3 de julho de 2016

Yu-Gi-Oh! alternativo - Heroclix



Vamos conhecer um dos diversos jogos inspirados pelo clássico mangá de Takahashi.
Dentre cartas, dados e cápsulas, agora é a vez das miniaturas.


Neste texto nós apresentamos uma forma alternativa de se jogar com as cartas (vale uma conferida). Agora vamos mostrar uma forma completamente diferente de se divertir com os monstros do universo de Yu-Gi-Oh!

Muitos já devem conhecer jogos como Dungeon Dice Monsters e Yu-Gi-Oh! BAM. O primeiro é tanto um jogo de Game Boy Advance, como um jogo físico com dados e miniaturas, enquanto o segundo é um jogo de Facebook com cartas simplificadas de monstros e mágicas dos primóridos de Yu-Gi-Oh! 

Hoje lhes apresento mais um desses "spin-offs" da série: Yu-Gi-Oh! Heroclix.


Conhecendo o jogo
Heroclix é um jogo de estratégia com miniaturas que foi lançado em 2002 pela empresa WizKids e continua muito popular até hoje. Suas coleções incluem marcas e franquias muito famosas como Marvel, DC, Street Fighter, Senhor dos Anéis, Star Trek, dentre outros. 

Em 2013 foi lançada a coleção Yu-Gi-Oh!, com três séries baseadas nos monstros da saga Duel Monsters do anime, provavelmente para apelar aos jogadores mais velhos, pois o jogo possui regras muito complexas para crianças. Na verdade elas são tão complexas que seria necessário uma série de posts para explicá-las com detalhes, mas vamos rentar resumir.


As regras


Se joga Heroclix em um tabuleiro especifico que normalmente acompanha os kits inicais, nele existem detalhes como diferença de altura (montanhas, planícies, castelos) e objetos que podem dificultar/bloquear a movimentação ou ataques (árvores, rochas). 

Cada jogador monta a sua equipe dentro das regras pré-estabelecidas e os posiciona nas áreas iniciais do tabuleiro. Cada personagem tem na sua base um disco de plástico (preto na imagem) que indica coisas como raridade, alcance, nome do personagem, dentre outros detalhes que variam de figura pra figura. 

A parte de baixo da base é giratória e permite modificar o disco interno (branco na imagem) que demonstra os diferentes valores de ataque, movimentação, defesa e dano do personagem. Estes valores aparecem na janelinha (aquele trapézio desenhado entre os simbolos, no disco preto), quando o monstro é atingido se rotaciona a base um número de "cliques" igual ao valor do dano recebido. Caso apareça KO na janelinha, o personagem é derrotado.

Cada número do disco branco pode apresentar uma cor de fundo, essa cor equivale a uma das habilidades escritas na carta que acompanha o personagem (frente e verso na imagem). Os efeitos dessas habilidades ficam num Cartão de Habilidades que acompanha os kits iniciais ou pode ser baixado no site oficial.

Cada jogador tem um número limitado de ações por turno (varia conforme a regra). Pode-se mover quadrados no tabuleiro OU realizar um ataque em cada uma dessas ações. Os personagens que realizaram uma ação recebem um marcador, no turno seguinte caso realizem outra ação eles recebem um segundo marcador, levam um ponto de dano e não podem realizar uma ação no turno seguinte. Isto é chamado de Exaustão do Personagem. Se não realizarem ação nenhuma o marcador é removido ao fim do turno. É uma forma de controlar o ritmo da partida e fazer o jogador pensar com calma em cada ação realizada, se vale a pena exaurir o personagem ou se deve avançar com cautela.

Os combates se dão com o rolar de dados e a comparação entre o valor de ataque + resultado da rolagem VS o valor de defesa do monstro adversário. Dentre diversos outros efeitos que podem ser aplicados.

Os turnos se alternam entre os jogadores (2 ou mais) com suas movimentações/ataques e vence aquele que atingir o objetivo primeiro. Este objetivo pode ser o nocaute de um número pré-determinado de personagens ou a soma de uma pontuação específica com os valores dos monstros, dentre muitos outros. Ao mesmo tempo que é bem complexo o jogo também é muito flexível, permitindo muitas regras alternativas e condições de vitória diferentes.


Os produtos

Como se pode ver o jogo é extremamente hardcore, apela a um público bem específico, mas também é um prato cheio para colecionadores ou mesmo aquele duelista que adoraria ter uma miniatura oficial do seu monstro old school favorito.


Pra começar o ideal é o Starter Set, que inclui figuras do Dark Magician, Blue-Eyes White Dragon, Breaker the Magical Warrior, Hitotsume Giant, Feral Imp e Des Feral Imp.


As demais figuras são vendidas em boosters contendo uma miniatura aleatória com seu respectivo card de habilidades. Os pacotes da Série 1 são relativamente fáceis de se encontrar no Brasil, enquanto os da Série 2 são um pouco mais incomuns e infelizmente não conheço nenhum lugar que venda os da Série 3.

Neste link da Wikia vocês podem conferir os monstros que compõem cada coleção.


E aí o que acharam dessa forma diferente de se jogar e colecionar Yu-Gi-Oh!?
Já jogaram ou conhecem quem jogou?
Participem nos comentários!

Comentários
0 Comentários

0 Comentários: