15 de novembro de 2016

Por que foi banido? - Makyura the Destructor


Ativar Trap Cards da mão não é uma boa ideia...

 Makyura the Destructor
Warrior/Effect/Dark

During the turn this card was sent to the Graveyard, you can activate Trap Cards from your hand.












Olhem pro efeito dessa coisa. Com certeza não cheira bem, certo? Ativar qualquer Trap Card da mão nunca foi uma boa. Imagine ativar Call of the Haunted como se fosse um Monster Reborn? Mirror Forces sem a possibilidade do oponente destruí-las? Citei só as Traps genéricas. Agora imagine as Trap Cards que ajudam os archtypes em específico? Nas antigas: As Ninjutsus Arts dos Ninjas, Beckoning Light pros Lightsworn, etc. Hoje em dia: Majespecter, Paleozoic, etc.



Os dois decks que mais se beneficiaram com o Makyura foram Exódia e Chain Burn. A jogabilidade do deck Chain Burn é ficar segurando o jogo e usar Traps com efeitos de Draw e causar dano por efeito ao oponente. Agora imagine ativar essas mesmas Traps da mão? Seria GG ao oponente no mesmo turno que Makyura fosse enviado ao cemitério. Mesma situação para Exódia. Traps para draw sendo ativadas da mão facilitavam a vida do deck e ferravam o oponente facilmente.


Existia um OTK do Makyura com essa carta, Dark Scorpion - Chick the Yellow. Um dos seus efeitos permite que quando cause dano por batalha no oponente, retorne 1 carta no campo para a mão. O combo era: Após o Makyura ter sido enviado ao cemitério, ativava-se a Call of the Haunted para invocar o Chick do cemitério. Após um ataque direto dele no oponente, seu efeito era ativado e se retornava a Call para a mão. Como a Call foi removida do campo, Chick seria destruído, mas pelo efeito do Makyura, você poderia ativá-la da sua mão. Nessa mesma Battle Phase, você ativava a Call da sua mão, invocando novamente o Chick, e repetia o processo até que o LP do oponente fosse zerado. Esse combo pode até não ser tão consistente ou competitivo, mas era bem simples de se fazer.


O que tornava Makyura mais absurdo ainda era a condição para a ativação do seu efeito. Ele só precisava ser enviado pro cemitério. Isso mesmo, e há dezenas de jeitos simples para se fazer isso. Mesmo enviado para o cemitério como uma unidade Overlay de um Xyz, ou cartas que possuem descarte como custo. Enviá-lo para o cemitério não era problema algum.

Com todo esse absurdo acontecendo, a Konami baniu Makyura em uma Banlist de emergência, antes mesmo dele chegar ao TCG. O mesmo aconteceu com o Temples of the Kings, que possuía um efeito semelhante.

Deixarei um vídeo para vocês verem um pouco do poder dessa carta


Então é isso pessoal, espero que tenham gostado. Não deixem de comentar o que acharam. Curtam, compartilhem, mostrem pros amigos, e até a próxima!

Comentários
1 Comentários

1 Comentários:

Unknown disse:
17 de novembro de 2016 às 00:33

Rescue Cat me disse que vai ser o próximo.