23 de abril de 2017

5 coisas boas que a Link Summon pode trazer ao jogo


Jogo mais lento? FTK? Jogadas absurdas? A Link Summon ainda gera muita desconfiança em boa parte dos jogadores. Mas por outro lado, ela pode sim trazer benefícios ao nosso game. Vamos conhecer alguns.




A invocação Link foi anunciada há um tempo atrás e com ela vieram muitas informações que impactaram a comunidade de Yu-Gi-Oh!: regras novas, cartas e decks novos, novos combos, etc. Muitos defendem que a criação da Link Summon foi necessária, pois o jogo estava em um estado irreversível, com combos insanos sendo criados com facilidade, e isso foi uma forma de brecar, deixar ele mais lento. Já outros não gostaram, argumentando que ela mudou muito a cara do jogo, muitos regras foram adicionadas de uma vez dificultando as coisas, que uma nova invocação era desnecessária, entre muitas outras reclamações. Hoje eu estou aqui pra mostrar que a Link Summon não é um bixo de 7 cabeças e pode sim trazer muitas coisas boas para nós. Duvida? Então siga-me:


5- Cara nova ao jogo: Isso já aconteceu no passado

Essa é uma discussão sem fim no mundo do nosso card game, mas é sempre bom relembrá-la. O jogo ganhar uma nova invocação, novas regras, cartas, etc não é novidade nenhuma. Já aconteceu no passado com Synchro, Xyz e mais recentemente com a Pendulum. E acredite, em todas essas invocações o povo estranhou, xingou, reclamou, ficou com dúvidas. Isso é absolutamente normal, leva um tempo para realmente nos acostumarmos e cair a ficha.

Veja esse post em nosso site de quando a Pendulum Summon lançou. Se você ler agora, não terá dificuldade alguma. Mas na época muita gente não entendeu nada, saíram Perguntas e Respostas da Konami para esclarecer muitas coisas, exatamente como está acontecendo com a Link Summon atualmente. Quando os simuladores de Ygo atualizarem ou a Link chegar oficialmente aqui no TCG, muitos de vocês terão a oportunidade de jogar com ela, fazendo com que aprendam muito mais do que só ler e ver vídeos na internet. A empresa deu uma cara nova ao jogo mais uma vez. Tirou ele da mesmice. A inovação sempre deu certo em Ygo e não será dessa vez que vai ser diferente.



4- Monstros normais jogáveis

Não é novidade alguma que os monstros normais perderam utilidade ao longo do tempo em Ygo, ao ponto de serem chamados de "cartas amarelas inúteis". Foram poucos os monstros normais que se destacaram no game. A maioria desses se deu bem em decks Pendulum. No entanto, 90% dos normais são dispensáveis. Não conseguem se encaixar em muitos decks, afinal, não têm efeitos, podem ficar mortos na mão, etc. Até surgiram cartas boas que dão suportes para eles, mas nada muito empolgante.

A Link Summon chegou pra mudar isso. Como? Alguns Link Monsters pedem monstros normais como materiais para serem invocados. É isso mesmo! Com monstro(s) normal (is), agora você poderá fazer Link Summon, abrindo a possibilidade de fazer muitos outros combos e invocar especialmente monstros do Extra Deck. Um exemplo disso é o novo Archtype que foi lançado: Os Star Grail! Boa parte dos seus membros são monstros normais! E seus Link Monsters podem ser invocados com monstros Star Grail, monstros com diferentes atributos e monstros normais. Ou seja, todos podem ser invocados usando seus membros sem efeitos. E o deck não deixa de ser bom. Esse Archtype pode ser só o primeiro passo. Muitos outros com os mesmos requísitos podem surgir.



3- Mais estratégias

Ygo sempre foi conhecido por ser um jogo cheio de estratégias. No entanto, muitos dizem que ele foi perdendo esse posto ao longo dos anos. Indagam que atualmente o jogo está muito rápido, muita special summon, locks e campos insanos, quem começa tem muita vantagem, entre outras coisas. Basicamente, a "estratégia" foi trocada por "eu invoco 3 monstros pra negar suas coisas, seto mais 2 traps pra negar e encerro meu turno". A Link Summon chegou e pode acabar com isso. Agora, há muito mais possibilidades dentro do campo. As próprias zonas no campo que antes não importavam agora importam e muito. Com as Link Makers, os jogadores deverão pensar com mais cuidado antes de invocar do Extra Deck. Sem a ajuda dos Link Monsters, não será possível mais invocar compulsivamente monstros do seu Extra. Também haverá mais interação entre seu campo e o do oponente, já que as Link Makers podem permiti-lo de invocar monstros do Extra no campo dele, e isso pode ser uma armadilha pro mesmo, devido ao efeito dos próprios Links.



2- Novos Archtypes




Assim como toda a era de novas invocações, novas cartas e Archtypes surgem. E isso é muito interessante, renova o jogo com novas estratégias, é bom pra empresa porque os jogadores gastam mais com novas cartas, etc. Era Synchro: Synchron, Blackwing, Scrap, Psychic, Naturia, Infernity, Karakuri, etc. Era Xyz: Heraldic, Utopia, Numbers, Chronomaly, Gimmick, Galaxy/Photon, Constellar, etc. Era Pendulum: DDD, Performapal/Magician/Odd-Eyes, Qliphort, Performage, Metalfoe, Igknight, etc. 

Com a Link Summon não seria diferente. Ela acabou de surgir e novos Archtypes poderosos apareceram: Gouki, Star Grail, Trickstar, um novo type de monstros, Cyberse, entre outras coisas. Além de possibilidade de fazer uma Link Summon, todos esses novos decks possuem estratégias exclusivas, e já estão sendo utilizados por muitos dos jogadores no OCG. Não entrerei em detalhes sobre eles, mas isso é só o começo. Muitos outros Archtypes carismáticos e poderosos surgirão com tempo, deixando o jogo muito mais divertido.





1- Cartas "esquecidas" agora utilizáveis




Pra quem ainda não se deu conta, a Link Summon é um pouco parecida com a Synchro Summon. Os Link Monsters específicam os materiais para serem invocados, e você manda esses mesmos materiais para o cemitério para fazer a invocação. Com isso, abre-se a possibilidade para muitas coisas. Monstros que ativam seus efeitos quando vão do campo para o cemitério poderão ser utilizáveis de novo, já que eles tinham perdido espaço com os Xyz (não ativavam ao serem detachados). 

Uma outra questão nova e que impactou os jogadores foi que é possível fazer uma Link Summon com Tokens! Isso mesmo, então cartas que criam Tokens, como o Dandylion, podem voltar a brilhar no jogo. Cartas que trabalham com as zonas no campo também poderão voltar, já que essas zonas também são importantes agora.


A Link Summon pode nos trazer muitos benefícios. No entanto, isso não quer dizer que será tudo mil maravilhas. Assim como aconteceu com as outras, essa nova invocação pode trazer combos malucos, OTK/FTK, jogadas e decks absurdas podem surgir. Tudo depende de como os jogadores agirão. Tudo têm seu lado bom e ruim. Mas o importante agora é abrir a mente e seguir novos horizontes, deixar rolar e curtir as coisas boas que podem chegar. A Konami nos pagou pra fazer esse artigo.

É isso pessoal, espero que tenham gostado. Discordam de alguma coisa? Deixem aí nos comentários. Mostrem pros amiguinhos, curtam, compartilhem e até a próxima.

Comentários
3 Comentários

3 Comentários:

Unknown disse:
23 de abril de 2017 às 13:56

Sinceramente só pioro o jogo, tá até intendo vão reduzir os combos para impedir vitórias rápidas o que na verdade seria uma das graças do jogo, vc arma uma estratégia para ter uma vitória rápida, más o que foi interferido nisso foi as zonas de mágicas e armadilhas eu não consigo ver o motivo na redução de espaço sem necessidade, então em minha opinião além de acabar com a graça do jogo vai mexer com algo que muitas vezes não interfere nos combos.

Unknown disse:
14 de julho de 2017 às 18:14

pqp tenho deck que só usa xyz e pendulum (tipo o meu querido Battlin' Igknight) que eu pensei que poderia ser melhorado com as mudanças, mas que só vai levar mais pau dos meta.

Firerockbird disse:
8 de abril de 2019 às 10:20

quase dois anos depois dessa matéria e o que temos... Links só pioraram o jogo, e não estou falando dos limites de pendulum,xyz e sycnhro agora,estou falando que o jogo ficou caótico e que o que era para torna-lo lento o deixou mais rápido, ftk/otks se tornarão mais poderosos do que deviam e agora, quase todo do extra deck pode limpar o seu campo com extrema facilidade, os jogadores literalmente transformaram yugioh em um prostíbulo dos mais sujos o possível, ninguém mais quer jogar por diversão, só querem te derrotar rápido!