18 de julho de 2018

Nextory #13: Ciência Demoníaca


ELES SÃO DDD, MAS NÃO FAZEM CHAMADAS!!

Apesar de tudo, o Anime Yu-Gi-Oh! ARC-V nos apresentou muitas coisas boas. Não podemos negar que um dos personagens mais aclamados da série está nesse anime, e ele é Akaba Reiji. Além de ser um duelista muito habilidoso que usa todos os métodos de Invocação (exceto Ritual) o seu Deck é um dos mais fortes, e no card game, chegou até mesmo a fazer parte do Metagame (antes da chegada dos Links). Estou falando dos D/D/D, um dos Decks mais pedidos da história desse quadro. Por isso resolvi trazê-lo, depois de muito tempo! Estou muito animado para fazer esse post, do mesmo jeito que espero que vocês estejam tão animados para lê-lo, porém, como existe uma grande quantidade de monstros, esse post será apenas a primeira parte, e só contará com os membros D/D do Arquétipo.

Antigamente, o nosso mundo não era um lugar muito conhecido e explorado. Poucas terras eram de fato conhecidas, e dentre os povos que existiam, todos herdavam a mesma raça. O tempo foi passando, e então o mundo foi se tornando um lugar maior e mais complexo, raças foram se misturando e formando o que conhecemos hoje. Assim como o mundo, Yu-Gi-Oh! também foi assim. O que começou como um simples jogo de cartas com poucas regras e cartas básicas, hoje se tornou um grande universo cheio de Arquétipos e histórias. E hoje, a história que todos vamos desfrutar, se trata de uma das maiores e mais complexas do jogo, pois, afinal de contas, o Arquétipo de hoje é inspirado em temas como filosofia, mitologia, religião, física, ciências e até mesmo jogos eletrônicos e de tabuleiro. Estejam prontos, porque esse promete ser um dos maiores Nextory da história.


Pra começar, vou falar dos mais simples. A "dupla sertaneja" D/D Necro Slime e D/D Swirl Slime são baseados em um mob de um jogo muito famoso, o Slime de Minecraft. Um jogo que fez fama de forma rápida e queria dominar o mundo. A única diferença entre essas duas cartas é que o Necro Slime é baseado no Slime de Fogo, que é encontrado no submundo (Netherworld) do Minecraft, enquanto que o Swirl Slime é baseado no Slime comum, que aparece na superficie.


Dando sequência, tenho que falar das principais cartas do Deck, D/D Lamia e D/D Ghost. A primeira carta é baseada num demônio devorador de viajantes chamado Lâmia. De acordo com a mitologia grega, Lâmia era a rainha da líbia, filha de Poseidon e amante de Zeus. Corroída pelos ciúmes, Hera (que era a mulher de Zeus) matou todos os filhos de Lâmia, o que acabou a transformando num demônio.

A segunda carta tem uma inspiração bastante curiosa. Ela é baseada num experimento mental (onde só ocorre na imaginação, sem uso de nenhum material) chamado de O Gato de Schrödinger, que foi feito pelo físico austríaco Erwin Schrödinger no ano de 1935. Essa experiência consistia em colocar um gato dentro de uma caixa com pólvora instável, onde existia uma chance de 50% dela explodir ou 50% de chance de não explodir. Sendo assim, o gato teria a mesma chance de ficar vivo ou não (porém ele poderia ficar vivo e morto ao mesmo tempo). O que acontece é que ao olharmos para a caixa não sabemos dizer se o gato está vivo ou morto, então, caso ele esteja morto, podemos achar que ele está vivo, e caso ele esteja vivo, podemos dizer que ele está morto, gerando uma grande incerteza. Foi a partir dessa experiência que surgiu o ditado "a curiosidade matou o gato". Viu só? Yu-Gi-Oh! também é cultura.


D/D Lilith tem inspiração numa deusa adorada na antiga mesopotâmia, de mesmo nome, que era muitas vezes associada com ventos e tempestades, que naquela época muitos acreditavam ser capaz de causar doenças e graves enfermidades. Porém, diferentemente da crença mesopotâmica, de acordo com a crença judaica e islâmica, Lilith seria um demônio, e também teria sido a primeira mulher de Adão, antes de Eva.

Já o D/D Nighthowl é baseado no Hellhound (traduzido como Cão do Inferno, em Português). O hellhound é um cão sobrenatural encontrado no folclore asiático. Dentre suas principais características, estão seus pelos pretos, olhos vermelhos ou amarelos, uma superforça e supervelocidade. Alguns até mesmo possuem a capacidade de falar. Uma lenda diz que, aquele que olhar três vezes diretamente para seus olhos, morrerá. Eles também são conhecidos como guardiões do portal para o mundo dos mortos e em levar a alma dos mortos para o inferno.


Baphomet, também conhecido como Bafomé era um deus pagão da fertilidade, associado a força e a reprodução, representado pela cabeça de um carneiro ou de um bode, e serviu como inspiração para a criação da carta D/D Berfomet. A história em torno do Baphomet foi intimamente relacionada com a da Ordem dos Templários, pelo Rei Filipe IV de França e com apoio do Papa Clemente V, ambos com o intuito de desmoralizar a Ordem, pois o primeiro era seu grande devedor e o segundo queria revogar o tratado que isentava os Cavaleiros Templários de pagar taxas à Igreja Católica. O objetivo dos cavaleiros templários era supostamente proteger os peregrinos em seu caminho para a Terra Santa, e na busca pelo Santo Graal (Se lembra do Nextory dos Noble Knights?). Segundo a lenda, eles teriam encontrado no território que receberam documentos e tesouros que os tornaram ricos e poderosos. Segundo alguns, eles ficaram com a tutela do Santo Graal dentre outros tesouros da tradição cristã.

Em contrapartida do Berfomet, o D/D Cerberus, assim como inúmeras cartas do jogo, é baseado no Cérbero. Seu nome significa "demônio do poço", e deriva da palavra grega Kroboros, que significa comedor de carne, isto porque o cérbero é conhecido na mitologia por comer homens. Era o responsável por guardar o portão do templo de Hades, e não impedia a entrada de ninguém, mas sim a saída, e como castigo para todos os condenados, ele os comiam vivos. Os gregos acreditavam que o Reino de Hades fosse o mundo dos mortos, onde os mesmos cruzavam o mar do esquecimento, e eram jugados pelos seus pecados.


Ainda continuando na mesma pegada mitológica, é hora de falar do Ortros, que serve de inspiração para a carta D/D Orthros. Na mitologia grega, Ortros é descrito como um cão de duas cabeças e com cauda de serpente, e é irmão do Cérbero. Ortros era o cão de guarda do gigante dos três corpos, conhecido como Gerião. Ele e seu mestre, Euritião eram responsáveis por tomar conta do gado de Gerião, que ficava situado em Erítia, uma das ilhas do Reino de Hespérides, no Mediterrâneo. Depois de morto, dizem que Ortros subiu aos céus e formou a constelação conhecida como Constelação de Sirius.

Continuando com a história, temos a D/D Pandora, que como o nome sugere, teve sua inspiração na lenda de Pandora e também na Caixa de Pandora. Segundo a mitologia grega, Pandora foi a primeira mulher criada por ordem Zeus, para agradar os homens. Era cultuada como uma divindade, e seu nome possui três significados ("a que tudo tem", "a que tudo dá" e "a que tudo tira"). Também recebeu o dom da graça, da beleza, da persuasão e da inteligência, e era considerada a mortal mais forte da Grécia Antiga. Já a Caixa de Pandora era um grande jarro, dado de presente por Zeus a Pandora, que continha todos os males do mundo. Um certo dia, Pandra acidentalmente abriu o jarro e deixou todos os males escaparem, menos a "esperança", já que de acordo com a mitologia grega, a esperança era um mal da humanidade já que trazia uma ideia superficial e ilusória a cerca do futuro (igualzinho a como acontece com as crushs da vida).


Como se não bastasse a mitologia, também temos cartas baseadas em honrarias militares, como é o caso do D/D Proud Chevalier. Baseado no Imperador francês Napoleão Bonaparte, essa carta tem o nome de chevalier, que foram um dos títulos de nobreza criados durante a idade média para estabelecer uma relação de vassalagem entre o titular e o monarca. Depois do século XV foram usados como forma de agraciar membros da nobreza, por um conjunto de atos prestados à casa real, ao monarca ou ao país, sem que lhe estivesse associada qualquer função pública ou jurisdição ou soberania sobre um território.

Por outro lado, o orgulhoso D/D Proud Ogre é baseado no Ogro, uma criatura muito comum do folclore europeu que é tratado como um gigante de aparência amedrontadora e que se alimenta de carne humana. A palavra ogre tem origem na língua francesa. Seu primeiro registro está no romance em versos Perceval ou le Conte du Graal, de Chrétien de Troyes. A origem da palavra no idioma francês é incerta. Tanto pode ser um deslocamento da letra "r" em bougre ("herético", "sodomita") quanto uma derivação de orc, por sua vez originada do latim Orcus (em português, Orco, divindade infernal de origem etrusca e por extensão outro nome do inferno). Há ainda a hipótese de uma origem em hongrois (húngaro). O feminino ogresse ("ogra") surge no conto O Pequeno Polegar, de Charles Perrault, já em 1697.


E ainda no ramo da mitologia, temos o D/D Vice Typhon, que é baseado no tifão. O tifão é um gigante da mitologia a quem imputavam os gregos a paternidade dos ventos ferozes e violentos. É filho de Gaia e de Tártaro. No sincretismo com o mito egípcio de Osíris, Tifão era identificado com o gigante Seb, responsável pela seca do Nilo, e além disso, por ter inveja da fecundidade do próprio, o matou. Junto à esposa Equidna foi pai de vários dos monstros que povoam as aventuras de heróis e deuses, como o Leão da Nemeia, combatido por Hércules, a Hidra de Lerna ou a Esfinge, na fusão com os mitos nilóticos, dos cães Ortros e Cérbero.

Já o D/D Savant Corpenicus foi baseado em Nicolau Copérnico (1473 — 1543), que foi um famoso astrônomo e matemático polonês que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar (o sol como centro do universo). Foi também cônego (ou presbítero) da Igreja Católica, governador e administrador, jurista, astrônomo e médico. Sua teoria do Heliocentrismo, contrariando a então vigente Teoria Geocêntrica (que considerava a Terra como o centro), é considerada como uma das mais importantes hipóteses científicas de todos os tempos, tendo constituído o ponto de partida da astronomia.


D/D Savant Galilei é inspirado em Galileu Galilei (1564 — 1642), que foi um grande físico, matemático, astrônomo e filósofo florentino. Galilei desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo (não a toa, o monstro de inspiração é Pêndulo). Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, ideias precursoras da mecânica newtoniana. Galileu melhorou significativamente o telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélites de Júpiter,os anéis de Saturno e as estrelas da Via Láctea. Estas descobertas contribuíram decisivamente na defesa do heliocentrismo. Contudo a principal contribuição de Galileu foi para o método científico, pois a ciência assentava numa metodologia aristotélica. O físico desenvolveu ainda vários instrumentos como a balança hidrostática, um tipo de compasso geométrico que permitia medir ângulos e áreas, o termômetro de Galileu e o precursor do relógio de pêndulo.

Johannes Kepler (1571 — 1630) foi um astrônomo e matemático alemão, e serviu de inspiração para uma das cartas mais importantes do Deck: D/D Savant Kepler. É mundialmente conhecido por ter formulado as três leis fundamentais da mecânica celeste, denominadas por Leis de Kepler, que determinava que a terra se movia, além de que os planetas descrevem órbitas elípticas, com o sol num dos focos; o raio vetor que liga um planeta ao Sol descreve áreas iguais em tempos iguais e Os quadrados dos períodos de revolução (T) são proporcionais aos cubos das distâncias médias (a) do Sol aos planetas. Tendo estas leis citadas, sido codificadas por astrônomos posteriores com base nas suas obras Astronomia Nova, Harmonices Mundi, e Epítome da Astronomia de Copérnico. Essas obras também forneceram uma das bases para a teoria da gravitação universal de Isaac Newton.


O D/D Savant Newton, como o próprio nome nos sugere, foi inspirado no famoso astrônomo, físico e matemático Isaac Newton (1643 — 1727). Sua obra, Princípios Matemáticos da Filosofia Natural é considerada uma das mais influentes na história da ciência. Publicada em 1687, esta obra descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica. Ao demonstrar a consistência que havia entre o sistema por si idealizado e as leis de Kepler do movimento dos planetas, foi o primeiro a demonstrar que os movimentos de objetos, tanto na Terra como em outros corpos celestes, são governados pelo mesmo conjunto de leis naturais. Newton construiu o primeiro telescópio refletor operacional e desenvolveu a teoria das cores baseada na observação que um prisma decompõe a luz branca em várias cores do espectro visível. Ele também formulou uma lei empírica de resfriamento e estudou a velocidade do som. Além de seu trabalho em cálculo infinitesimal, como matemático Newton contribuiu para o estudo das séries de potências, generalizou o teorema binomial para expoentes não inteiros, e desenvolveu o método de Newton para a aproximação das raízes de uma função.

E o último D/D dessa primeira parte é o D/D Savant Nikola, que é baseado no grande inventor Nikola Tesla. Nascido na Croácia, no ano de 1856, Nikola Tesla foi um grande inventor nos ramos da engenharia mecânica e eletrotécnica, considerado por muitos, como o pai das mesmas. Ficou conhecido como "o homem que espalhou luz pela terra", já que seu trabalho prático e teórico contribuíram para a criação da energia elétrica, que hoje é um bem essencial pra qualquer pessoa. Também foi indiretamente responsável pela criação do motor elétrico, usado em máquinas e automóveis. Apesar de todos os seus incontáveis feitos, Tesla não ligava muito para as suas finanças, e foi então que, no ano de 1943, em Nova Iorque, ele morreu, pobre.

Bom galera, por hoje é só. Esse é um dos posts mais pedidos do Nextory desde quando surgiu, e nada melhor do que ele para trazer de volta o blog a tona. Espero que gostem, e a parte dois virá em breve. Comentem e deixem sugestões de quadros e temas, afinal de contas, não podemos deixar o nosso blog morrer. Conto com vocês, e até a próxima!

Comentários
0 Comentários

0 Comentários: