31 de agosto de 2013

Carta da Semana #79: Scapegoat


Eae pessoal, blzinha? De volta com posts normais e tradicionais do CDS, eu tinha planejado escrever uma review do Trishula pra hoje, mas pensei melhor ceder a vaga da "Carta da Semana da Banlist" pra uma que foi alterada em ambas as listas. Eu venho escrevendo o post do Trishula faz 2 semanas, e na metade da primeira semana saiu a bomba da TCG, resolvi adiar o post pra poder atualizar os comentários nela, mas acho melhor deixar um post solto do Trishula sem muito comprometimento com o momento que estamos passando: a transição dos formatos. Sem muito papo furado por aqui, vamos ao post.


Scapegoat
Carta Magica Quick-Play


Invoque 4 "Sheep Tokens" (Tipo-Besta/EARTH/Nível 1/ATK 0/DEF 0) em posição de defesa. Eles não podem ser usados como um tributo para uma Invocação à Tributo. Você não pode invocar outros monstros no turno em que você ativou esta carta.




 Essa carta é velha hein gente. Abril de 2001, já faz mais de 12 anos que tivemos o prazer de conhecer essa belezura. A primeira vez que essa carta veio ao jogo, como já dito, foi em 2001, no Booster OCG chamado Limited Edition 3, que contava com 3 variantes: Yugi, Joey e Kaiba. Esse é mais um daqueles boosters que vem junto com a revista Weekly Shonen Jump, mais informações das cartas presentes no pack, é aqui.

 Agora viajando um pouco de volta pro nosso lado do mundo, a Scapegoat só foi chegar ao TCG no Deck Inicial do Joey, em 2003. E lógico, reprints, muitos e muitos reprints. Quando uma carta que encaixa em todos os decks se consagra, alguns anos depois começam a coloca-las de novo em boosters pro pessoal que tem dificuldade em achar as antigas comprar os boosters novos onde podem conseguir essa maravilha de carta.


 Tokens: simples, básico, usável e mais pra frente abusivo. O jogo cresceu loucamente desde a vinda dos Synchros e esqueceram de incluir nas regras deles isso: "Não pode usar Token pra Synchro Summon". Mas deu no que deu, os Tokens que até um tempo eram uma jogada valida pros mais diversos combos ganhou mais um na lista e dessa vez, um que voltou recentemente com essa banlist nivelando Synchros e Xyzs.

 E a carta de hoje é a melhor pra expressar esse abuso. Ela, Scapegoat, que estava limitada, foi parar em liberada sem ao menos passar por semi-limitada. Exagero? Acho que não, ela é uma lenha na fogueira do jogo atual, isso se você estiver relacionando com Synchros. Lembram de Synchro Plant? Lembram que o Dandylion era um terror por causa dos seus Tokens? Qualquer deck com Synchro abusivo vai dispor de 4 monstros de nível 1 pra fazer o Synchro que quiser.

 Scapegoat já teve participação em antigos decks, que também amedrontam juntamente ao uso dela com Synchros. O mais badalado de longe é o Goat Control, cujo nome vem da própria Scapegoat, o deck foi o sucessor da Era do Caos e ganhava disparado com o Thousand-Eyes Restric e a Metamorphosis, mais informações sobre ele aqui. Fora o Goat Control, outro deck de destaque foi o Plasma Turbo, já que a Scapegoat só restringe Invocação à Tributo, bora fazer Invocação Especial. E nada melhor do que invocação especial do Destiny HERO - Plasma.

 Já falamos do passado obscuro dessa carta, mas e o seu futuro glorioso, como fica? A carta não só mostra seu valor em decks com Synchro a flor da pele ou invocações com requirimento de tributo mas sem ser Invocação à Tributo, mas também em decks Stall ou apenas pra completar Main Deck. Sem querer desfavorecer o pessoal que faz isso, mas acho uma baita falta de criatividade completar Main com uma staple que você acabou de bater o olho. Porem, Scapegoat fecha legal o Main de muito deck, ela te protege por 1 turno inteirinho, e sempre deve sobrar 1 ou 2 tokens para você fazer proveito no teu próximo turno.


Hora do video da semana (merecia um quadro assim, sei lá porque), o cara enrola 1 minuto e meio no video só com a intro dele (não estamos num anime, meu amigo), mas essa foi a jogatina mais completa de um deck com Scapegoat que eu achei, (sem falar na boa musica de fundo) um Tele-DAD feat.Destiny HERO Plasma (TCG). Confiram ele clicando aqui.



 Hora do Gran Finalle da incrível Scapegoat, agora vamos evitar comentários ruins sobre ela, pois ela simplesmente não tem, ao meu ver. Uma carta top de linha, criada numa época lenta e que ajudou bem os decks da época a aguentar contra-ataques adversários enquanto buscavam uma saída para a vitória. Hoje, o jogo é outro, não é mais lento, é mais rápido que o Rubinho alias (pelo menos isso), e o uso dela não perdeu sentido algum. Futuro glorioso o dela, agora que muitos decks vão querer aquela staple gostosa de sempre.

 No TCG (OCG nem tanto), a Scapegoat talvez chegue a ser destaque: temos Tele-DAD e Dragon Plant. Ela já dá uma vantagem imensa a qualquer um deles, cada um dispondo de seus tokens de formas diferentes, porem sempre da melhor maneira possível. Hoje é dia 31, amanhã começa o Formato de Setembro de 2013, esperado por muitos, reclamado por muitos, mas que eu levo muita fé, de que será o formato onde os decks equilibrados entre si, terão como vencedor o duelista com mais habilidade. Ouvi dizer que tem YCS hoje, com formato novo já, vamos ver o que sai. E claro, pelo amor de deus, não vão netdeckear até o cabelo do coitado que ganhar, ta bom? Use o deck do cara como base e use de suas ideias pra deixar o deck a sua cara, #fikdik.



Terminando o Carta da Semana aqui, espero que tenham curtido, comentem o que acham dessa belezura (não, não é o Joey, meninas acalmem-se). Próximo CDS já caiu a ficha, é Trishula e nem deus pode mudar isso, o Synchro que eu considero sendo o melhor merece um post dele o quanto antes. Enfim, saindo aqui, vão pela sombra e falous!

Comentários
14 Comentários

14 Comentários:

Anônimo disse:
31 de agosto de 2013 às 10:22

Namoral subo, se é vc que faz esses banners, meu deus, MEUS PARABÉNS, EU QUERO TE CONTRATAR, agora caso seja o Blue, já é de se esperar xD
Vou ler o post, daqui a pouco comento sobre...

Aldair Hatake disse:
31 de agosto de 2013 às 11:39

Parabéns pelo post!!! Gostei muito, principalmente porque sou usuário dos bodes a muito tempo. Já me salvaram inúmeras vezes, além de me conceder várias vitórias também! É uma carta muito versátil mesmo!!!

Unknown disse:
31 de agosto de 2013 às 12:13

Parabéns pelo post e pelo banner cara. Esses bodes ainda vão dar o que falar...

Anônimo disse:
31 de agosto de 2013 às 12:19

gostei do banner, parabéns para quem o fez

Anônimo disse:
31 de agosto de 2013 às 12:31

Querem apostar que na próxima ban list ela voltar a ser limitada '-'

Anônimo disse:
31 de agosto de 2013 às 12:40

Anon de cima, depende, se for over-used, concerteza volta a ser limitada, mas isso só o tempo dirá...

Cyberblu disse:
31 de agosto de 2013 às 12:45

Scapegoat é igual Mirror Force, vai ficar semi-limitada um bom tempo.

Parabéns pelo post sufeio

Unknown disse:
31 de agosto de 2013 às 13:16

@Anônimo das 12:19: DA PARA POR FAVOR PARAR DE DIGITAR ISSO E FAZER UM COMENTÁRIO DECENTE? ¬¬

Cyberblu disse:
31 de agosto de 2013 às 13:29

Ele me persegue, eu to dizendo.

AnthOny disse:
31 de agosto de 2013 às 14:22

Acredito que liberando ela e banindo Stratos foi pra não deiar Plasma muito apelão.

Unknown disse:
31 de agosto de 2013 às 14:36

@Blu: Grassado que ele parece saber quando é você que faz, pois só comenta isso quando você faz o banner '-'

Labyrinth Wall disse:
31 de agosto de 2013 às 15:52

Scapegoat é uma das cartas mais antigas que eu tenho, já se vão 10 anos!!

mas só agora peguei para usar com Mecha Phantom Beast

LG disse:
31 de agosto de 2013 às 17:01

Menino subo arrasando nas postagens, belo post.

Unknown disse:
2 de setembro de 2013 às 18:18

Parabéns a quem fez esses scapegoat ninja. ficou mt legal. Alguém ja testou pra ver se fica melhor the atmosphere ou ou plasma com scapegoat? Isso considerando q da pra usar creature swap e enemy controller junto com os tokens para atmosphere banir os monstros.