11 de março de 2018

Nextory #12: Buquê de Cartas


Dê flores para quem você ama, quem sabe um dia ela não te dê cartinhas?


Então pessoas, como estão? Bem-vindos de volta, é um prazer recebê-los! Hoje é dia de continuar com o nosso amado Nextory, aquele quadro que conta as histórias por trás das cartas. A verdade é que já venho desenvolvendo esse post a quase 7 meses, pesquisando muito e tentando dar o melhor a vocês. E hoje é dia de falar dos Flower Cardians, o Arquétipo feito de quadradinhos e que só sabe comprar cartas! Se liga, porque a história vai começar!

O hanafuda, literalmente traduzido como "cartas de flores", é um antigo jogo de baralho japonês que sofreu várias modificações ao longo do tempo. O jogo de cartas tradicional tem 48 cartas, divididas em 12 naipes, cada um representando um mês do ano. As quatro cartas de cada mês são representadas sempre por elementos da natureza como a cerejeira, pinheiro e também alguns animais. O hanafuda teve sua primeira aparição no Período Muramochi (1336-1573), que ocorreu com a unificação entre as duas principais cortes imperiais da época, a de Quito e a de Yoshino, que estavam em guerra a mais de meio século. Durante esse período, o jogo passou por algumas influências estrangeiras de missionários europeus, que trouxeram o conhecimento do cristianismo para o Japão. Durante esse período, Oda Nobunaga, que era o Imperador do Japão tinha um grande interesse em produtos europeus, assim como os europeus tinham grande interesse em produtos asiáticos, como o hanafuda.

Em pouco tempo o Karuta já havia se tornado popular no Japão, assim como em grande parte dos países europeus. Não era muito difícil de se obter o jogo, já que várias fabricantes o produziam em grande escala para a época. Porém, durante o Período Edo (1603-1868), em contradição ao período anterior, o Japão passou por uma grande ditadura, em uma regra chamada de Bafuku. Embora o período tenha sido caracterizado por um grande crescimento econômico e por uma ordem social muito rígida, ela também ficou caracterizada negativamente por suas políticas de isolamento e proibição de uso de qualquer espécie de produtos estrangeiros e também de jogos como o Hanafuda. Apesar da proibição, versões clandestinas do hanafuda continuaram a ser produzidas, e pessoas se reuniam para jogá-lo. Para conseguir burlar as regras daquele período, foram criadas novas cartas, com desenhos diferentes. Uma versão remodelada do jogo, e que também ficou bastante famosa foi o Unsun Karuta. Elas eram feitas com uma arte chinesa, onde eram mostrados guerreiros, armas, armaduras e dragões da cultura asiática. Esta nova versão possuía 75 cartas, e possuíam um sistema de jogo diferente do original. Essa época foi muito importante na história do Japão, e inclusive é responsável pela criação de uma das maiores empresas da atualidade. No século XIX, a corporação Nintendo foi criada somente com a intenção de produzir baralhos de Hanafuda, e isso gerou uma fonte de renda por mais de cem anos.

Atualmente, o baralho de hanafuda possui 48 cartas e 12 naipes, com 4 cartas cada, diferente da versão ocidental, que possui 4 naipes, com 12 cartas cada. Cada naipe, além de representar um mês do ano, também representa uma flor ou uma folha diferente. Os naipes do hanafuda não possuem nomes oficiais em outros idiomas, mas também são relacionados com os meses do ano.

~ Mês 1: Ichigatsu ~



As primeiras cartas do Arquétipo, e que possuem nível 1, são baseadas nas cartas do mês chigatsu (Janeiro) do calendário japonês. As cartas desse naipe representam as folhas do pinheiro, e também na garça ardeidai, que também é representada em outras cartas do jogo. Flower Cardian Pine representa somente o pinheiro, que é uma folha muito comum no mês de Janeiro no Japão. São árvores da divisão pinophyta, que tem como característica, serem um conjunto específico de plantas da fauna albina, muito presente em países asiáticos. Já na artwork do Flower Card Pine with Crane, vemos, além do próprio pinheiro, a presença ilustre do Crane Crane, que como já foi dito, é baseado na garça, e que é um animal muito comum na fauna japonesa. São aves pelecaniformes (que possuem uma população global), que vivem em bandos, e habitam lagos, charcos, praias e também manguezais, e também se alimentam de peixes e sapos, e algumas espécies também se alimentam de folhas, como a do próprio pinheiro.
~ Mês 3: Sangatsu ~


FlowerCardianCherryBlossomwithCurtain-RATE-EN-C-1E

Dando prosseguimento a história, pulamos para o mês sangatsu (Março) do calendário japonês, e também para uma das flores mais bonitas que existem, as folhas de Sakura, ou cerejeira. Esse naipe é representado por uma única carta, que é a Flower Cardian Cherry Blossom with Curtain. A cerejeira é o nome dado a várias espécies de árvores frutíferas de clima temperado cuja maioria são originárias da Ásia. Algumas também são produtoras de madeira nobre (uma madeira muito usada na criação de móveis na ásia). Além de produzirem as cerejas, uma característica bastante marcante da Sakura, é que suas folhas também são comestíveis, e tem uma participação muito comum na culinária japonesa, pois são usadas como tempero, em receitas de salgadinhos e também é um sabor muito comum de refrigerante. Uma curiosidade sobre essa carta é que outra carta, chamada de Curtain of the Dark Ones aparece em sua Artwork.
~ Mês 6: Rokugatsu ~


FlowerCardianPeonywithButterfly-INOV-EN-C-1E

O próximo mês representado pelo Arquétipo é o mês rokugatsu (Junho), que é conhecido como o mês da peônia e da borboleta. Esse mês, assim como o anterior, é representado por uma única carta: Flower Cardian Peony with Butterfly. A peônia é uma flor originaria da Europa, porém muito comum na América do Norte e Ásia. Possui como principal característica sua resistência, já que ele consegue resistir a invernos rígidos, florescendo todos os anos na primavera. É de cor vermelho forte, e seu nome significa "encantado com sua beleza". Porém, além disso, esse mês possui um significado especial. No Japão, e em outras culturas asiáticas, a borboleta é um animal com um grande significado espiritual. De acordo com essa cultura, as borboletas são mensageiras do amor, da alegria e da felicidade, representa também a serenidade, a calma e a paz de espírito, além de simbolizar uma nova vida, fazendo analogia as flores da primavera. A carta que aparece na arte desse monstro é a Blazewing Butterfly.

~ Mês 7: Shichigatsu ~


FlowerCardianCloverwithBoar-INOV-EN-C-1E

Continuando com a história, o próximo mês que o arquétipo representa é o mês shichigatsu (Julho), que é o mês do Javali e também da flor Lespedeza, e que é representado pela carta Flower Cardian Clover with Boar. O Javali é um animal nativo da Ásia, e que também habita na Europa e no Norte da África. Os javalis são animais de grandes dimensões, podendo os machos pesar entre 50 e 250 kg e as fêmeas entre 40 e 200 kg. Javalis que vivem em áreas áridas com pouca produtividade tendem a atingir tamanhos menores do que os que habitam áreas com abundância de alimentos e água. Os javalis preferem bosques com bastante vegetação onde possam esconder-se, mas também frequentam à noite áreas abertas, assim como áreas cultivadas. Em sua ampla área de distribuição, ocupam bosques temperados até florestas tropicais. Não habitam desertos e nem montanhas. Já a Lespedeza é um arbusto florífero de ramagem arqueada e textura semi-lenhosa, nativo da China e Japão. O monstro que aparece na Artwork dessa carta é o famoso Boar SoldierEm locais de clima temperado, onde o frio invernal é intenso, ele perde suas folhas na estação, voltando a brotar das raízes na primavera. Em alguns casos a planta pode vir a morrer, e será necessário fazer um novo plantio. Já em clima subtropical, ela é perene, e apenas reduz seu crescimento vegetativo no inverno. De rápido crescimento, atinge cerca de 2 metros de altura, com diâmetro de 3 metros.

~ Mês 8: Hachigatsu ~



O próximo mês que o arquétipo nos trás é o hachigatsu (Agosto), que é o mês da Eulália e também da lua cheia. São representados pelas cartas Flower Cardian Zebra Grass e Flower Cardian Zebra Grass with Moon. A primeira nos mostra a eulália, que tem o nome científico de Miscanthus sinensis e é uma planta muito comum principalmente na região de Portugal. Embora seja de origem europeia, essa planta chegou ao Japão com os imigrantes, por meados do século XII, e por se assemelhar bastante com o trigo, os asiáticos acreditam que essa planta é simbolo de prosperidade e de bons alimentos. Já a segunda carta nos mostra simplesmente, a lua, e seu design é quase idêntico ao da própria carta de hanafuda que representa. No Japão, é muito comum que a lua seja apreciada, e existe até mesmo um Festival da Lua Cheia, que normalmente é realizado entre os meses de Agosto e Outubro. O festival é feito de forma tranquila, pois nada mais é do que apreciar a lua, que nesta data é considerada a mais linda e brilhante do ano. Era realizado por pessoas da realeza e aristocratas, que se reuniam sob a lua cheia para recitar poesias e compor músicas dedicados à lua. Muitas vezes essas reuniões de “visualização da lua” aconteciam em alto mar, a bordo de embarcações, a fim de ver o reflexo da lua cheia sobre a superfície da água. O coelho é com certeza o maior símbolo do festival. Os bolinhos de arroz e variadas comidas tradicionais deste dia, lembram um coelho. A explicação está no desenho luminoso que aparece na lua nas noites de lua cheia do outono, semelhante a um coelho que soca um pilão para fazer mochi, que acabou fazendo parte do folclore japonês, e é chamado de "O Coelho da Lua".



~ Mês 10: Jugatsu ~


FlowerCardianMaplewithDeer-INOV-EN-C-1E

E representando o mês de Outubro, ou também conhecido no Japão como mês do Veado (sabe aquele seu amigo que nasceu em Outubro, pois é, queria dizer não mas... xD - brincadeirinha gente, amamos todos vocês S2), é representado pela carta Flower Cardian Maple with Deer. O veado é um animal muito comum na cultura japonesa, e também é considerado um animal sagrado (não é como as vacas ou Ganesha na Índia, mas existem instituições de proteção aos veados no Japão). Além disso, por muito tempo, a cidade de Nara foi a capital do país, porém hoje, embora não possua nenhuma influência política, e seja só uma pequena cidade do interior, ela é muito visitada por turistas, já que possui a maior população de veados do mundo (tanto que é conhecida como a cidade dos mil veados), como também o Festival Momiji, que é realizado anualmente e engloba o folclore japonês.

~ Mês 11: Juichigatsu ~



O mês de Novembro é representado pelas cartas Flower Cardian Willow e Flower Cardian Willow with Caligrapher. No Japão, Novembro é conhecido como o mês do Salgueiro. O Salgueiro (também conhecido como Chorão) é uma árvore do gênero salix e da família Salicaceae. É um género com perto de 400 espécies distribuídas em climas temperados e frios. Inclui plantas de porte muito diverso desde arbustos e pequenas plantas rastejantes, até árvores de porte considerável, geralmente em solos úmidos. Países asiáticos, como a China e o Japão por exemplo, costumam usar os galhos e as folhas dessa árvore em decorações ou ornamentações de festivais milenares, já que em suas visões, essa árvore é símbolo de amor, paz e também prosperidade. Uma das cartas que aparece na Artwork dessas cartas é o Poison Draw Frog.


~ Mês 12: Junigatsu ~




E para terminar com os monstros de Main Deck, temos o último mês do ano, Dezembro. Ele é representado pelas cartas Flower Cardian Paulownia e Flower Cardian Paulownia with Phoenix. Ambas são representações de uma planta muito conhecida e cultivada no continente asiático e em Portugal, e que também da nome a uma cidade brasileira, a Paulínia. Faz parte da família Poaceae e é parente próxima do capim, da grama e das relvas, porém não existem maiores detalhes sobre essa planta em websites brasileiros. Os monstros que aparecem na Artwork dessa carta são a Tentacle Plant e Fenghuang.

~ Yaku 1 & 2: Ame-Shiko/Goko ~



Já, diferentemente dos monstros de Main Deck do Arquétipo, os Monstros Sincro são baseados nas mesmas cartas do jogo, porém que formam um conjunto de combos em uma das variáveis do jogo, chamada de Koi Koi. O Flower Cardian Lightshower é baseado no combo conhecido como Ame-Shiko, que consiste em reunir 4 Cartas Especiais, incluindo o Ono no Michikaze (Homem da Chuva), que é representado pela própria carta. Esse combo vale 10 pontos no jogo. Já o Flower Cardian Lightflare é baseado no combo conhecido como Goko, que consiste em reunir as mesmas cartas do Ame-Shiko, com a adição de uma das cartas do mês Junigatsu. Esse combo tem o valor de 15 pontos.

~ Yaku 3 & 4: Inoshikacho/Tsukimi-zake ~



E os últimos 2 monstros do Deck são baseados em outros dois combos bastante conhecidos pelos amantes desse jogo. O Flower Cardian Boardefly é baseado no combo Inoshikacho, que consiste no jogador que conseguir reunir 3 cartas de animais. Tem o valor de 5 pontos. Já a Flower Cardian Moonflower é baseada num combo chamado de Tsukimi-zake, que consiste em juntar uma quantidade exata de cartas, que em ordem, consigam formar um desenho. Tem o valor de 4 pontos.

E estamos chegando ao fim de mais um post. Finalmente depois de mais de um mês sem posts no site! Peço desculpas por isso, minha vida anda muito corrida e estava sem tempo. Decidi não falar sobre as Spells/Traps do Arquétipo já que elas não possuem uma história direta com o jogo em si, e são somente monstros aparecendo em suas artworks sem uma grande Trivia por trás. Espero que tenham gostado, e até a próxima!

Comentários
0 Comentários

0 Comentários: