28 de outubro de 2016

Por que foi banido? - Premature Burial


Renascer um monstro pelo custo de 800 de LP. Mas por que ela foi banida?

                             Premature Burial
Spell Equip

Activate this card by paying 800 LP, then target 1 monster in your Graveyard; Special Summon that target in Attack Position and equip it with this card. When this card is destroyed, destroy the equipped monster.










Essa carta chegou no jogo em 2004. Nesse época, era apenas mais uma no meio de tantas outras que possuíam o efeito de renascer um monstro do cemitério.

Premature Burial teve seu fim e foi pra banlist em setembro de 2008. Nesse mesmo tempo, o famoso Monster Reborn ainda era limitado a 1. Mas por quê? Monster Reborn era melhor, não tinha custos, podia trazer do cemitério do adversário também, podia invocar em qualquer posição, etc. Aí é que está, Premature Burial tinha um diferencial: Ela não era uma Spell Normal, e sim uma Spell Equip (equipamento). A partir disso, muitos combos com ela começaram a surgir.


Por ser um um equipamento, havia várias cartas para auxilia-la e buscá-la do deck para a mão num instante. Hidden Armory fazia bem essa função. Seu efeito permite que você adicione do deck ou cemitério para sua mão um Spell Equip. Se você tivesse apenas 1 Premature Burial, e 3 Hidden Armory no deck, era como se você tivesse 4 Premature Burials dentro do deck. Power Tool Dragon era um Synchro que também podia fazer bem essa função. (Agora é um Synchro esquecido, mas na época, dependendo do deck, fazia bastante estrago)



Havia outro fator que deixava essa carta bem apelona: Em seu efeito, diz que quando ela é destruída, o monstro renascido e equipado é destruído junto. Mas essa parte do efeito não diz nada sobre ela voltar pra mão, ser mandada pro cemitério sem ser destruída ou ser removida do jogo. Em conjunto com outras cartas que possuíam efeito de voltar cartas pra mão, isso era muito perigoso. Giant Trunade era um desses exemplos de cartas na época. Outra carta que desempenhava e BEM, essa função, era o Synchro Brionac, Dragon of the Ice Barrier. 

Premature Burial foi banida em Setembro de 2008, uma lista antes do Brionac ser limitado, ou seja, essas duas cartas estavam dando muita dor de cabeça no jogo. Giant Trunade era a única carta que retornava Spell/Traps para a mão até o começo de 2008, mas depois do lançamento dos Synchros, muitas outras cartas com esse efeito surgiram, como o Brionac, Dewloren, os Mist Valleys, etc.


Com tantas cartas assim, a Konami teve que dar um fim na Premature Burial, senão os jogadores iriam ficar renascendo monstro do cemitério a todo instante por um custo de apenas 800 LP, além de loops que poderiam surgir. Para vocês terem uma noção, a Trap Call of the Haunted já chegou a ser semi-limitada (2), e ela não chega perto do poder da Premature Burial, afinal, basta ela ser removida do campo (diferente da Premature, que tem que ser destruída) para o monstro renascido ser destruído.

E qual a opinião de vocês? Acham que hoje em dia essa carta pode voltar a ser pelo menos limitada? Comentem aí. E não esqueçam de curtir, compartilhar e mostrar pros amiguinhos que não sabem. Até a próxima!

Comentários
1 Comentários

1 Comentários:

Unknown disse:
30 de outubro de 2016 às 14:13

Serie muita boa, a que mais tenho curiosidade é a Butterfly Dagger - Elma, não vejo o pq de está banida