Random Card #44: Ritual Beast Ambush


Fala pessoal, aqui estou eu novamente para o seu entretenimento e informatização, dessa vez venho falar de uma carta de um archetype relativamente novo, mas que tem conquistado a confiança de alguns jogadores, carta que também saiu no SECE:

RitualBeastAmbush-SECE-EN-C-1ERitual Beast Ambush
Normal Trap Card
Target 1 of your "Ritual Beast Tamer" monsters and 1 of your "Spiritual Beast" monsters that are banished and/or in your Graveyard; Special Summon them in Defense Position. After this card is activated, you cannot Special Summon monsters, except "Ritual Beast" monsters, for the rest of this turn. You can only activate 1 "Ritual Beast Ambush" per turn.








Ritual Beast Ambush como vocês devem ter visto acima, é uma Normal Trap Card, seu efeito permite que você selecione 1 Ritual Beast Tamer e 1 Spiritual Beast que estejam na sua zona de banidas ou no seu cemitério, e então invocar ambos em posição, após ativação dessa carta você não pode invocar monstro especialmente, exceto "Ritual Beast" pelo resto do turno. Ambush se torna uma das melhores Spell/Traps para o archetype porque é uma reciclagem muito eficiente, que pode tanto renascer seus monstros do cemitério quanto da zona de banidas(principalmente da zona de banidas no nosso caso), Ambush é uma espécie de "Instant Fusion", mas dessa vez funciona para invocar um Fusion Monster mesmo ao invés de um Synchro/Xyz, já que só Ritual Beast podem ser invocados especialmente pelo resto do turno, no caso os nossos alvos de invocação são justamente nossas fusões, bom, então vamos conhecer um pouco mais delas e do restante das cartas que farão parte de nossa Build.

SpiritualBeastCannahawk-THSF-EN-SR-1E RitualBeastUltiCannahawk-THSF-EN-ScR-1E RitualBeastTamerElder-THSF-EN-ScR-1E
(Clique nas cartas para ler os efeitos)
Spiritual Beast Cannahawk é um dos melhores, se não o melhor Ritual Beast do archetype, seu efeito permite que uma vez por turno você possa banir 1 carta "Ritual Beast" do seu Deck e na segunda Standby Phase após a ativação desse efeito, você pode adicionar a carta banida para a sua mão(detalhe que se você a retirar de lá por outro meio, mesmo que ela volte para a zona de banidas, o efeito não resolve), claro que o efeito de Cannahawk é um pouco lento, mas ainda sim é um Search direto que pode ser bastante útil, sem falar que você pode usar a carta banida com outros intuitos que nós veremos mais a frente.

Ritual Beast Tamer Elder é outro ótimo Ritual Beast, seu efeito permite que após você invoca-lo normalmente, você possa fazer outro invocação normal no mesmo turno de um "Ritual Beast" em adição a sua Normal Summon/Set, mas você só ganha o efeito de Elder uma vez por turno, então mesmo que chegue a invocar outro no mesmo turno, o efeito não vai funcionar. Elder pode ser usado tanto para invocar outros Ritual Beast Tamer, quanto para invocar um Spiritual Beast e partir para uma invocação especial de um Fusion Monster do archetype.

 Falemos agora sobre o Ritual Beast Ulti-Cannahawk, vamos a algumas explicações básicas, todos os "Ritual Beast Ulti-" são Fusion Monster e só podem ser invocados por banir os materiais de fusão do campo que você controla(você não usa Polymerization), os materiais dos três principais Fusion Monster do Deck são 1 "Ritual Beast Tamer" + 1 "Spiritual Beast", independente de quais sejam desde que sejam monstros. Outra coisa em comum com os Fusion Monters principais, é que durante qualquer turno você pode retornar eles mesmos para o Extra Deck, e então invocar especialmente da zona de banidas 1 "Ritual Beast Tamer" e 1 "Spiritual Beast", ambos são invocados em posição de defesa, mas lembre-se que todos os Ritual Beast de Main Deck só podem ser invocados especialmente uma vez por turno, então nada de abusar de mais desse efeito. Agora vamos ao efeito do Ulti-Cannahawk, uma vez por turno você pode selecionar duas de suas cartas "Ritual Beast" banidas e retorna-las para o cemitério, e se isso acontece você deve adicionar 1 carta "Ritual Beast" do seu Deck e adiciona-la a sua mão, não é a toa que ele é a forma evoluída do Cannahawk normal, mas um detalhe que talvez alguns de vocês não saibam, é que Ulti-Cannahawk possui uma espécie de "bug", pois assim que você ativa o efeito de busca de Ulti-Cannahawk você pode iniciar uma Chain Link 2 com ele mesmo usando seu efeito de retorno ao Extra Deck e selecionar pelo menos um dos monstros selecionados pelo efeito anterior do Ulti-Cannahawk(lembrando que ainda sim você deve selecionar dois monstros) e assim invocar ambos os monstros selecionados para o campo e ainda sim buscar a carta do Deck tendo retornado apenas um monstro para o cemitério, realmente é algo abusivo do que você pode se aproveitar, e esta totalmente de acordo com as rulings, caso desconfiem podem conferir que até mesmo na Wikia consta essa informação.

 SpiritualBeastApelio-THSF-EN-SR-1E RitualBeastUltiApelio-THSF-EN-ScR-1E RitualBeastTamerLara-THSF-EN-ScR-1E
(Clique nas cartas para ler os efeitos)
  Spiritual Beast Apelio pode banir durante qualquer turno 1 carta "Ritual Beast" do cemitério, e até o fim do turno todos os "Ritual Beast" ganham 500 de ATK e DEF, talvez Apelio seja o Spiritual Beast com  o efeito menos atrativo, mas ainda sim é muito útil para aumentar o ATK dos seus Beaters que tem no máximo 2600 de ATK, o que cai entre nós não é muita coisa, e detalhe que o efeito de Apelio vale para "Ritual Beast" que ainda não estavam no campo já que não é citado o termo "currently" no seu efeito.

Ritual Beast Tamer Lara possui o efeito de quando invocada normalmente permitir que você selecione um "Ritual Beast" no seu cemitério, e após invoca-lo especialmente, assim como todos os Ritual Beast Tamer, Lara possui um efeito que é ativado quando invocada normalmente, mesmo com tantas cartas que banem os monstros, Lara ainda tem espaço na Build, já que se deve contar que nem sempre todo o Spiritual Beast vai ser acabar sendo usado para invocar um "Ritual Beast Ulti-", e como todo monstro eles podem ser destruídos por batalha e enviados ao cemitério, sem falar que ela completa o espaço de Tamers necessários para o Deck rodar.

E aqui chegamos no Beater do Deck, Ritual Beast Ulti-Apelio, ele é o Ritual Beast com maior ATK no TCG, isso com seus 2600 de ATK, o melhor de Apelio é que quando ataca ele não é afetado por efeitos de cartas do oponente, é um ótimo efeito de proteção, ainda mais por ele ser o Beater do Deck, já que ele que deve encarar as principais cartas de defesa do seu oponente, então ele lida com as Dimensional Prison e outras eventuais cartas que você venha a levar no decorrer da partida, lembrando que assim como Cannahawk, Ulti-Apelio também pode retornar durante qualquer turno para o Extra Deck e invocar 1 "Ritual Beast" e 1 "Spiritual Beast" da zona de banidas para o campo em posição de defesa, é o melhor a se fazer quando você é recebido pelo oponente com uma Bottomless Trap Hole ou Compulsory Evacuation Device.

SpiritualBeastPettlephin-THSF-EN-SR-1E RitualBeastUltiPettlephin-THSF-EN-ScR-1E RitualBeastTamerWen-THSF-EN-ScR-1E
(Clique nas cartas para ler os efeitos)
Uma vez por turno, Spiritual Beast Pettlephin pode banir 1 carta "Ritual Beast" da sua mão você pode retornar 1 carta que seu oponente controle, o principal uso para seu efeito é retornando monstros de Extra Deck do oponente para a mão, no caso eles voltam para o Extra Deck, é tipo o que acontece quando você usa um Castel, the Skyblaster Musketeer ou Number 101: Silent Honor ARK, o efeito de Pettlephin é importante para se remover alvos com o ATK maior que o de Ulti-Apelio, ou mesmo monstros que não possam ser destruídos por batalha como o Beelze of the Diabolic Dragons, e claro que você também pode se aproveitar disso para infligir um dano a mais no seu oponente retornando um monstro que esteja sozinho no campo que esteja esperando para ser destruído por exemplo.


Ritual Beast Tamer Wen só não é a melhor Ritual Beast Tamer, porque existe o Elder, mas enfim, ela faz o mesmo que a Lara, só que ao invés de invocar um "Ritual Beast" do cemitério, ela o faz com um monstro da zona de banidas, onde estarão a maior parte dos nossos monstros, você também pode se aproveitar do seu efeito com a carta que for banida pelo Cannahawk que foi citado anteriormente, ou mesmo por uma Gold Sarchphagus que é indispensável em qualquer Build Ritual Beast.


Sua fusão é a menos impressionante, apesar de ter as mesmas condições das outras fusões, a única coisa que Ulti-Pettlephin faz de diferente é que não pode ser destruído por efeitos de cartas, e como vocês já devem ter percebido pelas minhas citações em posts anteriores não é algo que tem sido muito relevante no jogo, se pelo menos ela não pudesse ser alvo de Targets ela seria uma carta de defesa melhor com seus 200 de ATK e 2800 de DEF, claro que isso tornaria ele praticamente intocavél o que seria meio frustrante, mas se pelo menos ao invés de não poder ser destruída por efeitos ela não fosse alvo de Targets acho que seria mais relevante no jogo, mas nem por isso ela se torna uma carta dispensável, eu mesmo costumo após terminar o combo com o Ulti-Cannahawk fazer a invocação do Ulti-Pettlephin para defesa, seus 2800 de DEF fazem com que ela seja quase indestrutível por batalha, pelo menos não pela maioria dos monstros, mas costumo sempre desfazer a fusão pelo seu efeito de retorno no turno do oponente, e usar a carta armadilha do archetype chamada Ritual Beast Steeds da qual vou falar mais a seguir.

 SpiritualBeastRampengu-SECE-EN-C-1E TempestDragonRulerofStorms-CT10-EN-ScR-LE
(Clique nas cartas para ler seus efeitos)
Spiritual Beast Rampengu é o tipo de carta feita para diminuir seu Deck e possibilitar que as cartas necessárias cheguem na hora certa, uma vez por turno você pode banir 1 "Ritual Beast" do seu Extra Deck e então enviar 1 carta "Ritual Beast" do seu Deck com o mesmo tipo da carta banida, nesse caso o principal alvo é sempre Ulti-Pettlephin como ele é uma fusão que não muda muito o seu jogo, sendo assim o monstro enviado para o cemitério é o Pettlephin normal, mas calma que lá ele não se torna uma carta morta, ele pode ser usado como custo por outros Spiritual Beast para ativar seus efeitos, e lembre-se que também pode ser renascido de lá ou da zona de banidos por Ambush, então ele não morre no jogo, pelo contrário ele fica preparado para ser utilizado novamente já que ele também pode ser invocado da zona de banidas por retornar um "Ritual Beast Ulti-" para o Extra Deck mesmo que ele não tenha sido o material usado para invocar o "Ulti-", então sendo que você acaba não perdendo nada com a jogada, saiba que o ganho é bem maior, a aceleração que você recebe no seu Deck é suficiente para fazer você puxar na maioria das vezes as opções certas.

Temos agora Tempest, Dragon Ruler of the Storms, na Build o uso de seus efeitos é somente no de invocação seja da mão ou do cemitério por banir 2 monstros Wind seja da mão ou do cemitério(no caso é sempre o do cemitério), como não perdemos muita coisa banindo nossos monstros e todos eles são Wind, Tempest entra para aplicar aqueles 2400 a mais de dano ao seu oponente, a agressividade do Deck não é lá grande coisa, então cartas como Tempest precisam entrar para acelerar a partida e causar mais pressão ao oponente fazendo com que ele veja seus pontos de vida diminuírem, é uma carta necessária para encaixar o seu Win Game para que você não dependa somente do Ulti-Apelio para aplicar a pressão no jogo.

RitualBeastsBond-THSF-EN-SR-1E RitualBeastSteeds-THSF-EN-SR-1E
(Clique nas cartas para ler os efeitos)
Ritual Beast's Bond é um alvo interessante para o alvo de Ulti-Cannahawk, a Quick-Play Spell Card pode banir dois "Ritual Beast" do seu campo e invocar especialmente um "Ritual Beast Ulti-" do seu Extra Deck ignorando suas condições de invocação, pode ser uma jogada irritante para o seu oponente caso feita no turno do mesmo, imagine só, você faz o que eu disse lá no começo do post com o Ulti-Cannahawk, busca a Bond e coloca ela virada para baixo no campo, retornando o Ulti-Cannahawk para o Extra Deck você invoca novamente os materiais e faz a invocação especial de Ulti-Pettlephin em defesa, na Main Phase 1 seu oponente usa o Ulti-Pettlephin como alvo de um Castel, the Skyblaster Musketeer por exemplo, você ativa o efeito de Ulti-Pettlephin e retorna dois Ritual Beast da zona de banidas novamente, seu oponente entra na Battle Phase e ataca visando destruir um deles e você o surpreende com a Bond, o resto você já deve imaginar. Bond também pode ser usada para aplicar um dano interessante que pode chegar até a OTK, você tem Tempest e Ulti-Apelio, de algum modo o campo do oponente esta vazio, você ataca com Tempest e Ulti-Apelio, depois retorna o Ulti-Apelio para o Extra Deck retornando os Ritual Beast, daí você usa Bond e invoca o Ulti-Apelio novamente, o que te permite atacar com ele, o dano chega a 7600, algo bem devastador, então dependendo da situação do jogo, isso você levar a Win Game caso o oponente já tenha levado pelo menos 400 de dano anteriormente, e com as cartas certas como um Apelio normal tendo sido usado anteriormente(coisa que não é difícil de se fazer), você consegue o dano suficiente para um OTK.

Ritual Beast Steeds é a carta armadilha da qual eu falei no tópico do Ulti-Pettlephin,  a Normal Trap Card pode destruir monstros que oponente controle igual ao número de "Ritual Beast" que você controle, no caso o melhor método de uso é o que eu dizia anteriormente no tópico do Ulti-Pettlephin podendo ser usado com qualquer outro "Ulti-", o efeito caí como se fosse uma Torrential Tribute que afeta somente o oponente que acaba perdendo até dois monstros na maioria das vezes, é interessante usar isso mesmo antes dele fazer a Xyz ou Synchro Summon por exemplo, pois nunca se sabe o que vai acabar vindo e duas cartas são mais que o suficiente para acabar com os seus materiais que eram necessário para fazer a jogada do turno do oponente, então você pode acabar levando o turno dele nessa brincadeira, basta usar a carta com sabedoria.

File:FoolishBurial-SDLI-EN-C-1E.png EmergencyTeleport-LC5D-EN-ScR-1E
(Clique nas cartas para ler os efeitos)
 Foolish Burial é cartas do tipo(como já vimos com o Rampengu), funciona como um Search ao invés de enviar uma carta para o cemitério, porque de lá elas vão para a zona de banidas, e da zona de banidas vem de volta ao campo, então a Foolish funciona como um Rampengu sem pernas, mas com o detalhe de que ela pode enviar o Tempest ao cemitério ao contrário do Rampengu, e como o Tempest tanto faz na mão quanto no cemitério, isso não faz tanta diferença. Lembrando que a carta enviada ao cemitério também serve como alvo da Lara para ser renascida e após isso utilizada como material para invocação especial de um "Ulti-".

Emergency Teleport é uma das melhores Spell Cards para o Deck, os alvos são claros: Elder, Lara e Wen, claro que seus efeitos não vão ser ativados caso sejam invocados especialmente ao invés de normalmente, mas para quem é novo no archetype, acredite que é algo essencial para aquelas mãos que saem mais ou menos, na verdade funciona bem com qualquer mão, como o Deck necessita da invocação normal para começar o seu jogo colocando os monstros isso pode acabar criando uma dependência muito grande, então cartas como Emergency Teleport entram de cara para imprimir um outro método de Swarm no campo, que não seja dependendo da resolução da invocação normal de um Ritual Beast Tamer, ou dependendo de puxar um Spiritual Beast do Deck, então é indispensável o uso de Emergency Teleport.

File:DimensionalFissure-EOJ-EN-C-1E.jpg File:MacroCosmos-SDDE-EN-C-1E.png
(Clique nas cartas para ler os efeitos)
Dimensional Fissure e Macro Cosmos, duas cartas que não estão muito presentes no jogo apesar de que seriam devastadoras para vários Decks atuantes no metagame, isso muitas vezes se deve a falta de acessibilidade a tais cartas nos Decks que as pessoas costumam estar o jogando o que acaba tornando Fissure e Cosmos um tiro no próprio pé, mas talvez agora com Ritual Beast no TCG as cartas acima se tornem mais comuns de serem vistas, pois como vocês devem ter percebido ao longo deste post o Deck esta pouco se lixando se suas cartas vão ser banidas, afinal esse é o jogo deles, mas e daí? E daí que esse não é jogo de outros Decks, acho que vocês podem imaginar a consequência de uma Macro Cosmos diante de um Burning Abyss, Shaddoll, Qliphort e até Nekroz, é visível que pelos seus efeitos de recuperação eles sofrem mais com essas cartas em quanto você não sofre nada, então as cartas acima entram como a sua Tech contra o metagame e uma parte bastante vasta do metagame diga-se de passagem. A boa administração dessas cartas no jogo podem te garantir inúmeras vezes o Win Game.


Main Deck
Extra Deck
Monsters [19]:
[3] Ritual Beast Tamer Elder
[2] Ritual Beast Tamer Lara
[2] Ritual Beast Tamer Wen
[2] Spiritual Beast Apelio
[3] Spiritual Beast Cannahawk
[3] Spiritual Beast Pettlephin
[3] Spiritual Beast Rampengu
[1] Tempest, Dragon Ruler of Storms

Spells [13]:
[1] Book of Moon
[1] Dimensional Fissure
[3] Emergency Teleport
[1] Foolish Burial
[1] Gold Sarchphagus
[3] Mystical Space Typhoon
[1] Raigeki
[1] Ritual Beast's Bond
[1] Snatch Steal

Traps [8]:
[1]Macro Cosmos
[3] Ritual Beast Ambush
[3] Ritual Beast Steeds
[1] Solemn Warning
Extra Deck [15]:
[3] Ritual Beast Ulti-Apelio
[3] Ritual Beast Ulti-Cannahawk
[3] Ritual Beast Ulti-Pettlephin
[1] Castel, the Skyblaster Musketeer
[1] Evilswarm Exciton Knight
[1] Gagaga Cowboy
[1] Lavalval Chain
[1] Lightning Chidori
[1] Number 101: Silent Honor ARK
 
Autor: (LightXDark)H. DK5

Bom, é isso aí pessoal, obrigado a todos que leram até aqui, espero que tenham gostado do post com a explicação do Deck desde para os mais novatos aos mais experientes. Obrigado a todos, e tchau!

9 Comentários

  1. Cara, não precisava fazer uma enciclopédia de Ritual Beast!

    ResponderExcluir
  2. Deckin chato da porra. Não faz bosta alguma contra Tier 1, mas vai querer jogar de Tier 2 pra ver a surra que você leva desse Raigeki Buscavel que eles tem.

    ResponderExcluir
  3. @Cyberblu, estava bastante inspirado no momento em que escrevi, mas o texto não esta muito maior que os de costume xD

    @Guilherme, realmente é chato contra os Decks Tier 2 por eles precisarem bastante se impor no campo e geralmente não ter um efeito de reciclagem quando destruídos, mas pode incomodar os Decks do formato também com a mão certa, Fissure e Macro são as melhores apostas para isso xD

    ResponderExcluir
  4. Bom texto, como sempre, seu Emersu!
    E sim, acompanhei a leitura inteira, não jogo há uns 2 formatos, muita coisa nova! =d

    Eu ri do Blu aí em cima. Eu acho que foi é categoria errada, o que se espera da Random Card/Card da Semana/Here Comes a New Card, seria uma ênfase na carta em si, citando alguns usos, mas a ênfase NELA. Textos mais curtos, já que o intuito é o de divulgar a carta apenas. Por que não cria uma categoria pra postagens assim? Sem compromisso de falar de como surgiu o arquétipo, quem usou na série, em quais boosters encontramos suas cartas, e coisas assim, falando apenas da jogabilidade em si.

    Anyway, mandou bem. (Y)

    ResponderExcluir
  5. @Fairchild, fala cara, eu queria poder ter te respondido no meu post anterior, mas quando fui ver já estava na segunda página então deixei para a próxima vez, mas aproveito agora para agradecer pelo comentário que você fez lá no post da Uni-Zombie do qual eu gostei bastante, obrigado.

    Sobre o que você disse agora, o problema é que as vezes eu acho muito raso eu chegar aqui e dizer "Essa é carta X, você pode usa-la com carta Y, e combar com carta Z, ela é ótima para a função W etc, agora vamos ver as cartas que possuem sinergia com ela que são A, B e C", acho que se for para falar de uma carta em questão é importante além de dizer o porque de ser uma carta interessante e mostrar as opções, também dar uma ajudinha para que a pessoa possa ver também como funcionam as cartas que estão se relacionando com ela, por exemplo, o tema foi a Ambush, mas eu também não deixei de falar de várias outras cartas não são do Archetype, mas também que costumam aparecer nas Decklists mais comuns e tudo isso para facilitar o entendimento de como você e com o que você vai usar tal carta(ainda mais pela carta em questão fazer parte de um Archetype, ou seja, é basicamente impossível deixar de dar um bom enfoque as outras cartas que fazem parte do Archetype), vou tentar não deixar que os outros posts fiquem com muita falação.

    Mas basicamente, eu não gosto de apresentar uma carta e não deixar de falar também das cartas com as qual ela se relaciona, até porque ninguém cria um Deck e joga com ele por uma carta individualmente e sim pelo conjunto e para isso você tem que conhecer bem o conjunto, ainda mais quando a carta não funciona de forma genérica, então eu tenho que saber porque eu quero invocar os monstros banidos ou no cemitério, e quais benefícios eles trazem e o que eu posso fazer com eles após usar seus efeitos, e saber porque é uma boa jogada fazer coisa X com os monstro Y e Z, e principalmente o que é coisa X(seriam os Ulti Ritual Beast :v).

    Sobre criar uma nova categoria é algo que precisa ser discutido mais a fundo com os outros membros da Staff, até porque já existem outras categorias que já possuem um bom tempo no blog, mas que não foram continuadas da forma devida no blog como o Random Tips que possue quase 2 anos e somente 6 posts, algo bem longe das categorias mais tradicionais como Carta da Semana.

    ResponderExcluir
  6. Bela postagem emerson, testei e aprovei a decklist continue assim D

    ResponderExcluir
  7. @Alex, olá cara, fico feliz que você tenha gostado do post, volte sempre xD

    ResponderExcluir
  8. Meus olhos sangraram mas consegui terminar, lindo post Emersu e agora deu uma vontade de montar um deck Ritual Beast o.O

    ResponderExcluir
  9. @Thomas, vlw cara, o deck é bem bacana, a parte mais legal é quando o oponente tenta uma jogada sabendo que você tem a Ritual Beast Steeds virada para baixo :V

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem