Os verdadeiros Kamen Riders chegaram!
Eae pessoal, blzinha? A ultima remessa de noticias sobre cartas novas do Deck de Estrutura 27: HERO's Strike saiu, o que surpreende é que o deck não está completamente desfalcado em sua versão nipônica (no TCG o Stratos está banido) e ainda recebeu suportes de qualidade. Os HEROs estão com uma promessa pro futuro do jogo tanto no OCG como no TCG após o lançamento do baralho.
E é a partir dessa premissa toda que eu venho com um post especial para os heróis, comentando sobre 3 das cartas novas que eles receberam. As cartas que serão comentadas com ênfase no post serão estas 3 abaixo, porém todas as cartas novas reveladas, assim como as antigas que recebem mais destaque também serão citadas. Acompanhem:
OBS: Crédito das Proxys nas imagens.
OBS2: Todas as cartas estão com efeitos em inglês, basta clicar para ampliar.
Novo padrão para os Heróis.
O post vai seguir a ordem em que foi colocado as imagens, começaremos pelo queridinho: Dark Law.
Dark Law veio para quebrar as pernas de muitas expectativas que surgiram a seu respeito e mais, veio para abrir um leque de possibilidades futuras para o deck dos heróis. Ele apareceu primeiramente no mangá do Yu-Gi-Oh GX como um monstro fusão sem efeitos e com a sua revelação para o novo deck de estrutura, várias ideias rodearam a carta sobre como seria seu efeito. A mais plausível era baseada na ideia do Elemental HERO Shadow Mist, que possuía total sinergia com a variante competitiva do deck, o Bubble Beat, assim como seria o Dark Law. Porém o que ocorreu foi a vinda de um efeito completamente diferente e focado em atrasar o desenvolvimento do jogo do seu oponente, a carta ganhou mais repercussão e é uma forte candidata a reservar seu lugar nos Extra Decks a fora. HEROs já se concluíram e agora estão recebendo membros com premissas diversas e que volta ou outra podem dar certo contra o Meta Game.
Dark Law é mais um trocadilho da Konami: tanto na leitura em inglês como em japonês a pronuncia parece bastante com Dark Claw, que faz sentido para a carta, uma vez que, a sua armadura é baseada em um lobo. A sua aparência também pode ser assimilada a alguns tokusatsus (séries de super-heróis japonesas) como os Orphnochs de Kamen Rider 555; os Fangires de Kamen Rider Kiva e os Questers de Boukenger. A armadura de Dark Law aparece na carta Form Change.
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Quester Rei de Boukenger. |
O Meta Game não compensa.
Dark Law surge para os heróis como um contra-ataque ao crime, o deck até então está em segundo plano no Meta Game tanto ocidental como oriental, o motivo para tal é a falta de resposta pra grande quantidade de aspirantes ao topo que os formatos vêm recebendo. A saída tomada foi o uso de Thunder King Rai-Oh, trazendo sinergia com a variante Bubble Beat pelo seu nível 4 e alto ATK, porém a carta é uma faca de dois gumes, pode tanto atrasar o jogo do oponente como o seu também. Ainda assim, era a única esperança fora o Side Deck para impor o jogo dos heróis, principalmente no Game 1.
Antes mesmo do resgate de Dark Law, os HEROs receberam 2 maneiras diferentes de desenvolver seu jogo contra o Meta Game: as Hands, com seu alto teor Anti-Meta e sua facilidade em criar vantagens nas perdas do oponente, e os Shadolls, estes com sua total sinergia com fusões e seus membros igualmente poderosos e presentes no jogo.
Entretanto, Dark Law ainda consegue ser melhor que as ideias citadas anteriormente. Dark Law é um aumento na variedade gigantesca de HERO, um monstro que vem e vai de forma inesperada e que coloca muito mais pressão no seu oponente, uma vez que, se ele continuar em campo, raramente o oponente poderá desenvolver o seu baralho. Banir cartas do cemitério é algo de grande peso pro jogo, todos os decks buscam reduzir seu número de cartas no baralho, se acelerar, e a medida mais pratica disso é enviando elas para o cemitério, assim as mesmas podem ser melhor aproveitadas por outras cartas (como Soul Charge). Outros decks mesmo giram em torno do desenvolvimento do cemitério, ativando seus efeitos por lá (principalmente aqueles presentes no Meta Game). Dark Law corta relações entre o baralho, mão e cemitério somente do seu oponente, tais relações podem custar um jogo. Porém o herói não para por aí, ele possui mais um efeito, dessa vez, contra o refugio de cartas na mão, a outra maneira pratica de desenvolver o baralho, que é pouco utilizada (em relação ao cemitério) pela menor quantidade de cartas para isso. Dark Law pode retirar da mão do oponente uma carta, caso o mesmo busque por uma do baralho para a mão, o descarte é aleatório. As criticas quanto a isso são aceitáveis, porém a carta se torna mais interessante da maneira em que está. Nem sempre a carta buscada pelo seu oponente é a chave do combo dele, esse efeito não serve para dizimar cartas que atuam solo, mas sim uma joga elaborada escondida na mão do oponente. Uma carta descartada, mesmo que pareça aleatória, pode arruinar jogadas dela com demais cartas na mão e cemitério do oponente. Lembrando que a mesma será banida, não havendo desenvolvimento de cemitério.
Trocar Máscara!!
Outros grandes fatores que atuam sobre os Masked HEROs e principalmente o Dark Law é o fator surpresa e o fator momento. Esse fenômeno só ocorre porque as cartas "Change" são Magias-Rápidas. Nessa analogia, ambos os termos se contrapõem: o fator surpresa é para quando o oponente não sabe que você possui cartas "Change" para evoluir seus monstros, enquanto o fator momento é o oposto, quando seu oponente de fato sabe que você possui a carta. Vou retomar essa analogia nas próximas análises, importante lembrar.
Enquanto o fator surpresa atuar é a situação em que você poderá tirar mais proveito do Dark Law, num deslize do oponente você pode não só responder a jogada dele (seja com qualquer efeito), como irá inutilizar uma ou mais cartas do oponente (tirando Dragon Ruler, nenhum outro deck do formato atual tem jogadas que utilizem cartas banidas). Cartas de busca e cartas de desenvolvimento do cemitério (Foolish Burial, por exemplo) são os alvos, ao seu oponente tentar tirar vantagem, você responde com o Dark Law, e mesmo que ele tenha respostas ao seu monstro, ele teve que gastar algo agora que poderia ter melhor uso contra você no futuro, ainda mais quando se trata de HERO.
Enquanto o fator momento atuar é a situação em que você precisa conhecer o deck do oponente e saber o momento certo de agir. Dark Law é um dos muitos Masked HEROs que conseguem atuar no turno do oponente de forma positiva e é o melhor deles, pois ele está em seu habitat. A ideia por traz do fator é saber a hora correta de colocar seu oponente em mais desvantagens. Como já citado, conhecer o deck do oponente é essencial: um deck pode ter uma jogada que busca uma carta chave pro desenvolvimento do deck e ele ainda possui um OTK de fácil realização e que precisa do desenvolvimento do cemitério. Seu oponente vai fazer de tudo para de assustar com jogadas pequenas como uma busca (que pode se tornar grandes jogadas) enquanto ele guarda o OTK na mão e uma carta de destruição para quando você vulnerabilizar o Dark Law. Conhecendo o deck do oponente você pode tomar a saída mais segura nessa situação. Seu oponente pode também forçar você baixar seu Masked HERO, mas isso é uma situação em que o oponente já estava com vantagem no jogo, mas seu deck não é só composto de HEROs e Mask Changes, se vira.
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Trocar Máscara - 2!!
Aproveitando a imagem e o título da sessão anterior passamos para a próxima carta do post. Mask Change Second também veio direto do mangá do Yu-Gi-Oh! GX e seu efeito sofreu uma mudança tremenda em relação a versão original. Enquanto que no mangá o contexto que seu efeito impunha era uma carta de evoluir Masked HEROs já evoluídos, no jogo o contexto virou uma carta de evoluir monstros de fora dos HEROs, isso, sem perder a relação com o nome.
A arte da carta mostra um guerreiro envolto de 6 máscaras, 4 delas identificáveis (Dian, Acid, Koga e Kamikaze) e as outras 2 estão atrás do guerreiro, provavelmente são as máscaras de Goka, Dark Law ou Vapor, porém pode ser um pretexto para a futura vinda de mais Masked HEROs. No mangá a carta só mostra 2 máscaras visíveis, uma delas do Acid e a outra não é de nenhum Masked HERO existente no jogo, intrigante...
Todos podem ser Heróis, basta ativar.
Mask Change Second traz a tona uma ideia muito interessante e que dá ainda mais gás a qualquer jogador que queira explodir no jogo com uma nova variante de HERO. A carta pode atuar tanto em campos para a diversão como em campos para a competição, justamente pela existência de Masked HEROs independentes das suas origens, como o já citado Dark Law, que vai ser importante para a próxima sessão desse post. Liberdade é a palavra correta para definir a carta, uma carta livre para atuar em qualquer deck, podendo fazer jogadas de peso com qualquer atributo (agora que os Maskeds são acessíveis para todos).
A carta tem um potencial imenso de finalizar um jogo, cartas mágicas-rápidas de invocação em geral transmitem isso, mas essa tem um toque especial por ser algo de HERO, um deck que vem se mostrando cada vez mais bruto e com mais jogadas e danos grandes. Nenhum dos Masked HEROs deixa a desejar nesse ponto, todos possuem mais de 2000 de ATK e é a quantia suficiente para a finalização. Com a combinação correta a Second pode cair bem para muitos decks, principalmente se você puder aproveitar o efeito de descarte de forma positiva.
A utilidade já foi aprovada, precisamos checar se a ideia de popularizar o heroísmo é algo versátil. A carta recebeu 2 recentes suportes de busca, Mask Charge e o Elemental HERO Shadow Mist, o Deck de Estrutura em si é algo novo que complementa cartas antigas e finaliza mais um sub-arquétipo dos heróis. Ambas as cartas de busca tem sinergia somente com HEROs, o que pode ser negativo se você buscar um deck mais puro, porém os heróis tem uma base sólida e modificável conforme a imaginação voa, o enorme número de membros funciona tanto competitivamente como para a diversão (novamente esse tópico devido aos HEROs). Seja puro ou híbrido, Second não deixa a desejar a servir o seu melhor em decks de terceiros, uma ajudinha dos verdadeiros heróis.
Experiências que darão certo.
Enquanto a imaginação continua a voar, a carta já colocou seus planos na mesa, Second já vem sendo admirada em certos decks, dessa vez com a pura intenção de ser competitiva. Comecemos por Shadoll: o deck que está disputando agora mesmo com os Satellaknights os tops no formato OCG, a sinergia entre a carta e o arquétipo já está de pé no modo de ativação de seus efeitos, serem enviados ao cemitério por efeitos (sem dar miss). Mas para Shadoll a verdadeira vantagem da mistura é o Dark Law, já citado anteriormente, ele tem a grande habilidade de ser o Side de Extra Deck, sem mudanças alguma no deck você já pode enfrentar mais da metade dos decks que estão no Tier 1. Banir cartas é algo realmente forte pro jogo e é uma forma de Shadoll impor seu espaço no jogo, e eles não necessariamente precisam de HEROs no deck, uma ou duas cópias da Second já é o suficiente pra moda pegar e dar muito certo (ainda mais depois de que o deck tomou danos pela banlista oriental recentemente).
Outro deck que vai fazer um bom uso da carta é Mermail, sinergia de novo está de pé devido a Abyssgunde, que segue quase o mesmo esquema dos Shadoll, mas Mermail tem um pouquinho a mais em comum com os heróis mascarados: Mermail é conhecido por ser um deck pavio curto, no mesmo momento em que o campo pode estar tranquilo ele tira jogadas fortes da onde você menos espera, e é essa força bruta que cartas como a Second apreciam. Fora a ideia de finalização, a sinergia número dois é o Masked HERO Acid, um monstro com um efeito que lembra uma tempestade que já se foi com o tempo, Acid tem o poder de forçar o oponente a responde-lo, e se ele não o fizer, o Acid vai tirar a linha de defesa mais importante para se proteger de um ataque massivo dos Mermails, que são as armadilhas. Fora o Acid, o atributo WATER ainda possui o Masked HERO Vapor, sutil em certas situações e que pode ser de grande importância para uma vitória numa mirror, você teria que forçar o oponente a baixar um Xyz ou Abyssleed para passar por cima dele, uma das fraquezas de Mermail é monstros de alto ATK que se mantem ativos no jogo, querem mais motivos de Dragon Ruler ter passado por cima deles nesses formatos?
Mas o deck não para por aí, vai muito mais além, Mermail é um deck bem peculiar pelo uso de Genex Undine, uma desconhecida carta que mostrou seu valor pro deck, sendo atualmente a carta que consegue fazer o deck acelerar ao máximo. Para o deck, Undine só tem efeitos positivos, uma vez que seu custo ativa o efeito dos Atlanteans e fazem o desenvolvimento do cemitério, mas o que sobra disso é um monstro DARK nível 3 Tuner, que muitas vezes aparece morto na mão do jogador. Já é adotado Allure of Darkness para esse problema, mas Mask Change Second pode se tornar muito melhor para transformar a criatura em um Meta Call para o que der e vier. Mais uma vez Dark Law salva o dia encorajando as vítimas a enfrentarem o medo sempre que puderem.
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E o vento divino levou.
Kamikaze vem do japonês 神 (kami/Deus) e 風 (kaze/vento) que em tradução literal significa vento divino. O termo é assimilado atualmente à um ataque suicida, uma vez que, o termo era usado como uma nomeação aos pilotos de aviões que carregavam explosivos e cuja missão em guerra (2ª G.M.) era, de fato, realizar um ataque suicida.
A palavra foi criada em alusão as tempestades que salvaram o Japão do ataque mongol duas vezes (1247 e 1281). Os ventos divinos trouxeram vantagens ao japão e assim o Kamikaze faz com o seu efeito, que pode ser tanto referencia as tempestades como aos pilotos suicidas: ele só permite um ataque do oponente (proteção do território japonês), efeito de proteção à si mesmo (induzindo à ataques descuidados) e efeito de tirar vantagem caso o ataque for sucessivo (a derrota dos inimigos era uma vantagem para o Japão).
Um certo alguém faz falta para os heróis.
Esse tópico vai ser totalmente relacionado a situação ocidental do deck de heróis, o oriente se safou dessa. Elemental HERO Stratos faz falta para o deck de HERO especialmente com a vinda de um Masked HERO com um efeito bom e que o alvo acessível de fácil alcance era uma unica criatura. E o drama pros heróis vai mais fundo, o deck não possui um segundo membro de main deck para o serviço, no máximo um dos favoritos do Jaden Yuki no desenho: o Elemental HERO Avian.
Com isso em mente, Kamikaze fica em sérios problemas quanto a atuar na variante Bubble Beat, porém ele pode atuar em uma outra variante, que surgiu juntinho com o Bubble Beat da época, o Rabbit HERO. Rabbit HERO é uma versão menos consistente porém com mesmo poder ofensivo que o Bubble Beat, o deck não ficou tão conhecido devido justamente a outra variante, atualmente no TCG o deck está ainda mais desfalcado (Stratos banido e Rescue Rabbit limitado), porém no OCG a coisa é o contrário, o deck se encontra em melhor situação que o Bubble Beat (Bubbleman, na nova lista, está semi-limitado e o Rescue Rabbit está liberado). O foco do baralho é o rápido acesso aos Xyzs para darem suporte as poderosas Fusões que podem dar seus OTKs fortes no oponente, e para isso temos o uso dos HEROs normais, geralmente sendo o Sparkman, Clayman ou Burstinatrix. O grande trauma do deck, além do uso de monstros 100% inúteis sozinhos era o Extra Deck, ainda mais se a Burstinatrix estivesse no meio, conciliar metade Fusão, metade Xyz e ainda por monstros de diferentes Ranks ficava difícil cobrir todas as exigências, isso, pra época.
Os Ranks 4 dominam hoje, e eu me vejo mais e mais vezes usando 4 deles nos meus Extra Decks e me sentindo completamente satisfeito. As novas cartas tem um poder tremendo de jogo, quando o assunto é Xyz você consegue economizar e muito o espaço do Extra Deck e ainda ter poder de fogo contra muita coisa. E é por causa dessa segurança com poucos números que o Extra Deck está voltando a ser um lugar mais tranquilo de se preencher, dependendo bastante dos decks, claro. Em decks HEROs esta é a ultima saída para o Kamikaze, mas com a Mask Change Second, certeza que não.
O efeito borboleta do Yu-Gi-Oh!
Fator surpresa: o seu oponente desconhece a sua possessão da Mask Change. Fator momento: o seu oponente reconhece a sua possessão da carta. Retomado as ideias que foram aprofundadas lá no comecinho do post, é a vez de ver a atuação do Kamikaze para essa analogia. Assim como o Dark Law, o Masked HERO Kamikaze possui uma forte atuação no turno do seu oponente, de forma mais especifica, na Fase de Batalha. Durante o fator surpresa você pode atrasar o oponente, Kamikaze tem um efeito bem interessante que permite que seu oponente só possa declarar ataque com apenas um monstro por turno (caso o Kamikaze saia de campo durante a Fase de Batalha o efeito é inutilizado, mesmo que seu oponente já tenha atacado), e não é só com esse efeito que o monstro consegue travar seu oponente, Kamikaze consegue travar até mesmo monstros mais fortes de te causarem dano, uma vez que ele não morre em batalha. Problema do Kamikaze que ele nem sempre será uma surpresa pro oponente, não em HERO, agora que só o Avian pode invoca-lo, porém caso você consiga fazer efetivamente, um turno do oponente foi pro ralo, agora é ajudar o seu monstro a se dar bem e lhe garantir cartas no próximo.
No fator momento o Kamikaze não vai ter uma boa atuação, primeiro porque ele tem um momento ideal para aparecer no campo, e se você não cumprir o código não irá impressionar o oponente com isso, será uma jogada equivocada e só. Antecipe o monstro se for o caso, invoque-o no seu turno e aproveite de seu efeito de compra. Invocar no turno do seu oponente não vai mudar tanto a situação, no seu turno você tem mais chances de contornar a falha dele e ficar mais seguro pro turno do seu oponente, tão seguro quanto tendo um Kamikaze em campo.
Agora falando de potencial, Kamikaze tem em bom número, primeiro porque ele com Forbidden Lance ou Dress é uma criatura quase imortal no seu turno, segundo porque ele compensa o -1 do uso das Mask Change e por fim ele consegue impedir uma arrancada do oponente. Fora, claro, o ATK monstruoso que ele possui, novamente completando a função de finalizar o jogo, se preciso. O bater de asas do Avian no seu campo pode causar uma tempestade de ventos divinos pro oponente que nem sempre poderá se defender.
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Decklists: Bubble Beat, Rabbit HERO, Shadoll HERO e Masked Mermail.
Bubble Beat - TCG de Abril de 2014