10 de março de 2024

Nextory #14: Akira Toriyama [1955-2024]

O seu sorriso foi resplandecente e deixou meu coração alegre!

08 de Março de 2024. Uma data que irá ficar eternizada no coração de milhares de fãs. Foi nesse dia que recebemos a notícia de que o maior mangaka de todos os tempo havia nos deixado, vítima de uma hematoma subdural agudo. Estamos falando de Akira Toriyama, criador e idealizador de inúmeros trabalhos como Dr. Slump, Wonder Island e o mais famoso deles, Dragon Ball. E sim, eu sei que ele não tinha nenhuma relação direta com o anime de Yu-Gi-Oh! ou com suas histórias. Mas eu tenho convicção de que Dragon Ball foi o primeiro anime de muitos, e que se não fosse por conta da obra do Akira Toriyama, talvez hoje mais da metade do público que esse jogo tem não existiria. Então nada mais justo do que prestarmos a nossa homenagem nesse Nextory mais do que especial!

Senta comigo e pega seu lenço... porque hoje é dia de relembrar a história desse grande homem que nos deixou!

1955 - O nascimento de um predestinado


No dia 05 de Abril de 1955 nascia, na província de Achi um homem que estaria destinado a conquista o mundo. O seu nome: Akira Toriyama. Vindo de uma família humilde, Toriyama nasceu numa época difícil para o Japão. Com um país destruído após a segunda guerra mundial e as explosões das bombas em Hiroshima e Nagasaki, e apesar de serem cidades distantes, havia um impacto econômico muito forte nessa época, e por isso a infância de Akira Toriyama não foi fácil, e ele teve de conviver com a pobreza.

No entanto, Akira tinha um hobby que mudaria a sua vida: ele era fã de mangás e já cultivava o hábito de desenhar, mesmo muito novo. Naquela época os mangakás que estavam em evidência eram Rumiko Takahashi (autora de InuYasha) e principalmente aquele que era considerado o "Pai do Mangá", Osamu Tezuka. Tezuka foi uma peça chave para a ascensão de Akira no futuro, pois um dos seus personagens mais famosos e preferidos de Akira era o Astro Boy, ao qual ele desenvolveu um gosto pessoal por desenhá-lo.

Capa do Mangá "Astro Boy"

Além de Tezuka, outra grande influência na vida do Akira Toriyama foi o Walt Disney. Akira era muito fã dos seus desenhos, e mais especialmente do filme "101 Dálmatas" do qual, de acordo contam as histórias copiava seus personagens todos os dias, mesmo que eles saíssem de uma maneira um pouco deformada.

1974-1979 - Os primeiros passos

Apesar de todo o seu interesse na área de mangás, chegando até mesmo a ser presidente do Clube de Pesquisas de Mangás do ensino médio, Akira Toriyama não se dedicou a seguir carreira nesse ramo, pelo menos de início. Após se graduar na escola no ano de 1974, Akira começou a trabalhar como Designer em uma agência de publicidade local fazendo propagandas e pequenos letreiros. Ainda assim, nos horários vagos Akira Toriyama costumava sempre continuar fazendo seus desenhos e ainda era um fã ávido de mangás. Um detalhe curioso e que foi fundamental para que o Akira fosse o que foi é que ele não era uma pessoa que costumava cumprir horários, e também se vestia de uma maneira extremamente casual. Isso acabou fazendo com que ele fosse mal-visto em seu trabalho, o que resultou em sua saída dele, no ano de 1977.

Foi então que, ao entrar em uma cafeteria, Akira leu em um jornal sobre um concurso de Mangá que estava sendo promovido pela Kodansha Weekly Shounen Magazine. Ele se interessou, mas os prazos para a inscrição já haviam acabado e ele não conseguiria participar. Contudo, a grande e já nacionalmente conhecida Weekly Shounen Jump também estava promovendo um concurso, e prometia, além de um prêmio em dinheiro, a publicação da história enviada em uma das edições da revista.

Foi então que Kazuhiko Torishima, um grande amigo de Akira e que mais tarde se tornaria o seu braço direito, leu e gostou do Mangá que Akira tinha feito, e o recomendou que ele enviasse para o concurso. Contudo, o conteúdo não foi aceito, pois não se tratava de uma obra original, e sim de uma "paródia" da saga de Star Wars. Torishima então incentivou Akira a fazer outra história e enviá-lo para os concursos mensais, e isso resultou no primeiro trabalho original de Akira Toriyama, um curta chamado de Wonder Island, que ficou em último lugar no concurso, e que de certa forma o fez pensar em desistir.

Wonder Island, de Akira Toriyama

1980-1983 - Dr. Slump, o primeiro sucesso

Após o fracasso de Wonder Island, Akira Toriyama pensou em abandonar os mangás e se dedicar a outras áreas de sua vida. Ainda assim, ele precisava do dinheiro e então continuou tentando, afirmando que "após receber o dinheiro" ele deixaria os mangás de lado. Foi então que ele escreveu e enviou o Wonder Island 2, mas mesmo cercado de altas expectativas, ele novamente ficou em último lugar no concurso, e decidiu que não iria mais escrever mangás.

Foi então que o seu amigo Kazuhiko o encorajou novamente, e sugeriu que dessa vez ele fizesse um mangá com alguma personagem feminina como protagonista, já que eram mais bem aceitos no Japão. Akira decidiu seguir os conselhos do seu amigo e lançou o curta Tomato, the Cutesy Gumshoe, que contava a história de um policial experiente que tinha como colega de trabalho a nova e "incompetente" Tomato Akai, e que precisavam trabalhar juntos para prender um perigoso criminoso chamado Kenta Kuraaku (que mais tarde seria reaproveitado em Dr. Slump).

Capa do curta "Tomato, the Cutesy Gumshoe"

Foi dessa forma que Akira Toriyama experimentou pela primeira vez um pouco do gosto do sucesso, pois apesar de não ter ficado entre os primeiros colocados, a sua nova história também não ficou em último, e agradou boa parte dos jurados, tendo sido publicada pela Shueisha em várias de suas revistas semanais. Se sentindo encorajado pelo sucesso, Toriyama decidiu começar a criar outra história, sem muitas pretensões. E foi assim que, em 1980 surgiu o mangá Dr. Slump.

A obra contaria a história de um cientista chamado Senbei Norimaki e seu robô Arale, ao qual ele tinha criado para ser uma "garotinha perfeita", mas um defeito de fábrica fez com que ela precisasse de óculos e além disso, seu excesso de inocência e ingenuidade colocava a vida de todos em perigo (Son Goku, é você?). De forma engraçada e com alguns dilemas sobre a ética e essência humana a obra foi publicada e rapidamente se tornou a mais lida em todo o Japão, fazendo parte dos grandes sucessos da revista JUMP, que chegou a ter esse período da sua história conhecido como "Era de Ouro".

A popularidade foi tanta que, logo no ano seguinte, em 1981, Dr. Slump ganharia sua versão em anime, que contava as histórias contidas no Mangá, acrescentando outros personagens, como o "Suppaman", sendo uma paródia do Superman, sendo um repórter chamado Kenta Kuraaku e que não tinha nenhum super poder, mas de alguma forma todos sempre achavam que ele era o responsável por combater os criminosos (Mr. Satan, para os íntimos).

Após 4 anos de sucesso, o próprio Toriyama pediu que a obra Dr. Slump fosse encerrada, pois o mesmo já se sentia sem ideias para continuar. Mas isso não foi bem aceito pelos editores da revista, que impuseram a seguinte condição: "se você trouxer uma história nova em até 3 meses, poderá encerrar Dr. Slump". Muitos achavam que ele não seria capaz de emplacar outro sucesso e por isso o pressionaram para entregar algo em tão pouco tempo, mas o que eles não sabiam é que o Toriyama conseguiria, e a sua próxima obra mudaria a história para sempre. Sim, eu estou falando de Dragon Ball.

Dr. Slump (1980)

1984-1989 - Vamos conquistar as Esferas do Dragão!

Com o iminente fim de Dr. Slump e a exigência dos editores da JUMP, Toriyama precisava pensar em algo novo e rápido, e por isso recorreu novamente a ajuda do seu velho amigo. Kazuhiko sabia dos gostos pessoais de Toriyama, e sugeriu que ele fizesse algo baseado nos "filmes de kung fu" que eles assistiam juntos. Foi assim que Toriyama criou um pequeno curta dividido em dois capítulos chamado de Dragon Boy, que seria o precursor do seu maior sucesso.

Dragon Boy contava a história de um jovem garoto que lutava artes marciais chamado Tangtong. Certo dia, ele recebe uma missão dada pelo seu sensei: levar uma princesa de volta a sua terra natal sem que ela corresse perigos. Ao longo da história, é descoberto que a princesa fugiu da sua terra por conta de uma terrível guerra, mas que agora tudo aparenta estar de volta ao normal. Antes de irem, o pequeno garoto recebe uma Dragon Ball com poderes mágicos de seu sensei para ajudá-los em sua jornada, e ao encontrarem um poderoso demônio que habita na água, Tangtong tira a Dragon Ball de seu bolso, que se transforma em um pequeno dragão e lhe dá asas para que ele possa voar, fazendo com que eles cheguem ao seu destino.

Dragon Boy, de Akira Toriyama

Esse pequeno curta não obteve tanto sucesso quanto a sua obra anterior, mas obteve números satisfatórios. Ainda assim, caso o Akira Toriyama não conseguisse criar uma obra de maior impacto, Dr. Slump teria de continuar, mesmo contra a sua vontade. Então é como diz o ditado: missão dada é missão cumprida. Foi assim que, em Novembro de 1984 a obra "Dragon Ball" começou a ser publicada. A história inspirada no livro chinês "Jornada Para o Oeste" conta a história de um garoto forte, ingênuo e com uma cauda de macaco chamado "Son Goku", que vive nas Montanhas Paozu. Ao se encontrar com uma jovem e adolescente chamada Bulma ele houve falar sobre a lenda das sete Esferas do Dragão, que ao serem reunidas invocam um poderoso dragão chamado Shenglong, capaz de realizar qualquer desejo. 

Ao longo dessa jornada, Goku conhece personagens marcantes como o Mestre Kame que se torna o seu mentor ao longo da série. Além disso, ele também conhece o jovem e imortal Kuririn, que vira o seu parceiro de treino e grande amigo, e eles passam a participar de Torneios de Artes Marciais juntos para que possam enfrentar os lutadores mais poderosos do mundo, enquanto continuam sua procura pelas Esferas do Dragão. No entanto, em um desses torneios, Kuririn acaba sendo assassinado por um poderoso demônio chamado Piccolo Daimaoh, e então agora jovem Goku vai atrás dele a procura de vingança e consegue derrotá-lo, tendo que três anos mais tarde enfrentar o seu filho, Piccolo Junior.

Alguns dias após o lançamento do primeiro capítulo do mangá "Dragon Ball", a JUMP registrou um recorde de vendas, nunca antes vistos no Japão, chegando a vender até 6 milhões de exemplares do mangá ao redor do mundo. Por conta do grande sucesso o mangá também ganhou uma adaptação em Anime, sendo exibido entre Fevereiro de 1986 e Abril de 1989. Contudo, Akira Toriyama não tinha mais planos de continuar com a obra, já que o mesmo se considerava novamente sem novas ideias, mas a pressão do estúdio e o pedido de milhares de fãs fez com que a obra continuasse, e agora também ganhasse uma nova temporada animada, que seria conhecida como "Dragon Ball Z".

Cena de abertura do Anime "Dragon Ball"

1989-1995 - O miserável é um gênio!

Com o crescente sucesso e milhares de fãs ao redor do Japão e do mundo, Akira Toriyama resolveu continuar a obra de "Dragon Ball". Dessa vez a história migraria de algo mais cômico para ter um tom mais sério (ainda que o humor estivesse bastante presente). A história começaria 5 anos após os eventos anteriores, com Goku já adulto e agora sendo pai de Son Gohan, fruto do seu casamento com Chichi. A trama gira em torno dos "Sayajins", quando um homem misterioso chamado Raditz aparece no planeta Terra em uma nave espacial afirmando ser o irmão mais velho de Goku, e que o seu verdadeiro nome seria Kakarotto, cuja missão seria destruir a Terra, mas quando o mesmo era criança, bateu a cabeça e acabou esquecendo.

No entanto, ao negar ajudar seu irmão Raditz, o mesmo sequestra o seu filho Gohan e Goku forma uma aliança com Piccolo para derrotar Raditz, mas acaba morrendo no processo e precisa ser ressuscitado um ano mais tarde com as Esferas do Dragão, e juntamente com Piccolo, Yamcha, Tenshihan e Chaos, eles precisam enfrentar uma ameaça ainda maior: os Sayajins Nappa e Vegeta. Acontece que, durante a batalha Piccolo morre e as Esferas do Dragão deixam de existir. Depois de muita luta Goku consegue vencer Vegeta, e quando Kuririn está pronto para matá-lo, o próprio Goku pede para que poupe a sua vida, pois Vegeta é um adversário "muito forte" e Goku quer enfrentá-lo novamente.

Depois disso, o público foi agraciado com outras histórias e personagens icônicos como o maldoso Freeza, o perfeito Cell, o poderoso Trunks do Futuro, o comilão Majin Boo, o saudoso Mr. Satan e a história central que girava em torno do lendário Super Sayajin. Foram 11 anos de trabalho ininterrupto, que renderam 519 capítulos, reunidos em 42 volumes, além de adaptações em filmes e séries. Além do sucesso no Japão, o mangá "Dragon Ball" também foi um sucesso mundial, tendo vendido entre 250 e 300 milhões de unidades em todo o mundo. A obra de Akira Toriyama foi a responsável por incluir muitas pessoas na cultura otaku/POP japonesa, e é por conta dela que muitos hoje conhecem e consomem inúmeros Animes.

Uma curiosidade é que, apesar do mangá nunca ter mudado de nome, quando os novos capítulos foram lançados e adaptados para a TV, foi dado o nome de "Dragon Ball Z". A verdade é que a letra "Z" foi escolhida pelo próprio Akira Toriyama, já que é a última letra do alfabeto e ele queria terminar a série Dragon Ball após a saga Majin Boo, pois estava sem ideias. No anime, o "Z" servia apenas para separar a infância da vida adulta de Goku. Também é cogitado que o próprio Akira Toriyama pensou em tornar Gohan o protagonista da série após a morte de Goku na saga Cell, mas devido a popularidade do personagem ele não conseguiu colocar o seu plano em prática.

Cena da abertura de "Dragon Ball Z"

1996-1997 - Meu alegre coração palpita...

Com o final do mangá "Dragon Ball" e consequentemente do Anime, muitos fãs acreditavam que de fato Dragon Ball havia chegado ao fim. E não apenas os fãs, mas sim o próprio Akira, já que como foi dito acima, ele planejava encerrar a história após o final da saga Boo. Entretanto, foi em Fevereiro de 1996 que o renomado diretor japonês Osamu Kaisai teve a ideia de continuar a história de Dragon Ball e contar os acontecimentos após a saga de Majin Boo, e essa ideia chegou aos ouvidos de Akira.

Entretanto, Akira já tinha colocado um ponto final na história de Dragon Ball e não pretendia voltar a escrever mangás sobre "Dragon Ball", mas autorizou Osamu e sua equipe a desenvolverem uma história original usando os personagens do mesmo universo, seguindo o mesmo estilo do próprio Akira. Além disso, caso necessário, o Akira poderia ajudar no design de alguns personagens da série, mas o próprio não estaria diretamente envolvido na história e seria um "mero telespectador". Assim surgiu a terceira série animada sobre a franquia, que levava o nome de "Dragon Ball GT".

Poster de divulgação de "Dragon Ball GT"

A história de "Dragon Ball GT" se passa cinco anos após o final da saga de Majin Boo, quando Pilaf (um vilão lá dos tempos do Dragon Ball clássico) encontra misteriosas Esferas do Dragão Negras escondidas em uma sala do templo de Kami-sama, e por acidente transformam Goku novamente em criança, depois de um desejo feito por Pilaf ao Shenglong Vermelho. Depois disso, as Esferas do Dragão Negras se espalham por todo o universo e devem ser encontradas dentro de um ano, ou o planeta onde foi feito o pedido (nessa caso, a Terra), irá explodir. Sabendo disso, Goku, Trunks e Goten decidem embarcar numa nave espacial e coletar as esferas do dragão, mas num último momento Pan (a filha de Gohan e Videl, neta de Goku) entre na nave e substitui Goten.

Durante a viagem espacial, Goku, Trunks e Pan conhecem Baby, o único remanescente da raça mais inteligente do universo, os Tsufurujins, que no passado foi quase toda extinta pelos Sayajins. Com desejo de vingança, Baby vai até a terra e implanta ovos em quase todos os terráqueos, exercendo um controle mental sobre eles, incluindo Dendê. Quando Goku volta a terra, ele se depara com uma situação caótica e tem de lutar contra seus próprios filhos e netos e com o famigerado Baby Vegeta. Goku perde a luta e decide fazer o mesmo treinamento que o Supremo Kaioshin fez com Gohan, e assim volta a ter um rabo, que o possibilita se transformar no gigante macaco Oozaru, e posteriormente no Super Sayajin 4 (cujo design foi feito pelo próprio Akira Toriyama). Ao lançar um Kamehameha em direção a nave espacial de Baby e jogá-la em direção ao Sol, ele vence a luta.

A segunda saga de Dragon Ball GT é a do Super 17. Um ano após Baby ser derrotado, Dr. Myuu (o criador de Baby) e Dr. Gero decidem criar uma réplica maligna do Android 17 no inferno, e fazer com que o mesmo tome controle do Android 17 original, que está na terra e com isso um portal entre o inferno e a terra é criado, fazendo com que vários vilões do passado consigam invadir o planeta. O Android 17, tenta manipular sua irmã, a N° 18, mas Kuririn percebe e intervem, sendo morto logo em seguida. Os dois Androids 17 se fundem, se tornando o Super 17, e todos lutam contra ele, mas nenhum golpe surte efeito. Quando a Android 18 decide ir atrás dele para se vingar pela morte de Kuririn, Goku aproveita a distração para perfurar o tórax do Super 17, e estando dentro dele soltar um Kamehameha de dentro para fora, o erradicando completamente.

Super Androide 17, em "Dragon Ball GT"

Depois da batalha contra o Super 17, Goku e seus amigos reúnem as esferas do dragão para reviver aqueles que haviam morrido na luta contra o Super 17. No entanto, ao invés do tradicional Shenglong, um dragão totalmente negro surge de dentro das esferas e se divide em 7 Dragões das Trevas. Acontece que, com os constantes pedidos egoístas feitos para as esferas do dragão, uma energia das trevas foi sendo acumulada, e agora elas tomaram forma e decidiram punir a humanidade pelo mal uso das esferas. Todos, com exceção do mais poderoso, o Syu Shenron são derrotados por Goku, Pan e Trunks. Syu Shenron percebe que está perdendo e então absorve todas as Esferas do Dragão, ganhando um poder tremendo e se tornando o Omega Shenron. Ele simplesmente senta a porrada em Goku, mesmo transformado em Super Sayajin 4, e Goku e Vegeta decidem se fundir no poderoso Gogeta, que está quase ganhando a luta quando a fusão é desfeita. Com o poder que foi utilizado, ambos voltam em suas formas base e não conseguem se transformar em Super Sayajin de novo. Então, enquanto os demais guerreiros lutam e tentam ganhar tempo, Goku consegue coletar a energia de todos os seres do Universo, lançando uma Ultra Genkidama em direção ao Omega Shenron e o derrotando de uma vez por todas.

Depois da luta, o verdadeiro Shenglong aparece das esferas do dragão para conceder a Goku um último desejo. Eles então pedem para que todos que foram mortos na batalha contra o Super 17 sejam revividos, e então Goku sobe nas costas de Shenglong e desaparece. Muitas décadas depois, o tataraneto de Goku, o Goku Jr. está lutando no 64° Torneio de Artes Marciais contra o tataraneto de Vegeta, o Vegeta Jr, com a Pan (agora já mais velha) na torcida. Pan então vê ao longe uma versão rejuvenescida de Goku e caminha em direção a ele, mas ele rapidamente desaparece em meio a multidão, enquanto tem flashbacks de toda a sua trajetória de vida, e no fim sobe em sua nuvem voadora e vai embora. E esse seria o fim da história de Dragon Ball.

2012-2024 - O retorno a Dragon Ball

Após anos de hiato, e com a série aparentemente encerrada, em 2012 é então anunciado que um novo filme chamado Dragon Ball Z: Battle of Gods estava em desenvolvimento, e o melhor de tudo é que o Akira Toriyama estava diretamente envolvido na produção 17 anos após o seu último trabalho envolvendo a franquia Dragon Ball. A notícia pegou todos de surpresa e gerou um hype imenso, tendo sido o filme mais assistido nos cinemas japoneses na época do seu lançamento. Além do filme, também havia sido aberta uma exibição pública chamada "The World of Dragon Ball", que contaria com a presença do próprio Akira e estaria divida em sete seções, que contavam toda a história de Dragon Ball. O evento foi um sucesso, e contou com mais de 72 mil pessoas em apenas 9 dias.

Com o enorme sucesso, e para celebrar os 45 anos da Weekly Shounen Jump, Akira Toriyama decidiu criar um novo mangá chamado de Jaco the Galactic Patrolman, que conta a história de Jaco, um patrulheiro intergalático que viaja entre planetas a procura de ameaças e seres perigosos. Contudo, sua história se passa antes dos eventos de "Dragon Ball" com a chegada de Goku na terra e alguns personagens clássicos. Por conta disso, o mangá ganhou uma continuação e se tornou um sucesso de vendas.

Capa do mangá "Jaco the Galatic Patrolman"

Depois do sucesso de bilheteria do primeiro filme, foi lançado em 18 de Abril de 2015 o filme Dragon Ball Z: Resurrection 'F', sendo uma continuação direta dos eventos do filme anterior e com todo o roteiro sendo escrito pelo próprio Akira Toriyama. Novamente o filme foi um sucesso de bilheteria, e por conta disso, depois de 20 anos a série Dragon Ball retornaria para as telas da TV com um novo anime: Dragon Ball SuperApesar de não ter desenvolvido 100% da história original do Anime, o Akira ajudava vez ou outra com algumas ideias de roteiro e os episódios passavam por uma aprovação prévia dele. Além disso ele também desenhou alguns personagens para o Anime. Dragon Ball Super também tinha um mangá, e mesmo após o término do Anime em 2018, Akira Toriyama continuou dando ideias de roteiro para o mangá enquanto Toyotarou era responsável por criar as ilustrações. 

Após o fim do anime, outros dois filmes foram lançados. O primeiro deles, o Dragon Ball Super: Broly foi lançado no dia 14 de Dezembro de 2018 e o Dragon Ball Super: Super Hero foi lançado no dia 11 de Junho de 2022. Em ambos o Akira estava envolvido e toda a ideia do roteiro foi feita por ele. E por fim, agora no ano de 2024 o Akira Toriyama estava trabalhando em um projeto totalmente novo. Ele criou o roteiro e personagens para um novo anime, Dragon Ball Daima que será lançado em Novembro desse mesmo ano.

Pequenas Curiosidade & Outros Projetos

Além dos seus maiores sucessos (Dr. Slump & Dragon Ball), Akira Toriyama também foi responsável por alguns mangás curtos e que fizeram bastante sucesso no Japão e até mesmo fora dele, como Pink (1982), Go! Go! Ackman (1993-94), Cowa! (1997-98) e Sand Land (2000). Esse último inclusive que também ganhará um anime em 2024, e no qual o próprio Akira criou todo o roteiro e enredo.

Além disso, Toriyama também foi responsável pelo design de personagens de vários jogos, como a franquia Dragon Quest (1986-2023), Chrono Trigger (1995), Blue Dragon (2006) e inúmeros jogos de Dragon Ball. Ele também criou o design de diversos mascotes da Shueisha, além de desenhos para publicidades e revistas japonesas. 

E por fim, além de ilustrações e personagens para mangá, Toriyama também foi o responsável por ilustrar capas de álbuns musicais e livros e logos. Inclusive, a própria logo do seu estúdio (Bird Studio) foi criada e idealizada por ele. E uma curiosidade é que o nome do seu estúdio "Bird" deriva das iniciais do seu sobrenome "Tori", que significa pássaro. 

Capa do álbum "Invade" da banda "Jealkb", feita por Akira Toriyama

Seu legado e despedidas


Muitos artistas já se pronunciaram sobre a morte do Akira Toriyama, e uma coisa em comum é que todos eles disseram que, se não fossem pelo Akira, talvez hoje eles não fossem mangakás. Isso inclui uma seleta lista de pessoas como Eiichiro Oda (criador de One Piece), Masashi Kishimoto (criador de Naruto), Hiro Mashima (criador de Fairy Tail), Mikio Ikemoto (ilustrador de Boruto), Tite Kubo (criador de Bleach), dentre tantos outros. Além deles, existem artistas de fora do Japão que também tiveram suas obras influenciadas pelo trabalho do Akira Toriyama, como o escritor alemão Hans Steinbach, o cartonista Wisut Ponnimit e o criador da série Steven Universe, Ian Jones-Quartey. E por fim, o diretor de cinema francês Pierre Perifel citou Toriyama e Dragon Ball como sua principal influência para a criação do filme infantil, "Os Caras Malvados", lançado em 2022. E eu tenho certeza que se o Kazuki Takahashi estivesse vivo, também diria a mesma coisa.

Em 2010 foi feita uma enquete pública sobre quem seriam os maiores artistas japoneses de todos os tempo, e Akira Toriyama ficou em segundo lugar, atrás apenas de Osamu Tezuka, por conta da sua popularidade mundial. Mas estar nessa posição, já era um sonho realizado. Em 2013, Toriyama venceu o Special 40th Anniversary Award realizado na Itália sendo considerado o artista não italiano mais popular no país. Em 2014 o entomologista Enio Cano encontrou duas novas espécies de besouro, e as nomeou cientificamente de Ogyges toriyamai (por conta do nome Toriyama) e Ogyges mutenroshii (Muten Roshi é o nome japonês do Mestre Kame). Em 2019, Toriyama foi condecorado com o título de "Chevalier" pelo Ministro da Cultura da França, por sua grande contribuição para a arte. Ainda em 2019 ele também foi indicado para ter seu nome escrito na calçada da fama.

A verdade é que Akira Toriyama nos deixou muito cedo. Mas o seu legado continuará perpétuo. Eu ainda me lembro de quando sentava em frente a televisão com meu tio 11 anos mais velho para assistirmos inúmeros episódios de Dragon Ball Z. Lembro de quantas noites eu passei acordado jogando Budokai Tenkaichi e Chrono Trigger. Lembro-me de já depois de adulto passar todo o horário de almoço do meu trampo assistindo novos episódios de Dragon Ball Super. E eu tenho certeza que não apenas eu, mas você também tem inúmeras lembranças sobre como Dragon Ball e Akira Toriyama mudaram as suas vidas. 

Com Dragon Ball aprendi a não desistir no primeiro obstáculo, assim como o Goku. Aprendi a ser empenhado e dedicado assim como era o Vegeta. Aprendi que a família é o nosso bem mais precioso, assim como o Kuririn. Aprendi que devo focar nos estudos, assim como o Gohan. Aprendi a ser obstinado e viver mesmo em meio as dificuldades, assim como o Trunks. Aprendi que a idade traz sabedoria, tal quão sábio era o Mestre Kame. 

Vá em paz, mestre! Saiba que você estará vivo em nossos corações, e que o seu legado viverá eternamente!
Obrigado por tudo, e como disse o Eiichiro Oda

"Espero que o céu seja o lugar agradável que você imaginou"...

Press Z to pay respect! 

Comentários
0 Comentários

0 Comentários: