Carta da Semana #89: Noblswarm Belzebuth


 Eae pessoal, blzinha? Su de volta ao Carta da Semana, dessa vez com uma nova staple. Belzebuth, o novo Judgment Dragon do jogo, mais fácil de invocar e presente em inúmeros decks. Vamos conhecer sobre a carta mais traiçoeira do momento. Sem muito papo, vamos a ela:


Noblswarm Belzebuth
 4 /LIGHT
ATK: 1900 / DEF: 0
Demônio / Efeito 
2 Monstros de Nível 4
Durante a sua Main Phase ou a Battle Phase do oponente, se o numero de cartas na Mão e Campo do oponente é maior que o seu: Você pode retirar 1 Material Xyz desta carta; Destrua todas as outras cartas em campo. Se você ativou este efeito, seu oponente não recebe Danos pelo resto desse turno.


 Mais uma carta do Legacy of the Valiant recebendo Review, mas ainda acho que não posso considerar esse pack como um mito (como foi o Lord of the Tachyon Galaxy), são poucas coisas incríveis e muita aleatoriedade (Shinra precisa logo de um bendito foco, né?). A raridade do Nobls ainda é indefinida, pode ser até muito cedo para eu comentar dela, mas o que ela vai fazer no jogo é muito óbvio e pesado, eu duvido que o efeito dela chegue a mudar depois de ter sido revelado em imagem.

 Só pra dar uma palhinha pra vocês, a ultima vez que alteraram o efeito de uma carta oficialmente após a confirmação dela em imagem (não somente em texto) foi com o Lightpulsar Dragon, isso em meados de Dezembro de 2011. Quem é mais velho no jogo deve lembrar da época do Lightpulsar Cannon FTK.

 E quem iria pensar que Xyz iriam crescer assim tão rápido, saudades dos tempos onde só tínhamos Utopia, Grenosaurus e Gachi Gachi (Fora alguns poucos do começo do Duel Terminal). Agora, todo deck com acesso a Xyz Rank 4, vai ter acesso a um Judgment Dragon "menos" potente, depois entraremos em mais detalhes dessa comparação. Me pergunto até onde o nível de efeito dos Xyzs vão ir, e até quanto eles vão exceder o limite do jogo. Já vimos que Dragon Ruler, na época de ouro, conseguiu bater um deck recém-lançado com grande força também usando Xyzs. Ao menos o Nobls tem um Rank voltado ao pessoal mais carente do jogo, mas com uma carta aqui e outra ali, todos podem invoca-lo.


 Mas de nada faria sucesso simplesmente pelo Rank, o que torna o Nobls uma criatura temida é basicamente seu efeito. O que ele faz também não é novidade: ele destrói o campo todo. O que isso acarreta também não é novidade: você ferra completamente o oponente, principalmente agora onde a grande maioria puxa muita carta e baixa elas, cumprindo os requisitos do Nobls.

 O detalhe crucial do efeito do Nobls ser tão acima da média é o custo/condição. Temos, por exemplo, Final Destiny que destrói o campo todo descartando 5 cartas da mão! Temos também o famoso Judgment Dragon, que pra vir pra campo precisa de 4 Lightsworn no cemitério com nomes diferentes e um custo de 1000 pontos de vida pra fazer a mesma coisa. E agora nós temos o Nobls, que por remover 1 material e o oponente ter vantagem de campo/mão, você destrói tudo e basicamente vira o jogo nesse instante. Agora entramos no ponto que eu gostaria de discutir.

 Vamos comparar mais a fundo Nobls e Judgment. A primeira coisa a se notar é que ambos tem um mesmo nível de facilidade de vinda ao campo com os novos suportes Lightsworn, Judgment precisou disso pra ficar pau a pau com o Nobls. 

 Ambos não tem restrição alguma, basta cumprir a condição/custo e está feito o estrago. Mas temos dois detalhes a mais no efeito do Nobls: Sem dano até o fim de turno, uma condição pra deixar ele mais ok, não muito, mas quem fez a carta se esforçou ao menos. Ativar até mesmo no turno do oponente que é o bônus dele. No teu turno você limpou o campo do oponente e se ainda assim você tiver pouca Mão/Campo, seu oponente vai ter que ficar atento pra não perder o campo de novo enquanto tenta matar o Nobls por batalha.

 A diferença final, que separa de fato os dois é o efeito do Nobls de não poder retirar dano no oponente, já mostra que o Nobls é uma carta defensiva, ou como eu gosto de chamar, um Vira-Jogo, o melhor deles por sinal. Já o Judgment é ofensivo, ainda mais com o ATK bruto e a própria velocidade do archtypo dele. Tendo em mente essas diferenças podemos dar um veredito a esta comparação com o Judgment vencedor. Motivos:
Velocidade (não só da carta, como o deck dele também)
Encerra o jogo com mais facilidade e rapidez
Pelo Nobls ser defensivo, ele serve basicamente para contra-ataques, e se algo nele falhar, você vai perder sua ultima e principal jogada para virar a sua situação no jogo.


 O jogo vai mudar bastante quando esse novo Xyz chegar de fato pro jogo, atualmente o jogo continua com o meta instável, Dragon Ruler (e suas variantes) e Mermail (OCG), o Nobls sozinho não vai mudar isso. Porem o Rank dele é acessível, e o que vier depois do LVAL? E depois da Banlist? E se os Evilswarm sobreviverem novamente a ela? E é depois desses possíveis acontecimentos que vamos ver se o Nobls vai fazer estrago de fato no jogo. Mas no entanto do Tier 2 pra baixo, os decks que tiverem acesso ao Nobls vão mexer um pouco o sistema, de um jogo onde "já era pra mim, bom jogo" vai mudar para "deixa eu tentar isto", e se der certo, vocês sabem, né?

 Minha opinião pro Nobls é simples, ele veio na melhor hora possível pro jogo. Eu não acho ele extremamente apelão e se for ele cai pra lista algum dia, e se ele não for ele deixa o jogo mais pegado sem estragar muito a estrutura, uma vez que o jogo já está bem avançado pra aceitar ele. Você sabe que o oponente tem ele no Extra, e então? E o seu combo? Vai arriscar? E se ele baixar o Nobls e limpar o campo, tem como virar isso?

 Outra coisa é que quem usar o Nobls vai ter que ficar com o terceiro olho aberto também, qualquer imprevisto, perdeu. E quem pensa que Infernity consegue escapar do Nobls só pela falta de mão, olha pro teu campo, geralmente ele é bem cheio, se bem que geralmente Infernity tem resposta, mas é bom ficar atento também.

 Terminando o post aqui, espero que tenham gostado e comentem o que acham do Nobls vs Judgment (Pessoal que faz post de comparação, ta ai uma boa dica.). Semana que vem teremos um Xyz bem conhecido e odiado por aqui.
 Saindo aqui, até semana que vem e falous!

19 Comentários

  1. Eu acho que ele nem é tão apelão assim, não como o Judg. Daqui pra frente o cara vai pensar duas vezes antes de setar 5 "traps"

    ResponderExcluir
  2. Ele é mt circustancial e nem todo deck vai enfiar uma cópia dele, depende muito de espaço.

    ResponderExcluir
  3. @LG
    está na hora da Konami aumentar o espaço do extra deck.

    ____________________________

    Eu gostei desse cara, é uma boa opção para quem gosta de rank 4, que está começando a ficar um rank forte

    ResponderExcluir
  4. Black Rose > all

    Ele é bom, mas pelas opções q existem ele pode acabar ficando de lado, porém num deck q faz apenas rank 4 acho q cabe um espaço

    ResponderExcluir
  5. Quando saio a noticia de grandes mudanças no cardgame, eu achei que o aumento do extra seria uma dessas mudanças, mas não aconteceu, e acho que isso nunca vai acontecer.

    ResponderExcluir
  6. Ótimo post! Descarta uma unidade overlay e KATSU! hehe
    Realmente, eh um belo suporte, espero que seja mais valorizado.

    ResponderExcluir
  7. Nobls e Number 101 fará muito tier 2 subir para o nivel de competitividade.

    ResponderExcluir
  8. Eu também tinha feito um post sobre ele no Hoje, e de repente Subo apareceu com esse e me senti "É assim que se faz PORRA! xD

    Belo post, e eu acho que ele tem boas chances no metagame, e tem muitas chances de virar staple.

    ResponderExcluir
  9. Jugdment Dragon u.ú, por que sim, e mais, porque é ^^

    Não entendi muito bem o banner, alguém me explica?!

    ResponderExcluir
  10. @Carlos, o banner é da carta Sacred Serpent's Breath, que narra a história do Duel Terminal onde Constellar Sombre e Evilswarm Kerykeion unem as forças, e nela da para ver o Steelswarm Roach meio que observando de longe. Depois disso provavelmente o Roach se transformou no Noblswarm Belzebuth (percebe que ele é tratado como um monstro Lswarm assim como o Roach).

    ResponderExcluir
  11. Anyway, bom post subo. Confesso que esse cara aí já ta sendo um pé no saco de muita gente.

    ResponderExcluir
  12. vou compartilhar o post no orkut...

    ResponderExcluir
  13. Repetindo o que falei quando o Noblswarm foi revelado: HENSHIN! CAST OFF! CHANGE WASP!

    (Só esclarecendo, se teu post não tivesse aquela img de Kamen Rider, eu não ia ler, sem zoa)

    Mas como eu li, o post ficou lindão subo, apesar de discordar plenamente do Belzebuth ter qualquer ponto que seja melhor que o JD, sendo que o único que eu consideraria, seria o fato dele poder entrar em qualquer deck, só. Questão de efeitos nem se compara, quanto mais summon (por favor né, 4 LS não é a coisa mais dificil do mundo). Eu gosto e não gosto dele, apesar de que até agora, não consigo achar um espaço pra ele nos meus Extras (SHArk Knight está tomando o espaço, puta carta foda), mas é uma boa carta, pra como você disse, viradas de jogos.

    Also, stay mad with KamenRider.dek

    ResponderExcluir
  14. Não tem nem comparação com o Dragão Jumento.

    ResponderExcluir
  15. ando enfrentando tanto ligthsowrm que ja estava para botar starlight road de volta no main deck,com esse bixinho por vir de certeza volto a usar a estradinha de luz.

    ResponderExcluir
  16. Eu sinceramente acho que essa carta merece um BELO hype. Ela tem um efeito MUITO bacana e acessivel (XYZ rank 4 sem restrições), tem um atributo bom (apesar do tipo ser bem meh). Mas, o que mais me chamou a atenção é que ela é uma carta que tem capacidade de tornar a mecânica mais OP do jogo em um possivel perigo: Draw. Apartir do momento que o oponente tem o poder de fazer um XYZ Rank 4, torna sua vantagem de campo/mão um perigo pra você.

    Na minha visão, ela funciona como counter de deck control, já que este geralmente caba mantendo vantagem de campo/mão enquanto esta na frente. Essa carta é um perigo, ainda mais que ela cabe em quase qualquer deck, diferente do famoso Dragão Jumento.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem