16 de julho de 2019

O Legado Mundial: Parte 1


Atreva-se a ser imprevisível! Combine a força de todos os Arquétipos do Legado Mundial!


A atual série de Arquétipos do Legado Mundial, conectadas por referências de arte, folclore e efeitos, é sem dúvida uma das melhores histórias que o jogo viu, em todas as três categorias. Embora ainda não se tenha uma sinopse 100% completa sobre o Arquétipo, temos as peças de um grande quebra-cabeça, que envolve muito amor, ódio, vingança, força, superação e quaisquer outros elementos, que os tornam melhor do quê a novela das sete. Mas o post de hoje não será feito para contar toda a história do Arquétipo, de fato, haverão uns pequenos pedaços, importantes para a compreensão, porém o principal foco desse artigo é conhecer suas mecânicas de jogo, pontos fortes e fracos, e fazer o impossível, juntar todas as estratégias em uma só e criar o Deck supremo. Mas, será que é possível? Nada é impossível para quem acredita! Então, sigam-me os bons!


Knightmare

File:WorldLegacyNightmare-CA.png

Supondo que você tenha um pão e uma manteiga em mãos, o que falta? A faca! Sim, é usando essa comparação esdruxula que vamos falar sobre o principal mecanismo de Invocação de Links do jogo, os Knightmares. Esse Arquétipo surgiu na coleção Flames of Destruction e se destaca por ser super genérico, e é sem dúvidas a principal toolbox da era VRAINS, mas como também possuem vantagens em estarem co-linkados, você pode se livrar de problemas sem perder recursos da mão. Apesar de termos alguns monstros de Main Deck como Knightmare Corruptor Iblee e Knightmare Ircanation Idlee, a versão pura do Deck nunca foi jogada, pois o mesmo ainda não possui um núcleo de monstros que possam facilitar a presença de campo e prosseguir com o nosso spam.

Crusadia

Resultado de imagem para Crusade Palladion Artwork

Com o maior impacto no meta como estratégia autônoma, Crusadia é o principal Arquétipo de OTK de todo o Legado Mundial. Apenas dois monstros Crusadia são o suficiente para iniciar uma cadeia sem fim, construindo um conjunto de Invocações-Link que levam um para o outro, e para o outro, e para o outro, enquanto buscam as peças e reúnem as outras peças necessárias para terminar tudo num único turno. Devido ao fato de Crusadia Magius ter sua seta apontando para baixo é muito significativo, e possui uma pequena sinergia com os monstros Knightmare, já que os monstros que precisam ser co-linkados possuem uma seta para cima. Outro fato importante, é que os monstros Crusadia necessitam que outros monstros sejam Invocados nas zonas em que eles apontam, o que se tornará essencial e relevante depois.

Krawler


O próximo Arquétipo da nossa lista são os Krawler, ou carinhosamente conhecidos como "O Deck que não consegue jogar". Podem ser considerados como uma mistura dos dois Arquétipos anteriormente citados, já que possuem uma mecânica de OTK, mas precisam estar linkados uns aos outros para criar as condições necessárias para isso. Apesar de cada um dos monstros de Main Deck terem a capacidade de Invocar outros dois quando deixam o campo devido a um efeito de carta do oponente, sozinhos eles não conseguem fornecer recursos suficientes para criar esses campos com consistência. Mas apesar de não terem combos em si tão simplificados, eles são capazes de dar suportes a muitos outros Arquétipos do Legado Mundial, como é o caso da Crusadia Krawler, uma Trap Monster que apoia todo o Arquétipo Legado Mundial em si, podendo buscar cartas quando Invocada em uma Zona para a qual um Link aponta.


World Chalice


O Arquétipo original do Legado Mundial, e que deu início a toda a história. Um Arquétipo baseado em Monstros Normais, que partiram em uma missão para obter o poder das lendárias relíquias do Legado Mundial. Como foi o primeiro Arquétipo original do jogo criado na era VRAINS e possuía o intuito de dar aos jogadores um primeiro contato com a Invocação-Link, difere um pouco dos outros Arquétipos anteriormente citados e não possuem nenhuma mecânica que necessite co-linkar ou Invocar múltiplos monstros de uma só vez. O Arquétipo também trouxe o primeiro cruzamento entre os Arquétipos, com a carta World Legacy - "World Chalice". O Deck também introduziu a primeira handtrap do Arquétipo, que leva o nome de World Chalice Guardragon, que protege um monstro Linkado de efeitos que dão alvo, mas por falar em Dragões...

Guardragon

Resultado de imagem para Guardragon png

E continuando nossa turnê dos Decks do Legado Mundial, estão os Guardragon, o Deck de combo do Arquétipo e de longe o que faz o melhor uso das cartas de suporte até então existentes. Com a habilidade de Invocar qualquer monstro Dragão da mão, Main Deck, Cemitério, Zona de Banidas ou do Extra Deck esse Deck possui uma mecânica oposta de todos os outros temas do Arquétipo citados até então, já que você precisa de Links apontando para uma zona vazia em comum para ativar seus efeitos. Isso combina muito bem com a mecânica Crusadia, se usada de maneira correta. Mas Guardragon também funciona bem com os monstros do Arquétipo World Chalice, não só por possuir um monstro de ambos os Arquétipos, mas também por girarem em torno de Monstros Normais! A essa altura do campeonato, você já deve estar vendo conexões entre os Decks.

Mekk-Knight


Não corre ninguém! Temos o tema Psíquico se aproximando da briga. O Arquétipo Mekk-Knight nos apresenta monstros que se Invocam facilmente da mão se várias cartas estiverem em uma mesma coluna. Por exemplo, se você tiver um Crusadia Magius e uma Spell/Trap em sua coluna, você poderia Invocar qualquer um dos seus Mekk-Knights, ativando o efeito do seu Magius, podendo adicionar 1 carta Crusadia para à mão. O Deck Mekk-Knight também possui um alto poder de busca, já que possuem 3 monstros diferentes que possuem a habilidade de buscar outro monstro Mekk-Knight do Deck, sendo capaz de manter a enxurrada de monstros entrando e saindo do seu campo.

Orcust

Resultado de imagem para Orphegel Babel artwork

E finalmente chegamos ao nosso último Arquétipo do Legado Mundial antes de começarmos a discutir todos os Decks como um todo. E deixamos o melhor para o final, Orcust. Esses instrumentos musicais, Máquinas de TREVAS combinam efeitos extremamente simples, em uma cadeia interminável (bota interminável nisso) de eventos e de monstros que chegam em campo e são "transformados" em Monstros Link, e sendo banidos do Cemitério para continuar o ciclo vicioso. No entanto, você está restrito a Invocar somente monstros de TREVAS depois de ativar qualquer um desses efeitos, além disso os Monstros Link são restritos a retornar Máquinas banidas do Cemitério de volta ao Deck para ganhar ainda mais vantagem e controlar o duelo. Ativando a Magia de Campo Orcustrated Babel, o Arquétipo ainda sobe ainda mais de patamar, já que cada um dos seus efeitos se tornam Efeitos Rápidos. Porém, apesar de tudo esse Deck também possui uma carta de dois Arquétipos, Orcust Knightmare, e por esse motivo a Knightmare Mermaid se torna tão especial dentro do Deck.

O Legado Mundial!

File:WorldLegacyWorldChalice-CA.png

Então, estamos chegando ao final da nossa primeira parte. O que vimos até então? Cada um dos Decks do Legado Mundial possuem conceitos diferentes, mas procuram sempre transformar isso em uma forte presença de campo para ganhar uma posição de superioridade nos duelos e ganhar, cada um a sua maneira. Mas eu seria muito negligente em simplesmente falar desses temas no vácuo, se entre eles não houvesse uma forte ligação, dentro do próprio Arquétipo Legado Mundial como um todo. Muitas das cartas de suporte para seus respectivos Decks individuais, também fazem parte do Legado Mundial, apesar de pertencerem preferencialmente a um único Deck dentre todos aqui mencionados. Tomemos como exemplo a carta World Legacy's Mind Mel, uma Armadilha que apoia diretamente os Krawlers ou World Legacy's Heart, que apoia diretamente o Arquétipo World Chalice. Essa sinergia também segue a rota oposta, já que várias cartas de um Arquétipo específico, também dão suporte ao Legado Mundial. Exemplos disso são as cartas Orcustrated Return ou Crusadia Vanguard, que funcionam com monstros Orcust e Legado Mundial, ou Crusadia e Legado Mundial, respectivamente. Isso é o suficiente para criar uma sinergia inerente e que quase passa despercebida pelos jogadores entre todos os Decks quem compõem a história e o próprio Legado Mundial.


A "Criatividade" Mundial

Resultado de imagem para World Legacy World Lance artwork

Depois de chegarmos a esse ponto, você já deve estar se perguntando o motivo de tentar integrar tantos Arquétipos condensados em um só, quando combinações menores já provaram funcionar de forma eficiente. World Chalice Guardragon, Crusadia Guardragon, Crusadia Mekk-Knight, Orcust, Knightmare Toolbox... todas essas estratégias já tiveram a chance de brilhar no cenário competitivo desde o início da era Link. Mas, o que poucos sabem é que, combinando todos os temas que foram até então lançados no TCG, você pode aproveitar todos os pontos fortes de todos esses Arquétipos para criar uma variante que é a melhor soma de suas partes em todos os aspectos. Como cada um desses Arquétipos dependem muito dos seus próprios Links, cada Arquétipo, individualmente contribuem com extensores que podem manter as coisas funcionando. Ao contrário de um Deck Crusadia, que falha após perder sua Normal Summon inicial, ou um Deck Guardragon, que falha em começar um combo caso o Guardragon Elpy seja atingindo por alguma Handtrap, uma combinação de todos esses Arquétipos normalmente terá opções para continuar. Essa combinação também oferece muitas estratégias, e é um mix, que consegue oferecer interrupções, poder de OTK, controle de campo, Invocação-Especial, combos e muito mais, que executam a compilação perfeita das jogadas, em um Deck diversificado. Bom, depois de tanto falar é hora de mostrar um pouco dessa Decklist maluca que promete conquistar seu coração, além de explicar seus detalhes específicos que deixarão qualquer um de cabelo em pé...

Continua....

Fonte: YGOrganization

Comentários
0 Comentários

0 Comentários: