20 de novembro de 2016

Carta da Semana #161: Ultimaya Tzolkin


Venham! Meus Poderosos Dragões!!


UltimayaTzolkin-CORE-NA-SR-LE
Ultimaya Tzolkin
Level 0
Dragon/Synchro/Effect/DARK

(This card's original Level is always treated as 12.)
Cannot be Synchro Summoned. Must be Special Summoned (from your Extra Deck) by sending 2 Level 5 or higher monsters you control with the same Level to the Graveyard (1 Tuner and 1 non-Tuner), and cannot be Special Summoned by other ways. Once per turn, when a Spell/Trap Card(s) is Set on your side of the field (except during the Damage Step): You can Special Summon 1 "Power Tool" Synchro Monster or 1 Level 7 or 8 Dragon-Type Synchro Monster from your Extra Deck. Cannot be targeted for attacks or by card effects, while you control another Synchro Monster.

Ultimaya Tzolkin não é uma carta muito antiga. Foi lançada no ano de 2015 como uma promo da Weekly Shonen Jump de Abril e só passou a ser menos restrita quando veio como uma promo da Clash of Rebellions: Super Edition. Este Dragão é um counterpart do Crimson Dragon no Mangá do Yu-Gi-Oh! 5D's.

Quando Ultimaya Tzolkin foi lançado, ele abriu uma nova possibilidade para Decks Synchros e também não Synchros. Muitos Decks como Metalfoes, Kozmo ou Hieratic, que não são de temática Synchro se aproveitam do efeito dessa carta, e também do fácil modo de se Invocar. Hoje, ele ganhou um novo camarada, que o ajuda a trazê-lo de forma bem mais rápida, Blackwing - Gofu the Vague Shadow. Com ele sendo usado em meia dúzia de Decks atualmente, é bem fácil trazê-lo. Se você não tem monstros no campo, pode trazê-lo para o seu campo, depois é só colocar um não-Tuner de Nível 5 no campo, o que não é dificíl graças as Invocações-Pêndulo ou efeitos como o do Galaxy Soldier por exemplo, e pronto, os requisitos estão prontos, agora é só ser feliz. 

O interessante é que, esse monstro pode facilmente trazer dragões que ficariam inviáveis em muitos Decks. Só pra se ter ideía, o Ultimaya Tzolkin por trazer cartas como Crystal Wing Synchro Dragon, Void Ogre Dragon, Beelze of the Diabolic Dragons ou qualquer outro monstro do Tipo Dragão Sincro de Nível 8 que não tenham restrição de Invocação. Ou seja, você pode transformar um Deck fraco e que nem sonharia com Sincros, em um Deck extremamente forte, com poderosos dragões.

Um outro fator interessante do Ultimaya é que ele pode trabalhar durante ambos os turnos, mesmo que o seu efeito não deixe isso escrito de forma clara. Pra quem é mais velho no jogo e conhece as regras sabe que um efeito só pode ser ativado durante o turno de ambos os jogadores com duas condições: que ele seja especificado, ou que tenha uma condição. No caso do Ultimaya Tzolkin, ele tem uma condição que precisa ser cumprida, mas que quando feita, pode acarretar em efeitos em ambos os turnos, imediatamente após a condição ser cumprida. Uma coisa interessante que se pode tirar disso é a capacidade de trazer os mais poderosos Synchros no turno do oponente, usando cartas como Scrap-Iron Scarecrow por exemplo, que nega um ataque, mas depois é setada de volta no campo, fazendo com que o efeito do Ultimaya Tzolkin seja triggered, fazendo com que, seus Dragões surjam.

Com isso, muitas coisas podem acarretar-se. Você nega o ataque e traz um Black Rose Dragon que mesmo sem poder ativar os seu principal efeito, ainda assim foi Invocado no turno do oponente. Ou traz um Black Rose Moonlight Dragon e retornar um monstro no campo para a mão dele, podendo negar assim até mesmo algum outro ataque desse monstro que foi retornado. Invocar um Crystal Wing Synchro Dragon ou um Clear Wing Synchro Dragon também são opções, e de quebra, ainda negar efeitos de monstros, interessante não?

Outro fator é o quesito proteção. O Ultimaya pode ser considerado o Synchro Supremo, realmente a Incarnação do Dragão Carmesim. Além de ser possível trazer quantos dragões você desejar, e quais você desejar, ele ainda se protege de forma incrível. Enquanto você tiver um outro Synchro no campo, seu oponente não pode dar alvo de efeitos ou nem mesmo atacar o Ultimaya Tzolkin, sem contar o fato de que algumas Trap Cards não funcionam contra o Ultimaya Tzolkin, como a Bottomless Trap Hole que só atinge monstros com 1500 ou mais de ATK, que não é o caso do nosso queridinho aqui. Claro que outras tantas cartas ainda funcionam, mas uma ou duas a menos, pode fazer muita diferença. Imagine só a dificuldade de tirar isso do campo, quando já se tem uma estabilidade em jogo, com vários Dragões e combos prontos, e cartas preparadas para tudo no Backrow, algo digno de mestre.

Por último, mas não menos importante, eu vou deixar uma Decklist aqui, que achei no Reddit, com algumas alterações minhas, mas que não mudam à essência do Deck, sintam-se livres para testá-la. Fiquem Bem, até a próxima.
Main DeckExtra/Side Deck
Monsters [23]

[3] Quickdraw Synchron
[3] Galaxy Soldier
[3] Cyber Dragon
[3] Hieratic Dragon of Eset
[3] The Agent of Entropy - Uranus
[2] The Agent of Mystery - Earth
[2] Zeradias, Herald of Heaven
[2] Ghost Ogre & Snow Rabbit
[2] Maxx "C"

Spells [11]

[3] The Sanctuary in the Sky
[3] Tuning
[2] Twin Twisters
[1] Terraforming
[1] Raigeki
[1] Upstart Goblin

Traps [6]

[3] Scrap-Iron Scarecrow
[2] Solemn Strike
[1] Bottomless Trap Hole
Extra Deck [15]

[1] Leo, the Keeper of the Sacred Tree
[2] Crystal Wing Synchro Dragon
[1] Stardust Dragon
[1] Red Dragon Archfiend
[1] Void Ogre Dragon
[1] Beelze of the Diabolic Dragons
[1] Clear Wing Synchro Dragon
[1] Black Rose Dragon
[1] Black Rose Moonlight Dragon
[1] Ancient Fairy Dragon
[1] Ultimaya Tzolkin
[1] Cyber Dragon Nova
[1] Cyber Dragon Infinity
[1] Gaia Dragon, the Thunder Charger

Autor Original: TheMuffinsPie
Adaptação: Danielblack

Comentários
3 Comentários

3 Comentários:

Matt disse:
21 de novembro de 2016 às 13:09

Qual a lógica de ter um post do ultimaya e n ter o ultimaya no deck KKKKKJ

Danielblack disse:
21 de novembro de 2016 às 18:58

@Danielblack desculpe. Perdi a mão dessa vez, vou colocá-lo, Sorry.

Unknown disse:
21 de novembro de 2016 às 21:26

Antes do Gofu surgir, ele era raramente usado, mas agora quase tudo roda ele.