20 de abril de 2019

A-to-Z #1: Ally of Justice


Os aliados da justiça, os monstros certos para deter um certo Ignis de Luz.

Já faz tempo, talvez uns 2000 anos, mas estamos de volta a ativa. Esse post não pretende ser um post auto-explicativo contando tudo o que aconteceu em minha vida nos últimos meses, mas saibam que eu estou melhor e pronto para voltar. Desde o último post aqui no blog eu fiquei a pensar no que eu poderia trazer de novo para vocês, e foi então na noite de ontem que finalmente me decidi. A-to-Z será um quadro parecido com o Nextory, mas que não irá se aprofundar na história de determinado Arquétipo em si, e sim na sua mecânica, e como ele foi inserido no jogo, seus prós e seus contras, algo feito para todos os jogadores, sejam os mais novos ou os mais antigos, afinal, conhecimento nunca é demais. E o Deck de hoje, são os nossos amados e talvez desconhecidos Aliados da Justiça. Sigam-me os bons!

OS ALIADOS DA JUSTIÇA

"Ally of Justice" é um Arquétipo de monstros de TREVAS e do Tipoo Máquina, que foram usados por Ghost no Anime Yu-Gi-Oh! 5D's. Eles possuem efeitos que são ativados durante a Fase de Batalha se o oponente controlar monstros de LUZ. Seu principal monstro é o Ally of Justice Catastor, um Monstro Sincro de Nível 5 que destrói qualquer monstro que não seja do Atributo TREVAS com o qual ele batalhar. No OCG, os monstros desse Arquétipo vieram primeiramente na coleção Duel Terminal - Synchro Awakening e recebeu suportes nas coleções Duel Terminal - Invasion of Worms e Duel Terminal - Justice Strikes Back, enquanto que no TCG, foram lançados como um todo na coleção Hidden Arsenal.


File:Ally Of Justice.png

HISTÓRIA - DUEL TERMINAL

Em uma galáxia distante, cada tribo ou clã luta para reinar. Depois de um longo tempo, a guerra finalmente começou, com um grupo tomando a frente e ganhando vantagem. No entanto, esta batalha que não iria terminar tão de repente foi interrompida abruptamente pela invasão dos Worms, invasores do espaço sideral que cairam naquele planeta.

Para combater esses invasores, as tribos e clãs foram forçadas a dar uma trégua e se unirem. As quatro tribos, que eram as forças mais poderosas daquele planeta se juntaram e formaram a sua própria organização, chamada de "Aliados da Justiça". Reunindo cada uma das suas melhores tecnologias e táticas de guerra, eles começaram a desenvolver armas anti-worms, e assim a batalha começou.

OBS: Os Worms são monstros de LUZ, dai originam-se os efeitos do monstros Ally of Justice.

ESTILO DE JOGO

O Arquétipo Ally of Justice possui uma mecânica exclusiva se comparado com outros. Muitos dos Arquétipos existentes no jogo tendem em não focar exclusivamente em uma categoria exclusiva de monstros, no entanto Ally of Justice o faz. Todos os monstros do Arquétipo possuem efeitos que prejudicam monstros do Atributo LUZ, seja negando seus efeitos, destruindo-os, limitando suas Invocações, entre outros. Porém isso o tornaria praticamente inútil contra qualquer outro Deck de Atributos diferentes. Entretanto, a mecânica das suas builds giram em torno de cartas como DNA Transplant, que mudam os Atributos de todos os monstros no campo para o Atributo que for declarado, transformando todos os monstros em LUZ, tornando o Deck utilizável. Além disso, cartas como The Huge Revolution is Over e Imperial Custom são essenciais para proteger sua estratégia.

Na época, ao usar DNA Transplant, muitos jogadores também optavam por usar Lyna the Light Charmer, um monstro FLIP que podia tomar o controle de um monstro de LUZ do oponente. Além disso, outra opção muito viável para o Deck era o uso do Light End Dragon, já que todos os monstros se tornavam do Atributo LUZ enquanto estavam no campo, e caso você não tivesse mais o DNA Transplant em campo, também poderia fazer a Invocação-Sincro do Dark End Dragon, abrindo espaço assim para o uso de monstros de LUZ e TREVAS no seu Deck, que poderia até mesmo usufruir do poderoso Black Luster Soldier - Envoy of the Beginning e o Chaos Sorcerer. O Deck também podia usar Allure of Darkness, já que enquanto estivessem na mão, os monstros do Arquétipo continuariam sendo de TREVAS.

FRAQUEZAS

Apesar de serem extremamente fortes contra monstros de LUZ, não possuem nenhuma vantagem contra monstros de outros Atributos, além disso também podem ter seus efeitos negados por cartas como Skill Drain por exemplo. Além disso, por serem monstros Máquina, podem ser facilmente counterados com cartas como System Down ou Acid Rain que limpam o campo de monstros Máquina (principalmente a System Down, que bane os monstros).

E apesar de serem extremamente fortes caso a DNA Transplant esteja em campo, eles ainda sofrem pelo pouco poder de ATK e não conseguem lidar com monstros com muito poder de ATK ou com um campo cheio por exemplo, e por isso ficam reféns de cartas como Limiter Removal por exemplo.

HISTÓRIA COMPETITIVA

O Deck Ally of Justice como um todo nunca teve grande relevância no competitivo. Entretanto, uma boa quantidade de monstros do Arquétipo foram usados como uma Tech para combater os principais Decks da época, já que boa parte continham monstros de LUZ. Sem duvida, Ally of Justice Catastor foi o principal monstro da época, já que ele era uma opção fantástica contra qualquer Deck que não fosse de TREVAS e se tornou praticamente obrigatório em por toda Era Synchro, de 2009 até o início de 2014. Catastor poderia lidar com qualquer Boss monster da época, sem dar alvo e era um Sincro genérico de Nível 5, muito fácil de se fazer. Além disso, outro monstro que viu grande sucesso foi o Ally of Justice Cycle Reader e Ally of Justice Unknown Crusher, que tinham a capacidade de banir monstros de LUZ, ao se descartar da mão e ao batalhar com um monstro de LUZ, respectivamente.

File:AllyofJusticeCatastor-CT10-EN-SR-LE.png

Bom pessoas, esse foi o post de hoje. Espero poder postar novamente muito em breve e não deixa o blog parado por tanto tempo. Espero que tenham gostado desse post aleatório e satisfatório, e não deixem de comentar sobre o que acham do Arquétipo e se já o conheciam ou não. Lembrando que, cada um tem uma opinião, então respeitem a do amiguinho de vocês, afinal de contas não existe Deck ruim, existem Decks que não são Sky Striker. Até a próxima pessoal!

Att, Danielblack

Comentários
0 Comentários

0 Comentários: