19 de fevereiro de 2017

Relembrando um Deck Supremo: Tele-Dad!


Um deck que foi considerado um dos melhores da história de Yu-Gi-Oh! Se você não viu, hora de conhecer!

O ano: 2008. Uma data inesquecível para quem estava no meta game. Até mesmo os que jogavam casualmente com os amigos puderam sentir os impactos. O deck nomeado como Tele-DAD reinou como deck soberano. Vencendo a maioria dos torneios que participava, o deck ficou conhecido como sendo Tier 0, o que significa que ele não era apenas forte, era quase imbatível na sua época! A Konami não teve outro jeito senão criar uma Banlist de emergência para dar um fim de vez ao deck. Vamos conhecer mais sobre essa magnifica história hoje no Nexus.

Era Dark: O começo!

No ano de 2008, o meta game estava sendo dominado por decks como Six Samurai, Zombies, Monarchs e variantes, etc. Isso tudo mudaria com o lançamento do booster Phantom Darkness. Ele mudou o rumo do game. Nele, foram lançados os principais monstros DARK da época: Dark Armed Dragon, Dai Grepher, The Creator, etc. Além de monstros DARK, outras cartas boas também vinham nesse booster: Super Polymerization, Lonefire Blossom, os Gladiator Beast e Cyber Valley, etc. Para vocês terem uma idéia, um Dark Armed Dragon custava em torno de R$500,00, e era muito raro tirá-lo pelo booster. Com todas essas cartas nas mãos dos jogadores, era hora de testá-las, e nada melhor que fazer isso com um grande campeonato: O Shonen Jump Championship!

O resultado do campeonato? Foi vencido por um deck usando a base de monstros Dark do Phantom Darkness. Aconteceria o mesmo com os dois próximos Shonen Jump Championship que foram realizados.


Essa foi a premiação que o vencedor da Shonen Jump, Lazaro Bellido, recebeu, com seu deck Dad Return. São cartas comuns? Cartas fracas? Engana-se. Os preços dessas cartas na época eram:

- Gold Sarcophagus (ULTRA RARE): R$1.315,00
- Crush Card Vírus (ULTRA RARE): R$2.278,00
- Shrink (ULTRA RARE): R$612,00
- Des Voltsgalph (ULTRA RARE): R$612,00
- Cyber Steins (ULTRA RARE): R$612,00

Essas cartas aí só existiam nessa raridade na época, e só eram entregues como premiações nos Shonen Jump Championship, fora que existiam poucas cópias dessas belezinhas no mundo.


A versão DARK desses decks que utilizavam o Dark Armed Dragon começaram a se destacar nos campeonatos. Na época, não existia Synchro, Xyz, e nem limite de cartas no Extra Deck, fazendo com que os jogadores o ignorassem por completo. Muitos enchiam o Extra com mais de 40 fusões só para exibirem suas coleções. Vê se pode? O deck também era muito dinâmico. Allure of Darkness e Destiny Draw eram ativadas em sequência: A primeira controlava a zona de cartas banidas para que a Dimension Fusion ou a Return from the Different Dimension pudessem ser ativadas, dando um OTK tenebroso no oponente. A segunda servia para controlar o cemitério para que a invocação de 3 Dark Armed Dragon pudesse ser feita sem erro. Três desses bixos no campo eram assustadores.


O corte: Banlist de emergência!
As coisas muito fortes não tendem a durar por muito tempo, e foi o que aconteceu com o deck. A empresa responsável pelo jogo na época, a UDE, resolveu cortar o mal pela raíz antes que ele se propagasse ainda mais. E assim surgiu a lista de emergência! A Return from the Different Dimension ficou LIMITADA. A Dimension Fusion foi BANIDA, e a Allure of Darkness ficou SEMI-LIMITADA.

Com apenas 1 cópia da Return from the Different Dimension e a Dimension Fusion banida, o deck não conseguia trazer os monstros banidos com a mesma agilidade e eficiência de antes. No entanto, as duas cópias da Allure of Darkness eram o suficiente para deixar o deck ainda reinando sobre o meta game. A UDE viria a perceber isso mais tarde.

Banlist de 2008: O deck DAD Return ainda estava fazendo estragos nos campeonatos. O jogador Jason Halloway venceu em Nashville com uma build utilizando os monstros Light and Dakness Dragon e Destiny Hero - Disk Commander. Além disso, como foi lançado na Gold Series em Abril de 2008, a Trap Crush Card Vírus reforçou o deck.
Mesmo os próximos 5 Shonen Jump Championship sendo vencidos pelos Gladitor Beast, o Dark Armed Dragon não espacou do seu terrível destino, e na Banlist de setembro foi SEMI-LIMITADO. E mais: Destiny Hero - Disk Commander e Premature Burial foram BANIDOS!


O ínicio da era Synchro!

Foi em setembro de 2008, o booster divisor de águas: The Duelist Genesis! Monstros tuner e Monstros Synchros chegaram ao jogo, causando a estranheza em muitos jogadores (semelhante ao que está ocorrendo atualmente com a Link Summon). Muitos disseram que ninguém iria utilizar essas novas cartas. Enganaram-se. Esse foi o passo inicial para que que o deck DARK evoluísse mais ainda.

No final do mês de setembro, Adam Corn venceu o Shonen Jump Championship Tulsa. Seu deck? A base ainda era a mesma da Dad Return, mas agora com outro foco: Fazer Synchro Summon! Usava-se o tuner Krebons trazido pela Spell Quick Emergency Teleport para se fazer as Synchros, enquanto o cemitério era controlado para a invocação do Dark Armed Dragon. Agora conhecido como Tele-DAD, o deck acabou caindo na graça dos jogadores, vencendo os próximos OITO Shonen Jump seguidos. Recebendo mais cartas, como a Black Rose Dragon e o Plaguespreader Zombie, teve sua força elevada ainda mais. O meta game ficou numa disputa entre LIGHTxDARK, pois os Lightsworn também entraram no meio da briga. A esmagadora parte dos campeonatos eram decididos entre Tele-Dad vs Lightsworn, onde Tele-Dad levava a melhor na maioria das vezes.


O fim!
Na banlist de março de 2009, o deck teve praticamente o seu fim decretado. Muitas cartas essenciais foram limitadas, como o Dark Armed DragonPlaguespreader Zombie, Emergency Teleport, etc. Algumas outras cartas como o Malicious foram semi-limitadas. Sua força e Draw Power foram reduzidos drasticamente.

Mesmo assim, Jeff Jones, um jogador bastante conhecido, conseguiu vencer o Shonen Jump Anaheim com um deck Tele-Dad enfraquecido, usando a Skill Drain de Main Deck. Crush Card Vírus o ajudou muito nessa caminhada. Essa foi a última aparição do Tele-Dad no meta game... 


Tele-Dad foi um decks metas que dominaram o meta game por completo, mostrando que isso sempre foi presente em Yu-Gi-Oh!, e não ocorre só nos dias de hoje como muitos pensam. Um deck que foi amado e odiado por muitos jogadores, e que assim como qualquer outro que é absurdo no jogo, teve seu fim pelas banlists.

É isso pessoal, espero que tenham gostado. Não deixem de comentar, isso é importante. Compartilhem e mostrem pros amigos que não sabem, e até a próxima!

NotaMuitos de vocês já devem ter visto matéria parecida em outro blog. Informo que na época eu ajudei a construir o mesmo artigo, e como no Nexus não havia, resolvi trazer pra cá também. Para mais dúvidas, deixem aí nos comentários que eu respondo. Abraços!

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