7 de abril de 2023

Guia do Deck #1: Battlin' Boxer


Venha fazer parte dessa gangue!

Lançados oficialmente no ano de 2013 na coleção Lord of the Tachyon Galaxy, o Arquétipo Battlin' Boxer, ou Burning Knuckler (como é conhecido no Japão) é um Arquétipo de monstros Guerreiro de FOGO, e que foram usados por Alito no anime Yu-Gi-Oh! ZEXAL. O seu estilo de jogo deriva de tirar vantagem da Fase de Batalha, com efeitos que dão vantagem aos monstros do Arquétipo quando eles atacam, e daí também vem as suas inspirações e design, sendo baseados em lutadores e/ou artigos relacionados ao tema. Entretanto, o Arquétipo envelheceu muito mal, e acabou se tornando obsoleto. Chegar em um campo dignamente aceitável para os padrões contemporâneos de Yu-Gi-Oh! é extremamente trabalhoso e pouco recompensador, principalmente por se tratar de um Deck com um estilo de jogo já complicado por si só. 

Mas então, depois de 10 anos guardados nas prateleiras, o Deck poderá finalmente voltar a ver a luz do dia. Isso por que, foram revelados novos suportes para o Deck que estarão vindo na coleção Duelists of Explosion, um pack temático para Decks de FOGO. E foi daí que veio a inspiração para esse novo post e um novo quadro aqui no blog (que espero conseguir manter certa regularidade), afinal por se tratar de um Deck antigo, creio que nem todos saibam exatamente como ele funciona e a quadro Guia do Deck terá a missão de ensinar quais as melhores opções para você que deseja jogar com o Arquétipo!

E então? Venham, e sigam-me os bons!

1. HERE COMES A COMBO!!

Todo bom Deck deve começar com bons iniciadores de jogada, ou os famosos "starters". Eles são cartas (normalmente monstros) que, uma vez que seus efeitos sejam ativados nos permitirá acessar outras cartas do Deck e começar a estabelecer uma importante presença de campo, normalmente com negações ou interações pontuais. Contando com os atuais suportes anunciados o Arquétipo Battlin' Boxer possui 3 importantes starters para nossas jogadas, então vamos conhecê-las um pouco mais de perto!

O primeiro monstro que merece um pouco da nossa atenção é o recém anunciado Battlin' Boxer Uppercutter. Com o seu efeito, uma vez que seja Invocado por Invocação-Normal ou Especial, o Uppercutter nos permite adicionar do nosso Deck para a nossa mão qualquer outro monstro "Battlin' Boxer" ou uma Armadilha de Resposta "Counter" (que faz parte de um sub-arquétipo relacionado ao Deck). Um efeito que com toda certeza aumenta a consistência de um Deck que precisava disso, e que nos permite acessar os extenders ao qual falaremos em breve.

Já o seu segundo efeito diz que, ao ser enviado para o Cemitério por um efeito (guarde essa informação), podemos escolher e ativar 1 entre 2 efeitos distintos. O primeiro dele nos permite Invocar um monstro "Battlin' Boxer" do nosso Cemitério (exceto o Uppercutter) enquanto o segundo nos permite Baixar 1 Armadilha "Counter" do Cemitério para o campo. Em ambos os casos isso é bom e proveitoso, pois além de ajudar na consistência esse monstro também nos proporciona um recovery. Sem sombra de dúvida um monstro para se usar 3 cópias no Deck, visto a vantagem que ele gera.

O segundo monstro ao qual iremos falar é um dos que foram lançados na primeira remessa, mas que ainda assim possui certa utilidade, principalmente em conjunto com os novos. O Battlin' Boxer Headgeared nos permite, ao ser Invocado por Invocação-Normal, enviar do Deck para o Cemitério qualquer monstro "Battlin' Boxer". Pode parecer um efeito simples, mas dentro do Deck isso gera vantagem, tanto com os novos monstros como também com os antigos. Um exemplo disso é o próprio Uppercutter que falamos a pouco, já que ao ser enviado para o Cemitério por um efeito poderá Invocar outro monstro "Battlin' Boxer" de lá e gerar presença de campo para as Invocações-Xyz do Deck OU Baixar Armadilhas para proteção. Tudo isso fica facilitado graças ao Headgeared, que sem dúvidas é a mais pura definição de um veterano de guerra.

Toda boa luta precisa de um bom lutador, e nesse quesito o Battlin' Boxer Promoter faz jus ao cinturão que carrega. Mais um monstro dentre os novos suportes, o Promoter possui 3 efeitos distintos que ajudam o Deck de toda forma possível. O primeiro efeito diz que, caso seu oponente controle um monstro, você pode Invocá-lo por Invocação-Especial da sua mão. Um efeito positivo, já que o Deck depende muito das suas Invocações-Normais (lê-se Headgeared) para que possa engrenar. 
Mas o que realmente importa aqui é o seu segundo efeito. Ao oferecê-lo como Tributo, o Promoter permite que você possa Invocar por Invocação-Especial até 2 monstros "Battlin' Boxer" com nomes diferentes do seu Deck. É um efeito simples, mas que funciona como uma "troca", gerando vantagem, já que você troca 1 monstro por 2 e consegue triggar outros efeitos (como o do Uppercutter, por exemplo), além de facilitar (e muito) o acesso aos Monstros Xyz do Arquétipo. É o tipo de carta simples, mas muito efetiva no que se propõe.

Contudo, ele não para por aí. Além de se Invocar facilmente, e trazer outros 2 monstros para o campo, o Promoter também pode, ao se banir do Cemitério, aumentar ou diminuir em 1 o Nível de todos os "Battlin' Boxer" que você controlar. Então, além de facilitar as Invocações-Xyz de Rank 4, ele também te dá acesso aos monstros de Rank 3 e 5 do Arquétipo, sem que você seja dependente de cartas como as "Rank-Up-Magics". Mas, vale lembrar que, ao utilizar quaisquer um desses efeitos, você só poderá Invocar monstros "Battlin' Boxer" durante todo o turno em questão. Ao meu ver, pelo potencial que essa carta tem, isso é justo.

2. EXTENDERS

Nem só de starters vive um Deck, isso é fato. Todo Arquétipo que se preze deve ter monstros que sirvam como extensores de jogadas. Afinal, não adianta Invocar um monstro e passar a vez. É necessário que, no mínimo alguns monstros sejam capazes de entrar facilmente em campo e estender nossas jogadas. Então, vamos ver o que os "Battlin' Boxer" tem a nos oferecer nesse quesito.

O Battlin' Boxer Chief Second é um extender diferenciado, eu diria. Ele não é um monstro que vai entrar facilmente no campo durante o seu turno propriamente dito, mas é um monstro que vai facilitar a Invocação de outros, e é aí que a mágica acontece. Quando um monstro do oponente declarar um ataque e você controlar um monstro de FOGO ou um monstro Guerreiro, você pode Invocar o Chief Second por Invocação-Especial da sua mão e negar o ataque, além de banir 1 monstro no campo até a Fase Final (sem dar alvo). Um efeito de proteção, e que vem a calhar em algumas situações. Mas o que de fato vale a pena ser explorado nesse monstro é o seu segundo efeito.

Durante a sua Fase Principal, você pode Invocar por Invocação-Normal 1 monstro "Battlin' Boxer" em adição a sua Invocação-Normal padrão. Pode parecer (e até é, de fato) simples, mas esse efeito faz o Deck girar de uma maneira incrível, afinal você pode Invocar o Chief Second e depois Invocar um dos seus starters de forma adicional, e buscar cartas ou Invocar novos monstros com isso e fazer o Deck funcionar. Um exemplo disso é o combo Chief Second + Promoter, que te deixa, no mínimo com 3 monstros em campo e que podem ter seus Níveis aumentados ou reduzidos pelo efeito do Promoter, abrindo espaço para monstros até então quase que inalcançáveis no Deck.

O segundo monstro da lista de extensores é o Battlin' Boxer Shadow, um monstro com efeito simples porém bastante eficaz (sem contar com essa artwork bem imponente). Durante sua Fase Principal, você pode desassociar 1 matéria de um Monstro Xyz "Battlin' Boxer" que você controla e Invocá-lo por Invocação-Especial. A priori, apesar de ser um novo "boneco" (SamBR que me perdoe) em campo, esse efeito pode soar desvantajoso, já que via de regra, os Monstros Xyz precisam de suas matérias para ativar seus efeitos. Contudo, essa regra tem suas exceções e os "Battlin' Boxer" se aproveitam muito bem disso. Claro que, alguns dos nossos monstros vão precisar de matérias para ativar seus efeitos, mas nem todos seguem esse padrão, ou mesmo quando seguem, ganham vantagem ao remover suas matérias, e por isso além de ser um bom extensor, o Battlin Boxer Shadow ainda pode ajudar você a gerar mais vantagem e triggar outros efeitos, o que o torna bem interessante e de certa forma essencial para o Deck.


Eu poderia resumir o efeito do Battlin' Boxer Sparrer em apenas uma linha e poupar tempo, mas não vou fazer isso, eu gosto de ver vocês sofrerem (sadomasoquista? talvez!). Mas de fato, não há muito o que falar sobre esse cara aí. Se você controlar um monstro "Battlin' Boxer", você pode Invocar o Sparrer por Invocação-Especial da sua mão com a condição (bem burlável, digasi di passagi) de não poder conduzir sua Fase de Batalha no turno em questão (mas, e se for no turno 1? CADÊ SEU DEUS AGORA KONAMI!?).

Vale lembrar que esse efeito não é "once per turn", então, se você tiver 3 cópias desse monstro na sua mão, já consegue fazer no mínimo 2 Invocações-Especiais dele e ter 3 monstros em campo. Lembrando também que ele pode ser buscado pelo efeito do Uppercutter, e que o próprio Uppercutter pode ser Invocado pelo Promoter. Agora, faça as contas e você vai ver as peças se encaixando (lá ele mil vezes) e o Deck começando a ganhar forma.

3. RECICLE! O MEIO AMBIENTE AGRADEÇE

Depois de já termos falado sobre os starters e extenders do Arquétipo, chegou a hora de falarmos um pouco melhor sobre os principais monstros "recycles" do Deck. Esses monstros são aqueles que, de alguma forma reaproveitam nossos recursos, seja adicionando para a mão ou Invocando monstros do Cemitério, e com isso deixam o setup pronto para um eventual próximo turno. Então, vamo nessa!

Mais um dos primeiros monstros lançados para o Arquétipo, o Battlin' Boxer Glassjaw foi por muito tempo uma das principais cartas do Deck nesse quesito, e ainda hoje ele possui certo grau de importância nas builds. Seu efeito é simples e bem comum para ser sincero. Quando o Glassjaw for enviado para o Cemitério por um efeito de carta, você pode escolher 1 outro monstro "Battlin' Boxer" em seu Cemitério e adicioná-lo a sua mão.  Normalmente o Glassjaw é o monstro enviado para o Cemitério pelo efeito do Headgeared ou de outras cartas como Foolish Burial por exemplo, e apesar de não ser tão bom no turno 1 (devido a falta de monstros no Cemitério) ele é uma excelente forma de recuperar seus recursos no late game. E vale salientar que, assim como alguns outros monstros do Deck, o seu efeito não é "once per turn", então quanto mais vezes ele for enviado para o Cemitério, mais recursos você terá. O Glassjaw era, e ainda é uma das melhores opções para recuperar monstros como o Sparrer por exemplo, e por consequência auxiliar no spam de monstros.

Além do Headgeared e do Promoter, o Battlin' Boxer Switchitter é outra Normal Summon muito importante para o Deck, mas por outros motivos. Quando Invocado por Invocação-Normal, o Switchitter nos permite escolher 1 monstro "Battlin' Boxer" no Cemitério e Invocá-lo por Invocação-Especial para o campo, sem negar seus efeitos. Considerando um cenário ao qual já temos algum monstro por lá, sempre que Invocado o Switchitter vai ser o famoso "1-card combo", pois com ele poderemos trazer outro monstro e pelo menos abrir caminho para Invocar algum Monstro Xyz. É importante frizar que o Switchitter trabalha muito bem em conjunto com os novos "Battlin' Boxer" e ao Invocar um Promoter ou Uppercutter, o seu efeito ganha muito mais notoriedade.

4. A GANGUE ESTÁ FORMADA

Terminada a análise dos principais monstros do Main Deck, chegou a hora de analisar algumas das principais opções que o Deck tem a oferecer no Deck Adicional. São monstros que normalmente finalizam o jogo de alguma forma, ou que auxiliam na consistência e controle de jogo, e você vai gostar de conhecê-los.

Por muito tempo um dos principais monstros do Arquétipo, o Battlin' Boxer Lead Yoke tem seu charme e é peça fundamental na estratégia do Deck. Um Monstro Xyz de Rank 4 com bons 2200 de ATK e que vai ficando mais forte com o passar do tempo. Quando um ou mais monstros "Battlin' Boxer" que você controla (incluindo o próprio Yoke) seriam destruídos por batalha ou por um efeito, ao desassociar 1 matéria desse monstro, você pode proteger os seus monstros da destruição, o que, de certa forma vai atrasar um pouco o oponente.

Mas o melhor ainda está por vir. Cada vez que uma matéria for desassociada do Lead Yoke, ele ganha 800 de ATK, e como não há nenhuma especificação quanto a duração, esse efeito é permanente. Some isso ao fato desse monstro ter ao menos 2 matérias, e você já terá um poderoso beater com 3800 de ATK em campo. E, não sei se vocês lembram, mas o Battlin' Boxer Shadow pode otimizar esse efeito ao desassociar 1 matéria do Lead Yoke para se Invocar, e a depender da situação, Invocar uma segunda cópia do Lead Yoke pode não ser tão ruim assim, já que seu efeito de proteção não é "once per turn", e nessa situação, você poderia proteger seus monstros por até 3 vezes.

Sendo um dos principais buscadores do Deck, o Battlin' Boxer King Dempsey é até o momento o melhor dos suportes revelados para o Deck. Assim como o Lead Yoke, ele possui um ATK considerável e também sabe partir para a briga, contudo ele ajuda o Deck em algo que ele ainda não é tão bom: consistência. Ao ser Invocado por Invocação-Especial o Dempsey nos permite adicionar para a mão (ou enviar para o Cemitério) um monstro Guerreiro de FOGO ou 1 Magia/Armadilha "Battlin' Boxing" diretamente do nosso Deck. Isso torna uma das principais cartas do Deck (a qual iremos falar em breve) buscável, e também torna o Deck mais genérico e propício a utilizar engines (vide Infernoble Knight, por exemplo). Sem contar que o Dempsey pode ser Invocado pelo efeito do Switchitter e buscar cartas, já que seu efeito é ativado quando ele é Invocado por Invocação-Especial, mas não especifica de onde.

E para fazer uma boa parceria com o Lead Yoke, o Dempsey também protege os nossos monstros. Ao desassociar 1 matéria dele, pelo resto do turno o seu oponente não poderá escolher monstros "Battlin' Boxer" com efeitos de cartas. Com os dois monstros em campo, você deixa seus monstros praticamente invencíveis, e é nessa hora que eu costumo dizer: "Reza que só Kaiju salva". 

Comum em quase todos os Arquétipos lançados na era ZEXAL, o Arquétipo "Battlin' Boxer" também conta com alguns monstros "Number" em seu repertório, mas o principal deles e que merece nossa atenção aqui é o Number 79: Battlin' Boxer Nova Kaiser. Seu efeito em campo é relativamente simples e até mesmo irrelevante em alguns casos. Uma vez por turno, você pode associar 1 monstro "Battlin' Boxer" da sua mão ou Cemitério a esse monstro como matéria. Um efeito que não faz tanta diferença no campo, mas vai fazer ao longo do duelo, já que quando o Nova Kaiser for destruído por uma carta do oponente (seja em batalha ou por efeito), você pode escolher monstros "Battlin' Boxer" de Nível 4 ou menor no seu Cemitério até o número de matérias que esse monstro tinha e então Invocá-los por Invocação-Especial. A partir daí as coisas ficam interessantes. De fato o primeiro efeito serve apenas como complemento para o segundo, mas o segredo é deixar esse monstro no campo por tempo o suficiente para ter um bom drawback depois, sem contar que não é todo Arquétipo que tem uma Soul Charge ambulante por aí. Vale lembrar que o Nova Kaiser ganha 100 de ATK para cada matéria associada, o que pode vir a calhar.

Todo bom monstro "Number" que se preze também tem a sua versão do Caos para impor respeito. E agora finalmente o Nova Kaiser tem um amiguinho para chamar de seu. O Number C79: Battlin' Boxer Commander Caesar tem cara de mau, e pode muito bem ser considerado como o monstro Ás do Arquétipo. Ele pode ser feito de 2 formas, e ambas são muito recompensadoras. A primeira delas é pelo efeito do Promoter, aumentando o Nível de todos os "Battlin' Boxer" em 1. A segunda e um pouco mais complexa é através do uso das Rank-Up-Magics, usando o Nova Kaiser como matéria, mas em troca você "ganha" um novo efeito. Assim como o seu precessor, o Commander Caesar também ganha ATK por cada matéria associada, mas nesse caso são 200 de ATK e não apenas 100. Um efeito interessante, tendo em vista que por si só ele já possui 2600 de ATK e entra em campo com pelo menos 3000. Mas o que realmente importa é o seu segundo efeito. Quando o seu oponente Invocar um ou mais monstros por Invocação-Especial, ao desassociar 2 matérias dele você pode negar a Invocação e destruir esses monstros. Simples, porém letal, e a depender do número de matérias que ele tiver, pode se tornar quebrado.

Contudo, se você optar por utilizar o Nova Kaiser como matéria, terá como usufruir desse efeito mais vezes, já que caso o Commander Caesar tenha o Nova como matéria, uma vez por turno, ao batalhar com um monstro do oponente, você pode associar o monstro dele a essa carta como matéria, dando boost de ATK e o mais importante, tendo sempre matérias a disposição para usar esse efeito. Talvez seja mais trabalhoso, mas sem dúvidas vale muito a pena.

5. MAGIAS E ARMADILHAS

Depois de analisarmos os monstros do Arquétipo, é chegada a hora de analisarmos as melhores Magias/Armadilhas que o Deck tem para nos oferecer. Normalmente são usadas para estender as jogadas ou dar um pouco de proteção aos nossos monstros, e de todas, 2 delas merecem um pouco da nossa atenção.

Sendo a única magia que o Arquétipo tem, a Battlin' Boxing Spirits cumpre bem o seu papel. Essa carta é uma Magia Normal que nos permite enviar 1 carta do topo do nosso Deck para o Cemitério, e então Invocar por Invocação-Especial 1 "Battlin' Boxer" do nosso Cemitério para o campo em Posição de Defesa. Caso ela esteja em sua mão inicial juntamente com o Headgeared você pode se considerar uma pessoa sortuda, pois já será possível Invocar algum Xyz de Rank 4, sem contar que com os novos suportes ela pode ser usada não apenas para iniciar os combos, mas também para estendê-los, e supondo que você tenha ainda mais sorte, pode acabar enviando o Glassjaw para o Cemitério pelo "custo" dessa carta, e ainda pegar outro "Battlin' Boxer" de bônus.

Por muito tempo essa carta era uma das principais do Deck, mas não era buscável, por isso era maximizada em 3 cópias. No entanto, com o Dempsey no jogo, creio que o fato de ser buscável faça com o que o seu ratio diminua e abra espaço para algumas tech cards do jogo.

E para fechar com chave de ouro a nossa análise de cartas do Arquétipo, temos a recém revelada Battlin' Boxing Cross Counter. Basicamente essa carta oferece tudo o que faltava ao Deck até então: interações. Afinal, não adianta de nada fazer um campo cheio de monstros parrudos e deixar o oponente jogar livremente. Desculpe, mas essa é a realidade do jogo atual. Se você deixar seu oponente respirar, você morre. Então a Cross Counter chega para o jogo com o intuito de tentar parar um pouco as ações dele. 

Quando seu oponente ativar um efeito de monstro, você pode destruir 1 monstro "Battlin' Boxer" que você controla e, se fizer isso, negar o efeito e destruir o monstro do oponente. No entanto, com o Lead Yoke em campo você ainda pode tirar mais vantagem disso, protegendo seus monstros e dando a ele um boost de 800 de ATK. E por fim, após ativar esse efeito, na sua resolução você ainda pode Invocar por Invocação-Especial 1 Monstro Xyz "Battlin' Boxer" do seu Deck Adicional com um nome diferente do seu monstro que você destruiu e associar essa carta a ele como matéria. Com isso aqui você consegue trazer um Dempsey ou Nova Kaiser no turno do oponente e ainda tirar proveito disso.


6. CONCLUSÃO

Bom galera, finalmente chegamos ao fim do nosso post. Eu sei que ele ficou grande e tudo mais, mas acredito que se você não conhecia o Deck, agora sabe exatamente como ele funciona, quais suas melhores opções e também como montá-lo. E se você já conhecia ou até mesmo jogava com o Deck, com certeza relembrou de algumas coisas bem bacanas, e com o incremento de seus novos suportes. Não deixem de experimentar outras engines, testar todas as possibilidades e se divertir. É um Deck que dificilmente será relevante no metagame, mas que com toda certeza vale a pena o investimento!

Espero voltar em breve, mas desde já agradeço por você que leu até o final e chegou até aqui. Acredite, isso representa muito para mim, que sempre luto para tentar deixar o blog vivo!

Até a próxima!

Comentários
0 Comentários

0 Comentários: