17 de março de 2017

Linkcentric


Talvez o jogo tenha mesmo voltado um pouco no tempo com a Link Summon...

 Eae pessoal, blzinha? Alguns dias atrás foi confirmado regras a respeito da Link Summon, a principal delas sendo a utilização de Tokens para invocar os monstros da mecânica. A princípio eu estava com um pé atrás disso por tornar a mecânica bem descomplicada (quando o objetivo dela era justamente complicar), mas eu consigo ver onde eles queriam chegar com isso. E chegaram: Link Summon tem muito em comum com Synchro Summon, e assim como Synchro foi importante na sua época, hoje Link é necessário para "desbloquear" o resto dos monstros do Extra Deck. E isso acaba nos levando a 3 resultados diferentes: 1 - decks que não requer o uso de Links. 2 - arquétipos que jogam em sinergia com Link. 3 - decks mistureba que buscam ao máximo abusar dos Links. Quem esteve acostumado com a Era Synchro lembra bem de Quick Dandy Doppel ou mais popular ainda Tengu Plants e como eram suas nomenclatura: Decks Synchrocentric (do inglês "centrados" em Synchro).

 O futuro da mecânica Link, do pouco que se tem de informação e cartas, é esse ao meu ver. E não é difícil bolar estratégias genéricas cheias de cartas diferentes que consigam atingir esse objetivo, inclusive muitas delas são justamente da Era Synchro. (Tengu Plants e Quick Dandy Doppel usavam Tokens de forma efetiva também) Depois de um pouco de estudo, e da minha paixão por Kuribohs eu cheguei em um deck Linkcentric e é dele que eu vou comentar hoje: sobre a mecânica em si, sobre ideias de engines genéricas que funcionam bem, dos combos do deck entre outras coisas. Confiram:


O Poder da Normal Summon


 Quem quiser já ver a decklist antes, ela vai estar mais abaixo no post, eu prefiro começar falando da mecânica em si e dos efeitos que ela vai ou pode causar. Praticamente tudo que eu falar aqui vai estar presente de alguma forma na decklist.

 Quem me conhece sabe o quanto eu bato na tecla de que com o passar dos formatos a Normal Summon se torna mais e mais importante, até mais que as 30 Special Summons que ocorrem junto com ela no turno. Com a adição de Links e a jogada de marketing atual da Konami de lançar muitos monstros que só ativam efeito ao serem Invocados Normalmente (fora a aversão a cartas que fazem vantagem em números sem gastar ela, pobre Gofu, pobre Terrortop...) ela se torna crucial. Link Summon é uma mecânica de recursos (como eu falei no post sobre ela) e as poucas cartas que geram um grande número de recursos te pedem a sua Normal Summon. Isso que faz parecer difícil gerenciar materiais com a Link Summon, pra tudo que você fazia antes você precisa de 1 a mais ou o dobro de recursos, isso gastando a sua Normal Summon. E para resolver esse problema de 1 Normal Summon por turno tem bem poucas cartas boas que resolvem, a mais notável ainda é a Gem-Knight Seraphinite (agradeçam pela Brilliant Fusion todos os dias) que tem sinergia com muitos decks, com uma engine pequena, que te dá 1 invocação a mais por turno sem gastar a sua inerente! Ela é uma anja, literalmente. 

 O detalhe de ela ocupar a sua Zona de Monstro Extra é um problema temporário facilmente corrigido, o que me incentiva mais a aplicar a sua engine em outros decks Linkcentric.


Geradores de Vantagens Inúteis: Tokens e Amigos

 Seguindo o conceito de vantagem em número, eu posso muito bem ativar uma Scapegoat no meu primeiro turno e dizer que eu fiz +3, oras eu gerei 4 cartas novas a partir de uma, é uma vantagem... em número e muitas vezes inútil. Tokens viram a luz do dia competitivamente com cartas como Dandylion e Doppel Warrior em variantes Synchro naquela época, o que antes era visto como Recursos para Tributo, foram vistos como Matérias Synchro e aumentaram as jogadas dos decks na época. O tempo passou, vieram os Xyzs, pararam de criar Synchros por um longo tempo e Tokens voltaram a perder valor. Somente decks que invocavam por Tributo ou que tinham sua mecânica envolvendo eles usavam.

 O mesmo acontecia com cartas que faziam vantagem de campo, mas sem nenhum propósito: um monstro Nível 4 que ao ser invocado invoca um Nível 5 do Deck, sem sinergia entre ambos, ambos não Tuner. Gerou +1, mas não tem como estender um combo apenas com elas. 

 Com Link Summon e com as regras que foram apresentadas até o momento (já que Tokens podem sim fazer Links, eu não vejo como Pêndulos também  não poderiam) geração de vantagem inútil em número, e até mesmo Tokens, é muito bem vinda. No post falando sobre a mecânica eu usei o Gaiasaber como um exemplo de uma carta ruim, mas com a atualização das regras ele se torna uma carta tão boa quanto seus irmãos de lançamento. Além de deixar o card design dele muito bom, as setas confusas estão ali pra contrapor a sua facilidade de invocação (1 Gofu = 1 Gaiasaber) e isso te questiona em usar ou não a carta apesar da sua falta de destaque em todos os seus status.

 As cartas reveladas do Code of the Duelist só reforçam que essa é a primeira forma de explorar a mecânica, com cartas como Draconet, Mauled Captain e Cyverse Gadget, gastando sua Normal Summon e gerando recursos que casam muito bem com a Link Summon.

 A imagem da Multiply ali não é nenhuma brincadeira, o banner do post também não, vocês estão pra conhecer a engine suprema (e inconsistente) do Kuriboh pro Link Summon:


Linkcentric: Brilliant Predaplant Gofu - Kuriboh Style



Main Deck
Extra/Side Deck
Monsters [20]:
[3] Cyverse Gadget
[3] Lonefire Blossom
[3] Predaplant Ophrys Scorpio
[2] Maxx "C"
[1] Predaplant Darling Cobra
[1] Blackwing - Gofu the Vague Shadow
[1] Galaxy Serpent
[1] Gem-Knight Lazuli
[1] Performage Trick Clown
[1] Mauled Captain
[1] Dandylion
[1] Glow-Up Bulb
[1] Kuriboh

Spells [16]:
[3] Instant Fusion
[3] Brilliant Fusion
[3] Flute of Summoning Kuriboh
[3] Multiply
[1] Foolish Burial
[1] Upstart Goblin
[1] Soul Charge
[1] One For One

Traps [4]:
[3] Solemn Strike
[1] Solemn Warning
Extra Deck [15]:
[2] Link Spider
[1] Decode Talker
[1] Honeybot
[1] Gaiasaber, the Video Knight
[1] Missus Radiant
[1] Gem-Knight Seraphinite
[1] Elder Entity Norden
[1] Crystal Wing Synchro Dragon
[1] Stardust Dragon
[1] Black Rose Moonlight Dragon
[1] Stardust Charge Warrior
[1] Castel, the Skyblaster Musketeer
[1] Abyss Dweller
[1] Mechquipped Angineer

Autor: Subonito

 Era esse tipo de bagunça que foi divertido de se ver durante a Era Synchro, decks misturando cartas de diferentes estratégias e montando um deck rápido e forte. (teve um pouco disso com Pêndulo e Xyz também) O deck é só uma base (dá pra mudar e otimizar muita coisa) que me veio a cabeça durante o processo de bolar combos com Tokens e como dava para encaixar esses combos juntos, não é tão consistente por causa dos Kuribohs, mas sem eles não seria divertido. Esse deck está no errôneo formato TCG/OCG, já deixei o Gofu a 1 seguindo a ultima Banlista Japonesa (acredito que aconteça o mesmo no TCG) e tem algumas cartas limitadas e semi-limitadas do TCG.

 O ponto principal a destacar é a engine de Predaplant que tem muita moral pra ser uma das melhores pro próximo formato, além de colocar 2 monstros na mesa ao custo de 2 cartas, ela busca uma Brilliant Fusion ou Instant Fusion, extensoras de combos e geradoras de recursos (além da Seraphinite, Norden ajuda bastante) que criam combos bacanas, não são excepcionais ainda, mas é por falta de suporte e de membros aos Link Summon. Arc-V acostumou muito mal todo mundo. (e as cartas dele foram feitas pra um formato muito mais degenerado, por isso campos fortes da Era Vrains vão ser facilmente quebrados nesse começo de formato)

 Mauled Captain e Cyverse Gadget estão para tentar gerar o máximo de valor da Seraphinite e expandir os combos. O Extra Deck que é o problema, eu duvidei do fato de precisar aumentar a quantidade limite dele agora estou sofrendo as consequências: se eu pudesse colocar todos os Links que eu preciso e os 15 monstros do Extra Deck esse deck teria jogadas mais versáteis, como isso é impossível, você não só tem campos previsíveis, como também pouca capacidade de comeback. O normal é se usar de 3 à 5 Links por Extra Deck, mas a Link Spider faz aumentar esse número, infelizmente. (lembrando que pra chegar nos outros Links, os Tokens precisam virar Spiders)

 A engine suprema de Kuriboh é no mesmo esquema da de Predaplant e Brilliant Fusion (3 Scorpio pra 1 Cobra; 3 Brilliant pra 1 Lazuli e 1 Galaxy Serpent/Trick Clown; 3 Flute pra 1 Kuriboh pra 3 Multiply) e é o número mais consistente possível para isso, o legal do combo é fazer o máximo possível sem a Normal Summon, aumentando o poder do resultado final da jogada. Gofu faz um campo não tão bom, mas decente de forma mais consistente, mas como a Konami foi esperta, e ele tá a 1, ela vai forçar o pessoal a sair da zona de conforto e achar alguma outra boa engine pra mecânica.

 Mas só falar assim do deck não vai dar uma noção básica para ninguem, o pessoal quer saber de combos (na teoria já que eu não tenho como aplica-los pra vocês na prática) e é esse o próximo tópico.


Combos: Enablers e Extenders

 Primeiro eu preciso estabelecer a base deles, eu vou fazer do mesmo jeito que eu fiz no post passado, em forma de equações, já que Links são monstros bem estáveis e um se transforma no outro, pra deixar mais claro tudo o que é possível com essa certa combinação de cartas. Link Summon me faz teorizar a existencia de 2 tipos de cartas: os Enablers (aqueles que desbloqueiam mais Zonas Linkadas) e os Extenders (aqueles que preenchem essas Zonas Linkadas), o importante é que ambos possam funcionar no mesmo turno, você desbloquear zonas e preencher elas. Eu vou deixar em parenteses quando certa combinação de carta é Enabler ou Extender, quando gasta ou não a Normal Summon e quantas Zonas Linkadas (ZL, em vermelho caso for pro oponente) estarão disponíveis. Infelizmente eu não vou ter como mostrar como fica o campo visualmente, agora que posição é importante, levem em conta as regras da Link Summon e tentem imaginar como fica, é um bom exercício (monstro em negrito é aquele que estará na Zona Extra da direita, monstro em Azul estará na da esquerda). Começando então pelo astro do deck:

• Kuriboh (NS) ou Flute of Summoning Kuriboh (SS) + Multiply (Enabler; 2 cartas) 
= 5 Tokens 
Link Spider + Link Spider + 3 Tokens (0 ZL) 
= Missus Radiant + 3 Token (2 ZL)
Link Spider + Gaiasaber + Token (2 ZL) 
= Link Spider + Gaiasaber + Link Spider (2 ZL) 
= Gaiasaber + Honeybot (3 ZL) 
= Missus Radiant + Gaiasaber (3 ZL) 
Detalhe: é possível trocar de Zona Extra durante os combos, contanto que as duas estejam livres, caso o Missus Radiant estivesse na da direita, ele estaria em cima do Gaia, ou seja, as setas de ambos apontaria para as mesmas Zonas, tendo apenas 2 Zonas Linkadas. Interessante, não?

• Gofu (SS) (Enabler; 1 carta)
= Gofu + 2 Tokens
= Link Spider + Gofu + Token (1 ZL)
= Link Spider + Link Spider + Gofu (0 ZL)
= Missus Radiant + Gofu (2 ZL)
= Decode Talker (2 ZL e 1 ZL)
= Gaiasaber (1 ZL)

A parte sobre os Extenders vai ser bem menor que os Enablers, você tem que buscar encaixar esses Extenders em um dos resultados de algum Enabler. Alguns Extenders podem servir de Enablers algumas vezes, mas não é muito indicável)

• Brilliant Fusion (SS) (Extender; 1 carta)
Usando Lazuli + Galaxy Serpent:
= Seraphinite (+1 NS) (Galaxy Serpent na mão)
= Black Rose Moonlight Dragon
Usando Lazuli + Trick Clown:
= Seraphinite + Trick Clown (+1 NS) (-1000 LP)
Detalhe: essa jogada não funciona caso você não tenha a Lazuli ou monstros LIGHT no deck.

• Instant Fusion (SS) (Extender; 1 carta)
Invocando Norden:
= Norden + 1 Monstro Nível 4 ou menor do cemitério
= Xyz Rank 4 (com Trick Clown ou Cyverse Gadget)
= Synchro Nível 6 (com Galaxy Serpent)
Invocando Seraphinite:
= Seraphinite (+1 NS)

• Lonefire Blossom ou Ophrys Scorpio + 1 Monstro pra Descarte (NS) (Extender; 2 cartas)
= Scorpio + Cobra (Brilliant ou Instant Fusion na mão)
= Mechquipped Angineer (Brilliant ou Instant Fusion na mão)
Detalhe: essa jogada não funciona caso você não tenha a Cobra no deck.

Os demais Extenders são bem triviais e um pouco mais intuitivos, Mauled Captain e Cyverse Gadget são ótimos monstros para gastarem a Normal Summon a mais da Seraphinite e completar campos de até 5 monstros vindos do Extra Deck. Agora eu vou citar 2 combos ideais e fortes, não vai ser tão chato como nas equações ali, se não entender alguma passagem é só voltar nelas ou tentar praticando no YGOPro Salvation que tem Link Monsters para jogar manualmente. Nas mãos ideais vamos ter a ajuda da Glow-Up Bulb para chegar nos Synchros que realmente importam.

Combo: Gofu + Ophrys Scorpio ou Lonefire Blossom + Glow-Up Bulb (3 cartas)
Melhor Resultado: Decode Talker + Stardust Dragon + Crystal Wing Synchro Dragon
Porquê?: A principal fraqueza de Link Summon é com cartas de destruição em massa, Decode Talker protege contra efeitos de alvo, o que é bacana, mas só o Stardust traz mais segurança. O problema dos Kaijus ainda não pode ser resolvido
Como Fazer: 
1) Com o Gofu fazer o campo de Missus Radiant + Gofu
2) Normal Summon/Special Summon e efeito do Scorpio descartando Glow-Up Buld
3) Special Summon da Cobra, buscando Brilliant Fusion pra mão
4) Com a Brilliant Fusion invocar usando Lazuli + Galaxy Serpent, buscando a Galaxy Serpent pra mão com o efeito da Lazuli
5) Normal Summon Extra da Galaxy Serpent
6) Synchro Summon de Stardust Dragon (Gofu + Scorpio)
7) Synchro Summon de Moonlight Dragon (Seraphinite + Galaxy Serpent)
8) Special Summon da Glow-Up por seu efeito
9) Synchro Summon de Crystal Wing (Glow-Up + Moonlight)
10) Link Summon de Decode Talker (Missus Radiant + Cobra)

Detalhe: existem 2 soluções diferentes nesse mesmo combo e isso é influenciado pela posição do seu Decode: se ele estiver na direita, estando linkado com o Stardust e o Crystal Wing ele fica com 3300 de ATK e pode usar seu efeito de negação 2 vezes. Mas se ele estiver na esquerda, ele só estará linkado a 1 de seus monstros, tendo 2800 de ATK, porém você vai ter 1 Zona Linkada sobrando, podendo dar continuidade com um outro Extender que você tiver.

Combo: Flute of Summoning Kuriboh + Multiply + Ophrys Scorpio ou Lonefire + Glow-Up Bulb (4 cartas)
Melhor Resultado: Gaiasaber + Honeybot + Mechquipped Angineer + Crystal Wing Synchro Dragon ou Stardust Dragon
Porquê?: Esse daqui é mais divertido e mais elaborado, o detalhe mais bacana é que você pode terminar ele sem ter monstros na Zona Extra. (o que pode ser bom ou ruim, dando a escolha pro oponente) A escolha entre Crystal Wing e Stardust é sua prioridade: Crystal Wing dá mais disrupt no turno do oponente enquanto Stardust dá mais segurança e proteção. Outro detalhe é que o Angineer não pode proteger monstros Link, já que eles não mudam pra defesa, lembre-se. Além disso você tem escolha de posicionamento também: ou você coloca Angineer ou o Crystal Wing linkado a Honeybot, também vai de acordo com o freguês (Honeybot protege monstros linkados a ela por batalha e contra alvo). Ainda sofre contra Kaijus...
Como Fazer:
1) Com Flute e Multiply fazer o campo de Gaiasaber + Honeybot
2) Normal Summon/Special Summon e efeito do Scorpio descartando Glow-Up Bulb
3) Special Summon da Cobra, buscando Brilliant Fusion pra mão
4) Xyz Summon de Angineer (Scorpio + Cobra) linkado ou a Honeybot ou ao Gaiasaber
5) Com a Brilliant Fusion invocar usando Lazuli + Galaxy Serpent, buscando a Galaxy Serpent pra mão com o efeito da Lazuli
6) Normal Summon Extra da Galaxy Serpent
7) Synchro Summon de Moonlight Dragon (Seraphinite + Galaxy Serpent)
8) Special Summon da Glow-Up por seu efeito
9) Synchro Summon de Crystal Wing ou Stardust (Glow-Up + Moonlight) linkado ao monstro restante ou na Zona Extra mais propícia



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 Alguns últimos adendos antes de terminar o post: se eu fosse tentar deixar esse deck mais consistente e competitivo eu primeiro esperaria novos monstros Link pra poder competir com os removals da era passada (que são tão absurdos quanto ela) e aí sim eu cogitaria deixar ou tirar a engine de Kuriboh, nunca se sabe que carta a Konami vai criar daqui pra frente. Outro deck que eu já testei e tem combos bacanas (Decode Talker + Fusão + Angineer) é Brilliant Invoked Predaplant, usa quase a mesma base e tem as fusões poderosas de Invoked. Qualquer dica ao deck também é muito bem vinda, mas eu gostaria de ouvir mesmo as suas ideias e como enxutar ainda mais o Extra Deck. (Castel e Dweller são opções que eu não gostaria de tirar, mas...) Ainda tem algumas perguntas a respeito da mecânica não respondidas, porém ela está parecendo promissora. O conceito de Linkcentric tem muito potencial de no futuro ser um dos melhores tipos de deck do formato.

 Espero que o post tenha sido didático sem ser muito puxado e cansativo (a mecânica de Link ao mesmo tempo que é interessante é complicada) e que eu tenha ensinado vocês a como trabalhar com os Links e montar suas próprias misturas malucas. Qualquer duvida a respeito do post pode perguntar nos comentários que eu vou responder. Quando sair mais informações sobre Link Summon eu procuro fazer outro post atualizando minhas opiniões e ideias. No mais, tenham uma boa semana, e falous!

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