10 de dezembro de 2016

Carta da Semana #162: The Winged Dragon of Ra - Sphere Mode


Uma nova opção para quebrar os campos insanos que os adversários fazem logo no primeiro turno.


The Winged Dragon of Ra - Sphere Mode
Divine-Beast/Effect/Divine

 Cannot be Special Summoned. Requires 3 Tributes from either side of the field to Normal Summon to that side of the field (cannot be Normal Set), then shift control to this card's owner during the End Phase of the next turn. Cannot attack. Your opponent cannot target this card for attacks or by card effects. You can Tribute this card; Special Summon 1 "The Winged Dragon of Ra" from your hand or Deck, ignoring its Summoning conditions, and if you do, its ATK and DEF become 4000.







Sphere Mode chegou ao jogo em 2015, no set Duelist Pack: Battle City. É mais um dos monstros que possuem a mecânica de tributar os monstros do adversário para serem invocados no campo do mesmo.


A carta teve uma participação bizarra no anime. No duelo entre Marik e Mai na Batalha da Cidade, Mai deu um jeito de adicionar o Rá do Marik (o normal) para sua mão. Ao tributar seus monstros, ela o invocou. Só que o monstro apareceu em campo em forma de esfera, sem poder algum. Ao ficar surpreendida com esse fato, Marik explicou que ela não sabia o texto sagrado para invocar o Rá. Após isso, Mai foi derrotada. Foi daí que a carta saiu do anime e depois de um longo tempo veio para o jogo.



Como todos já sabem, o jogo está muito rápido. Primeiros turnos massantes, deixando o campo pronto e lotado de monstros que podem dar um lock no oponente. Muitas vezes, as 6 cartas na sua mão não são o suficiente para superar esses campos e a derrota é inevitável. Inicialmente, uma das soluções encontradas pelos jogadores para acabar com esse problema foram os Kaijus. Bastava tributar a peça chave do oponente e pronto, meio caminho andado. 

Só que ainda assim, o problema persiste. Tributar apenas 1 monstro do oponente com um Kaiju não é o bastante, já que existirão outros 2, 3 monstros que podem te causar muitos problemas ainda, além de deixar o próprio Kaiju pro oponente te atacar depois.


Não sendo o bastante em fazer campos fortes, os jogadores deixam cartas que não te deixam invocar especialmente, quebrando a possibilidade de você tributar os monstros deles e invocar os Kaijus (que são invocações especiais). Vanity's Emptiness e Archlord Kristya são bons exemplos. E então, como nos livramos dessas situações? É aí que Sphere Mode pode entrar.

O primeiro ponto positivo da Sphere Mode é que você tributa os monstros do adversário e a invoca no campo dele como um TRIBUTE SUMMON, diferente dos Kaijus que são por especial. Isso já pula as cartas que eu citei acima que barram as invocações especiais.

O segundo ponto positivo é que ela tem ? de ATK, e seu oponente não poderá usá-la para te atacar, além que no próximo fim do turno, o controle da mesma vai para o seu campo, não podendo ser alvo de ataques e efeitos. Ou seja, se livra das cartas chaves do adversário e é uma defesa a mais pra você.

O ponto negativo nessa carta é que você precisa ter que tributar 3 monstros do oponente. Ele pode simplesmente controlar o campo com apenas 2. Mas é claro, seu adversário não tem uma bola de cristal pra prever que você tem a Sphere Mode em mãos.


Seu último efeito permite que você a tribute para invocar um "The Winged Dragon of Rá" da sua mão ou deck, ignorando as condições de invocações, e o ATK e a DEF do Rá invocado vai para 4000. Um efeito bem casual, não utilizado nos deck competitivos, mas nada impede que você usa nos seus decks FUN.

O preço da Sphere Mode vem aumentando ultimamente, pois os jogadores estão percebendo as vantagens dessa carta. Uma carta que chegou no momento certo do jogo. E vocês, preferem os Kaijus ou ela?


É isso pessoal, espero que tenham gostado. Não deixem de comentar. Curtam, compartilhem, mostrem pros amigos, e até a próxima!

Comentários
0 Comentários

0 Comentários: