uma lista de um deck que tem conquistado cada vez mais holofotes: Odd-eyes Magician. Do inglês, “odd” significa algo como “ímpar”, “estranho”, “diferente”, e refere-se às cores distintas dos olhos do monstro ás de Sakaki Yuya, Odd-eyes Pendulum Dragon. Mas deixando essas curiosidades bobas de lado, o deck vem cumprir a premissa que nos foi apresentada ainda no começo: a dinamização do jogo a partir da Pendulum Summon, que nos permite fazer com maior agilidade e facilidade Fusion, Synchro e Xyz Summon. Tudo no mesmo deck. Embora Akaba Reiji tenha nos deleitado com esta proposta antes, faltava o deck de nosso protagonista ter o seu debute. E é justamente isso que aconteceu. Odd-eyes virou arquétipo.
Esta análise será um pouco extensa, estejam prontos. Então, vamos lá!

Insight Magician
[Level 4] / [Light] / [1500] / [1500]
[Spellcaster / Pendulum / Effect]
[Scale 5]


Pendulum Effect: If you have a "Magician" or "Performapal" card in your other Pendulum Zone: You can destroy this card, and if you do, place 1 "Magician" Pendulum Monster from your Deck in your Pendulum Zone, except "Insight Magician".

Monster Effect: You can discard this card, then target 1 card in your Pendulum Zone whose current Pendulum Scale is different from its original value; its Pendulum Scale becomes its original value until the end of this turn.

Não poderíamos começar por outra carta. Insight Magician é uma das artérias principais desse deck. Seu efeito pendulum nos permite destruí-lo e pôr diretamente do deck qualquer monstro pendulum “Magician” em nossas escalas. Além disso, sua escala 5 já é um valor muito adequado para o deck, visto que temos níveis 6 e 7 que podem ser invocados por Pendulum Summon, tendo, obviamente, a escala de valor máximo do deck (8) na outra zona de pendulum. Assim, um cenário muito comum para início de jogo, é colocá-lo junto com Dragonpit Magician ou Peasant Magician como escalas. No caso de possuirmos uma Pendulum Call,  é um bom lance buscá-lo caso ainda não o possua em mãos, e colocá-lo como escala pendulum , mesmo que precise esperar até próximo turno para ativar seu efeito para substituí-lo. 
Quanto ao seu efeito de monstro, apenas em cenários remotos ele é realmente útil. Ele lhe permite selecionar uma carta em suas zonas de pendulum cujo valor esteja diferente do original, e, pelo custo de descartá-lo, você retorna seu valor ao original até a End Phase. Poderíamos ter um exemplo no caso de Synthesis Magician,pois quando controlamos mais cartas que o oponente, sua escala é reduzida para 4. Neste caso, retornando-a para 8, poderíamos facilmente pôr Odd-eyes Rebellion Dragon em campo, tendo assim um daqueles turnos que nos fazem nos sentir como os protagonistas.

Em seguida, vejamos Peasant Dragon Magician, outra carta muito importante:


Peasant Dragon Magician
[6] / [WIND] / [2100] / [1400]
[Spellcaster / Pendulum / Effecr]
[2]
Pendulum Effect:  If you have a "Magician" card in your other Pendulum Zone: You can add 1 face-up "Magician" or "Odd-Eyes" Pendulum Monster from your Extra Deck to your hand, except "Peasant Dragon Magician". You can only use this effect of "Peasant Dragon Magician" once per turn.
Monster Effect:  If this card is Normal or Special Summoned: You can target 1 "Magician" Pendulum Monster or 1 "Odd-Eyes" monster in your Graveyard, except "Peasant Dragon Magician"; add it to your hand. You can only use this effect of "Peasant Dragon Magician" once per turn.


Como costumamos chamar em Yu-gi-oh, ele possui efeito de reciclagem. Ou melhor, efeitos, no plural. Isto porque, tanto seu efeito pendulum como seu efeito de monstro nos permite adicionar à mão um monstro pendulum “Magician” ou “Odd-eyes”. Enquanto na zona pendulum, podemos, uma vez por turno, adicionar do extra deck para mão, e enquanto monstro, tenha sido sua invocação normal ou especial, do cemitério à mão.  Sua escala é 2. Para dar uma “brecada “na carta, a Konami a lançou como um nível seis, o que é plausível.
Via de regra, será Peasante Magician que colocaremos na pendulum zone com o efeito de Insghit Magician. Peasant adicionará por conseguinte, por seu efeito pendulum, Insight à nossa mão, que acabou de destruir-se, garantindo-nos recursos. Outro lance muito comum é reciclar um Noble Dragon Magician, que poderá tanto ser usado como custo para ativar o efeito pendulum de Dragonpit Magician, como para que possamos ativar o próprio efeito de Noble Dragon Magician.  O ideal é ter um Peasant no extra para ser invocado, e um em sua zona de pendulum. Desta forma, conseguiremos usufruí-lo melhor. Caso possuamos uma Sky Arc, melhor ainda, pois mesmo que o oponente não retire Peasant de campo para que próximo turno possamos invocá-lo novamente, nós mesmos o poderemos fazer.  É possível criar  com de reciclagem que beiram o infinito .
Analisemos Noble Dragon Magician:


Noble Dragon Magician
[3] / [FIRE] / [700] / [1400]
[Spellcaster / Pendulum / Tunner/ Effect]
[5]
Pendulum Effect:  If you have no "Magician" cards in your other Pendulum Zone, destroy this card.
Monster Effect:  If this card is in your hand or Graveyard: You can target 1 Level 7 or higher "Odd-Eyes" monster you control; reduce its Level by 3, and if you do, Special Summon this card. Cannot be used as a Synchro Material, except for the Synchro Summon of a Dragon-Type Synchro Monster. If this card is used for a Synchro Summon, and the other Synchro Material(s) is not an "Odd-Eyes" monster, place this card on the bottom of the Deck.


Noble Dragon Magician, antes de tudo, é uma expressão máxima de como a mecânica pendulum fez o jogo evoluir. Temos uma série de “atributos” numa única carta. Neste caso, um effect monster/ pendulum/ tuner. Seu efeito pendulum é irrelevante. A única ressalva que farei a este respeito é que tenham atenção mesmo assim. Por quê? Por exemplo, você possui Sky Arc ou Echo Oscilation, e pretende ativar seus efeitos. Nisto, você não possuí um “Magician” em nenhuma zona pendulum, e coloca Noble em uma delas para ativar as cartas anteriormente citadas. Resultado: Noble se destruirá pelo seu próprio efeito.
Quanto ao seu efeito de monstro, se o possuímos em mão ou no cemitério, ele pode reduzir em três o nível de qualquer “Odd-eyes” que controlemos, e então ser invocado especialmente. Não pode ser usado para uma Synchro Summon, exceto a de um Dragon-type. E caso o outro material que utilizemos para esta invocação não seja um “Odd-eyes”, ele será devolvido ao deck. Particularmente, não me importo muitas vezes de devolvê-lo ao deck. E dependo de suas cartas em mão, é uma boa pedida buscá-lo com Pendulum Call ou Performapal Skullcrobat Joker. Também é uma carta realmente útil como custo para o efeito pendulum de Dragonpit Magician, visto que ele pode ser ativado no seu cemitério.

Agora vejamos a nossa principal escala 8:


Dragonpit Magician
[7] / [WATER] / [900] / [2700]
[Spellcaster/ Pendulum]
[8]

Pendulum Effect: Once per turn, if you have a "Magician" card in you oher Pendulum Zone:You can discard 1 Pendulum Monster, then target 1 Spell/Trap Card on the field; destroy it.

Monster Effect: A genius magician who has acquired the supernatural power to awaken the soul of young dragons. Due to his taciturn, stoic attitude towards magic, he's rather bad at dealing with others, but his protégé, "Dragonvein Magician", always manages to turn around the trainwreck of a situation.

Suas principais funções no deck são: destruir spells e traps indesejadas e ser material para Xyz Summon de Rank 7. Também o colocará como escala  pelo efeito de Insight, conforme convenha. É ainda esta cara que invocaremos quando Odd-eyes Meteorburst Dragon entrar em campo por uma Synchro Summon. Um lance muito comum é: invocar Meteorburst, que em seguida invocará Dragonpit de sua zona de pendulum, e logo fazer a Xyz Summon de Odd-eyes Absolute Dragon.



Performapal Skullcrobat Joker
[4] / [DARK] / [1800] / [100]
[Spellcaster / Pendulum / Effect]
[8]
Pendulum Effect: You cannot Pendulum Summon monsters, except "Performapal" monsters, "Magician" Pendulum Monsters, and "Odd-Eyes" monsters. This effect cannot be negated.
Monster Effect: When this card is Normal Summoned: You can add 1 "Performapal" monster, 1 "Magician" Pendulum Monster, or 1 "Odd-Eyes" monster from your Deck to your hand, except "Performapal Skullcrobat Joker"

Skullcrobat Joker. Não temos muito o que falar desta carta. Apenas que  é um excelente buscador  do deck. Pelo seu efeito, quando realizamos sua invocação normal, podemos adicionar do deck à  mão qualquer monstro "Performapal", "Magician" ou um "Odd-eyes". Seu ATK é bom para um nível 4, e serve também como custo  para a ativação de Sky Arc. Também é uma boa pedida como custo para a ativação de Odd-eyes Vórtex, visto que podemos sacá-lo novamente e fazer outra busca no deck com ele.
Quanto aos outros magicians, temos Antithesis e Synthesis. Synthesis entra mais por seu efeito de monstro, que nos permite tornar seu ATK igual ao de qualquer outro que controlamos em campo. Porém, o oponente não sofrerá nenhum dano que envolva esta carta. E soma-se a isto o fato de ser um nível quatro.  Seu efeito pendulum torna sua escala 4 se controlarmos mais cartas que o oponente, além de poder tornar o valor do ranque de um monstro Xyz igual ao de um monstro cujo nível seja 5 ou maior.
Já Antithesis Magician é uma carta mais eficiente que sua contraparte, visto ser nível 7, sendo bom para invocações Xyz, tendo ATK considerável e efeito de monstro muitas vezes bem conveniente. Seu efeito pendulum converte o ranque de qualquer monstro Xyz em um nível de mesmo número. Portanto, não é preciso necessariamente termos Synthesis em uma zona de pendulum para invocarmos Odd-eyes Rebelion Dragon (dentro dos requisitos para a ativação de seus efeitos), bastando sim apenas Antithesis. Sua escala é três, não sofrendo alterações de valores. 
Odd-eyes Pendulum Dragon dispensa comentários. Igualmente, a maioria das mágicas  e armadilhas deste deck. Comentarei apenas uma: Sky Card. Uma carta de mudança de campo, que ao meu ver, tem sido subestimada.



Sky Arc
[Spell/ Field]

Your opponent cannot target "Magician", "Performapal", and "Odd-Eyes" cards in your Pendulum Zones with card effects. You can target 1 other face-up card you control; destroy it, and if you do, add 1 "Odd-Eyes" card from your Deck to your hand. You can only use this effect of "Sky Arc" once per turn.







Uma carta que simplesmente é OP. Além de proteger suas escalas pendulums contra efeitos que façam alvo, nos permite buscar qualquer carta “Odd-eyes” no deck. Isto significa adicionar Odd-eyes Pendulum Dragon ou Odd-eyes Fusion. Muitos já argumentaram que mais de uma cópia é desnecessário. Na contramão, acho totalmente coerente usá-la a 3X. Além de ser um buscador e proteção, nos proporciona tirar escalas pendulums quando necessário, criando combos longos e avançados (papel que pode também ser cumprido por Echo Oscilation).
No Extra Deck, temos do arquétipo: Odd-eyes Vórtex Dragon, Odd-eyes Meteorburst Dragon e Odd-eyes Absolute Dragon. Cada um possui atributo diferente, e são Fusion, Synchro e Xyz, respectivamente. Colocar os três em campo transforma a partida em um pesadelo para quem os enfrenta. A começar por Odd-eyes Vortex, que possui dois efeitos excepcionais


Odd-eyes Vortex dragon
[7] / [WIND] / [2500]] / [3000
[Dragon / Fusion / Effect]

When this card is Special Summoned: You can target 1 face-up Attack Position monster your opponent controls; return it to the hand. During either player's turn, when another monster's effect, or a Spell/Trap Card, is activated: You can shuffle 1 face-up Pendulum Monster in your Extra Deck into the Deck, and if you do, negate the activation, and if you do that, destroy it. You can only use each effect of "Odd-Eyes Vortex Dragon" once per turn.




Uma vez por turno, quando esta carta é invocada especialmente, podemos devolver um monstro em modo de ataque que nosso oponente controle para sua mão. Também, uma vez por turno, podemos negar uma ativação e efeito de uma mágica, armadilha ou monstro oponente, pelo custo de devolver um monstro pendulum do  Extra                                                Deck para o Main    Deck. Está bom ou quer mais?




Odd-eyes Absolute Dragon

[7] / [WATER] / [2800] / [2500]
[Dragon / Xyz / Effect]
2 Level 7 monsters

When any player's monster declares an attack: You can detach 1 Xyz Material from this card; negate the attack, then you can Special Summon 1 "Odd-Eyes" monster from your hand or Graveyard. If this Xyz Summoned card is sent to the Graveyard: You can Special Summon 1 "Odd-Eyes" monster from your Extra Deck, except "Odd-Eyes Absolute Dragon". You can only use each effect of "Odd-Eyes Absolute Dragon" once per turn.


Absolute Dragon é capaz de encerrar uma batalha de qualquer um dos jogadores, invocando especialmente em seguida, qualquer “Odd-eyes” da mão ou cemitério. Mais: quando sai do campo ao                                               cemitério, podemos invocar qualquer “Odd-eyes” do Extra Deck.


Odd-eyes Meteorburst Dragon
[7] / [FIRE] / [2500] / [2000]
[Dragon / Synchro / Effect]
1 Tuner + 1 or more non-Tuner monsters

When this card is Special Summoned: You can target 1 card in your Pendulum Zone; Special Summon it, but this card cannot attack for the rest of this turn. You can only use this effect of "Odd-Eyes Meteorburst Dragon" once per turn. Your opponent cannot activate monster effects during the Battle Phase.





Meteorburst, por sua vez, previne a ativação de efeitos de monstros durante a Battle Phase, sendo muito eficiente contra decks como Shaddoll, por exemplo. Também é capaz de invocar um monstro que esteja em uma das zonas de pendulum, quando invocado especialmente. 
Existem combos interessantes entre os três. Vejamos alguns. Ao invocar Dragonpit pelo efeito de Meteorburst, invoca-se em seguida Absolute Dragon. Logo, durante a BP, cancelamos o ataque do monstro com menor ATK em nosso campo, descartando Meteorburst como overlay, e então o invocamos. Isto eliminará a restrição de ataque de Meteorburts. Assim temos:

Odd-eyes Meteorburst+Pitdragon Magician=
Odd-eyes Absolute>ativação=Meteorburst+Absolute

 O mesmo vale para a invocação de Odd-eyes Absolute usando um Odd-eyes Vortex que tenha ativado seu efeito bounce no turno anterior. Assim, quando descartamos Vortex como overlay, o invocando durante a BP, ele ativará seu bounce novamente, livrando-nos de monstros cujo ATK não podemos superar no momento, por exemplo.
Quanto às outras cartas do Extra Deck, justificam-se por um misto de óbvia conveniência e gosto pessoal. Vale ressaltarmos Performage Trapeze Magician, que visa tornar os danos por batalha mais intensivos, garantindo uma vitória mais rápida. 

Por último, comentarei Odd-eyes Rebellion Dragon.


Odd-eyes Rebellion dragon
[7] / [DARK] / [3000] / [2500]
[Dragon / Xyx/ Pendulum / Effect]
[4]
Pendulum Effect  Once per turn, if you have no cards in your other Pendulum Zone: You can place 1 Pendulum Monster from your Deck in your Pendulum Zone.
Monster Effect  2 Level 7 Dragon-Type monsters

If you can Pendulum Summon Level 7, you can Pendulum Summon this face-up card in your Extra Deck. If this card is Xyz Summoned by using an Xyz Monster as a Material: Destroy as many Level 7 or lower monsters your opponent controls as possible, inflict 1000 damage to your opponent for each card destroyed, and if you do, this card can make 3 attacks during each Battle Phase this turn. If this card in the Monster Zone is destroyed by battle or card effect: You can destroy as many cards in your Pendulum Zones as possible (min. 1), and if you do, place this card in your Pendulum Zone.



Este imenso texto pode ser resumido da seguinte forma: seu efeito pendulum permite que o jogador busque qualquer monstro pendulum em seu deck, desde que sua outra zona de pendulum esteja vazia. Já seu efeito de monstro encerra condições de ativação aparentemente muito rigorosas. No entanto, não se trata de nenhum enigma milenar. Se o invocarmos usando um monstro Xyz como uma de seus materiais, ao entrar em campo, ele destruirá qualquer monstro de nível sete ou menor que seu oponente controle, e infligirá  a ele 1000 pontos de dano por cada. E se este efeito foi ativado com sucesso, durante este turno, ele realizará três ataques, até mesmo diretos.

Um monstro que embora não tenha uma invocação facílima, ou mesmo não seja sempre uma opção conveniente, não pode ser considerado totalmente situacional.  Se tivermos um noção avançada de como funciona a maioria dos combos deste deck, perceberemos que colocá-lo em campo não se trata de uma tarefa utópica, sendo muitas vezes algo bem oportuno. E por favor, nada de argumentos como: “toma uma Compulsory Evacuation e se fod*”. Óbvio que ninguém em sã consciência o invocará caso o oponente possua muitas cartas em set. Entretanto, isto não será um quadro comum, visto termos Dragonpit Magician, Galaxy Cyclone e Odd-eyes Vortex Dragon.
Após alguns turnos de jogo, se já tivermos ao menos três monstros de nível sete no extra, já é possível fazer sua invocação.  Primeiro, invocaremos os três nível sete, fazendo então uma Xyz Summon, de preferência de Red-eyes Flare Metal Dragon. Caso tenhamos Echo Oscilation ou Sky Arc, destruindo uma de suas escalas pendulums, colocaremos Antithesis Magician ou Insight que o buscará. Ativando e seu efeito, converteremos o ranque 7 de Red-eyes em um nível 7 e assim teremos feito com sucesso a invocação de Odd-eyes Rebellion Dragon. Bingo!
Outra possibilidade, caso não existam em campo  as cartas já citadas a cima, é retirar uma das escalas com a invocação de um Odd-eyes Meteorburst, que irá ainda nos fornecer mais um nível 7. Claro que existem algumas outras situações, mas estas são as principais para trazê-lo ao campo. O vídeo no fim desta postagem tentará elucidar um pouco mais sobre estas jogada.
Para concluir a análise, o Side Deck  não foi pensando a finco, mas apenas preenchido com as cartas mais em voga no momento, visto o atual cenário do meta game. Doravante, tenho consciência de que algumas cartas podem não ser tão  boas neste deck.
No final, espero que tenham curtido minha primeira decklist análise. Foi feita com muito esmero, e mesmo que não tenha alcançado o melhor possível, foi o meu melhor. Pendulums podem te proporcionar algo até então impensável; invocações diversificadas em um mesmo deck, e isto torna o jogo ainda mais dinâmico e divertido. No fim, espero ter ajudado a esclarecer algumas dúvidas de vocês sobre este arquétipo em específico. Do mais, obrigado a quem leu até o fim, e por favor, deixe sua curtida e seu comentário, se possível. Também preciso agradecer a ajuda do Ray com algumas imagens, e ainda mais a de Kratos, que me ajudou a deixar "menos pior" o HTML disto aqui. haha Valeu, vocês dois! Até uma próxima!


Main DeckExtra/Side Deck
Monsters [21]:
3X Dragonpit Magician
3X Peasant Dragon Magician
3X Insight Magician
3X Antithesis Magician
2X Noble Dragon Magician
1X Synthesis Magician
3X Performapal Skullcrobat Joker
3X Odd-eyes Pendulum Dragon

Spells [13]:
3X Galaxy Cyclone
3X Pendulum Call
3X Sky Arc
2X Odd-eyes Fusion
1X Raigeki
1X Pot of Riches

Traps [6]:
2X Echo Oscilation
3X Breakthrough Skill
1X Solemn Warning
Extra Deck [15]:
1X Rune-eyes Pendulum Dragon
2X Odd-eyes Vortex Dragon
2X Odd-eyes Meteor Burst Dragon
2X Odd-eyes Absolute Dragon
1X Clear Wing Synchro Dragon
1X Black Rose Moonlight Dragon
1X Odd-eyes Rebellion Dragon
1X Red-eyes Flare Metal Dragon
1X Dark Rebellion Xyz Dragon
1X Performage Trapeze Magician
1X Castel, The Skyblaster Musketer
1X Evilswarm Exciton Knight

Side Deck [15]:
3X Maxx “C”
1X Big-eye
1X Tellarknight Ptolomaeus
1X StellarKnight Constellar Diamond
3X Shared Ride
3X Fairy Wind
2X Trap Stun
1X Vanity’s Empitness

Autor: Raphael Rodrigues

8 Comentários

  1. Esse deck ta muito forte bom post curti

    ResponderExcluir
  2. Como já disseram, esse foi um ótimo post (forneceu bastante luz). Esse é um deck que me parece interessante, porém sinto que o Yuya não vai usar eles no anime por se remeterem mais ao Odd-eyes original que ele não tem mais.
    O texto está ótimo e bem trabalhado, eu particularmente gosto dos combos do deck, mas tenho "muita pena" de usar meus monstros pêndulum pra xyz pelo fato de que eles vão pro cemitério no fim (por isso amo o peasant). Contudo, devo fazer 2 observações no texto, mas nenhuma delas é grave e interfere no entendimento ou diminui a qualidade:
    1- Você usou a palavra "ranque" quando seria "Rank" ou Classe na versão PT do jogo.
    2- Depois de falar sobre os Magos Synthesis/Antithesis(Xiangsheng e Xiangke respectivamente no TCG), você colocou o nome "Sky Card" no lugar de "Sky Arc".
    Como falei, não é nada que irá explodir cabeças ou algo do tipo. Estou ansioso para mais matérias como essa :)

    ResponderExcluir
  3. LoL eu fiz um Odd-Eyes Deck e ele é realmente muito bom, não é como Qli que é apenas apelação, dá para se divertir jogando com ele e contra ele também n_n

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo feedback, gente. Valeu. ;o

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Gostei do post. Esse deck é bem interessante, parece ser bem divertido de jogar. Só faltou um Ritual Monster para colocar Sophia no deck, só de zueira, hehehe...

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post, esse deck cresceu num nível incrível. Mas ainda prefiro a variação com Performapals também.

    Teria essa imagem do banner do Rebellion sem o logo da Nexus pra passar? Daria um ótimo fundo pro YGOPRO. :)

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem