16 de novembro de 2017

Relembrando um Deck Supremo #4: Wind-Up


Uma fusão de fatores que resultou em Banlist

Sem sombra de dúvidas, Yu-Gi-Oh! evoluiu. Ainda nos primórdios do jogo, existiam poucas variedades de Decks, e os Arquétipos eram praticamente inexistentes. Com o começo da era 5D's, e com maior impacto na era Yu-Gi-Oh! ZEXAL, os Arquétipos começaram a ganhar destaque no jogo, não só no 4fun, mas também no jogo competitivo. Um desses Arquétipos, que fizeram história no início da era Xyz, foram os Wind-Ups. Embora eles não chegassem a ser um tier 0, eram um Deck bastante problemáticos e cheios de loops e combos, que os tornaram os primeiros de muitos dessa era a ganhar destaque. Quer saber mais? Então pega a sua pipoca e seu suco de groselha, e sigam-me!

Nova Geração, Novo Deck

GENF-BoosterEN


O arquétipo Wind-Up foi introduzido ao jogo logo muito cedo, na primeira coleção oficial da era Xyz. Embora contasse com bastante cartas nessa coleção, o monstro mais conhecido e usado ao longo do tempo foi o Wind-Up Magician, que possui um efeito que pode encher o campo (muito comum em Decks com temáticas Xyz), e além disso, a carta mágica Wind-Up Factory também era a mais usada. O Deck Wind-Up só se tornou realmente forte com a chegada das coleções Photon Shockwave e Order of Chaos ao TCG, onde cartas, a princípio exclusivas do TCG como Wind-Up Rabbit e Wind-Up Zenmaines foram lançadas, e além disso, cartas como Wind-Up Hunter, Wind-Up Shark e Wind-Up Carrier Zenmaity foram lançadas posteriormente, lançando os monstros de corda de vez no Metagame.


Wombo Combo

WindUpHunter-PHSW-EN-SR-1E

Sem sombras de dúvida, o principal responsável pelo sucesso do Deck é o Wind-Up Hunter. Um monstro com um efeito simples, e a princípio inofensivo, mas que se usado em conjunto com outras cartas era mortal. Uma vez enquanto ele estivesse com a face para cima no campo, você poderia Tributar 1 monstro Wind-Up, que não fosse o próprio Hunter, e depois disso, enviar 1 carta aleatória da mão do oponente para o Cemitério. A principio, um efeito que não causava muitos problemas, mas os problemas só estavam começando.


Embora fosse a causa do problema, o Wind-Up Hunter não era a única carta usada no combo. Para que ele tivesse início, você só precisaria começar com 2 cartas na mão: Wind-Up Shark e Wind-Up Magician. A primeira coisa que deveria ser feita, seria a Invocação-Normal do Wind-Up Magician, com isso, o efeito do Wind-Up Shark poderia ser ativado, já que seu efeito diz que quando um monstro "Wind-Up" for Invocado por Invocação-Normal ou Especial, ele pode ser Invocado por Invocação-Especial da sua mão. Com isso, o efeito do Wind-Up Magician se ativaria ao mesmo tempo, já que quando um monstro "Wind-Up", que não seja ele mesmo ativar seu efeito, você pode Invocar 1 "Wind-Up" de Nível 4 ou menos do seu Deck. Com isso, você seria capaz de Invocar outro Wind-Up Magician por esse efeito, e já teria 3 monstros em campo.  Depois de fazer essas jogadas, é hora de ativar o outro efeito do Wind-Up Shark, que, uma vez por turno, permite que o seu controlador mude o seu Nível para 3 ou 4. Nesse caso, o seu Nível seria reduzido em 1, e se tornaria 3. Com isso, o efeito do segundo Wind-Up Magician seria ativado em sequência, te permitindo Invocar outro monstro Wind-Up, e é aqui que entra a nossa estrela principal: Wind-Up Hunter

Agora é hora de usar o efeito do Wind-Up Hunter a seu favor. Você deveria Tributar 1 dos seus Wind-Up Magician e então, descartar 1 carta da mão do seu oponente, deixando-o com 4 cartas na mão. Depois disso, era a hora de usar o Wind-Up Shark e o Wind-Up Hunter como Matérias Xyz, e então trazer para o campo a primeira cópia de outra das nossas estrelas principais, o Wind-Up Carrier Zenmaity.

WindUpCarrierZenmaity-ORCS-EN-UR-1E

Podendo ser facilmente Invocado usando 2 monstros de Nível 3, o Wind-Up Carrier Zenmaity tinha um efeito bem simples e poderoso. Uma vez por turno, ao desassociar 1 matéria dele, você poderia Invocar por Invocação-Especial 1 monstro "Wind-Up" da sua mão ou do seu Deck. Com isso, você deveria desassociar exatamente o Wind-Up Hunter, que seria uma das suas matérias, e então, trazer o Wind-Up Rat para o campo. Pelo seu efeito, o Wind-Up Rat permite que você Invoque por Invocação-Especial 1 monstro "Wind-Up" do seu Cemitério, ao custo de mudá-lo para a Posição de Defesa. Com isso, você poderia trazer de volta o Wind-Up Hunter para o campo, e então usar o seu efeito, tributando o Wind-Up Carrier Zenmaity e descartando mais uma carta da mão do seu oponente, que nesse momento, estaria com 3 cartas na mão. Depois disso, novamente você usaria seus 2 monstros de Nível 3 (Rat e Hunter) como Matéria Xyz, para Invocar a segunda cópia do Wind-Up Carrier Zenmaity, usando seu efeito de novo, desassociando o Wind-Up Hunter e Invocando por Invocação-Especial o Wind-Up Rat, usando seu efeito para trazer o Wind-Up Hunter de volta para o campo, ativando o seu efeito de novo, tributando o seu Wind-Up Carrier Zenmaity novamente, e fazendo esse mesmo processo mais uma vez, Invocando a terceira cópia do Wind-Up Carrier Zenmaity deixando o seu oponente somente com 1 carta na mão, mas também existia a possibilidade de Tributar o Wind-Up Magician e usar o Rat Hunter como matérias para trazer qualquer Rank 3 que você desejasse. Na maioria dos casos, o Wind-Up Zenmaines ou o Number 17: Levianthan Dragon eram os mais usados. Depois de fazer tudo isso, você ainda teria ao menos 3 cartas na mão e 2 monstros poderosos em campo, além de recursos no Cemitério, enquanto o seu oponente teria apenas 1 carta na mão.


O temido ShockLock Combo!

Number16ShockMaster-CT09-EN-SR-LE

Embora o combo descrito acima fosse um combo bastante perigoso e roubado, Wind-Up ainda tinha outros combos, e o pior e mais conhecido deles, o ShockLock combo era o mais perigoso entre todos. Para que esse combo tivesse início, você precisaria ter em sua mão inicial, as mesmas cartas do outro: Wind-Up Shark e Wind-Up Magician, porém em maiores proporções, já que você precisaria ter 2 Wind-Up Shark na mão, ou teria de Invocar outro do Deck primeiro antes de continuar o combo. Para começar, você deve fazer a mesma e já manjada jogada do primeiro combo. Invocar por Invocação-Normal o Wind-Up Magician, com isso, o efeito do Wind-Up Shark poderia ser ativado, e ele seria Invocado por Invocação-Especial. Com isso, o efeito do Wind-Up Magician se ativaria ao mesmo tempo, e dessa vez, você deveria trazer o Wind-Up Rat em Posição de Defesa. Depois, você deveria usar o Wind-Up Shark Wind-Up Magician como Matérias Xyz para trazer o Photon Papilloperative para o campo. Pelo seu efeito, o Photon Papilloperative permite que, ao desassociar 1 Matéria Xyz, você mude um monstro em Posição de Defesa no campo para Posição de Ataque, e ele vai perder 600 de ATK. Com isso, você deveria desassociar o Wind-Up Magician e então mudar a posição de batalha do Wind-Up Rat, o deixando em Posição de Ataque. Com isso, o efeito do Wind-Up Rat poderia ser ativado, trazendo de volta o Wind-Up Magician do seu Cemitério, e Invocando por Invocação-Especial o outro Wind-Up Shark da sua mão pelo seu efeito. Depois disso, o efeito do Wind-Up Magician se ativaria ao mesmo tempo, novamente, e dessa vez você deveria Invocar o terceiro Wind-Up Shark. Nesse momento, você deveria ativar o efeito de um dos seus Wind-Up Shark e mudar o seu Nível para 3, usando ele e o Wind-Up Rat como matéria para Invocar o M-X-Saber Invoker e usar seu efeito para Invocar por Invocação-Especial o Wind-Up Soldier do seu Deck. Agora, você pode Invocar o temido Number 16: Shock Master, e pelo seus efeitos, aos poucos, bloquear todas as opções do seu oponente, o deixando sem condições de Ativar Spells, Traps ou efeitos de monstro, e assim, vencendo o duelo.

It's Me! Banlist!

Resultado de imagem para Logo Banned Yugioh

E novamente, assim como os outros Decks, Wind-Up também acabou caindo na Banlist da vida. Embora as mexidas tenham sido minímas, foram no lugar certo e deixaram os Wind-Ups como um mero 4fun. A primeira alteração foi na lista de Setembro de 2012, onde o Wind-Up Carrier Zenmaity foi limitado, o que impossibilitou o combo de handless do Deck. Já a segunda mudança ocorreu na lista de Março de 2013, onde o Wind-Up Magician foi limitado, terminando também com o poder de Spam que o Deck tinha, além de por fim banirem o Wind-Up Carrier Zenmaity de vez. E foi então, que em Setembro de 2013, foi declarada a morte do Deck, com o banimento do Number 16: Shock Master e todos os seus combos possíveis. Já recentemente, o Wind-Up Magician voltou a ver a luz do dia, e foi semi-limitado.

Bom, por hoje é só. Espero que tenham gostado de mais um post desse quadro que eu gosto tanto. Queria muito ter conhecido o jogo nessa época, mas só fui conhecer um pouquinho depois, na época onde o HAT era o Deck a ser batido. E você? Conhecia o Deck? E quais experiências já passou com ele? Comenta ai e vamos dialogar uns com os outros. Até a próxima e tchau!

Comentários
0 Comentários

0 Comentários: