9 de maio de 2016

Formatos Alternativos de Duelo: Highlander



Fãs ao redor do mundo criam novas formas de se jogar Yu-Gi-Oh! o tempo todo. 
Algumas delas são estranhas e exageradas, outras muito concisas e bem planejadas. 
Hoje vamos conhecer um dos mais simples e divertidos formatos não-oficiais.

Tradicionalmente o jogo só possui um formato utilizado nos torneios oficiais, sua principal característica é banir e limitar cartas para equilibrar o jogo em cenários competitivos (e alavancar a venda de determinados arquetipos) permitindo cards de todas as coleções. Antigamente este era conhecido como Advanced Format (Formato Avançado) e existia também o Traditional Format (Formato Tradicional) que não bania nenhuma carta, apenas as limitava. No entanto ninguém dava atenção a esse modo de jogo, tornando-o extinto.

Foi pensando nessa esquecida forma de se jogar com banidas, que um grupo de duelistas da cidade de Niterói/RJ resolveu desenvolver seu próprio formato, a fim de brincar com cards que hoje pegam poeira nas coleções dos jogadores mundo a fora. Para controlar a força destas cartas e torná-lo diferente do antigo Traditional, ficou decidido que TODAS as cartas seriam limitadas, acrescentando uma nova forma de se pensar na hora de construir um deck. Surgiu assim o "Formato Limitado". 

Mais tarde com uma pesquisa na internet descobriu-se que outros grupos de jogadores em diferentes países tiveram uma ideia semelhante e a chamavam de Highlander. Então foi adotado o novo nome para criar uma identidade global ao formato.



Curiosidade: Highlander é o nome de um filme de muito sucesso lançado em 1986. Segundo a Wikipedia:
"O filme retrata a história de Connor McLeod um imortal guerreiro escocês do século XVI, que é doutrinado pelo também imortal Juan Sanchez Villa-Lobos Ramirez  em como combater (e se defender de) outros imortais, para não perder, literalmente, a sua cabeça, pois ao último imortal um prêmio estaria reservado."
Baseado nessa ideia de que "Só pode haver um" surgiu o nome do formato, fazendo referência ao longa-metragem.





Regras:

  • São permitidas TODAS as cartas;
  • Apenas uma cópia de cada carta por Deck. O mesmo vale para Extra Deck;
  • São permitidas cartas TCG ou OCG, incluindo as exclusivas de cada região;
  • Para cartas OCG é necessário ter em mãos a tradução, vinda de uma fonte confiável;
  • São permitidas as versões sem efeito dos Deuses, mas é necessário ter em mãos o efeito por escrito, vindo de uma fonte confiável.
  • Valem as erratas mais recentes das cartas;
  • É obrigatório o uso de sleeves que tampem o verso das cartas, visto que TCG e OCG diferem;
  • Todas as demais regras originais se mantém inalteradas.


Análise

A melhor parte do formato é utilizar essa carta.
Deck = Pot of Greed + 39
Poderia se chamar Formato da Ganância.

As regras foram projetadas para serem bem simples e de fácil assimilação, sendo um atrativo também para os novatos. Com todas as cartas limitadas perde-se muito da consistência e é aí que entra uma das partes mais divertidas: tentar criar um baralho sólido com apenas uma cópia de cada card. De início pode parecer tentador encher o deck de clássicos como Monster Reborn, Brain Control, Change of Heart e etc, mas logo se percebe que a coisa não é tão fácil assim.

O jogo fica com um ritmo um pouquinho mais lento, lembrando muito os duelos da transição de GX pra 5D's. Enquanto o uso de cartas inusitadas e até já esquecidas remete muito ao anime. Os mais nostalgistas irão gostar, os viciados em OTK terão um grande desafio para conseguir realizar tal façanha. É possível utilizar Pendulum sim. E cartas como o Soldado Pinguim e Marshmallon demonstram seu valor em jogadas hilárias. Tudo fica por conta da criatividade do duelista e é isso que torna os duelos tão divertidos e imprevísiveis.

Os criadores Gabriel Gonçalves, Gabriel das Galáxias, Link Beoulve e Michel Pereira, convidam os leitores do Nexus a testar o formato com seus amigos. Lembrando que se trata de um formato feito de fãs para fãs, então se sintam livres para alterar as regras conforme preferirem. Não esqueçam de nos contar nos comentários como foi sua experiência.


E você? Conhece ou criou um modo interessante de duelo?
Envie um e-mail para shion.gold@hotmail.com com o assunto "Duelo Alternativo"
O seu formato pode aparecer aqui no Nexus!

Comentários
0 Comentários

0 Comentários: