22 de outubro de 2016

Por que foi banido? - Substitoad


Por que um monstro "inofensivo" como esse foi banido?

Começaremos uma série nova aqui no site. E do que se trata? De explicar o porquê de determinada carta estar banida no jogo. Já vi muitos jogadores, principalmente os mais novos, com dúvidas quanto a isso. Esse tipo de matéria já fez parte de outros sites no passado (que infelizmente morreram), então eu resolvi resgatar e trazer pro Nexus.

"Por que essa carta tá banida? Ela nem é tão apelona assim" "Estava lendo o efeito dessa carta e ela me parece normal. Tem carta mais forte hoje em dia". Acredite, se a carta está banida, com certeza foi porque ela mereceu, por mais fraca que ela pareça na sua concepção. Claro que conforme o jogo avança, algumas vão saindo da banlist, por não possuírem a mesma força e não exercerem tanta influência no jogo como antigamente. Mas tem outras que não devem sair nunca mais, a não ser que sofram erratas (mudança de efeito). E como o novo Xyz do sapos está no bem presente no game (O famoso Rãalmente demais, ou Treatoad), a carta que resolvi falar hoje será o Substitoad. Confiram:


Substitoad
Level 1 
Aqua/Effect/Water

You can Tribute 1 monster to Special Summon 1 "Frog" monster from your Deck, except "Frog the Jam". "Frog" monsters, except "Frog the Jam", cannot be destroyed by battle.













Tá, o quê um monstro de nível baixo, ATK baixo, e com efeito de invocar outros sapinhos do deck pode fazer? A resposta é OTK e FTK. 

Substitoad surgiu no jogo através do booster Light of Destruction, em 2008. Booster esse que representou a série GX e foi o último antes da era Synchro. No começo, ninguém deu atenção para esse sapinho. Só que as coisas mudaram no início de 2010, com o Booster The Shining Darkness. Nesse, chegaria outro sapo que mudaria de vez as coisas e daria destaque ao Substitoad: Ronintoadin.


Foi então que as coisas começaram a sair de controle. Os jogadores encontraram e abusaram de um novo e fácil método de OTK, envolvendo os dois sapos, Ronintoadin e Substitoad e a mágica contínua, Mass Driver. Como fazer isso? Simples: Com o efeito do Substitoad, era só mandar 20 ou mais Frogs do deck para o cemitério. No seu efeito não havia restrição de quantas vezes por tuno você poderia fazer isso. Depois disso, dava-se um jeito de mandar o Ronintoadin para o cemitério também, seja tributando ele com o efeito do próprio Substitoad, com Foolish Burial ou Swap Frog, etc. Depois que Ronintoadin estivesse no cemitério, era só usar seu efeito de se auto invocar e tributá-lo com o efeito da Mass Driver, causando 400 de dano para cada. Então era só repetir esse processo mais de 20 vezes. Ter o Substitoad no campo/mão não era uma tarefa difícil, já que ele é level 1 e Water/Aqua. Havia diversas cartas para trazê-lo (One for One, Moray of Greed, Salvage)

A jogada era tão forte que um rapaz do Panamá, Galileo De Obaldia, venceu o mundial de 2010 com seu deck Frog OTK/FTK em cima do americano Vincent Paglia (Blackwing). Pronto, isso foi o estopim para a Konami banir esse sapo do mal. Na banlist de Setembro de 2010, Substitoad, junto com outras traps famosas na época foram banidos. Alguns tentaram reviver uma versão do Frog OTK sem ele, mas não deram muito certo e não saíram do Fun.

Aqui um vídeo da jogada em ação:

Haviam outras jogadas além do OTK com o Mass Driver. Um exemplo disso era um OTK com o monstro Witch Doctor of Sparta. Seu efeito permite que você cause 500 de dano ao oponente toda vez que um monstro é invocado especialmente do deck. Perfeito para combinar com o efeito do Substitoad. Além disso, o deck poderia fazer vários Synchros fortíssimos no primeiro turno.

OTK com o Witch Doctor of Sparta.


Vários Trishulas no primeiro turno.

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado. Não deixem de comentar para que eu possa continuar com o quadro. Curtam, compartilhem, mostrem pros amigos (novatos ou não) e até a próxima!

Comentários
2 Comentários

2 Comentários:

Unknown disse:
23 de outubro de 2016 às 20:42

Ótima serie, sempre quis saber porque certas cartas estão banidas,o Substitoad era uma delas. Espero que continuem com essa série. Sugestão da próxima carta: Rescue Cat.

Alex disse:
24 de outubro de 2016 às 18:00

Ótimo post amigo continue assim :)