Aqui
quem vos fala é o #YuYui (Gabriel Ulbrich), um dos cdc’s da página
da Nexus.
Decidi
aproveitar o hype do The
Dark
Side of Dimensions
para comentar a respeito de um dos decks mais interessantes e
divertidos que venho jogando ultimamente: os Cubic.
Cubic
é o arquétipo utilizado por Aigami
(principal antagonista) no novo filme, e que teve seu lançamento no
card game através do The
Dark
Side of Dimensions – Movie Pack e
V-Jump, no caso do Duja.
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Aigami
e Indiora Death Bolt, the Cubic High Emperor
Origem dos nomes e conceitos
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No
o OCG o arquétipo é denominado
Houkai (方界),
cujos caracteres
são a junção do segundo e quarto caractere do mundo
das dez direções
(十方世界).
Como
dito anteriormente, o nome do arquétipo faz alusão ao
mundo
das dez direções
(十方世界),
também relacionado com os
Aṣṭa-dikpāla (divindades/guardiões
do hinduísmo que governam as oito direções). Comumente esse
número é aumentado para 10 quando são adicionadas duas outras
divindades para nas direções de nadir e zênite. Quando isso
acontece elas são conhecidas como Daśa-dikpāla.
Para
quem tiver curiosidade, podem ser encontradas mais informações e
detalhes sobre os Asta-dikpāla
nesse artigo: http://goo.gl/ldSIEL
No
TCG o arquétipo é denominado Cubic.
Isso provavelmente se dá devido ao fato de que o kanji “方”
presente
no mundo
das dez direções
(十方世界)
e em Houkai
(方界),
pode também ser utilizado para formar a palavra “cúbico” (立方).
Isso também faz alusão ao cubo que Aigami
vive sendo visto manipulando e os diversos cubos presentes na arte de
algumas cartas (como na Cubic
Karma,
por exemplo).
Os
monstros do arquétipo fazem referência a divindades presentes
no hinduísmo.
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Fonte
do gráfico: Yu-Gi-Oh! wikia
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Conhecendo
as principais cartas
Cubic
Karma
Spell
- Continuous
Basicamente
o seu search power do deck. Essa carta estando no graveyard irá te
ajudar a ganhar várias partidas por conta do possível search ao
Crimson
Nova ou
qualquer
Cubic monster.
Pode ser enviada facilmente ao seu gravyeard da mão através de
cartas com poder de descarte ou do deck pelo efeito do Duja.
Em
campo auxilia um de seus monstros a se tornar mais poderoso, assim,
facilitando um possível
OTK.
Cubic
Pulse
Spell
Card
Target 1
"Cubic" monster you control and
1 face-up monster
your opponent controls; the first target's ATK becomes
double its current ATK, then the second target's ATK becomes half its
current ATK. You can banish this
card and any number of "Cubic" monsters from yourGraveyard,
then target face-up monsters your opponent controls equal to the
number of "Cubic" monsters banished
to activate this effect;
place 1 Cubic
Counter on
each of those monsters. Monsters with Cubic Counters cannot attack,
also their effects are negated.
Essa
é uma carta que se mostra ser muito importante para realizar um OTK
certeiro. Quando utilizada no Crimson
Nova,
por exemplo, você poderá causar danos enormes em seu oponente e
ganhar a partida no mesmo turno. Além disso, seu efeito de graveyard
também é muito bom. Com ele, você conseguirá “stunnar” os
monstros de seu oponente, assim, os deixando incapacitados para o
próximo turno (caso você não consiga derrotá-lo nesse turno) ou
passar por cima de monstros com efeitos contínuos.
Cubic
Unification
Trap
card
Estando
no graveyard, essa é a carta que irá expandir seus combos ou criará
uma forte defesa se utilizada no turno de seu oponente. Em campo,
embora seu efeito não seja tão útil assim comparado ao segundo,
ela o auxiliará a realizar a fusion summon do temível Crimson
Nova Trinity, the Darkside Cubic Deity,
carta com poder de facilmente finalizar o jogo.
Duja,
The Meteoricubic Vessel
Light
– Level 4- Machine-Type/Effect Monster
ATK
1600/DEF 1600
Basicamente
o principal monstro do arquétipo. Será ele quem, na maioria das
vezes, iniciará os combos e o permitirá prossegui-los através da
sua forte interação com a Unification
e Karma
(e
também a
Pulse,
no caso de travar os monstros do adversário). Esse será o monstro
que você torcerá para sacar em todas as suas mãos iniciais.
Crimson
Nova, The Dark Cubic Deity
Level
10 – DARK – Fiend/Effect Monster
ATK
3000/DEF 0
O
Crimson
Nova
é o boss do arquétipo. Em grande maioria das vezes – praticamente
todas – será ele quem ganhará as partidas para você, e isso
através do enorme dano que você poderá causar por batalha e por
seu efeito de dano durante a End Phase. Seu método de invocação
também é razoavelmente fácil comparado ao poder que a carta
proprociona – reunir três diferentes Cubic
cards não é tão difícil assim, acredite. Além disso, seu efeito
de ser unaffected por mosntros com o ATK original de 3000 ou menos se
torna extremamente útil para não perdê-lo para cartas como Castel,
Dire
Wolf...
Geira
Guile, The Cubic Emperor
Level
2 – WIND –Fairy/Effect Monster
ATK
0/DEF 0
Dos Cubic que
necessitam ser invocados através do envio de monstros para o
graveyard, para mim esse é o melhor.
E
isso se dá devido ao fato de ele necessitar enviar apenas de 1 (um)
monstro. O mesmo também pode ser facilmente utilizado para combar
com a Unification.
Por
exemplo:
Realize
a normal Summon do Duja
e
use seu efeito para mandar a
Unification para
o graveyard.
Logo
em seguida envie o
Duja para
graveyard, assim invocando o
Guile para
causar 800 de dano no oponente. Utilize o efeito da Unification
para invocar outra cópia do Duja,
que enviará a Karma
ou outra cópia da Unification
para o graveyard.
Seu
efeito de dano às vezes se mostra ser bastante relevante para
alcaçar o caminho da vitória. Por exemplo:
Você
realizou a normal Summon do Duja
para mandar a Karma
ao graveyard
e buscar alguma coisa. Logo em seguida você invoca o Crimson
Nova
e utiliza os dois para atacar o oponente e tentar realizar um OTK. No
fim da Battle Phase, você percebe que seu oponente ficou com 3500LP,
por exemplo, e mesmo com o efeito de dano do Crimson
Nova (3k)
na End Phase você não irá matá-lo, abrindo assim uma chance para
ele revidar no próximo turno. É nesse momento que o Guile
entra retirando o Duja
do campo para causar 800 de dano no oponente e o deixar com o LP 3000
ou inferior, assim ficando na margem de vitória através do Crimson
Nova.
Pode parecer besta, mas isso ocorre com bastante freqüência.
Outras cartas
Vijam,
the Cubic Spawn
Level
1 – DARK – Fiend/Effect Monster
ATK
0/DEF 0
Essa
é uma das cartas que você não gostaria de rodar, mas necessita.
Isso se dá devido ao fato de ele ser um Cubic
que pode ser normal summoned – acredite isso faz muita diferença –
e de ser necessário para a ativação de algumas cartas (como, por
exemplo, o efeito de campo da Karma).
Seu efeito embora seja um completamente lento, pode vir a ser útil
em algumas partidas. Além disso, assim como outros Cubic
monsters que você é obrigado a rodar, ele conta como “nome
diferente”, e isso auxilia muito na summon do Crimson
Nova.
O
arquétipo também apresenta monstros que necessitam do envio de x
número Cubic
monsters que você controla ao cemitério para serem invocados. Eles
são:
Buster Ghandair e Indiora
Death Bolt
Normalmente
eu coloco em duas categorias os monstros do arquétipo que necessitam
de tributos para serem invocados: Os de Dano e os de OTK.
Acima
estão duas cartas que necessitam do envio de 3 monstros Cubic
para serem invocados especialmente. Quando isso ocorre, ambos ganham
ATK (Indiora
fica com 2400 e o Ghandair
com 3000). A principal diferença entre as duas é que o Indiora
ao ser invocado causará 800 de dano no oponente, e o Ghandair
ao ser invocado poderá realizar 3 ataques durante a Battle Phase.
O Deck
Main Deck
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Extra/Side Deck
|
Monsters [21]:
[3] Vijam,
the Cubic Spawn
[3] Duja,
the Meteoricubic Vessel
[3] Crimson
Nova, the Dark Cubic Deity
[3] Geira
Guile, the Cubic Emperor
[3] Red Resonator
[2] Summoner Monk
[1] Indiora Death Bolt, the Cubic High Emeperor
[1] Vulcan Dragni, the Cubic Emperor
[1] Buster Ghandair, the Cubic High Beast
[1] Genex Ally Birdman
Spells [14]:
[3] Cubic Karma
[3] Cubic Pulse
[2] Twin Twister
[1] Monster Gate
[1] Reasoning
[1] Upstart Goblin
[1] Raigeki
[1] Hand Destruction ou Dark World Dealings
[1] Pot of Cupidity
Traps [5]:
[3] Cubic Unification
[2] Spiritual Swords of Revealing Light
|
Extra Deck [15]:
[2] Coral Dragon
[1] Leo, the Keeper of the Sacred Tree
[1] Crimson Nova Trinity, the Darkside Cubic Deity
[1] Black Rose Moonlight Dragon
[1] Black Rose Dragon
[1] Vulcan the Divine
[1] Tatsunoko
[1] Superheavy Samurai Swordmaster Musashi
[1] Daigusto Emeral
[1] Castel, the Skyblaster Musketeer
[1] Gagaga Cowboy
[1] Abyss Dweller
[1] Number 39: Utopia
[1] Number 39: Utopia the Lightning
Autor: Gabriel Ulbrich
|
Explicarei
agora os motivos da escolha de algumas cartas:
Red
Resonator:
Devido à sua forte interação com o Duja.
Citarei um exemplo de combo que pode utilizado com ambos:
Realize
a normal Summon do Red
Resonator e
em seguida ative seu efeito dando special summon no
Duja. Ative
o efeito do Duja para mandar a Cubic
Unification
para
o graveyard. Após isso, realize uma synchro summon entre os dois -
de preferência o Coral
Dragon
– e logo após isso, utilize o efeito da Unification
para chamar outra cópia do Duja de sua mão ou deck, ativando assim
seu efeito e mandando outra cópia da Unification
para o graveyard. Realize uma synchro summon com as duas cartas -
sinta-se à vontade para usar o efeito de monstro do Coral
Dragon
antes disso, se necessário – invocando o Leo.
Após isso ative os efeitos da Unification
e Coral
Dragon,
assim invocando outra cópia do Duja
e dando uma draw pelo efeito do Coral.
Utilize o efeito do Duja para mandar a Cubic
Karma
para o graveyard, assim, utilizando seu efeito de grave para buscar
alguma carta necessária. Pronto! Sinta-se feliz com seu Leo, Duja e
um +2 em sua mão.
Summoner
Monk: Invoca
facilmente o Duja
e pode retirar uma Cubic
Karma
travada em sua mão, aproveitando mais seu efeito de graveyard.
Hand
Destruction ou Dark World Dealings: Draw
power com poder de descarte, assim podendo tirar cartas não tão
úteis na mão (Karma
e Unification)
e mandá-las para o graveyard – onde as mesmas funcionam melhor.
Spiritual
Swords of Revealing Light:
Poder de defesa que, mesmo sendo millada por cartas como
Reasoning/Monster
Gate ou
descartada por Hand
Destruction,
ainda poderá ter um efeito aproveitável no graveyard. Aparenta ser
uma carta bem lenta (e é), mas é uma defesa que se torna necessária
quando sua mão trava por conta do excesso de Cubics que não pó ser
invocados normalmente.
Reasoning
ou Monster
Gate:
Poder de summon que ainda pode millar cartas úteis, tais como: Cubic
Karma,
Unification,
Pulse
e Spiritual
Swords
Genex
Ally Birdman: Tuner
com poder de combar facilmente com o Duja
e Unification.
O exemplo do combo é bem parecido com o do Red
Resonator:
Realize
a Normal Summon do Duja
e
use seu efeito para mandar a
Unification para
o graveyard.
Utilize
o efeito do
Ally se
invocando ao retornar o
Duja para
a mão.
Use
a Unification
para invocar outro Duja
que, conseqüentemente, irá mandar outra cópia da mesma para o
graveyard. Realize uma synchro summon entre as duas cartas
(totalizando nível 7), e em seguida utilize a Unification
para invocar outra cópia do Duja,
que poderá mandar a Karma
ou Pulse
para o graveyard.
Daigusto
Emeral:
Carta absolutamente necessária para reciclar o trio de Duja
e continuar utilizando-os nos combos.
Outras
cartas notáveis e que podem ser usadas no arquétipo:
One
For One: Descartar
monstros travados na mão para invocar o Vijam.
Blackwing
- Zephyros the Elite:
Assim como o Ally
Birdman,
essa carta também pode ser utilizada para combar com a Unification
e o ajudar a realizar um Xyz de Rank 4.
Fusion
Conscription
ou Fusion
Reserve:
Para buscar o Crimson
Nova.
Recurring
Nightmare:
Para ter facilmente acesso aos Crimson
Nova
ou Vijam
parados no seu graveyard.
PSY-Frame
Lord Omega: Para
reaproveitar as cartas banidas (Karma,
Unification,
Pulse…).
Sylvan
Princessprite:
Pode ser feita com duas cópias do Vijam invocadas através do efeito
de um dos Cubic.
D/D/D
Rebel King Leonidas:
Já vi algumas decklists orientais o usando para se invocar (ou
ativar o Pendulum Effect) através do efeito do Crimson
Nova.
Particularmente não acho uma idéia tão viável assim (embora seja
interessante), mas de qualquer maneira, está aí disponível para
quem quiser rodá-lo.
|
Official
Cubic
Deck - por parte da Konami (OCG).
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Monster:
3x
Vijam, the Cubic Spawn
2x Dark Ganex, the Cubic Beast
2x Blade
Garudia, the Cubic Beast
2x Buster Ghandair, the High Cubic
Beast
2x Geira Guile, the Cubic Emperor
1x Vulcan Dragni, the
Cubic Emperor
1x Indiora Death Bolt, the High Cubic Beast
1x
Crimson Nova, the Dark Cubic Deity
3x Duja, the Meteorcubic
Vessel
1x Sangan
2x Stygian Security
Spell:
2x
Cubic Karma
3x Cubic Pulse
2x Draw Muscle
2x Burden of
the Mighty
1x Foolish Burial
1x One for One
1x Dark Eruption
Trap:
1x
Cubic Reincarnation
1x Cubic Mandala
1x Cubic Unification
1x
Wall of Disruption
2x Breakthrough Skill
2x Call of the Haunted
Extra
Deck:
1x
Crimson Nova Trinity, the Dark Cubic Wicked Deity
(Não
sei como você irá invocar o Trinity com apenas 1 Crimson Nova, mas
tudo bem… Konami sendo Konami).
Apenas
lembrando que esse não é um deck/arquétipo focado no cenário
competitivo (embora você possa arriscar participar de um torneio
pequeno com o mesmo, quem sabe), de qualquer maneira, é um deck
muito divertido de se jogar, isso eu posso garantir.
Bem,
é isso. Até a próxima!