14 de outubro de 2023

Here Comes a New Card #75: Repaired Genex Controller

"GENEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEX!" - Gonçalves, Olavo (2023)

Repaired Genex Controller
[Machine/Link/Effect] - DARK - ATK 1200/LINK-1
Link Markers:  Esquerda


1 Level 4 or lower "Genex" monster
You can only Special Summon "Repair Genex Controller(s)" once per turn. If this card is Link Summoned: You can add 1 "Genex" monster from your GY to your hand. Once per Chain, if a "Genex" monster(s) is added to your hand, except by drawing it, you can: Immediately after this effect resolves, Normal Summon 1 "Genex" monster, also you cannot Special Summon monsters from the Extra Deck for the rest of this turn, except by Synchro Summon using a "Genex" Tuner as material.


Calma, calma! Você não está ficando maluco! É isso mesmo que você leu. É, pois é, nem eu mesmo acreditei, sim, sim, eu te entendo. Como diria o nosso querido André Henning, O IMPOSSÍVEL ACONTECEU MEU DEUS DO CÉU! O Dr. Estranho com certeza errou o feitiço, o Apocalipse está próximo, fujam para as colinas! Primeiro o São Paulo foi campeão da Copa do Brasil e agora Genex recebeu suporte (muito quebrado por sinal)! Sim, esse ano tá muito louco, e é vivendo essa loucura de dizer que não te quero que aqui vamos nós para mais um post do nostálgico quadro Here Comes a New Card!

CONHECENDO O ARQUÉTIPO!

Antes de fazer qualquer análise sobre os novos suportes do Deck, principalmente desse Link maroto aí, é necessário conhecer um pouco mais a fundo o Arqupétipo "Genex", pois caso você não seja o nosso mito Olavo Gonçalves, possivelmente você nunca jogou com isso na vida. O Arquétipo "Genex" é composto em sua grande maioria por monstros Máquina e de diversos Atributos, tendo sido lançados originalmente no período das máquinas de Duel Terminal, e posteriormente acabaram recebendo suporte e/ou sendo reprintados na série Hidden Arsenal, ou seja, faz bastante tempo.


Por muito tempo o Deck Genex tinha um estilo de jogo que dependia totalmente do Normal Tuner Genex Controller e do Genex Undine, que quando Invocado por Invocação-Normal poderia adicioná-lo a sua mão, e posteriormente Invocá-lo, quando era possível, com cartas como Double Summon ou semelhantes, fazendo uma Normal Summon adicional, e podendo acessar os Monstros Sincro do Deck Adicional, já que boa parte deles dependiam do Controller para serem Invocados. Infelizmente na prática o Deck não funcionava tão bem quanto na teoria, já que era extremamente lento e dependente de Normal Summon.


Posteriormente, o Deck recebeu uma nova leva de suportes que tentavam de alguma forma sanar um pouco dessa dependência, mas ainda assim não eram o suficiente. O primeiro monstro foi o R-Genex Turbo, um Level 4 que quando Invocado por Invocação-Normal permitia ao jogador adicionar um monstro "Genex" de Nível 1 do Deck para a mão. O principal alvo dele por muito tempo foi o R-Genex Oracle, um Monstro Regulador que ao ser adicionado do Deck para a mão pelo efeito de um monstro "Genex" poderia se Invocar por Invocação-Especial pelo seu próprio efeito, contudo o seu efeito contínuo não permitia que ele fosse usado para fazer Invocações-Sincro, exceto de monstros do próprio Arquétipo. A princípio parecia promissor, já que você poderia utilizá-lo juntamente com o Turbo e Invocar um Sincro de Nível 5 e iniciar sua jogada... MAS O DECK NÃO TEM SINCRO DE NÍVEL 5! Você precisaria ter um Genex Ally Birdman na mão, Invocá-lo pelo seu efeito (retornando um monstro que você controla para a mão) e então fazer um Sincro de Nível 7. Ou seja, a dependência de ter mais monstros em campo continuava, e sem nenhuma carta com capacidade de encher o campo o Deck não conseguia demonstrar todo o seu potencial. 


Em coleções seguintes, os Genex continuaram recebendo suportes que agregavam consistência ao Deck, mas que ainda assim não resolvia o seu principal defeito. Prova disso foi o lançamento dos três monstros acima, com efeitos de busca poderosos, mas que não funcionavam tão bem. O primeiro deles é o Genex Power Planner, um Monstro de Nível 1 (ou seja, que poderia ser buscado pelo Turbo), e que ao ser Invocado por Invocação Normal permite ao jogador adicionar um Monstro de Efeito "Genex' de Nível 3 do Deck para à mão. Ele tinha duas funções no Deck, podendo adicionar o Birdman para Invocá-lo da sua mão, ou adicionar o próximo monstro do qual irei falar, o R-Genex Magma. O Magma, ao ser Invocado por Invocação-Normal permite ao jogador adicionar um monstro "R-Genex" de Nível 2 do Deck para à mão, sendo outro buscador do Arquétipo, e servindo para adicionar o R-Genex Crusher, que ao ser Invocado por Invocação-Normal pode adicionar um "R-Genex" de Nível 4, sendo o principal buscador do Turbo, que busca outros monstros. A questão é que, apesar de tantos buscadores, TODOS eles dependem de uma Invocação-Normal, e se você joga Yu-Gi-Oh! a pelo menos uns 6 meses com certeza sabe que essa mecânica é limitada a apenas uma vez por turno, a não ser que algum efeito diga o contrário. E no contexto dos "Genex", faltava algo que ligassem esses efeitos e os tornassem realmente problemáticos. O Deck não possui nenhuma Magia ou Armadilha, e não busca nenhuma carta de fora do próprio Arquétipo, e por conta disso nunca conseguiam desenvolver seu potencial. E foi nesse cenário caótico que surgiu um novo Monstro Link, que promete revolucionar o Deck, ao ponto de preocupar os desavisados.

QUEM RI POR ÚLTIMO, RI MELHOR!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a jogabilidade do Arquétipo, chegou a hora de analisarmos os novos suportes que foram anunciados para o Deck, seguindo uma ordem de importância dentro do Arquétipo, e explicando como as coisas funcionarão a partir de agora.

O primeiro monstro do qual irei falar é aquele que está na capa e dá título ao post. O Repaired Genex Controller talvez seja um dos monstros mais poderosos da história do jogo, dentro do seu contexto, e eu não estou exagerando. O primeiro ponto positivo dele é sua facilidade para ser Invocado. Sendo apenas um Link 1, e necessitando de qualquer "Genex" de Nível 4 ou menor, é fichinha Invocá-lo dentro do próprio Arquétipo. Uma vez que foi Invocado por Invocação-Link, o Repaired Genex Controller pode escolher um "Genex" no Cemitério (incluindo o próprio monstro usado como matéria) e então, adicioná-lo a sua mão. 

Acontece que, uma vez por Corrente, sempre que um ou mais monstros "Genex" forem adicionados para a sua mão, você pode Invocar um monstro "Genex" por Invocação-Normal. Ou seja, apenas com esse simples efeito você consegue buscar quase tudo que o Deck precisa, e cada vez que faz isso, Invoca mais e mais monstros para o campo. Você pode, por exemplo, Invocar o Magma, ativar o seu efeito e adicionar o Crusher para á mão. Depois você usa o Magma como matéria, Invoca o Repaired, e adiciona esse Magma de volta para a sua mão. Depois você ativa o efeito do Repaired, Invoca o Crusher, busca o Turbo, Invoca o Turbo e busca o Power Planner, que pode adicionar o Genex Ally Birdman, que retornar qualquer um deles para a mão, e por consequência você pode Invocá-los novamente. Com apenas 1 Monstro Link você foi capaz de colocar 5 monstros em campo e adicionar cartas até o momento que achar oportuno. E o único detalhe que talvez tornasse esse monstro ruim na verdade é facilmente contornável, já que ele permite que você faça Sincros utilizando apenas monstros "Genex", mas não te limita a quais Sincros você pode fazer. Ou seja, você pode utilizar seus monstros "Genex" para Invocar a Baronne de Fleur, o Trishula, Dragon of the Ice Barrier e quaisquer outras atrocidades do jogo.


Apesar de ser espetacular, o Monstro Link não foi o único suporte anunciado para o Deck. Além dele, também tivemos outros 3 monstros, e o primeiro que vou falar aqui é o novo Monstro Sincro do Arquétipo. O Arms of Genex - Return Zero é um monstro Máquina de Nível 10, e apesar do seu Nível alto, é relativamente fácil Invocá-lo no Deck, já que você precisa apenas de 1 Regulador de TREVAS e 1 ou mais não-Reguladores.

Já com relação ao seu efeito, ele é um negate de monstros potencialmente perigoso, já que a depender da situação, o seu efeito pode ser ativado mais de uma vez por turno. Em resumo, sempre que o seu oponente ativar um efeito de monstro, você pode banir 1 monstro "Genex" do seu Cemitério com o mesmo Atributo do monstro que ativou o efeito, para negar o efeito ativado e destruir o monstro. Mas, você não pode banir outro "Genex" que tenha o mesmo Atributo de algum que você já baniu para ativar esse efeito, uma restrição similar ao efeito do Accesscode Talker. Além disso, você também pode escolher até 6 monstros "Genex" banidos e retorná-los para o Deck, e depois destruir o mesmo número de Magias & Armadilhas no campo, sendo peça fundamental para remover as backrows do seu oponente e finalizar o jogo com 3100 de ATK.

Você lembra que lá nos primórdios, uma das principais jogadas do Arquétipo era utilizar o combo do Undine + Controller, certo? Pois bem, o Undine evoluiu e ganhou sua versão "R-Genex", muito mais forte e que deu ao Arquétipo mais versatilidade. O R-Genex Undine é um Monstro de Nível 4 e do Tipo Aqua, que uma vez por turno (por cópia, ou seja, não é hard once) pode banir 1 "Genex" do Cemitério e "ganhar" o Atributo do monstro banido. Além disso, se você banir um Regulador, ele também pode ser tratado como um Regulador para uma Invocação-Sincro. Pode parecer simples, e de fato é, mas esse efeito também cobre outra brecha do Arquétipo, que são os seus Monstros Sincros, já que grande parte precisa de algum monstro de Atributo específico para ser Invocado, o que dificulta muito as plays do Deck. Além disso, se você controlar um Monstro Sincro "Genex", você pode escolher 2 monstros "Genex" no seu Cemitério (incluindo essa carta) e adicioná-los de volta a sua mão. Ou seja, você pode reciclar seus recursos e, com o Link em campo, Invocar novamente monstros "Genex", mantendo assim seu campo constantemente com monstros.

E por fim, o último suporte anunciado para o Deck foi o R-Genex Turing, que em questão de visual e efeito, se assemelha bastante ao Oracle, também já citado ao longo do post. Durante a Fase Principal do seu oponente, se você controlar um Monstro "Genex", você pode Invocá-lo por Invocação-Especial para o seu campo, e logo em seguida Invocar um monstro "Genex" por Invocação-Sincro, e quando utilizado como matéria Sincro para uma Invocação de um "Genex", o seu Nível pode ser considerado como 1 ou 3, a depender da situação.

Com esse efeito, você consegue Invocar de forma mais fácil um dos Monstros Sincro mais poderosos do Deck (além do Return Zero), que é o Locomotion R-Genex, um Monstro de Nível 9 que, quando é Invocado por Sincro nos permite tomar o controle de um monstro do oponente que tenha o maior ATK. Sendo assim, uma forma de interação durante o turno dele sem necessariamente negar seus efeitos.

UMA MÃO NO VOLANTE, OUTRA NO COMPETITIVO

Pode parecer piada, mas realmente não é. Com os novos suportes revelados, o Deck "Genex" passou de algo totalmente irrelevante para um Deck que de fato pode sonhar com o competitivo, pois ele possui características comuns aos Decks de lá, afinal possuem versatilidade, espaço para techs ou handtraps e uma consistência incrível, fruto de 9 buscadores diferentes. É um Deck que agora ganha inúmeras possibilidades e você pode montá-lo de diferentes formas, abrindo um leque gigante e bem diverso no seu Extra Deck, com os Sincros que você preferir ou que estejam mais em alta no cenário. A verdade é que, quando a Konami quer, ela consegue tornar qualquer Deck viável competitivamente com apenas 1 carta, e já tivemos exemplo disso com os SPYRALS e os Superheavy Samurais. E por falar em Superheavy Samurai, acredito fielmente que uma das vertentes que o Deck pode acabar usando é essa, agregando mais uma camada de "plays" e usando o que os dois Decks tem de melhor: a Invocação-Sincro.

Para finalizar o nosso post de hoje, deixarei aqui para vocês 2 (duas) Decklists de Genex utilizando os novos suportes. Não há uma diferença muito gritante entre elas, exceto para a utilização ou não de algumas tech cards específicas, mas acredito que dentro desse cenário competitivo o Deck se comporte mais ou menos da mesma forma. Vale destacar que, apesar de forte o Repaired Genex é muito frágil, pois é alvo fácil de praticamente qualquer handtrap do jogo, e por isso cartas como Magical Mid-Breaker Field, Sky Striker Mecha - Eagle Booster e as famosas Crossout Designator e Called by the Grave serão praticamente que de uso obrigatório no Deck.

Dito isso, deixarei as imagens das Decklists abaixo, e de antemão, gostaria de agradecer a todos vocês que por ventura possam acabar lendo e gostando desse post. Também gostaria de externar meus profundos agradecimentos ao Olavo Gonçalves, referência no Deck, que me ajudou contando todos os detalhes que eu precisava. Olavinho, esse post é pra você, afinal você merece!

Então é isso pessoal, fiquem com os Decks, e até a próxima!

Decklist #1 - Fonte: Duel Evolution (com algumas alterações)

Decklist #2 - Olavo Gonçalves (com algumas alterações)


Comentários
0 Comentários

0 Comentários: